O ataque contra a igreja de Cristo

Carta aos Colossenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 108 views
Notes
Transcript

Introdução

A cidade de Colossos ficava há 160 km de Éfeso. A igreja foi fundada por Epafras.
Colossenses 1.7 NVI
7 Vocês o aprenderam de Epafras, nosso amado cooperador, fiel ministro de Cristo para conosco,
Ele foi alcançado pelo evangelho através de uma visita à cidade de Éfeso através da pregação de Paulo (At 19.1-10), visto que, o apóstolo esteve durante três anos em Éfeso.
Na igreja estava surgindo falsos ensinos (Cl 2.8-15) e talvez Epafras preocupado com essas questões foi até Roma ao encontro de Paulo que estava preso (Cl 4.12-14). Paulo escreveu essa carta por volta de 60-62 d.C.
Os falsos ensinos diziam:
Negavam a divindade de Jesus, a carta apresenta Jesus como Deus (Cl 1.16-18).
Negavam a humanidade de Cristo, o apóstolo afirma que Cristo se encarnou (Cl 1.22).
Acrescentavam normas e crenças, que não deixadas na Palavra de Deus (Cl 2.20-23).
Ensinavam a adoração a anjos (Cl 2.18-19).
Ensinavam que a salvação de pecados é por meio de regras, por exemplo, a circuncisão (Cl 2.11-13).

Ideia Central

A igreja de Cristo ao ser atacada com falsos ensinos, precisa manter a sua fé enraizada nos ensinos de Jesus, para não ser enganada pelos falsos mestres.

Transição

Veremos três atitudes para vencer os falsos ensinos.

Desenvolvimento

1ª A igreja precisa estar firmada em Cristo (v. 6-7)

A igreja quando está sendo ameaçada com as falsas doutrinas, precisa olhar para o Senhor Jesus e viver a sua fé em Cristo, porque dessa maneira ela não será enganada com falsos ensinos. Veremos três evidências que confirmam que a igreja está enraizada em Cristo:

1ª A igreja recebeu o Senhor Jesus (v. 6 a)

6 a Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus
A igreja recebeu Jesus em sua vida, isso significa que Jesus está presente na vida dos cristãos que fazem parte da igreja do Senhor. Cristo morreu na cruz para salvar o pecador dos seus pecados, resgatando-o das trevas e trazendo para a maravilhosa luz. Essa salvação é pela graça de Deus, mediante a fé do pecador.
Através da morte e ressurreição de Jesus, o Senhor fez um povo exclusivo para si e estando presente na vida dos cristãos.
1Pedro 2.9 NVI
9 Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

2ª A igreja segue os passos de Jesus (v. 6 b)

6 b O Senhor, continuem a viver nele,
Jesus está presente na vida do povo de Deus. Mas a igreja precisa viver em obediência ao Senhor, tendo uma conduta agradável diante de Deus. O texto traz a seguinte ordem para o cristão: “Continuem a viver” (NVI) ou “Andai nele” (ARA), que significa seguir os passos de Jesus e buscando ter uma conduta que agrada e glorifica ao Senhor.
Seguir os passos de Jesus é que o cristão precisa observar nas Escrituras como era a vida prática do Senhor e buscar viver conforme Jesus viveu. Além disso, é buscar ter um relacionamento com Jesus diariamente, ou seja, ter comunhão com Ele, se de fato recebeu a Cristo.
Filipenses 2.5–7 NVI
5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, 6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

3ª A igreja aprofunda a sua fé em Jesus (v. 7)

7 enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.
Quando o cristão recebe Jesus Cristo em sua vida e busca seguir os passos de Jesus, ele estará aprofundando o seu relacionamento com Cristo e dessa forma estará enraizado e edificado em Cristo, desse modo, chegando a maturidade cristã. E automaticamente viverá uma vida de gratidão ao Senhor, transbordando isso na vida das outras pessoas, ou seja, a gratidão será notória que irá impactar as outras pessoas.

2ª A igreja precisa estar atenta com os falsos ensinos (v. 8)

A igreja ao ser atacada com os falsos ensinos, ela precisa observar os perigos que eles transmitem. No texto é possível ver três perigos relatados pelo apóstolo Paulo:

1° Levar ao desvio doutrinário (v. 8 a)

8 a Tenham cuidado para que ninguém os escravize
Paulo alerta a igreja a estar atenta com os falsos ensinos, porque eles levam a “escravidão” esse termo no sentido bíblico significar sequestrar alguém. Paulo usa essa expressão para dizer que os falsos mestres roubam a verdade doutrinária da pessoa, manipulando-a com as heresias e levando-a ao desvio doutrinário da verdade que está nas Escrituras.
Os falsos mestres costumam fazer uma lavagem cerebral na vida das pessoas, usando argumentos para convencer de que os seus ensinos são corretos.

