Não abandona Jesus
As Marcas do Verdadeiro Cristão • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 68 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O evangelho de João foi escrito com dois propósitos principais, o primeiro é para que as pessoas creiam que Jesus Cristo é o filho de Deus e quem nEle crer tem a vida eterna.
31 Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome.
O segundo é para que os leitores pudessem ter a certeza de que herdariam a vida eterna, recebendo o dom gratuito de Deus.
Para comprovar que Jesus é o Filho de Deus, o apóstolo João mostra o sermão que Jesus pregou, onde mostra que o Senhor é o pão da vida, aquele que desceu do céu. Diante desse sermão, é apresentado a marca do verdadeiro discípulo de Jesus.
Ideia Central
Ideia Central
O verdadeiro discípulo de Cristo tendo ouvido a palavra, ele irá perseverar até o fim.
Transição
Transição
Veremos três afirmações sobre os verdadeiros cristãos que seguem a Jesus fielmente.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1ª Os verdadeiros cristãos escutam as palavras de Jesus (v. 60-63)
1ª Os verdadeiros cristãos escutam as palavras de Jesus (v. 60-63)
Os verdadeiros discípulos de Jesus, ouvem as palavras do Senhor Jesus, pois as suas palavras são ensinamentos da parte de Deus Pai. Veremos três reações dos discípulos sobre ao escutar a de Jesus:
1ª Os verdadeiros discípulos aceitam os ensinos de Jesus (v. 60)
1ª Os verdadeiros discípulos aceitam os ensinos de Jesus (v. 60)
60 Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: “Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?”
Jesus após pregar o sermão, dizendo que Ele é o pão da vida, aquele que desceu do céu, o único que pode dar a vida eterna ao pecador. Diante dessa mensagem, os discípulos não gostaram do conteúdo do sermão, eles não aceitaram, mas começaram a criticar e rejeitaram as palavras de Jesus, afirmando que eram duras demais.
O falso discípulo não suporta e nem gosta de ouvir as palavras do Senhor Jesus, para eles são duras demais para serem colocadas em prática.
2ª Os verdadeiros discípulos são gratos pelos ensinos de Jesus (v. 61)
2ª Os verdadeiros discípulos são gratos pelos ensinos de Jesus (v. 61)
61 Sabendo em seu íntimo que os seus discípulos estavam se queixando do que ouviram, Jesus lhes disse: “Isso os escandaliza?
Jesus conhecendo o íntimo e profundo do coração deles, fez uma pergunta a respeito da mensagem que eles acabaram de ouvir. O Senhor pergunta se essas palavras estavam ofendendo eles, pois eles estavam murmurando e se queixando das palavras do Senhor. Mas essas reclamações não eram ditas abertamente, mas no íntimo do coração.
Jesus sabe que a sua pregação pode causar mágoas e ressentimentos, ela pode trazer alegria e gozo. Jesus conhece aqueles que questionam o conteúdo da pregação, aqueles que se rebelam contra ele após ouvir as suas palavras, aqueles que ficam escandalizados com a sua mensagem. Mas isso depende de como está o coração da pessoa.
O falso discípulo reclama da pregação de Jesus, mas o verdadeiro discípulo é grato pela pregação.
3ª Os verdadeiros discípulos compreendem os ensinos de Jesus (v. 62-63)
3ª Os verdadeiros discípulos compreendem os ensinos de Jesus (v. 62-63)
62 Que acontecerá se vocês virem o Filho do homem subir para onde estava antes?
O povo ficou escandalizado quando Jesus afirmou:
53 Jesus lhes disse: “Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. 54 Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. 56 Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
Eles estavam confusos e interpretaram Jesus errado, visto que, eles estavam pensando que Jesus estava dizendo de comer carne e sangue literalmente. Mas estava dizendo de se alimentar por meio da sua palavra. Então, Jesus diz que se isso estava ofendendo a eles, imagina se ele ensinasse a respeito de que ele iria voltar para o Pai Celestial, subindo aos céus.
63 O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida.
O Espírito é o único que pode trazer a vida e fazer com que o homem compreende as coisas de Deus.
14 Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. 15 Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois
E a natureza humana não consegue realizar essa obra, na carne não habita nenhum bem, só pecado.
18 Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.
As palavras de Cristo trazem vida e são espirituais.
O falso discípulo não compreende os ensinos de Jesus, porque eles estão na carne, ou seja, eles não compreendem as coisas espirituais. Mas o verdadeiro discípulo compreende as coisas espirituais, porque o Espírito Santo o capacita, iluminando a sua mente.
2ª Os verdadeiros cristãos creem em Jesus (v. 64-65)
2ª Os verdadeiros cristãos creem em Jesus (v. 64-65)
Os verdadeiros discípulos de Jesus creem no Senhor Jesus Cristo, pois um dia eles foram alcançados pela graça de Deus. Diante disso, veremos duas verdades sobre os discípulos que creem em Jesus:
1ª Jesus sabe quem são verdadeiramente os seus discípulos (v. 64)
1ª Jesus sabe quem são verdadeiramente os seus discípulos (v. 64)
64 Contudo, há alguns de vocês que não crêem”. Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair.
A afirmação de Jesus mostra que eles não eram verdadeiramente os seus discípulos, pois seguiam a Cristo para ter algum benefício. Eles não estavam seguindo ao Senhor para aprender com Cristo, para se relacionar com Ele, mas por interesse terreno. Jesus sabia disso e deixou claro antes de começar o seu sermão.
