Seja resiliente - Não guarde as redes
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 1,724 viewsNotes
Transcript
Seja resiliente - Não guarde as redes
Lucas 5.1–7 (BSAS21)
Certa vez, às margens do lago de Genesaré, quando a multidão se comprimia junto a Jesus para ouvir a palavra de Deus,
ele viu dois barcos junto à praia do lago; os pescadores haviam desembarcado e estavam lavando as redes.
Entrando ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, do barco ensinava as multidões.
Quando acabou de falar, disse a Simão: Vai mais para dentro do lago; e lançai as vossas redes para a pesca.
Simão disse: Mestre, trabalhamos a noite toda e nada pescamos; mas, por causa da tua palavra, lançarei as redes.
Feito isso, apanharam uma grande quantidade de peixes, tantos que as redes começaram a se romper.
Acenaram então aos companheiros que estavam no outro barco, para virem ajudá-los. Eles foram e encheram ambos os barcos, tanto que quase iam a pique.
Imagina comigo: Um grupo de pescadores experientes , daqueles que conhece todos os truques, que conhece todos os segredos da pesca. Eu disse em uma outra oportunidade pregada em cima desse texto, que se dependesse de mim para o pessoal lá em casa comer peixe, eles estariam lascados. Eu não sei pescar, na verdade eu não gosto de pescar, gosto de comer peixe, mais pescar não é a minha praia. Porém esses homens sabem exatamente o que estão fazendo (eles tem a senha), então pescar para eles não era um hobby, pescar para eles não era algo qualquer. Pescar para esses homens era uma profissão, era o trabalho deles, era o sustento da casa. E a cena aqui se passa numa noite escura à beira de um lago (segundo bons pescadores o melhor horário para pescar é a noite). E esses pescadores dedicaram horas e horas do seus conhecimentos nesta pescaria, mais para a surpresa deles, mesmo depois de tanto esforço, eles nada pescaram.
Agora imagina comigo a frustração desses pescadores? A frustração desses homens que pescaram a noite toda e não pagaram nada. Pensa, eles chegando em casa para dar a notícia para a família. MUITO FRUSTRANTE. É como nos dias de hoje se nós trabalhássemos o mês todo e no final do mês e a gente não recebesse. (a pesca era a provisão financeira deles).
Ao olhar para essa história, esses pescadores nos ensinam uma história incrível de perseverança, de resiliência, de como enfrentar momentos difíceis. Às vezes nós planejamos, e as coisas não saem como nós queremos, não saem como nós planejamos. Isso pode ser desanimador, pode nos trazer preocupações (como será daqui em diante?)
Mas, o texto que lemos, nos ensina a sermos resilientes, perseverantes, a não desistir, a não parar, a não desanimar diante dos desafios.
E a primeira lição que podemos extrair desse texto e:
1. O COMPORTAMENTO DOS PESCADORES DIANTE DA ADVERSIDADE.
1. O COMPORTAMENTO DOS PESCADORES DIANTE DA ADVERSIDADE.
No verso 2 vai falar que eles desembarcaram do barco.
Imagina nesta noite o barco como lugar especial, como o lugar onde Deus quer que estejamos - NO CENTRO DA SUA VONTADE, no centro do seu querer. Seria como o ponto focal, onde ele deseja nos ver alinhados com os seus planos, alinhado com os seus projetos, alinhado com os propósitos que ele tem para nós desde a eternidade.
Certa vez, às margens do lago de Genesaré, quando a multidão se comprimia junto a Jesus para ouvir a palavra de Deus,
ele viu dois barcos junto à praia do lago; os pescadores haviam desembarcado e estavam lavando as redes.
Agora descer do barco não se trata aqui tão somente de uma descer de maneira física. Isso significa afastar-se do caminho que Deus traçou, abandonar Deus, abandonar a comunidade de fé, e negligenciar o lugar único que Jesus preparou com carinho para cada um de nós.
Descer do barco de alguma forma é virar as costas para os propósitos de Deus. Descer do barco é virar as costas para aquilo que Deus planejou para a sua vida, para a sua casa. É como se nós abríssemos mão do que Deus tem de extraordinário para nós.
QUANTOS DE NÓS ESTAMOS VIRANDO AS COSTAS PARA AS COISA DE DEUS? QUANTOS TÊM ABANDONADO A COMUNIDADE DE FÉ? ESTÃO DESISTINDO DE VIVER O EXTRAORDINÁRIO DE DEUS. QUANTOS ESTÃO QUERENDO PARAR, SAIR DO BARCO. Portanto a mensagem aqui é clara: Fique no barco. Pode vim o que vier, fique no barco. Experimente os propósitos que Cristo Jesus reservou para a sua vida.
O versículo 2 ainda diz que eles lavaram as redes. Esse lavar as redes significa ou simboliza os dons, habilidades, promessas e planos que Deus depositou em nosso íntimo, depositou em você. As redes são essenciais para promovermos a obra maravilhosa do Senhor. Tem gente pensando em lavar as redes e parar? Quais são os dons e talentos que você está dispersando. Onde foi que você parou? E por que você parou? É hora de recomeçar, é hora de avançar, é hora de pôr a mão no arado e não olhar para trás. A adversidade não pode parar você.
