A Graça Comum, O Sofrimento Humano e a Graça Especial

A Graça Comum, O Sofrimento Humano e a Graça Especial ‌  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript
Daniel 4.1–37 (ARA)
O rei Nabucodonosor a todos os povos, nações e homens de todas as línguas, que habitam em toda a terra: Paz vos seja multiplicada! Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo. Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas, as suas maravilhas! O seu reino é reino sempiterno, e o seu domínio, de geração em geração.
Eu, Nabucodonosor, estava tranquilo em minha casa e feliz no meu palácio. Tive um sonho, que me espantou; e, quando estava no meu leito, os pensamentos e as visões da minha cabeça me turbaram. Por isso, expedi um decreto, pelo qual fossem introduzidos à minha presença todos os sábios da Babilônia, para que me fizessem saber a interpretação do sonho. Então, entraram os magos, os encantadores, os caldeus e os feiticeiros, e lhes contei o sonho; mas não me fizeram saber a sua interpretação. Por fim, se me apresentou Daniel, cujo nome é Beltessazar, segundo o nome do meu deus, e no qual há o espírito dos deuses santos; e eu lhe contei o sonho, dizendo: Beltessazar, chefe dos magos, eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos, e nenhum mistério te é difícil; eis as visões do sonho que eu tive; dize-me a sua interpretação. Eram assim as visões da minha cabeça quando eu estava no meu leito: eu estava olhando e vi uma árvore no meio da terra, cuja altura era grande; crescia a árvore e se tornava forte, de maneira que a sua altura chegava até ao céu; e era vista até aos confins da terra. A sua folhagem era formosa, e o seu fruto, abundante, e havia nela sustento para todos; debaixo dela os animais do campo achavam sombra, e as aves do céu faziam morada nos seus ramos, e todos os seres viventes se mantinham dela. No meu sonho, quando eu estava no meu leito, vi um vigilante, um santo, que descia do céu, clamando fortemente e dizendo: Derribai a árvore, cortai-lhe os ramos, derriçai-lhe as folhas, espalhai o seu fruto; afugentem-se os animais de debaixo dela e as aves, dos seus ramos. Mas a cepa, com as raízes, deixai na terra, atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo. Seja ela molhada do orvalho do céu, e a sua porção seja, com os animais, a erva da terra. Mude-se-lhe o coração, para que não seja mais coração de homem, e lhe seja dado coração de animal; e passem sobre ela sete tempos. Esta sentença é por decreto dos vigilantes, e esta ordem, por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens; e o dá a quem quer e até ao mais humilde dos homens constitui sobre eles. Isto vi eu, rei Nabucodonosor, em sonhos. Tu, pois, ó Beltessazar, dize a interpretação, porquanto todos os sábios do meu reino não me puderam fazer saber a interpretação, mas tu podes; pois há em ti o espírito dos deuses santos.
