Jovem e uma vida missional
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
Jovem e uma vida missional
Jovem e uma vida missional
Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim. Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.
INTRODUÇÃO
Missio Dei - Missional - Tim Keller; Igreja Centada
Cap. 19 - A busca pela igreja missional
Antes de o termo missional explodir no mundo cristão, foi primeiramente usado em círculos protestantes históricos e ecumênicos de maneira intimamente associada à expressão latina missio Dei.
Foi uma forma de expressar a ideia de que Deus está ativo no mundo, trabalhando para redimir toda a criação, e que a tarefa da igreja é participar dessa missão.
Isso, portanto, também significa que não basta a igreja apenas criar um departamento de missões; ela deve existir para ser totalmente uma missão.
Dilema: A igreja precisa, então, se reformar e descobrir novas maneiras de se engajar na cultura. Mas como fazer isso?
Respostas: a igreja como comunidade contrastante, contextualização da mensagem, preocupação não apenas com o crescimento da igreja, mas também com a justiça. Ou seja, uma igreja missional.
PRINCIPAIS ÁREAS DE CONSENSO E FORÇA NO DIÁLOGO MISSIONAL:
1. AERA DA PÓS-CRISTANDADE
Em vez de ser uma força no centro da cultura, o cristianismo se moveu para as margens.
2. O CATIVEIRO CULTURAL DA IGREJA
A necessidade de contextualizar a mensagem do evangelho para que ela seja compreensiva e desafiadora àqueles que vivem em uma sociedade pluralista e inserida na modernidade tardia.
3. ENVIADOS PARA SER UMA BÊNÇÃO
A missão cristã é mais do que somente um departamento da igreja, mais do que apenas o trabalho de profissionais treinados. O Deus bíblico é por natureza um Deus enviador, um Deus missionário.
4. UMA COMUNIDADE CONTRASTANTE
Temos de ser uma comunidade contrastante, uma contracultura. A qualidade, a distinção e a beleza de nossa vida comunal precisam ocupar uma parte central do nosso testemunho e missão ao mundo.
DESENVOLVIMENTO
Mediante esses pressupostos eu gostaria de te levar a refletir sobre três aspectos que dizem respieto a Missão de Deus, a União com Cristo e a comunhçao dos Santos. Pois estes três aspectos manifestam a misisonalidade da igreja.
I. O que nos une em uma única missão?
A conversão por meio do arrpendimento o fé que nos revelam a obra de Deus no mundo (Missio Dei - Reino divino). João 17.20
Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;
II. O que é preciso para que seja possivel para o cristão cumpra sua missão?
A plena unidade na comunhão dos Santos João 17.21-23
a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.
III. Quem ou o que garante a efetividade da missão?
A continuidade da Missio Dei através da ação de Crsito na igreja e através da igreja. (A união com Cristo). João 17. 24-26
Pai, a minha vontade é que onde eu estou, estejam também comigo os que me deste, para que vejam a minha glória que me conferiste, porque me amaste antes da fundação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu; eu, porém, te conheci, e também estes compreenderam que tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.
CONCLUSÃO E APLICAÇÃO
1. A sua missão é a missão de Deus. Não tenha medo, você não está sozinho
2. Cabe a igreja, na comunhão dos santos mediante um testemunho em comum, promover o do Reino de Deus na terrra. Seja missional e intencional em tudo o que vc faz.
3. O que garante o sucesso da missão é a obra concluída e a perfeita mediação de Cristo. Não se prenda as consequências apenas mantenha seu foco na missão.