(Rm 8:5-11)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 226 views
Notes
Transcript

Romanos 8.5–6 “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.”
Se inclinam. Se inclinar quer dizer “agir de acordo com”, seguir. Os que agem assim, se inclinando sempre para as coisas terrenas, tudo é esse mundo, cogitaram das coisas da carne. Quer dizer, pensaram sempre nelas, serão guiados por elas.
Hendriksen: “Põem sua mente em – em sua maioria estão mais interessados em, falam constantemente sobre, comprometem-se e gloriam-se em – as coisas pertencentes à carne, ou seja, a natureza humana pecaminosa. Os que vivem segundo o Espírito e, portanto, submetem-se à direção do Espírito, concentram sua atenção e se especializam em tudo quanto é amável ao Espírito.”
Vida e paz. O resultado dessa vida da carne é a morte: morte espiritual, que é se afastar de Deus, ficar cego, sem entendimento; morte social, que envolve a morte da família, não amar ao próximo, não ser capaz de honrar os compromissos, tudo se acaba; por fim morte eterna: é para onde o pecado leva e o que o diabo pretende. Mas a inclinação para as coisas do Espírito é vida e paz. Antes vimos que o Espírito é chamado Espirito da vida. Ele traz vida espiritual, e se nos submetermos a ele em todos os nossos negócios, nossa família se submeter a ele, tudo isso terá vida. Ele é o Espírito de Deus que paiarava sobre as águas e dava forma a criação. Ele é o Espirito que traz fôlego de vida, e é ele que dá paz ao coração, nos momentos mais difíceis ele é o Consolador.
Romanos 8.7–8 “Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.”
Inimizade. Basicamente a mente dos incrédulos é sempre hostil a Deus. Sempre em guerra. Isso é incrível e difícil de entender. Por o incrédulo aparentemente pode ser uma pessoa passiva, pacífica, pode ser até mesmo religiosa, ou simpatizante do cristianismo. Mas se ela não é verdadeiramente convertida pelo Espírito Santo, então seu coração é sempre voltado contra Deus, ele está em guerra contra Deus.
Algumas traduções traduzem como “inimiga” de Deus. Mas isso está errado. A palavra é “inimizade”. Essa diferença é importante por um inimigo pode ser convertido, mas a inimizade, a inimizade deve ser destruída. Se você é um crente Paulo diz antes você era inimigo de Deus. O que aconteceu? Você foi conquistado e transformado em amigo. Isso pode ser feito com um inimigo… mas não com a inimizade. A inimizade deve ser destruída. A natureza do pecado é inimizade. O pecado deve ser absolutamente combatido para ser destruído. Não podemos converter o pecado, devemos destruí-lo.
Romanos 8.9 “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
Habita. Primeiro, devemos entender como o Espírito age, depois quem ele é. Ele age dentro de nós, habitando em nós. E ele é o Espirito, Santo, a Terceira Pessoa da Trindade, também chamado de Espírito de Deus [o Pai] e Espíirito de Cristo.
Primeiro o Espírito habita no crente. Isso deve despertar em você esperança de que o seu maior ajudador, muito mais poderoso do que você, está sempre com você, dentro de voce. Você pode recorrer a ele facilmente, falar com Deus em qualquer lugar, porque ele habita no crente. Agora imagine que um Deus infinito, eterno, imenso, possa habitar numa coisa pequena como nós. Isso porque, como alguém já disse, o coração humano tem um vazio do tamanho de Deus, que só pode ser preenchido por ele. Apenas os que têm o Espírito de Deus é quem esse grande vazio preenchido. Por isso, se voce hoje aqui sente seu coração vazio, como uma caverna escura, como uma casa velha e mal assombrada, peça que Deus invada o seu coração e domine, e faça morada dentro de Deus, e limpe, e arrume, e lave, e organize seus pensamentos e afetos e toda bagunça dentro dessa casa. Outra implicação disso, de Deus habitar no crente, é o temor. Se nosso corpo é templo do Espirito Santo, se o Espírito opera em nós o querer e o realizar, então devemos desenvolver nossa salvação com temor e tremor. Deus, santíssimo, habita dentro de mim. Eu devo dar o meu melhor para o Rei que mora dentro de mim. Meu corpo é dele, minha alma é dele. Então que eu expulse todo convidado ou invasor indesejado que tem bagunçado meu coração. Devemos destruir ou expulsar o pecado.
Segundo, além de o Espírito ser chamado de habitante, Ele também é chamado de Espírito de Deus e de Cristo. Ou seja, ele é o Espírito Trinitário. É pelo Espírito que o Deus Triuno habita em mim. É pelo Espirito que eu conheço ao Deus único e verdadeiro. É pelo Espírito que eu so levado ao Filho. E não apenas isso, mas que o Filho vem a mim.
Romanos 8.10–11 “Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o Espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.”
Cristo em vós. O texto havia dito que o Espírito de Cristo e de Deus habita no crente. Agora diz que o próprio Cristo habita no crente. Quer dizer que pelo Espírito, o Pai e o Filho moram no crente. Em corpo, o Filho está no céu, mas em Espirito, o Espírito Santo, ele está aqui, junto do Pai.
João 14.23 “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.”
por causa da Justiça. Importante a relação que Paulo faz entre a vida do Espírito (Espírito aqui com ‘E’ maiúsculo), que nos faz viver e ter paz, e a justiça. Essa justiça aqui se refere à obra de Jesus. Por causa do que Jesus fez por nós na cruz, morrendo no nosso lugar e nos justificando, é que podemos ter o Espírito em nós no vivificando. Então a justificação do Filho é a fonte a santificação do Espírito. Se você não crê que Jesus morrer por você pra pagar pelos seus pecados e te libertar da culpa e da condenção, você não pode ter o Espírito habintando em você, transformando você e preenchendo o seu vazio.
