EBD - Soberba
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
Dedé Martelli
A SOBERBA É A PORTA DE ENTRADA DO FRACASSO E A SALA DE ESPERA DA RUÍNA.
Os sete pecados capitais no catolicismo
Foram formalizados no século 6, quando o papa Gregório Magno, tomando por base as Epístolas de Paulo, definiu como sendo sete os principais vícios de conduta: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja.
A lista só se tornou “oficial” na Igreja Católica no século 13, com a Suma Teológica, publicada pelo teólogo Tomás de Aquino. E tinha a soberba como o principal pecado que conduz aos demais.
Definindo a Soberba
A palavra “soberba” tem origem no termo em latim “superbia”, que por sua vez deriva do adjetivo “superbus”, que significa “orgulhoso” ou “altivo”.
A raiz latina — “super” — está relacionada à ideia de estar acima, de se elevar acima dos outros.
Além disso, a palavra “superbia” também está associada ao verbo “superare”, que significa “ultrapassar” ou “estar acima”.
Essa conexão etimológica reflete a natureza da soberba como um sentimento de superioridade e arrogância, ou seja, uma elevada opinião de si mesmo em relação aos outros.
Elben Lenz disse:
A soberba tem muitos nomes: Altivez, arrogância, ostentação, orgulho […]. mas também muitos rostos: o orgulho do berço nobre, o orgulho do sobrenome famoso, o orgulho da beleza corporal, o orgulho social, o orgulho cultural, o orgulho nacional, o orgulho religioso, o orgulho carismático, o orgulho do exatamente correto, até o orgulho da humildade.
O ser humano nasce e cresce com essa propensão e há de lidar com ela a vida inteira. Pois a cultura secular estimula e favorece a soberba do berço ao túmulo – no lar, na escola, na igreja e na sociedade.
Zadon > Insolência, Vanglória
Provérbios 11.2 (ARA)
2 Em vindo a soberba, sobrevém a desonra,
“Gaón - Altura, orgulho, exaltação, elevação”
Provérbios 29.23 (ARA)
23 A soberba do homem o abaterá,
8 O Senhor enviou uma palavra contra Jacó, e ela caiu em Israel. 9 Todo o povo o saberá, Efraim e os moradores de Samaria, que em soberba e altivez de coração dizem: 10 Os tijolos ruíram por terra, mas tornaremos a edificar com pedras lavradas; cortaram-se os sicômoros, mas por cedros os substituiremos.
10 A soberba de Israel, abertamente, o acusa; todavia, não voltam para o Senhor, seu Deus, nem o buscam em tudo isto.
Amós 6.8 (ARA)
8 Jurou o Senhor Deus por si mesmo, o Senhor, Deus dos Exércitos, e disse: Abomino a soberba de Jacó e odeio os seus castelos; e abandonarei a cidade e tudo o que nela há.
No NT existem algumas palavras importantes para Soberba
ὑπερηφανία: ὑπερ “acima de, super latin” + φαινω “brilhar, aparecer”
Aparecidão, super aparecido, acima de todos, que brilha mais que os outros.
ἀλαζονεία: presunção, arrogância que leva a pessoa a superestimar ela mesma e rebaixar os outros
O soberbo “ἀλαζών” é aquele que faz de si mais do que é.
Romanos 1.28–30 (ARA)
28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, 29 cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, 30 caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos (ὑπερήφανος) , presunçosos (ἀλαζών) […]
2Timóteo 3.1–2 (ARA)
1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, 2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos (ἀλαζών), arrogantes (ὑπερήφανος) […]
Marcos 7.20–23 (ARA)
20 E dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina. 21 Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, 22 a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba (ὑπερηφανία) , a loucura. 23 Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.
1Pedro 5.5 (ARA)
5 Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos (ὑπερήφανος) , contudo, aos humildes concede a sua graça.
1João 2.15–16 (ARA)
15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba (ἀλαζονεία) da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.
Aqui ἀλαζονεία significa pensar que se pode moldar a própria vida sem Deus.
Tiago 4.14–16 (ARA)
14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. 15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. 16 Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes (ἀλαζονεία) pretensões.
Conclusão
Conclusão
O oposto da soberba é a humildade
"humildade" latim humilitas, -atis, pequenez, modéstia.
ταπεινοφροσύνη “Humildade” rebaixar a si mesmo.
O exemplo de João Batista
6 Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. 7 Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. 8 Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz,
João Batista disse:
30 Convém que ele cresça e que eu diminua.
Romanos 12.3 (ARA)
3 […] digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação
23 A soberba do homem o abaterá,
mas o humilde de espírito obterá honra.
2 Em vindo a soberba, sobrevém a desonra,
mas com os humildes está a sabedoria.
6 O Senhor é excelso, contudo, atenta para os humildes;
os soberbos, ele os conhece de longe.
4 Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.
A humildade retira o eu do centro e coloca o outro.