FALE A VERDADE! Êxodo 20.16

Dez Mandamentos  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 1 view

Quando falo a verdade, eu honro a Deus, pois o nosso Deus é o Deus da verdade.

Notes
Transcript
Grande ideia: Quando falo a verdade, eu honro a Deus, pois o nosso Deus é o Deus da verdade.
Psalm 31:5 NAA
Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me remiste, Senhor, Deus da verdade.
Numbers 23:19 NAA
Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que mude de ideia. Será que, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?
Isaiah 65:16 NAA
Assim, quem quiser ser abençoado na terra, será abençoado pelo Deus da verdade; e quem jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade. Porque as angústias passadas serão esquecidas e ficarão escondidas dos meus olhos.”
Cada mentira que você conta, considere que o diabo se senta sobre sua língua, sopra falsidade em seu coração, e transforma suas palavras e pronúncias em engano.
Ezekiel Hopkins
O coração humano tem tantos recessos para a vaidade, tantos lugares à espreita para a falsidade, está tão envolto em fraudes e hipocrisia, que muitas vezes se engana.
João Calvino
Matthew 5:33–37 NAA
— Vocês também ouviram o que foi dito aos antigos: “Não faça juramento falso, mas cumpra rigorosamente para com o Senhor o que você jurou.” Eu, porém, lhes digo: não jurem de modo nenhum; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser a cidade do grande Rei. Não jure pela sua cabeça, porque você não pode fazer com que um só cabelo fique branco ou preto. Que a palavra de vocês seja: Sim, sim; não, não. O que passar disto vem do Maligno.
Dietrich Bonhoeffer:
O juramento é a prova da existência da mentira no mundo. Não tivesse o ser humano a possibilidade de mentir, o juramento seria desnecessário. Assim, o juramento é um entrave à mentira e, ao mesmo tempo, um fomento; se soemnte o juramento é garantia da veracidade última, a mentira recebe ceto espaço na vida, tem certo direito de ser. A lei do Antigo Testamento recusa a mentira pelo juramento. Jesus, porém, recusa a mentira pOela proibição do juramento. Aqui e lá a intenção é a mesma: a destruição da mentira. O Antigo Testamento havia combatido a mentira com o juramento, mas a mentira se apossara do juramento colocando-o a seu próprio serviço. Com o próprio juramento, a mentira assegurou seu direito de ser. Assim, pois, Jesus tem que atacar a mentira em seu esconderijo, no juramento. O juramento precisa ser eliminado, porque se transformou em baluarte da mentira.
112.O que se exige no nono mandamento?
R. Que eu não devo levantar falso testemunho contra ninguém, nem distorcer as palavras de ninguém, não fazer fofoca nem difamar, não condenar nem me ajuntar com ninguém para condenar a outrem precipitadamente e sem o ter ouvido.1 Antes devo repudiar toda mentira e engano, obras próprias do diabo, para não trazer sobre mim a pesada ira de Deus.2 No tribunal ou em qualquer outro lugar eu devo amar à verdade,3 dizê-la e confessá-la com honestidade e fazer tudo o que puder para defender e promover a honra e a reputação do meu próximo.4
Leviticus 19:11–12 NAA
— Não furtem, não mintam, nem usem de falsidade uns com os outros. Não façam juramentos falsos pelo meu nome, pois vocês estariam profanando o nome do seu Deus. Eu sou o Senhor.
Psalm 15:1–3 NAA
Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que vive com integridade, que pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; aquele que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho;
Proverbs 12:22 NAA
O Senhor detesta lábios mentirosos, mas aqueles que praticam a verdade são o seu prazer.
Proverbs 13:5 NAA
O justo odeia a mentira, mas o ímpio traz vergonha e desonra.
Proverbs 19:5 NAA
A falsa testemunha não ficará impune, e o que profere mentiras não escapará.
Proverbs 19:9 NAA
A falsa testemunha não ficará impune, e o que profere mentiras perecerá.
Proverbs 21:28 NAA
A testemunha falsa perecerá, mas quem sabe ouvir falará sem ser contestado.