2° Ser enganados com as falsas filosofias (v. 8 b)

8 b a filosofias vãs e enganosas,
A filosofia é o estudo de questões gerais e fundamentais sobre a existência, conhecimento e dentre outros assuntos. Ela é útil para a religião, pois explica a respeito da existência de Deus e sobre o conhecimento de Deus. Mas na igreja de Colossos estava tendo falsas filosofias para enganar as pessoas, como por exemplo, o gnosticismo, que diziam que Jesus não era Deus e que nem tinha se tornado humano.
Essa filosofia era enganosa, inútil, vazia e sem fundamento. O intuito era levar as pessoas ao engano.

3° Seguir ensinos humanistas (v. 8 c)

8 c que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.
O ensino gnóstico tem como base a tradição humana, ou seja, esses ensinos vem da parte dos homens, eles falam conforme a sabedoria humana. O conteúdo da mensagem não vem da parte de Deus. O ensino não vem pela iluminação do Espírito Santo. Porque todo aquele que fala da parte de Deus, jamais nega a humanidade e a divindade de Jesus. Como orienta o apóstolo João:
1João 4.1–3 NVI
1 Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. 2 Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;3 mas todo espírito que não confessa Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.
O ensino do gnosticismo procede do mundo, sendo influenciados por satanás. Os falsos mestres tinham uma crença imatura e sem fundamento.

APLICAÇÃO

Nos dias atuais muitos falsos mestres trazem ensinos humanistas e distorcem a verdade do evangelho, levando as pessoas ao engano e desviando-as da verdade que está na palavra de Deus.
O conteúdo da mensagem deles é prosperidade financeira, ensinos humanistas, seguem tradições humanas. Muitos dizem que Jesus é criado por Deus, ou seja, não acreditam que Jesus é o próprio Deus que se fez homem.
A igreja precisa estar alerta, ter cuidado com os falsos ensinos e buscar crescer espiritualmente.

3ª A igreja precisa usar as armas corretas (v. 9-10)

A igreja ao ser atacada com as heresias, ela deve usar as armas como um mecanismo de defesa. Veremos três armas que o texto bíblico apresenta:

1ª Saber quem é Cristo (v. 9)

9 Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,
Segundo os gnósticos a matéria é má e o espírito é bom. Por isso, que eles diziam que Jesus não era Deus, porque é impossível Deus adquirir a forma humana. Mas o apóstolo Paulo diz que Jesus é 100% Deus e 100% homem, ele é cheio da plenitude, ou seja, Cristo possui o poder e a autoridade divina, porque ele é Deus.
Se a igreja de Cristo compreende isso, não será enganada com falsas doutrinas. Por isso que é importante conhecer o Senhor Jesus Cristo.

2ª Saber o lugar que Cristo ocupa (v. 10)

10 e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.
Jesus é o Filho de Deus que está a direita do trono de Deus Pai e tem todo o poder em suas mãos, ele governa todas as coisas e deixa tudo em harmonia. Ele é o cabeça de todos os seres espirituais e de toda autoridade.
Efésios 1.19–21 NVI
19 e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. 20 Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, 21 muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.
Se a igreja de Cristo compreende onde Jesus está, não será enganada pelos falsos mestres. Porque muitos afirmam que Jesus não é Deus, mas foi criado por Deus.

3ª Saber que somos aperfeiçoados em Cristo (v. 10)

10 e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.
Os cristãos são aperfeiçoados em Jesus Cristo, ou seja, transformados pelo Senhor e se tornando mais parecidos com o Senhor Jesus. Esse aperfeiçoamento não é por prática de boas obras ou por guardar a lei como os judeus faziam. Mas, é por meio do sacrifício do Senhor Jesus na cruz do calvário e pela justiça de Deus, que declara o pecado justo ao invés de condenado.
Se a igreja saber que ela é aperfeiçoada em Jesus e não é aperfeiçoado por seguir ensinos humanistas, por praticar boas obras, por pertencer alguma religião ou denominação, não será pelos falsos mestres.

Conclusão

Conclui-se que a igreja de Colossos estava sendo atacada com falsas doutrinas, onde muitos tentam enganar e desviar as pessoas da verdade que está na pessoa de Jesus Cristo. Nos dias atuais a igreja é atacada com falsas doutrinas, onde muitos falsos mestres distorcem a verdade do evangelho, ensinando doutrinas humanistas e sem fundamento.
A igreja precisa estar alerta, buscando se fortalecer em Cristo, aprofundar o relacionamento com Jesus, com o propósito de enraizar a sua fé e alcançar a maturidade espiritual, sendo assim transformado pelo Senhor Jesus.

Aplicação

Você como cristão precisa buscar conhecer ao Senhor Jesus a cada dia mais e alicerçar a sua fé na rocha que é Cristo.
Cuidado com os falsos pastores dos dias atuais, não perca tempo escutando falsos ensinos. Busque escutar os pastores que pregam a verdade que está na palavra de Deus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.