Jesus: Siga, curta e compartilhe!
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 16 viewsO negar-se a si mesmo.
Notes
Transcript
Jesus: Siga, curta e compartilhe!
Jesus: Siga, curta e compartilhe!
Jesus: Siga, curta e compartilhe!
Jesus: Siga, curta e compartilhe!
Negue-se a sim mesmo todos os dias na lida da vida. Lc 9.23-27
Negue-se a sim mesmo todos os dias na lida da vida. Lc 9.23-27
Perceba que você deve levar uma vida de morte; quanto mais um homem morre para si mesmo, mais ele começa a viver para Deus
Thomas à Kempis
Teólogo alemão do século XIX
Hoje vamos refletir sobre como de fato podemos perceber uma conversão genuina à Cristo, e como este convertido deveria se relacionar consigo mesmo, com Deus e com seu próximo.
O mundo te diz: seja feliz, se tem prazer vale a pena, não importa a felicidade dos outros a sua felicidade é o que importa, Deus só quer que você seja feliz.
Cristianismo é antagônico ao Hedonismo:
Definição de Hedonismo: é o comportamento que leva a busca do prazer como bem supremo a qualquer custo. É a busca da felicidade sem pensar nas consequências: Ex.: divórcio.
Definição de Cristianismo: Aquele que é seguidor/discípulo de Cristo.
Cristianismo e Hedonismo: Sem relação! Ser cristão não é ser infeliz, porém devemos viver a felicidade em Cristo com cautela atentando para as consequências de nossas ações.
Cristianismo não é Teologia do triunfalismo: Só coisas boas.
Objetivo de vida do Cristão: se adequar aos ensinamentos e modo de vida semelhante a Cristo, seguindo os princípios da Escritura.
Em alguns momentos diremos em nosso coração: “Isso é pra mim!” e em outros ponderaremos as consequências e percebendo-as como algo ruim, diremos, “não, isto não é pra mim!” Apesar de parecer ser algo fácil, por envolver emoções e prazer, teremos, por vezes, a capacidade de discernimento afetada, mas cabe a nós ponderarmos e decidir seguir os passos de Cristo em nossas tomadas de decisão.
Como saber a vontade de Deus: Como caminhar nos passos de Jesus? Alguns valores e atitudes de quem é do Reino, compreendemos por princípios nem sempre está tão claro nas Escrituras, no entanto, outros são detalhadamente explícitos sobre como agir ou não.
Verso 23. O que é “negar-se a si mesmo”? Negar-se a si mesmo tem a ver com se realizar em Cristo indo na contramão do hedonismo ainda que com alguma dor e sacrifício. Levando em consideração principalmente os desdobramentos dessas decisões para a vida eterna.
O caminho da Glória passa pela Cruz.
Como encontrar prazer no que é santo e correto?
Vivendo: só quem prova a vida com Deus pode descobrir como é bom andar com Ele.
Compreendendo com a razão (conhecimento das Escrituras) que o “não” de Deus é proteção.
O que fazer quando o prazer pelo pecado quer suprimir a razão da obediência a Deus? Clamar pelo poder de Deus através do Espírito d’Ele em nós.
A vida eterna, as bençãos e a paz oferecida por Cristo é imensurável.
Pense na convicção de saber que Deus sempre estará cuidando de você.
Pense que o Senhor sempre proverá conforto, provisão e paz.
Pense que a convicção de saber que nos encontraremos e ficaremos com Cristo por toda a eternidade trará tranquilidade e forças para resistir este mundo mal que tenta te corromper dia após dia.
24 O que é "salvar” a sua vida? Não se apaixone demais por você: Eu preciso, eu mereço, eu não consigo isto (por precisar se esforçar).
25 O que é “ganhar o mundo inteiro"? Ter tudo desta Terra, mas perderá a eternidade. É melhor perder algumas alegrias aqui e se alegrar eternamente.
26 O que é "se envergonhar das minhas palavras”? Na prática. Sabe o que tem que fazer e não faz, nega a Cristo.
27 O que é "não passarão pela morte”