Buscando ser mais parecido com Deus
As Marcas do Verdadeiro Cristão • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 19 viewsNotes
Transcript
Ilustração
Ilustração
Antes de meditarmos na palavra de Deus, gostaria de fazer uma pergunta: você já observou que as crianças imitam os pais? Por exemplo, quando a criança é bem pequena, ela ver o pai calçando o chinelo, ela irá fazer o mesmo.
A irmã Sthefania afirmou que a Sofia e o João Miguel, imita ela ao usar a mesma cor de roupa. E a Eloiza ao ouvir ela fazendo algum som pela voz, a Eloiza tenta imitar o mesmo som.
Agora será que nós como filhos de Deus, estamos buscando imitar o nosso Pai? Assim, como as crianças fazem?
Introdução
Introdução
Paulo é o autor dessa carta (Ef 1.1). Ele escreveu essa carta enquanto estava preso na cidade de Roma, essa carta é considerada da prisão, juntamente com Filipenses, Colossenses e Filemon.
O propósito é ensinar os irmãos a respeito da teologia e da prática de ser igreja. Os primeiros três capítulos são bem teológicos, ou seja, o apóstolo está doutrinando a igreja e os três últimos capítulos é a prática da vida cristã. Isso implica no comportamento de cada servo de Deus, ou seja, é essencial um cristão não viver apenas na teoria afirmando “sou cristão”, porém, é fundamental ter o comportamento cristão na vida prática.
Ideia Central
Ideia Central
O cristão que está na luz de Cristo, busca imitar o pai celestial na sua conduta prática.
Transição
Transição
Veremos 3 maneiras de sermos mais parecidos com Deus.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1ª Imitar a Deus como filho (v. 1-2)
1ª Imitar a Deus como filho (v. 1-2)
O cristão ao ser salvo pelo Senhor Jesus, se torna filho de Deus e o filho busca ser mais parecido com o Pai. O texto apresenta duas atitudes que o cristão precisa praticar para imitar o Pai Celestial:
1ª Viver como filho de Deus (v. 1)
1ª Viver como filho de Deus (v. 1)
1 Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,
Imitar é copiar as palavras ou o comportamento de outro. Por exemplo, quando estamos brincando de mímica, alguém fala ou faz alguma coisa e os outros repetem. Diante disso, imitar a Deus é buscar conhecer a Deus por meio das Escrituras, para que o cristão possa viver conforme a vontade de Deus no seu dia a dia.
2ª Viver em amor (v. 2 )
2ª Viver em amor (v. 2 )
2 e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.
A Palavra de Deus afirma que o cristão deve viver em amor, esse amor é o mesmo amor de Cristo, que é o amor ágape, um amor que não busca os seus próprios interesses, mas busca os interesses do outro, um amor que não é egoísta, que pensa no outro antes de pensar em si mesmo.
O amor de Cristo é o amor ágape, porque ele amou de uma forma sacrificial para pagar o preço dos pecados da humanidade. Por isso, o texto traz uma ordem para que o cristão viva esse amor na vida prática, amando as todas as pessoas.
37 Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. 38 Este é o primeiro e maior mandamento. 39 E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.
Jesus ensinou que deve amar até aos inimigos, ou seja, aquelas pessoas que você julga ser difícil. Quem praticar esse amor será como o Pai Celestial.
43 “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. 44 Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, 45 para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. 46 Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso!47 E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! 48 Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.
2ª Imitar a Deus na vida de santidade (v. 3-4)
2ª Imitar a Deus na vida de santidade (v. 3-4)
Deus é santo e nele não habita treva nenhuma. Em 1 Pedro 1.16 a bíblia diz: “porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” Deus afirma que o filho precisa ser santo, assim como ele é santo. Isso significa que o cristão precisa buscar ser separado para Deus na sua conduta diária. O texto apresenta duas formas do cristão ser santo:
1ª Fugir da imoralidade sexual (v. 3)
1ª Fugir da imoralidade sexual (v. 3)
3 Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas coisas não são próprias para os santos.
Imoralidade sexual é todo o tipo de relação que está fora do padrão bíblico, instituído por Deus. As relações sexuais ilícitas.
