A resposta 2

Quando Deus parece Distante  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views

Os ais do Senhor contra os Babilônios

Notes
Transcript

Introdução:

Ainda estamos falando da segunda resposta do Senhor ao profeta Habacuque, dividi essa resposta em duas partes, a primeira, nós vimos no domingo passado, os versículos 2-5, onde o Senhor faz a distinção entre os ímpios e o justos e hoje nós vamos meditar na segunda parte da resposta dos versículos 6-20. Onde nós temos os chamados os cinco ais, ou as cinco desgraças.

Desenvolvimento/aplicação:

A zombaria das nações

No versículo 5 nos diz que os povos são conquistados pelos babilonios, eles ajuntavam muitas nações, no versículo 6 o Senhor revela que esses mesmos povos se levataram para zombar da grande Babilônia! Entoarão um provérbio ou uma canção de zombaria. Passa-se então o conteúdo dessa zombaria dos povos contra a Babilônia!
Observe bem o que está acontecendo meus irmãos, Deus haveria de usar a Babilônia para servir como instrumento para punir o seu povo rebelde, porém isso não significa que Deus estava passando pano para os babilonios! Pelo contrário, ele conhecia todos os seus pecados e no tempo determinado a hora da grande babilonia passar pelo julgamento chegaria!
Através dos cinco ais, O Senhor se revela irado também contra os caldeus por sua conduta perversa!
Eles são sem escrulpulos (Significa uma consciencia dotada de sentido moral, o que é bom ou mau)
Eles são avarentos
Eles são violentos
Eles são manipuladores pervertidos
Eles são idólatras.
A palavra “Ai” indica condenação! Ai dos que fazem isso! Coitados dos que agem dessa maneira! Quando a mãe diz assim: Ai de ti se você fizer isso aqui! O que isso quer dizer? O menino vai sofrer as consequências dos seus atos!
"Em cada uma das cinco canções de zombaria, temos três elementos: 1º um “ai”, 2ºuma razão para o ai 3ºa condenação. Essas cinco canções estão divididas em duas série (v.6-14 e 15-20); cada uma termina com uma declaração sobre a glória de Deus.” - BETN
É também importante ressaltar que essa palavra no contexto imediato se refere aos babilônios, mas se estendem a impérios e a individuos que também agem da mesma forma.

A primeira secção V.6-8

Ai daqueles que se tornam grandes com aquilo que não é seu! (Até quando? é o grito de suas vítimas) e se tornam rico por causa dos penhores. São pessoas que multiplicam sua riqueza a custa dos outros, sem ter consideração alguma pelo próximo. Eles cobravam taxas abusivas dos povos conquistados, em hebraico é literalmente: “Se enchiam de barro pesado” com referência ao ouro e prata que os povos suadamente haviam conquistado.
São pessoas sem escrupulo, cujo o único objetivo na vida é enriquecer, e para isso o v.8b diz que eles derramaram sangue, foram violentos contra a terra (crimes ambientais) cidades, além da violência desnecessária contras os seus moradores.
v.7 Mas isso não permanecerá para sempre pois os credores se levantarão contra esses homens maus e os farão tremer.
“é palavra muito forte no idioma hebraico. Tem o significado de "choca­lhar violentamente", "sacudir tremendamente", como o vento sacode a árvore tanto que seu fruto precipita-se no chão.2 Isto acontecerá para obrigá-los a devolver sua pilhagem, para "fazê-los se desprender" de seu ganho adquirido desonestamente.”
Da maneira que fizeram aos outros, também lhes aconteceria! Eles apavoraram as nações cobrando taxas altissímas, enriquecendo a custa da desgraça dos outros, elesroubaram e por isso seriam despojados! A conhecida frase “olho por olho” estava sendo aplicada aqui!
Aplicação: Quantos hoje não agem dessa forma?
Pessoas que enriquecem ilicitamente, a custa da pobreza dos outros? Em todo vemos exemplo disso acontecendo: Venezuela é um pais em que 94% da população vive abaixo da linha de pobreza, os unicos ricos de verdade são os membros do governo e o presidente, Nicolás Maduro vive saindo em fotos com relógios caríssimos, comendo do bom e do melhor enquanto o povo luta para comer. Porque? acumulam o que não é seu! Vemos exemplos assim em nosso país também! Em nosso estado! O Maranhão é um dos estados mais pobres do pais, com um indice de desenvolvimento humano baixíssimo! Porque? Porque os líderes enriquecem com o que não é seu!
E em nossa cidade será se isso acontece também? desvio de dinheiro, pessoas que enriquecem ilicitamente?
O Senhor brada dizendo: Ai daqueles que acumulam o que não é seu!
Talvez você não aja dessa maneira, talvez você tenta viver uma vida honesta, porém apoia pessoas que procedem dessa maneira! Saiba que Deus abomina essa atitude!
Provérbios 22.16 “Quem oprime o pobre para enriquecer a si ou o que dá presentes ao rico certamente empobrecerá.” Provérbios 13.11 “A riqueza obtida com facilidade, essa diminui, mas quem a ajunta pelo trabalho, esse a vê aumentar.”
Os olhos do Senhor estão por toda parte, nada lhe é oculto! Até o maior e mais elaborado esquema de corrupção não passa despercebido aos olhos do Senhor! Do que adianta o homem ganhar tudo, ter tanto dinheiro, ter aprovação dos homens e não ser aprovado por Deus? Do que adianta viver confortávelmente nessa terra (com as riquezas adquiridas ilicitamente) e passar toda a eternidade no sofrimento eterno? certa vez alguém disse que tais homens são tão pobres, que a única coisa que têm é o dinheiro.

O segundo provérbio:

Ai daquele junta em sua casa bens mal adiquiridos por violência! Eles fazem isso para por seu ninho num lugar bem alto, a fim de se livrarem do mal!
Foco no ninho e casa.
Linguagem de passáro
Homens maus e corruptos são também hipócritas
Pessoas enroladas!

Conclusão:

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.