Às vezes Deus chamou você para pregar a palavra, às vezes Deus chamou você para ser um evangelista, às vezes Deus te chamou para fazer missões, às vezes te chamou para ser um médico, não o que Deus chamou você para fazer, mais ele tem algo específico para sua vida, é por intermédio de você. Então porque falar as redes e guardar, desistindo dos dons e talentos que o Espírito Santo está disposto a te entregar, ou que até já te entregou? Não é hora de parar.
2. O COMPORTAMENTO DE JESUS DIANTE DOS PESCADORES
2. O COMPORTAMENTO DE JESUS DIANTE DOS PESCADORES
Jesus entra no barco.
Entrando ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, do barco ensinava as multidões.
A principal razão pela qual os pescadores não tiveram sucesso em pegar peixes, foi a ausência de Jesus no barco.
Imagina, pode ser que os peixes se esconderam. Talvez as água ficaram agitadas, o vento soprando forte. Mas quando Jesus está presente, tudo muda.
Pode ser que a sensação diante de tudo que você está vivendo seja, que tudo está escondido (você não vê solução, não tem mais expectativa, para que tudo acabou), as águas parecem estar agitadas, o vento está forte demais. Ei! Aquieta-te. Jesus está contigo, e onde Jesus entra ele muda todo o quadro. Não tem diagnóstico que ele não possa reverter, não tem família que não pode ser restaurada, não tem filho que ele não possa salvar. NADA PODE PARAR O SEU PODER. Permita que Jesus entre no barco da sua vida, entre no barco da sua família, entre no barco do teu trabalho, entre no barco do teu casamento, deixa Jesus cuidar de tudo na sua vida, com ele no controle nenhum problema é grande demais, e nenhuma situação é difícil ou complicada, que ele não possa vir e resolver. TENHA CONFIANÇA.
3. JESUS, OS PECADORES E O MILAGRE.
3. JESUS, OS PECADORES E O MILAGRE.
Observem comigo duas ordens de Jesus e duas atitudes dos pescadores.
Jesus diz o seguinte: Vai mais para dentro do mar. v.4
Entrando ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, do barco ensinava as multidões.
Jesus poderia fazer ou não o milagre ali mesmo? Claro que podia. Mas a escolha dele foi diferente, ele diz, vai mais para dentro do mar, saia do meio da confusão, saia do meio de todo mundo. O que Jesus estava querendo com isso? Ficar ou ter um momento a sós com os discípulos. Da mesma forma nós precisamos desligar um pouco dos barulhos da vida. Irmãos, hoje o que mais tem barulhado a nossa vida, o nosso relacionamento interpessoal, e o nosso relacionamento com Deus, chama-se: Celular. O celular tem matado a nossa família, a nossa casa, o nosso relacionamento. Pais que não conversam mais com os filhos, filhos que não conversam mais com os pais, não temos mais momento de mesa com a família, não temos mais devocional. Acordamos e anoitecemos com o celular e muita das vezes não sabemos nem onde estão os nossos. A bíblia vai dizer que os que não cuidam dos seus são piores do que os incrédulos. É hora de darmos uma pausa para orarmos mais, para lermos mais a bíblia, para termos relacionamento de intimidade com aquele que é o dono do milagre - JESUS.
DEIXE DE LADO O QUE TEM ATRAPALHADO VOCÊ DE TER UM TEMPO DE QUALIDADE COM O SALVADOR.
"NÃO SE CONTENTE COM UMA VIDA MEDÍOCRE QUANDO DEUS TE CHAMA PARA ALGO MAIOR. AFASTA-SE DO COMODISMO E DAS DISTRAÇÕES QUE ROUBAM SUA PAIXÃO POR ELE". Rick Warren
Jesus fala: Lançai as redes. v4
Imagine a seguinte situação desafiadora? Quando Jesus fala com eles para ele lançarem as redes novamente. Eles tinham pescado a noite toda e nada.
VOCÊ JOGARIA? Talvez você responda, claro que eu jogaria. (Isso porque você já sabe o fim da história). Mas quantas vezes Jesus tem falado para você jogar a rede e você não tem jogado? Você tem desobedecido. Sabe qual o nosso maior problema? Hipocrisia. Jesus esta nos chamando todos os dias para lançarmos as redes, porém nós por nossos orgulhos não obedecemos.
Se os discípulos fossem orgulhosos, eles diriam. Não vamos jogar, até porque quem entende de pesca somos nós e nós já pescamos a noite toda e nada pegamos.
Entenda uma coisa: Só vive o milagre quem obedece o dono da promessa, o dono do milagre.
Tem muita gente orgulhosa perdendo o que Deus tem para ela. É muito importante nós deixamos os orgulhos de lado e seguirmos as orientações simples que Deus tem para nossas vidas.
É preciso humildade e obediência para realmente aproveitarmos as promessas que Deus tem para nós.
Joga a rede: Obedeça
Quando nós jogamos a rede sob uma palavra de Jesus, entenda: Não é a rede que encontra o peixe, é o peixe que encontra a rede.
Está difícil? Joga a rede. Faça o simples, porque fazendo o simples você vai experimentar uma pescaria maravilhosa.
Joga a rede.
CONCLUSÃO:
Nesta noite eu te convida a confiar em Jesus, mesmo quando as circunstâncias parecem ser impossíveis, Também é interessante ressaltar aos irmãos nesta noite que a obediência a Ele pode resultar em bênçãos surpreendentes e transformadoras..,
O Espírito Santo nos convida nesta noite a seguirmos a Cristo com fé e obediência, E tenham certeza de vamos experimentar o sobrenatural dele em nossas vidas.