Então, Daniel, cujo nome era Beltessazar, esteve atônito por algum tempo, e os seus pensamentos o turbavam. Então, lhe falou o rei e disse: Beltessazar, não te perturbe o sonho, nem a sua interpretação. Respondeu Beltessazar e disse: Senhor meu, o sonho seja contra os que te têm ódio, e a sua interpretação, para os teus inimigos. A árvore que viste, que cresceu e se tornou forte, cuja altura chegou até ao céu, e que foi vista por toda a terra, cuja folhagem era formosa, e o seu fruto, abundante, e em que para todos havia sustento, debaixo da qual os animais do campo achavam sombra, e em cujos ramos as aves do céu faziam morada, és tu, ó rei, que cresceste e vieste a ser forte; a tua grandeza cresceu e chega até ao céu, e o teu domínio, até à extremidade da terra. Quanto ao que viu o rei, um vigilante, um santo, que descia do céu e que dizia: Cortai a árvore e destruí-a, mas a cepa com as raízes deixai na terra, atada com cadeias de ferro e de bronze, na erva do campo; seja ela molhada do orvalho do céu, e a sua porção seja com os animais do campo, até que passem sobre ela sete tempos, esta é a interpretação, ó rei, e este é o decreto do Altíssimo, que virá contra o rei, meu senhor: serás expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo, e dar-te-ão a comer ervas como aos bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti, até que conheças que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer. Quanto ao que foi dito, que se deixasse a cepa da árvore com as suas raízes, o teu reino tornará a ser teu, depois que tiveres conhecido que o céu domina. Portanto, ó rei, aceita o meu conselho e põe termo, pela justiça, em teus pecados e em tuas iniquidades, usando de misericórdia para com os pobres; e talvez se prolongue a tua tranquilidade.
Todas estas coisas sobrevieram ao rei Nabucodonosor. Ao cabo de doze meses, passeando sobre o palácio real da cidade de Babilônia, falou o rei e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade? Falava ainda o rei quando desceu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Já passou de ti o reino. Serás expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; e far-te-ão comer ervas como os bois, e passar-se-ão sete tempos por cima de ti, até que aprendas que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer. No mesmo instante, se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor; e foi expulso de entre os homens e passou a comer erva como os bois, o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceram os cabelos como as penas da águia, e as suas unhas, como as das aves.
Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? Tão logo me tornou a vir o entendimento, também, para a dignidade do meu reino, tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes; fui restabelecido no meu reino, e a mim se me ajuntou extraordinária grandeza. Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba.
A Graça Comum, O Sofrimento Humano e a Graça Especial
Contexto e explicação do capítulo:
“O capítulo quatro apresenta o segundo sonho de Nabucodonosor. No sonho, o rei viu uma grande árvore frondosa e então um mensageiro desceu do céu e ordenou que a árvore fosse cortada. Daniel interpretou o sonho para o rei, declarando que a árvore representava o próprio Nabucodonosor e que sua queda simbolizava um período de insanidade de sete anos que ele iria enfrentar. O capítulo conclui falando desta condição que sobreveio ao grande homem, sua conversão ao Senhor e da honra resultante que ele atribuiu ao Deus do céu após sua restauração à saúde mental normal.”
Esse capítulo começa com uma profissão de Fé Fake, passa por uma fase de sofrimento e termina com uma Profissão de Fé verdadeira!!!!!!