Matthew 7:1 NAA
— Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
Luke 6:37 NAA
— Não julguem e vocês não serão julgados; não condenem e vocês não serão condenados; perdoem e serão perdoados;
John 8:44 NAA
Vocês são do diabo, que é o pai de vocês, e querem satisfazer os desejos dele. Ele foi assassino desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
Revelation 21:8 NAA
Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos imorais, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que está queimando com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
Ephesians 4:25 NAA
Por isso, deixando a mentira, que cada um fale a verdade com o seu próximo, porque somos membros do mesmo corpo.
Leo G. Cox:
Enquanto que o roubo nos priva da propriedade, a conduta da falsa testemunha nos rouba da boa reputação. Seja no tribunal ou em outro lugar, nossa palavra sempre deve ser verdadeira. Não devemos divulgar um relato até que verifiquemos sua veracidade. A repetição da fofoca é imoral; antes de falar devemos averiguar a correção do que dizemos. Há ocasiões em que mesmo a informação verdadeira não deve ser propagada, não temos a obrigação de anunciar a todos o que sabemos que é a verdade. Mas quando falarmos, até onde sabemos, sempre devemos dizer a verdade.
1. O testemunho de proteção à honra. (v. 16)
(a) “Não dizer falso testemunho contra o próximo”:
Em 2005, o filósofo americano David Livingstone Smith (diretor do Instituto de Ciência Cognitiva e Psicologia Evolutiva da Universidade de New England, nos Estados Unidos) lançou um livro chocante: “Por que Mentimos – Os Fundamentos Biológicos e Psicológicos da Mentira” (Editora Campus/Elsevier).
Em entrevista à Revista Veja (18/10/2006) ele afirmou o seguinte:
Somos programados para enganar desde os primórdios da humanidade. Seja para nos proteger, seja para levar vantagem. Quem mente com desenvoltura pode até sobressair entre os demais, pois a mentira traz vantagens indiscutíveis. Bons mentirosos são mais populares e bem-sucedidos. Têm mais status social e melhores salários. O exemplo clássico é o de alguns líderes e políticos, que mentem por profissão e continuam tendo o ouvido de milhares de pessoas. O motivo? A dissimulação é parte da vida em sociedade.
Exodus 23:1–3 NAA
— Não espalhe notícias falsas e não entre em acordo com o ímpio, para ser testemunha maldosa. Não siga a multidão para fazer o mal e, num processo, não deponha com a maioria, para torcer a justiça. Não seja parcial nem mesmo com o pobre nas suas demandas.
(b) Isso envolve o zelar do bom nome do nosso irmão.
John Gill: Requer que se tenha cuidado com a boa reputação do nosso próprio nome e do nosso próximo, que é melhor do que o óleo precioso; que se fale a verdade cada um com o seu próximo, quer seja em conversa particular ou, especialmente, em julgamento público.
Ecclesiastes 7:1 NAA
A boa fama é melhor do que um bom perfume, e o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento.
Zechariah 8:16 NAA
Eis as coisas que vocês devem fazer: Que cada um fale a verdade com o seu próximo. Nos tribunais, julguem com justiça, segundo a verdade, em favor da paz.
(c) Lutero:
Assim temos agora a suma e o sentido geral desse mandamento: que ninguém deve causar dano ao próximo com a língua, quer se trate de amigo, quer de inimigo, nem deve falar mal dele, pouco importa se é verdade ou mentira, a menos que deseja decorrência de mandato ou vise a melhorar. Cumpre, ao contrário, fazer uso da língua para falar o melhor a respeito de todos, encobrir seus pecados e fragilidades, escusá-los e os embelezar e velar com sua honra.
(d) Temos de estar atentos em relação à origem e o fim dos mentirosos.
John 8:44 NAA
Vocês são do diabo, que é o pai de vocês, e querem satisfazer os desejos dele. Ele foi assassino desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
Revelation 21:8 NAA
Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos imorais, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que está queimando com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.
(e) Segue a orientação paulina:
Ephesians 4:25 NAA
Por isso, deixando a mentira, que cada um fale a verdade com o seu próximo, porque somos membros do mesmo corpo.
(f) Temos de defender a qualquer custo a verdade.
Devemos estar profundamente comprometidos com a verdade. Ela deve ser defendida, e proclamada de forma amorosa e humilde, quer pela palavra, quer, principalmente, pela nossa perspectiva do mundo que se materialize em nossas ações. (Jd 3,22,23).