Na época de Paulo era comum o povo viver na imoralidade sexual. Em Éfeso vários cultuavam a deusa Diana e nesse culto envolvia relação sexual como adoração a deusa. Em Corinto, no templo da deusa Afrodite era comum a prática sexual como uma forma de prestar culto a ele. Também era normal a homossexualidade e a infidelidade conjugal.
Nos dias atuais a imoralidade sexual tem crescido cada vez mais na sociedade. A prática sexual antes do casamento, levando meninas a uma gravidez precoce. O consumo de conteúdos sexuais impuros tem crescido cada vez mais. Famílias que estão sendo destruídas por causa da infidelidade conjugal.
Homens ardendo de desejos uns pelos outros, as mulheres desejando umas as outras, e considerando isso uma prática normal. Diante disso, o movimento LGBT tem crescido cada vez mais.
A sensualidade tem sido cada vez mais frequente, mulheres que postam fotos de biquínis ou andam na rua mostrando partes indevidas do corpo. Infelizmente a prática da imoralidade sexual tem entrado no meio da igreja, onde muitos cristãos não estão influenciando o mundo, mas o mundo que está influenciado muitos cristãos.
O texto bíblico diz que no meio do povo de Deus, não deve haver menção de imoralidade sexual.
18 Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. 19 Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? 20 Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.
2ª Não ter um linguajar sujo (v. 4)
2ª Não ter um linguajar sujo (v. 4)
4 Não haja obscenidade, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ações de graças.
O filho de Deus não pode viver falando coisas tolas, ou seja, coisas que não edifica.
29 Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem.
Gracejos são conversas que deixam a imoralidade ser engraçada. O cristão não deve se envolver em conversas tolas e que são inconvenientes, mas pelo contrário deve conversar coisas saudáveis e que edificam.
3ª Imitar a Deus é andar na luz (v. 5-8)
3ª Imitar a Deus é andar na luz (v. 5-8)
O filho de Deus precisa andar na luz e diariamente matar os desejos impuros, porque eles não levam até Deus, mas traz a ira de Deus, pois, tais coisas ofendem a Deus. Por isso o cristão deve viver longe dessas coisas. O texto apresenta dois lembretes para incentivar o cristão a andar na luz:
1° A certeza do julgamento divino (v. 5-6)
1° A certeza do julgamento divino (v. 5-6)
5 Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.
O pecado ofende a Deus e separa o homem de Deus, por isso, Paulo deixa claro que quem pratica a imoralidade sexual, a impureza, a cobiça (cf. vs 3), não entrará no Reino de Deus. Porque a pessoa que vive na prática do pecado não é salva em Cristo, mas é o filho da desobediência.
9 Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.
6 Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência.
O pecado traz a ira de Deus, ou seja, a reação de Deus contra o pecado. Quem vive na prática do pecado e não se arrepende vive em trevas e receberá a ira de Deus no dia do julgamento.
2° O dever de andar na luz (7-8)
2° O dever de andar na luz (7-8)
7 Portanto, não participem com eles dessas coisas.
8 Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz,
Deus é luz e para o cristão ser mais parecido com o Pai Celestial, precisa andar na luz, assim como Deus vive na luz. Para isso é necessário seguir a ordem do texto bíblico: “Não participem desses coisas”, isso significa que não deve ter comunhão com essas coisas.
O cristão que nasceu de novo, precisa andar na luz, vivendo um novo estilo de vida, deixando o seu velho homem para trás, a fim de viver uma nova vida em Cristo.
Conclusão
Conclusão
O cristão que nasceu de novo e vive na luz de Cristo, precisa buscar viver uma vida conforme a vontade de Deus na sua vida prática, ou seja, buscar imitar o Pai Celestial no seu dia a dia. Para isso é necessário fugir do pecado, renunciando o pecado todos os dias e matando os desejos impuros.
Ser mais parecido com Deus é um desafio para o cristão, mas isso é fundamental e necessário para o servo de Deus. Porque ao imitar o Pai Celestial, o cristão viverá uma vida que agrada e glorifica ao Senhor.
Você tem buscado imitar o Pai Celestial no seu dia a dia? Você tem buscado viver uma vida santa diante da presença de Deus?
Aplicação
Aplicação
O seu comportamento e o seu linguajar deve ser de um cristão que vive na luz de Cristo e não como um descrente que está nas trevas do pecado.
Lembre-se que você estará diante de Deus e prestará contas de sua vida a Ele. Por isso, busque ser mais parecido com Deus a cada dia.