A) A profissão de Fé vazia - Retrata a Graça Comum

B) A humilhação e a dor - Retrata a realidade da humanidade

C) A profissão de Fé cheia de vida - Retrata a Graça Especial

………….
Dn 4.1-3 Todos podem anunciar o evangelho!!!!!!!
** Conhecer a verdade não é o mesmo que crer na verdade
_____________________________
O CONHECIMENTO POR SI SÓ NÃO SALVA (Conhecimento, graça comum)
1º Vemos aqui em Dn 4.1-3 Um rei ímpio, soberbo, assassino, anunciando…….. O rei ímpio como arauto do evangelho!!!!!! Profissão de fé fake
Dn 4.1-3 1 O rei Nabucodonosor a todos os povos, nações e homens de todas as línguas, que habitam em toda a terra: Paz vos seja multiplicada! 2 Pareceu-me bem fazer conhecidos os sinais e maravilhas que Deus, o Altíssimo, tem feito para comigo. 3 Quão grandes são os seus sinais, e quão poderosas, as suas maravilhas! O seu reino é reino sempiterno, e o seu domínio, de geração em geração.”
              * Pessoas conhecem o evangelho mas não tem o poder do evangelho….
              * O poder do evangelho traz impacto em sua vida pessoal…..
              * NÃO BASTA SABER QUE DEUS EXISTE, MAS CRÊR NA VERDADE E PRATICA-LA
Sl 37.7-8 ”7  Descansa no Senhor e espera nele,
não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho,
por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.
8  Deixa a ira, abandona o furor;
não te impacientes; certamente, isso acabará mal.”
As pessoas na maioria das vezes, não precisam de mais informação verdadeira sobre Deus ou sobre o que ele diz; precisamos de mais verdade transformadora. 
Isso acontece quando não apenas ouvimos o que Deus diz, mas também o enxergamos como nosso salvador…..
A Bíblia nos diz que é a incredulidade, e não a falta de conhecimento, que nos impede de experimentar a verdade do que Deus diz. 
Uma coisa é ler o Sl 23 e conhecer tudo sobre ele e outra é ler crendo nele….. O CONHECIMENTO PODE ATÉ TE AFASTAR DE DEUS!!!!!!!!
               * Satanás sabe muitas verdades sobre Deus, mas não acredita. Aprender a verdade não nos transformará, mas acreditar nela, sim.
               * Jesus disse aos seus seguidores que a obra que Deus deseja de nós é crer (Jo 6.28–29)
Jo 6.28-29 28 Dirigiram-se, pois, a ele, perguntando: Que faremos para realizar as obras de Deus? 29 Respondeu-lhes Jesus: A obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado.”.
___________________________
O CONHECIMENTO POR SI SÓ NÃO SALVA
2º Na maioria das vezes o sofrimento antecede a transformação
O sofrimento nos humilha!!!!
Dn 4.4,5   DERREPENTE AS COISAS MUDAM!!!!!!!!! DE UMA HORA PARA A OUTRA…… AS NOTÍCIAS CHEGAM!!!!!
Dn 4.4-5 4 Eu, Nabucodonosor, estava tranquilo em minha casa e feliz no meu palácio. 5 Tive um sonho, que me espantou; e, quando estava no meu leito, os pensamentos e as visões da minha cabeça me turbaram”
Deus Usa Crentes como Veículo de Salvação VOCÊ FAZ A DIFERENÇA!
2º Vemos aqui em Dn 4.9 que Vc cristão, é a esperança do incrédulo!! 
Dn 4.9 “9 Beltessazar, chefe dos magos, eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos, e nenhum mistério te é difícil; eis as visões do sonho que eu tive; dize-me a sua interpretação”
A ação de Deus na vida de Daniel, resplandeceu para o mundo…….
Quando eu termino o culto eu invoco a presença de Deus sobre a igreja para que onde vc for a presença de Deus seja manifesta através da sua vida!!!!!!!
Dn 4.18 18 Isto vi eu, rei Nabucodonosor, em sonhos. Tu, pois, ó Beltessazar, dize a interpretação, porquanto todos os sábios do meu reino não me puderam fazer saber a interpretação, mas tu podes; pois há em ti o espírito dos deuses santos.”
                         
+++++. Quando a angustia vem, normalmente é Deus quebrantando corações!!!!! As vezes até conosco que somos convertidos….
                                                
