Amigo do bem - Sl 101.1-8
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Amigo do bem - Sl 101.1-8
Pr. Alex Oliveira
Introdução.
Violência contra mulheres:
Em 2021, 3.858 mulheres foram mortas de forma violenta no Brasil. O número representa mais de 10 mortes por dia e coloca as mulheres como um dos maiores grupos de vítimas de violência cotidiana no país. A edição 2023 do Relatório Atlas da Violência mostra que, enquanto a taxa de homicídios, da população em geral, apresenta queda, a de homicídios femininos cresceu 0,3%, de 2020 para 2021.
Violência contra deficientes:
TIPO DE VIOLÊNCIA E AUTORES DA VIOLÊNCIA:
Os grupos de violência que categorizam o contexto e a autoria da prática violenta realizada são:
Violência doméstica ou familiar
Violência extrafamiliar/comunitária
Violência institucional
Misto/Outros
A violência doméstica representa ao menos 50% do total de casos de violência. A categoria deficiência física acumula 65,4% dos registros de violência doméstica, seguidas pelos grupos deficiência auditiva (59,6%) e deficiências múltiplas (58,8%). Entre as mulheres com deficiência física, a violência doméstica representou 70,4% das notificações.
Violência contra jovens:
Em 2021, de cada 100 jovens entre 15 e 29 anos que morreram no país por qualquer causa, 49 foram vítimas da violência letal. Trata-se de indivíduos que não têm a chance de concluir sua vida escolar, de construir um caminho profissional, de formar sua própria família ou de serem reconhecidos pelas suas conquistas no contexto social em que vivem. O descompromisso com a juventude está comprometendo o futuro da nação
Entre 2011 e 2021, foram vítimas de violência letal no Brasil: A principal causa é a violência doméstica, entre 2011 a 2021: Entre crianças e jovens, 41,3% dos indivíduos violentados têm entre 0 e 4 anos; e 39,9% estão na faixa de 5 a 15 anos.
crianças de 0 a 4 anos; 7.396,
de 5 a 14 anos; 97.894 ,
15 a 19 anos/ 38,5%
Texto base.
¹ Mas você precisa saber disto: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis. ² Pois os seres humanos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, ³ sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, ⁴ traidores, atrevidos, convencidos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, (2 Timóteo 3:1-4)
Vamos ao texto e contexto.
1 Cantarei a respeito da bondade e da justiça; a ti, SENHOR, cantarei.
⇒ “bondade”: quer dizer misericordioso, leal, fiel. Cantar bondade e justiça é declarar que Deus é misericordioso, bondoso, justo e fiel.
⇒ Davi declara em seu canto ser um Rei misericordioso e justo.
⇒ “a ti” Davi sabia que somente Deus o colocaria como Rei, e por isso somente a Deus prestará honra, louvor e obediência.
2 Quero, com sabedoria, refletir no caminho da perfeição. Quando virás ao meu encontro? Em minha casa, andarei com sinceridade de coração.
⇒ “com sabedoria” Davi quer dizer que viverá seu reinado sem soberba;
⇒ “Quando virás ao meu encontro?” Parece que Davi tem um conflito interno e sabe que as coisas não vão nada bem, e por isso pressupondo que Deus não é presente. (Se Deus estiver conosco, não erraremos em julgamento nem transgrediremos em caráter; Sua presença nos traz sabedoria e santidade; distantes de Deus, estamos distantes da segurança)
Charles H. Spurgeon, O Tesouro de Davi, trans. Elisa Tisserant de Castro, 1.a edição. (Curitiba, PR: Publicações Pão Diário, 2018), 412.
⇒ “casa” a palavra no hebraico denota tanto a sua moradia, como a sua família e também como o seu templo, Davi que agir primeiramente em seu lar com sabedoria e sinceridade de coração;
⇒ É dentro de casa, com o convívio com seus familiares e servos, que seremos realmente quem somos;
⇒ (Você canta no coral e peca em seu quarto? Você é um santo do lado de fora e um diabo em casa?)
Charles H. Spurgeon, O Tesouro de Davi, trans. Elisa Tisserant de Castro, 1.a edição. (Curitiba, PR: Publicações Pão Diário, 2018), 412.
⇒ (Quantos são tão mansos como cordeiros entre outros e quando em casa são vespas ou tigres! — ADAM CLARKE)
Charles H. Spurgeon, O Tesouro de Davi, trans. Elisa Tisserant de Castro, 1.a edição. (Curitiba, PR: Publicações Pão Diário, 2018), 412.