Vivificará. Aquilo que o Espírito começou a fazer em nossas almas, ele também fará no nosso corpo, na volta de Jesus. Se você é um crente significa que sua alma estava morta, em delitos e pecados, e vocÊ foi ressuscitado. E isso que foi feito na sua alma, no seu coração, será feito também no último dia no seu corpo, que vai se torna imortal, e nao voltará mais ao pó. Sabemos disso porque foi o que aconteceu com Jesus, que provou a morte uma única e última vez, para nunca mais morrer. Nossos corpos não será aniquilados, mas serão ressuscitados e transformados para viver para sempre na eternidade. A ressurreição de Cristo é a base dessa realidade.
Se Cristo não ressuscitou, é tudo vão, nada importa, comamos e bebamos porque amanhã morreremos. Se Cristo não ressuscitou não faz sentido a gente se reunir no domingo, e somos os mais infelizes de todos os homens; mas não só isso, nada na vida faz sentido, a morte é a última realidade, e não existe mais depois. Mas… se Cristo ressuscitou, então há esperança, e há grande significado e propósito naquilo que fazemos aqui todo domingo. Se Cristo ressuscitou, o Apóstolo exorta em outro lugar a que sejamos firmes e inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, porque no Senhor nosso trabalho não é vão. Ele ressuscitou!
LIÇÕES
Não se incline para as coisas da carne, mas para as coisas do Espírito. Se tudo o que você tem pensado, toda sua preocupação e o objetivo de vida tem girado em torno deste mundo, de como agradar seu corpo; se toda a sua paz e perda de paz gira em torno do dinheiro ou falta dele, trabalho ou desemprego, diversão, sexta feira, comida ou falta dela, amizades e relacionamentos… então você é inclinado as coisas da carne, e o Espírito de Deus não habita em você. Portanto, você precisa do Espirito de Cristo para se libertar da escravidão da angústia e falta de propósito desse mundo. E crente, você precisa buscar sempre se inclinar para as coisas do Espírito e crescer nessa tendencia, lendo a Palavra, cantando e orando a Palavra, ouvindo a Pregação com atenção e se submentendo, buscando estudar mais a Palavra, lendo bons livros. É crentes que não gostam de estudar não tem se inclinado para as coisas do Espírito. Se você durante não tem lido a Bíblia, não tem procurado assistir uma boa pregação ou um bom estudo bíblico reformado, o ler um bom livro sobre algum tema que você aprender, mas você espera chegar apenas o domingo pra poder ouvir alguma coisa da Bíblia, ou você nem gosta de conversar sobre as coisas de Deus, nem se esforça pra guiar sua família, orar por eles e com eles, voce tem falhado terrivelmente nesse propósito. Especialmente se você é o principal no seu lar. Se você não tem guiado seus filhos nisso. Vejam, irmãos, especialmente os pais. Fazer com que seus filhos pequenos leiam livros cristãos não é uma alternativa, é uma obrigação. Além de ler a Bília seus filhos precisam ler bons livros de valores e conteúdo cristão saudável. Não largue seu filho na televisão ou no celular, porque assim eles estará se inclinando para as coisas da carne. Isso não é exagero e você sabe disso. É muito provável que a carnalidade das conversas e do temperamento das crianças é por causa disso. É muito provável que o vocabuláro chulo, e a falta de respeito e obediência das crianças seja por isso também. Alimente seus filhos para que se inclinem para as cosias do Espírito, e principalemnte, sejam um exemplo disso para eles. Essa é uma obrigação de todos nós, até mesmo do que não tem filhos: sermos exemplo para as crianças.
Vá até Deus para preencher o vazio do seu coração. Se você tem se sentido sem propósito na vida, a primeira coisa que você pensar e fazer não sobre uma carreira ou algum bem que você deva conquistar nesse mundo. O vazio não será preenchido por essas coisas. Os ricos se matam, e o dinheiro não resolve suas angústias. Casamentos se acabam e os relacionamentos também não são a última resposta, nem a primeira. Isso é para tudo. Apenas Cristo, apenas seu Espírito, sua vontade, seu propósito, é que pode preencher essa vazio. Apenas a paz do Consolodor, a paz que excede todo entendimente, apenas, invadindo a sua alma, é que pode te trazer verdadeiro consolo e propósito. Busque o Senhor Jesus, busque descanso nele, viva para ele em tudo o que fizer, coloque ele na frente, e atrás, e dos lados, e deixe que ele dirija o seu coração. Agostinho disse: “Fizeste-nos para Ti, e nosso coração está inquieto até encontrar descanso em Ti”. Eclesiastes 3.11 “Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.” Salmo 63.1 “Ó Deus, tu és o meu Deus forte; eu te busco ansiosamente; a minha alma tem sede de ti; meu corpo te almeja, como terra árida, exausta, sem água.” Salmo 73.25 “Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.”
Creia e descanse na ressurreição do Filho de Deus. Cristo ressuscito porque ele morreu. Ele morreu para tragar a morte, para matar a morte. A sua ressurreição é a declaração visível, pública da sua vitória sobre nossa grande inimiga. E se a morte, a última inimiga, já teve seu destino decidido há 2000 anos atrás, o que mais podemos temer?! Voce tem medo de morrer, então apegue-se mais àquele que é o Espírito da Vida e da ressurreição, e você capaz de enxergar a morte não mais como uma inimiga, mas como uma doce amiga que te levará à presença gloriosa do seu Salvador. Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.