_________________________
O CONHECIMENTO POR SI SÓ NÃO SALVA
O Sofrimento Antecede a transformação
3º Pessoas transformadas Por Deus, São pessoas usadas por Deus.
CHEIAS DO PODER DE DEUS, E O QUE SIGNIFICA ISSO?
3º Deus usa homens humildes e misericordiosos……
Quanto mais cheio de Deus, menos sobrenatural e mais natural se é….. Mais parecido com gente se é…….
Dn 4.19 19 Então, Daniel, cujo nome era Beltessazar, esteve atônito por algum tempo, e os seus pensamentos o turbavam. Então, lhe falou o rei e disse: Beltessazar, não te perturbe o sonho, nem a sua interpretação. Respondeu Beltessazar e disse: Senhor meu, o sonho seja contra os que te têm ódio, e a sua interpretação, para os teus inimigos”
Impressionante a visão de Daniel sobre o que iria acontecer com Nabucodonosor……….
Daniel não sentiu raiva, apesar de o rei estar causando um grande mal ao povo de Deus, apesar de o rei estar causando um grande mal a ele mesmo, Daniel teve misericórdia do Rei…….
Ele queria o bem de seu inimigo!!!!!!! Jesus diz:
Mat 5.43-45 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.”
***** Quando nós mudamos nossa óptica sobre as pessoas que nos perseguem, nós conseguimos perdoar!!!!
Quem te faz mal está precisando de Deus!!!!! Poderia ser vc sem Deus atacando alguém!!!!! Temos esta capacidade também!!!!!
___________________________
O CONHECIMENTO POR SI SÓ NÃO SALVA
O Sofrimento Antecede a transformação
Pessoas transformadas Por Deus, São pessoas usadas por Deus.
 4º Deus nos Usa Para Pregar o Evangelho
4º Dn 4.27 Eis aqui o conteúdo da msg, o conteúdo do evangelho !!!!!!!
Dn 4.27 27 Portanto, ó rei, aceita o meu conselho e põe termo, pela justiça, em teus pecados e em tuas iniquidades, usando de misericórdia para com os pobres; e talvez se prolongue a tua tranquilidade.”
REI, SE ARREPENDA E MUDE DE VIDA!!!!!!!!
Não adianta se arrepender e continuar no pecado!!!!!!!!!
                     “”Note que todo ministro de Deus deve seguir o exemplo de Daniel, que NÃO SÓ EXPÔS SEU SONHO A NABUCODONOSSOR, mas também o exortou ao ARREPENDIMENTO
Os ministros de Deus não são chamados para aliviar as pessoas em seus pecados, como que assentando tijolos com uma argamassa ruim, nem tampouco são chamados a expor as aplicação.
Muita motivação traz frustração
Um ímpio não pode passar muito tempo na Igreja que prega o evangelho, sem se sentir incomodado……….
MUDANÇA DE HÁBITO…………ZAQUEU!!!!!!
A graça nos incomoda…..!!!!!
_______________________________
RECAPITULANDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO
O CONHECIMENTO POR SI SÓ NÃO SALVA
O Sofrimento Antecede a transformação
Pessoas transformadas Por Deus, São pessoas usadas por Deus.
 Deus nos Usa Para Pregar o Evangelho
O Sofrimento Vem Pelo Nosso Pecado (Soberba)
5º Todos esses sentimentos vieram sobre o Rei
Dn 4.28-33 28 Todas estas coisas sobrevieram ao rei Nabucodonosor. 29 Ao cabo de doze meses, passeando sobre o palácio real da cidade de Babilônia, 30 falou o rei e disse: Não é esta a grande Babilônia que eu edifiquei para a casa real, com o meu grandioso poder e para glória da minha majestade? 31 Falava ainda o rei quando desceu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Já passou de ti o reino. 32 Serás expulso de entre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; e far-te-ão comer ervas como os bois, e passar-se-ão sete tempos por cima de ti, até que aprendas que o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens e o dá a quem quer. 33 No mesmo instante, se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor; e foi expulso de entre os homens e passou a comer erva como os bois, o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceram os cabelos como as penas da águia, e as suas unhas, como as das aves.”
Meus irmãos, as vezes nós sofremos muitas vezes por causa do nosso orgulho!!!!!!!
Deus envia então juízo para causar arrependimento…..
Nosso coração nos leva ao sofrimento!!!!!!
_____________________________
O CONHECIMENTO POR SI SÓ NÃO SALVA
O Sofrimento Antecede a transformação
Pessoas transformadas Por Deus, São pessoas usadas por Deus.
Deus nos Usa Para Pregar o Evangelho
O Sofrimento Vem Pelo Nosso Pecado (Soberba)
6º A Salvação e Uma Vida Transformada
6º Todo sofrimento tem seu início, mas tbm tem seu Fim!!!!!! O FIM DO SOFRIMENTO ESTÁ EM DEUS!!!!!!
Dn 4. 34
PARA TRAZER O REI, DEUS COLOCOU UM CRENTE EM SEU CAMINHO!!!!!!
ELE CONFESSA
Dn 4.34 Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.”
Ele agora tem Deus!!!!!!  
Agora não é mais o Deus dos outros!!!!!
É Deus na primeira pessoa!!!!! GLORIFICAREI, EXALTAREI, LOUVAREI, BENDIREI, ETC
ELE RECONHECE A SOBERANIA
Dn 4. 35 35 Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?”
O domínio agora não é mais de um rei soberbo, mas de um rei dominado por um Deus soberano
ELE É RESTAURADO E TESTEMUNHA A RESTAURAÇÃO.
Dn 4.36 36 Tão logo me tornou a vir o entendimento, também, para a dignidade do meu reino, tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes; fui restabelecido no meu reino, e a mim se me ajuntou extraordinária grandeza.”
Testemunho e evangelismo sua msg sua vida!!!!!!!! AUTORIDADE
ADORA E CUMPRE O CHAMADO
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.