⇒ Davi sabia que dentro de casa tudo estando bem, o seu reinado também seria bem sucedido, isso também não quer dizer que os problemas e guerras não acontecerão, mas acontecendo ele estará firme para ser guiado por Deus em seus conflitos e angústias.
Como Davi iria, a partir de sua casa, agir com sabedoria e sinceridade de coração? Ele sabia de suas limitações, salmo 51.3-5 ele mesmo diz: ³ Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. ⁴ Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau aos teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar. ⁵ Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu a minha mãe.
Davi sabia bem quem ele era, e agora ele vai começar a cuidar de sua saúde espiritual a partir daquilo que ele “ponhe diante de seus olhos”.
3 Não porei coisa injusta diante dos meus olhos. Detesto a conduta dos que se desviam. Nada disto se pegará em mim.
⇒ “coisas injustas” → comportamentos moralmente censuráveis
⇒ NTLH —> mal: para os teístas Deus é autor de tudo, se o mal for algo, então Deus criou o mal, mas se questionam se o mal é é alguma substância ou alguma coisa, já agostinho defende que o mal é a privação de alguma coisa boa.
⇒ o mal pode existir em uma coisa boa, de acordo com sua imperfeição? Exemplo disso é um buraco na madeira, a ausência da matéria criada (a madeira) reflete o mal que ela pode causar, para Agostinho, contra argumentando o Trilema de Epicuro, diz que a ausência do bem se torna mal. O pecado traz ao coração do homem a ausência do bem, do amor, e com isso o mal é produzido pelas suas ações e condutas. (Fonte: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/filosofia/o-trilema-paradoxal-epicuro-resolucao-agostiniana.htm)
⇒ Davi sabia que aquilo que ele dá prioridade, aquilo que ele dá atenção, vai alimentar a sua mente e sua alma. Por isso ele afirma que “Detesto a conduta dos que se desviam. Nada disto se pegará em mim”.
⇒ Como se detesta o mal? Como se evita fazer o mal?
4 Longe de mim o coração perverso; não quero conhecer o mal.
⇒ Ele responde dizendo que o coração é o centro de tudo, um coração perverso tem desejo de praticar o mal, no coração perverso não existe o bem.
⇒ ⁹ "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto. Quem poderá entendê-lo? ¹⁰ Eu, o Senhor, sondo o coração. Eu provo os pensamentos, para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo o fruto das suas ações." (Jeremias 17:9,10)
⇒ Davi sabia muito bem o que um coração poderia fazer, ele mesmo pediu a restauração de seu próprio coração: ¹⁰ Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. (Salmos 51:10).
5 Ao que às escondidas calunia o próximo, a esse destruirei; o que tem olhar arrogante e coração orgulhoso, não o suportarei.
⇒ Corte o SENHOR todos os lábios bajuladores, a língua que fala soberbamente, (Almeida Revista e Atualizada (Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993), Sl 12.3.)
⇒ Davi sabe o quanto a forma que olhamos as coisas dirá que tipo de coração temos, com isso ele não hesita em corrigir.
6 Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que morem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.
⇒ “os meus olhos” Davi afirma que procurou está ao lado de bons homens, bons servos, ter em seu convívio pessoas de caráter íntegro, ele abominava o homem mau, de caráter duvidoso.
⇒ Isso nos mostra que o tipo de amizade ditará como seremos vistos.
7 Não ficará em minha casa o que usa de fraude; o que fala mentiras não permanecerá diante dos meus olhos.
8 Manhã após manhã, destruirei todos os ímpios da terra, para limpar a cidade do SENHOR dos que praticam a iniquidade.
⇒ Davi afirma seu compromisso com Deus em andar em retidão, em se desviar dos maus caminhos, em tomar decisões corretas e justas, ele aplacará a justiça em seu reinado de forma a conduzir o povo à santidade.
João Ferreira de Almeida, trans., Nova Almeida Atualizada, Edição Revista e Atualizada®, 3a edição. (Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017), Sl 101.título–8.
Com isso…
Ser “amigo do bem” requer de nós uma vida Santa, sem corrupção moral, requer de nós um lar equilibrado, requer de nós sabedoria, sinceridade de coração. Ser “amigo do bem” é afirmar um compromisso com Deus, viver como Jesus.
Aplicações práticas.
O que tens colocado diante de seus olhos são prioridades pra você;
Busque em Jesus o modelo perfeito de sabedoria e sinceridade de coração;
Não permita que em sua casa habite a mentira.