Exortações finais de Paulo aos crentes de Roma - Rm 16.17-27

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

As saudações de Paulo revelam o tamanho de sua familiaridade e a profundidade de sua preocupação para com os cristãos em Roma (16.1–16).
Paulo não havia estado em Roma, mas curiosamente é o lugar onde ele saúda mais pessoas.

I — A admestação final de Paulo é pela separação dos hereges e perseverança na obediencia (V.17–20).

Aqui nessa pagem temos um importante principio, mas que é pouco ensinado e geralmente é esquecido pelos crentes: A separação eclesiástica.
De forma bem simples, a separação eclesiástica consiste em se afastar daquelas que se dizem cristãos, mas não vivem ou não aceitam a sã doutrina das Escrituras, essas pessoas são conhecidas como hereges.
Vejamos o que Paulo ensina nessa sessão:
Notar essas pessoas (v.17a): Identifica-las a partir da sua conduta. Como os hereges agem? Eles provocam divisôes e escandalos através de ensinos contrarios a sã doutrina. O ensino que eles propagam está em desacordo com a doutrina ensinada pelos apostolos. É importante ressaltar que muito provavelmente Paulo está falando dos judaizantes.
Se afastar delas (v.17b-18): Os membros das igrejas de Roma deviam ficar atentos em relação a qualquer um cujos ensinamentos estivessem em desacordo com a sã doutrina que haviam aprendido e deviam se afastar completamente de tais indivíduos. A ordem nesses casos é sempre a separação eclesiástica, é nâo se juntar com quem não anda conforme a sã doutrina. Outras passagens do NT confirmam esse princípio são 2Ts 3.6; 14; Tt 3.10-11
2Tessalonicenses 3.6 ARA
Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes;
2Tessalonicenses 3.14 ARA
Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado.
Tito 3.10–11 ARA
Evita o homem faccioso, depois de admoestá-lo primeira e segunda vez, pois sabes que tal pessoa está pervertida, e vive pecando, e por si mesma está condenada.
O motivo da separação é duplo:
Os hereges não eram crentes de verdade: Aqui Paulo informa que eles não eram servos de Cristo, eles estavam na igreja para se dar bem de alguma maneira, essa uma caratecristica de todo falso mestre, inclusive nos nossos dias.
Os hereges são extremamente danosos à igreja: com seu falso ensino eles enganam os mais simples a ponto de causarem divisão na igreja (v.18b e 17a). Os cristãos devem cuidar para que pessoas desse tipo não criem grupos ao seu redor e preparem armadilhas para destruir a fé dos incautos.
3. Eles precisavam perseverar nisso até o fim (v.19-20):
Andando em obediencia sã doutrina e dicernindo o que bom é que e mau.
No final a vitoria é garantida para os que são obedientes, pela graça de Cristo vamos ver Satanás derrotado.
Mas Cuidado! Tem algo importante a ser notado aqui: Porque Paulo fala de Satanás?
Porque os hereges , em ultima análise, são instrumentos de Satanás contra a Igreja!
Por isso a separação eclesiastica é tão importante!

II - A SAUDAÇÃO FINAL É DOS COMPANHEIROS DE PAULO (V.21-24)

Mais uma vez Paulo enfatiza a graça de Cristo.

III — A DOXOLOGIA FINAL É UMA LOUVOR PELA SALVAÇÃO DOS POVOS EM CRISTO (V.25-27)

O que é uma doxologia?
O termo é a junção de duas palavras gregas: Doxa (glória) + Logia (palavra), portanto é uma palavra ou declaração de gloria e louvor a Deus.
Outros emplos de doxologia em Rm 11:33–36 e também Ef 3:20–21 e Jd 24-25.
Neste louvor final a Deus, Paulo retoma brevemente aos temas principais da epístola.
A ideia principal aqui é glorificar a Deus pela obra de Deus em confirmar os crentes romanos (gentios) no evangelho, que era um mistério no AT, mas agora estava sendo revelado.
Esse mistério é explicado por paulo aqui e em outras epistolas: A salvação nâo era exclusividade dos Judeus, era para todas as nações (v.26).
O caminho para a salvação é o mesmo para judeus e gentios: A obediencia por Fé! O evangelho precisa ser crido e obedecido.
A esse Deus único e sábio seja toda a glória, por meio de Cristo. A obediencia ao evangelho pela fé em Cristo glorifica a Deus!
Por isso Paulo pregava o evangelho e por isso nós devemos pregar também esse evangelho!
Related Media
See more
Related Sermons
See more