24 Quando a multidão percebeu que nem Jesus nem os discípulos estavam ali, entrou nos barcos e foi para Cafarnaum em busca de Jesus.
25 Quando o encontraram do outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Mestre, quando chegaste aqui?”
26 Jesus respondeu: “A verdade é que vocês estão me procurando, não porque viram os sinais miraculosos, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos.
Jesus sabia quem no meio dos discípulos tinha alguém que iria traí-lo e entregá-lo para ser preso e crucificado. Isso mostra que o Senhor sendo o próprio Deus, conhece quem de fato são os seus verdadeiros discípulos.
2ª Os verdadeiros discípulos são atraídos pelo Pai (v. 65)
2ª Os verdadeiros discípulos são atraídos pelo Pai (v. 65)
65 E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”.
Jesus mostra que aqueles que creem em seu nome, são atraídos pelo Pai Celestial.
44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.
É impossível do pecador se render ao pés da cruz de Cristo e crer no sacrifício de Jesus, se o Pai não o capacitar e colocar o desejo no coração, visto que, o homem está morto em seus delitos e pecados, afundado nas trevas e não tem o desejo de buscar a Jesus.
1 Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, 2 nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. 3 Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. 4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, 5 deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.
O falso discípulo está morto e vivendo em seus prazeres carnais. Mas o verdadeiro discípulo tem vida espiritual, por isso ele crê em Jesus como seu único e suficiente Salvador.
3ª Os verdadeiros cristãos perseveram até o fim (v. 67-70)
3ª Os verdadeiros cristãos perseveram até o fim (v. 67-70)
Os verdadeiros discípulos de Jesus, irão perseverar até o fim de suas vidas nessa terra, pois a cidadania deles é celestial e ele tem a convicção que um dia estará com o Senhor. Diante disso, o texto mostra três aspectos da perseverança do cristão:
1° Os verdadeiros discípulos não abandonam Jesus (v. 66-67)
1° Os verdadeiros discípulos não abandonam Jesus (v. 66-67)
66 Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.
67 Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também não querem ir?”
Muitos discípulos abandonaram Jesus após ouvir as suas palavras, isso deixa muito claro que eles nunca foram verdadeiros discípulos do Senhor. Porque a marca do verdadeiro discípulo é perseverar até o fim e independente das circunstâncias ele não abandona Cristo.
Jesus olhou para os doze discípulos e perguntou se eles não queriam abandoná-lo e seguir os seus próprios caminhos. Esse questionamento de Cristo, era um apenas um teste, para saber se eles iriam perseverar ou desistir.
2° Os verdadeiros discípulos sabem que Jesus é o único caminho (v. 68-69)
2° Os verdadeiros discípulos sabem que Jesus é o único caminho (v. 68-69)
68 Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.
69 Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.
Pedro declara a sua fé e a fé dos discípulos em Jesus. Ele afirma que os doze são verdadeiros discípulos e creem que o Senhor é o único caminho que leva até Deus, ou seja, o único que tem a palavra de vida eterna. Ele afirma que Jesus é o Santo de Deus.
3° Os verdadeiros discípulos são escolhidos pelo Senhor Jesus (v. 70-71)
3° Os verdadeiros discípulos são escolhidos pelo Senhor Jesus (v. 70-71)
70 Então Jesus respondeu: “Não fui eu que os escolhi, os Doze? Todavia, um de vocês é um diabo!”
71 (Ele se referia a Judas, filho de Simão Iscariotes, que, embora fosse um dos Doze, mais tarde haveria de traí-lo.)
Após a declaração de Pedro, Jesus afirma que Ele escolhe os seus discípulos de acordo com o seu poder soberano. E que essa escolha não vem do homem, mas vem do Senhor Todo Poderoso.
Um dos discípulos era um instrumento do diabo, Judas Iscariotes seria aquele que iria trair o Senhor Jesus e entregá-lo para ser preso e crucificado. Jesus sendo o Deus soberano, identificou o traidor, ele sabia que satanás iria usar Judas.
Conclusão
Conclusão
Conclui-se que o verdadeiro cristão ouve as palavras de Jesus, crer em Jesus e persevera até fim seguindo a Cristo. Isso acontece porque essa é a marca de um verdadeiro salvo. O falso cristão não gosta dos ensinos de Jesus e qualquer coisa que escuta de Jesus, afirma que é duro demais para seguir, é difícil, por isso o caminho mais fácil é deixar de segui-lo.
O cristão não pode desistir de seguir a Jesus independente das circunstâncias, mesmo as palavras de Cristo sendo duras, é necessário perseverar e não desanimar, pois essa vida é passageira e logo o crente estará com o Senhor Jesus na mansão Celestial.
Você tem aceitado ou rejeitado as palavras do Senhor Jesus?
Aplicação
Aplicação
Escute as palavras de Jesus que tem sido ministrada em seu coração e coloque-as em prática.
Persevere até o fim, mesmo que a mensagem de Jesus seja difícil de seguir, não desista, não desanime. Lembre-se que um dia você estará com Jesus por toda a eternidade.
Não busque a Jesus por interesses terrenos, mas busque amá-lo verdadeiramente, porque somente Ele pode te levar ao céu.
