Criando uma cultura da verdade encarnada

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 4 views
Notes
Transcript
Criando uma cultura da verdade encarnada
Efésios 4.11–16 (NVI)
E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
Contexto de Efésios
O livro de Efésios é uma carta escrita pelo apóstolo Paulo aos cristãos em Éfeso, uma cidade na Ásia Menor (atual Turquia), durante seu período de prisão em Roma, por volta de 60-62 d.C. A carta é considerada uma das epístolas mais importantes e teologicamente ricas de Paulo. Escreveu a carta aos Efésios para instruir, encorajar e edificar a igreja em Éfeso.
· Os três primeiros capítulos da epístola expressam um conteúdo mais teológico, que ajuda aos cristãos a entenderem sua nova identidade em Cristo.
O que o apóstolo nos ajuda aqui é a entender e contornar a nossa nova identidade em Cristo. Quem somos agora que fomos constrangidos pelo evangelho.
· Enquanto os três últimos possuem um conteúdo mais prático acerca da vida cristã. (Unidade, diversidade de dons, se revestirem do novo homem, a viverem em amor, em santidade, pauta relações interpessoais)
Paulo nos mostra qual é o modo de vida dessa nova identidade.
O apóstolo dedica 3 capítulos para questões ligadas as nossas relações, ele detalha como devem ser as relações do crente, em nível familiar, comunitário e eclesiástico.
Paulo entendia que esse era um grande problema, a dificuldade que todo ser humano tem de se relacionar. Essa era uma crise da igreja de Éfeso. Mas não era um problema exclusivo daquela comunidade.
Porque somos tão desafiados em nossas relações? Além disso, quando olhamos para nossas próprias experiências é claramente perceptível que nossos maiores desafios se referem a esse tema. Nossas maiores dores e traumas na vida nascem de problemas de relacionamentos, grande parte dos aconselhamentos pastorais nas igrejas são análogas a isso. É um desafio latente e real. Uma teologia Bíblica sobre relacionamentos destruídos. Adão e Eva - O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja sozinho. Farei alguém que o ajude e o complete". Gênesis 2:18
Caim e Abel - Gn 4.1-16
Noé e seus filhos Gn 9.20-26
Esaú e Jacó - Gn 32-35
José e seus Irmãos Gn 37.28
Relacionamentos ásperos e difíceis são uma consequência da queda do homem.
Temos a tendencia de ter problemas com a igreja de Cristo também.
Qual é a solução que Paulo encontra para isso:
Paulo nos aponta que agora que somos redimidos por Cristo, que fazemos parte do plano redentor de Deus para a humanidade, somos novas criaturas. Sendo assim, Deus deseja que , em Jesus, toda a nossa vida seja redimida, seja transformada. E Deus nos chama a vivermos uma comunhão redimida. Relações também são transformadas pelo evangelho. Desfrutarmos da verdade Encarnada, Jesus, em nossa relação com a comunidade.
Duas lições que encontramos em Efésios 4:

O poder da comunidade nessa jornada em direção a fé

Nova Versão Internacional 4.1 A Unidade do Corpo de Cristo

11 E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, 12 com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, 13 até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

Destaque no texto que nos ajudam a entender a importância da comunidade da fé na vida do cristão! O texto nos mostra que Deus levanta líderes espirituais e distribui dons no meio da igreja para que ela seja edificada e se torne madura! Deus usa a igreja para moldar o coração dos seus.
Todos esses destaques escancaram pra gente a importância da comunidade no desenvolvimento espiritual de todo o crente. Tudo o que desfrutamos, todas a experiências que vivemos no meio da igreja, todas as nossas relações aqui nos ajudam a crescer;
Por mais que por vezes não gostemos muito, Deus usa a comunidade e seus defeitos para nos forjar e nos tornar mais parecidos com Jesus. Todas as crises que experimentamos, todas as pessoas difíceis que encontramos pelo caminho, todas as vezes que somos confrontados em perdoar ou pedir perdão, todas ás vezes que somos levados a nos calar ou não procurar a nossa própria justiça, todas as vezes que somos corrigidos por nossos líderes espirituais ou temos nossa orelha puxado por cristãos mais maduros, nós estamos sendo moldados, estamos sendo edificados, estamos nos tornando mais madura, estamos “atingindo a medida da plenitude de Cristo”
Deus usa a comunidade como uma ferramenta de transformação e crescimento, de mudança, de redenção!

É na comunidade que experimentamos a verdade

Nova Versão Internacional 4.1 A Unidade do Corpo de Cristo

14 O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. 15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. 16 Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

Paulo nos ajuda a entender que os processos que nos conduzem ao crescimento acontecem para que nos mantenhamos firmes na doutrina apostólica e que não sejamos influenciados por doutrinas distantes do verdadeiro evangelho. Mas que olhemos para Cristo, e olhando para ele possamos viver em comunidade e que essa comunidade (corpo) cresça e seja edificado em amor.
Além de experimentarmos a comunidade como essa plataforma de transformação e crescimento, é nela que podemos desfrutar da verdade encarnada. É na comunidade que experimentamos bençãos únicas de Deus, por meio de Cristo, em nós.
O corpo cresce e edifica-se a si mesmo em amor!
É Por meio da comunidade que experimentamos bençãos espirituais, que só são derramada nos meio dela.
Edificação Mútua - Hebreus 10.24–25“E consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.”
Consolo aos que choram Romanos 12.15 “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.”
Celebração com os que se alegram Romanos 12.15 “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.”
Mãos estendidas em meio ás adversidades - 1João 3.17–18 “Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.”
Companheiros na luta contra o pecado - Tiago 5.16 “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.”

Considerações finais

1. Diante de tudo, sempre veja a comunidade da fé, como um presente de Deus a nós, que nos molda, nos edifica e transforma nossos corações.
2. Deus usa a comunidade como uma ferramenta de transformação e crescimento, de mudança e de redenção!
3. É Por meio do corpo que experimentamos bençãos espirituais, que só são derramadas no meio dele.
Related Media
See more
Related Sermons
See more