Portanto, não podemos simplesmente ignorar as influências de nosso meio, como sabiamente nos alerta MacArthur:
A igreja jamais manifestará seu poder na sociedade, se não recuperar um amor ardente pela verdade e aversão à mentira. O verdadeiro crente não pode fechar os olhos ou negligenciar as influências anticristãs em seu meio, esperando desfrutar das bênçãos de Deus.
Jude 3 NAA
Amados, quando eu me empenhava para escrever-lhes a respeito da salvação que temos em comum, senti que era necessário corresponder-me com vocês, para exortá-los a lutar pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos.
Jude 22–23 NAA
E tenham compaixão de alguns que estão em dúvida; salvem outros, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sejam também compassivos, mas com temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.
2. Outras aplicações:
(a) A verdade tem de ser a sua marca registrada. Não existe mais de uma verdade. O cristão tem um compromisso com a verdade.
Proverbs 18:8 NAA
As palavras do difamador são comida fina, que desce para o mais interior do ventre.
Proverbs 6:16–19 NAA
Seis coisas o Senhor Deus odeia, e uma sétima a sua alma detesta: olhos cheios de orgulho, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que faz planos perversos, pés que se apressam a fazer o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia discórdia entre irmãos.
(b) Não difame o seu próximo. Lembre-se que liberdade de expressão não é base para sair criticando as pessoas livremente.
Ephesians 4:29 NAA
Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.
Ilustr.:
Marcos Monteiro, PIB em Fortaleza, 5/11/2021
Quanto mais velho fico, mais reconheço o valor da liberdade de opinião. Todos os regimes totalitários, de direita e de esquerda, têm em comum esta característica: a repressão à liberdade de expressão.
Assusta-me que em um país democrático como o Brasil haja um movimento crescente para punir os que pensam diferente, dos que detém o poder dos principais meios de comunicação, no que diz respeito a moral sexual.
Cada um tem o direito de escolher viver sob as leis de Deus ou ignorá-las. Deus concede ao ser humano até o direito de se rebelar e não aceitar o corpo que o Criador lhe concedeu. Porém, Ele deixa bem claro que aquele que escolhe seguir por este caminho deve arcar com as consequências de sua escolha. Uma destas consequências é tornar-se alvo de questionamentos e até críticas.
Vivemos em uma sociedade melindrosa. Quem recebe uma crítica não a considera como crítica, mas como ofensa.
Jamais devemos matar, perseguir, agir com violência e tentar calar a todo o custo os que optam por desobedecer ao que está determinado por Deus em Sua lei. Não temos este direito e nem desejamos tê-lo. Afinal, nenhuma conquista com base na violência física é legítima. Quando o cristianismo enveredou por este caminho traiu sua vocação original.
O respeito à integridade física que desejo para mim, de igual modo defendo para os que pensam diametralmente o oposto do que creio.
Por que somente um grupo tem o direito de expor suas ideias e o outro tem que ficar calado e aceitar tudo passivamente, discordando apenas mentalmente?
Respeitar o direito dos que pensam diferente de mim não é ficar em silêncio porque sou proibido por uma lei humana de expressar o meu ponto de vista. Creio ser possível discordar respeitosamente. Ser tolerante não é o mesmo que ficar amordaçado.
Os limites à liberdade de expressão são ultrapassados quando invento ou compartilho mentiras deliberadas, calúnias e difamação.
Pratico o abuso da liberdade de expressão se xingo, se uso palavrões, se qualifico o outro como um ser humano desprezível ou inferior, porque pensa e age diferente de mim.
Somos desafiados por nosso Mestre a amar a todos. Mas, amar não significa “passar a mão na cabeça” e concordar com o comportamento do outro. Não é um ato de amor ficar em silêncio diante de algo que, com base nas Escrituras, julgamos ser um erro.
Que Deus me ajude a expressar os meus pontos de vista, firmados em Sua revelação, sem agressões gratuitas, mas com firmeza e elegância.
Que a tolerância tão defendida pelos que pensam diferente de mim seja uma via de mão dupla.
Que as leis dos homens, que frequentemente estão em confronto com a Lei de Deus, ao menos me garantam o direito de expressar minhas inquietações, opiniões e críticas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more