O que acontece quando Jesus chega

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 153 views
Notes
Transcript

O que acontece quando Jesus chega

Marcos 9.14–29 (BSAS21)
Quando chegaram onde estavam os outros discípulos, viram ao redor deles uma grande multidão, e alguns escribas discutindo com eles.
E logo toda a multidão, vendo Jesus, ficou muito surpresa; e todos correram na direção dele e o cumprimentaram.
E Jesus lhes perguntou: O que estais discutindo?
E alguém dentre a multidão lhe respondeu: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo.
Onde quer que o apanhe, provoca-lhe convulsões, de modo que ele espuma pela boca, range os dentes e começa a se enrijecer. Pedi aos teus discípulos que o expulsassem, mas eles não conseguiram.
E Jesus lhes respondeu: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei-me o menino.
Então eles o trouxeram. Ao ver Jesus, o espírito imediatamente provocou-lhe uma convulsão, e o endemoninhado, caindo ao chão, rolava, espumando pela boca.
Jesus perguntou ao pai dele: Há quanto tempo isso lhe acontece? Ele respondeu: Desde a infância.
E muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para destruí-lo. Mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.
Ao que lhe disse Jesus: Se podes? Tudo é possível ao que crê.
Imediatamente o pai do menino clamou: Eu creio! Ajuda-me na minha incredulidade.
Vendo que a multidão, correndo, aglomerava-se, Jesus repreendeu o espírito impuro, dizendo: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele e nunca mais entres nele.
Então o espírito saiu, gritando e agitando-o muito. O menino ficou como se estivesse morto, de modo que muitos diziam: Ele morreu.
Mas Jesus, tomando-o pela mão, levantou-o, e ele ficou em pé.
Quando entrou em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não conseguimos expulsá-lo?
Ele lhes respondeu: Essa espécienão sai a não ser pela oração [e jejum].
Introdução: Quando Jesus chega a algum lugar ou na vida de alguém, coisas novas acontecem 2Coríntios 5.17 “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas velhas já passaram, e surgiram coisas novas.”
Esta transformação divide a vida das pessoas em ‘antes e depois’ de conhecer a Jesus. Todo testemunho de conversão traz esta característica de mudança de vida.
A presença de Jesus tem poder de realizar o extraordinário, mover o sobrenatural fazer o que ninguém pode fazer. Porque quando Jesus chega, TUDO MUDA, TUDO TRANSFORMA.
O que você precisa saber é que, se você for ao encontro de Jesus, Ele sabe exatamente o que você está vivendo, mesmo que pareça algo inalcançável, físico ou espiritual.
João 3.8b diz:
“Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.”
Saiba que tudo está ao alcance de Jesus.
Ele pode transformar sua família, sua história; nenhum mal consegue resistir a presença de Jesus.
Ele tem todo poder nos céus, na terra e debaixo da terra. Ele está no controle de tudo que existe. Seus olhos estão atentos a tudo que você está passando.

O que aconteceu quando Jesus entrou em sua vida?

Quando Jesus chega acontece:

1- Onde Jesus chega acaba a confusão: v.17-19

Marcos 9.17–19 (BSAS21)
E alguém dentre a multidão lhe respondeu: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo.
Onde quer que o apanhe, provoca-lhe convulsões, de modo que ele espuma pela boca, range os dentes e começa a se enrijecer. Pedi aos teus discípulos que o expulsassem, mas eles não conseguiram.
E Jesus lhes respondeu: Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Trazei-me o menino.
Os discípulos, fariseus e pessoas do povo discutiam o problema de um jovem perturbado sem resolver o problema. Aquele lugar estava acontecendo uma confusão quando Jesus chegou, mas depois da chegada do mestre tudo foi transformado. Acabou a confusão.
Quando colocamos Jesus em nossas vidas ele acalma o nosso coração e dissipa toda confusão em nossa vida, em nossa família, em nosso trabalho, em nossa igreja. O que muita das vezes nos atrapalha é a nossa falta de fé. Ó geração incrédula.
A bíblia nos apresenta outras situações que Jesus também acabou com a confusão:
-a tempestade que Jesus acalmou Marcos 4.35–41“Tarde naquele dia, Jesus lhes disse: Passemos para o outro lado. E, deixando a multidão, eles o levaram consigo no barco, assim como estava. Outros barcos o seguiam. Levantou-se então um grande vendaval, e as ondas arremessavam-se contra o barco, de modo que ele já estava inundando. Jesus, porém, estava na popa, dormindo sobre uma almofada. Os discípulos o despertaram e lhe perguntaram: Mestre, não te importas que pereçamos? E, levantando-se, ele repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te! Aquieta-te! E o vento cessou, e fez-se grande calmaria. Então lhes perguntou: Por que estais tão amedrontados? Ainda não tendes fé? Eles ficaram apavorados e diziam uns aos outros: Quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?”
- a ressurreição do filho da viúva de Naim Lucas 7.11–17“Pouco depois ele seguiu viagem para uma cidade chamada Naim; e seus discípulos e uma grande multidão o seguiam. Quando chegou perto da porta da cidade, estavam levando para fora um morto, filho único de uma viúva; e uma grande multidão da cidade o acompanhava. Logo que a viu, o Senhor se encheu de compaixão por ela e disse-lhe: Não chores. Aproximando-se, Jesus tocou no caixão e, ao pararem os que o levavam, ele disse: Moço, eu te digo: Levanta-te. O que estivera morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Então o medo dominou a todos; e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo. E essa notícia propagou-se por toda a Judeia e por toda a região ao redor.”
- a cura do cego Bartimeu em Jericó Marcos 10.46–52“E foram para Jericó. Quando ele, seus discípulos e uma grande multidão saíam de Jericó, junto do caminho estava sentado um mendigo cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. Quando ouviu que era Jesus Nazareno, ele começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Muitos o repreendiam para que se calasse, mas ele gritava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim! Jesus parou e disse: Chamai-o. Chamaram o cego, dizendo-lhe: Coragem! Levanta-te, ele está te chamando! Lançando de si a sua capa, levantou-se de um salto e dirigiu-se a Jesus. E Jesus lhe perguntou: Que queres que te faça? O cego respondeu: Mestre, que eu volte a ver. Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. Imediatamente ele recuperou a visão e foi seguindo Jesus pelo caminho.”
- a cura da mulher do fluxo de sangue Marcos 5.21–34“Quando Jesus voltou de barco para o outro lado, estando à beira-mar, uma grande multidão aglomerou-se perto dele. Então chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo, e logo que viu Jesus, prostrou-se aos seus pés, e lhe rogava com insistência: Minha filhinha está prestes a morrer; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que seja curada e viva. E Jesus foi com ele. Estava ali uma certa mulher que por doze anos sofria de uma hemorragia. Ela havia sofrido muito nas mãos de vários médicos, tendo gastado tudo quanto possuía, sem obter melhora alguma; pelo contrário, piorava. Tendo ouvido a respeito de Jesus, veio por trás dele, no meio da multidão, e tocou-lhe o manto, pois pensava: Se tão somente tocar-lhe as vestes, serei curada. Sua hemorragia estancou imediatamente, e ela sentiu no corpo que já estava curada do seu mal. Jesus logo percebeu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem tocou as minhas roupas? Os seus discípulos lhe disseram: V…”
- a ressureição da filha de Jairo Marcos 5. 36-53
Aonde Jesus chega clareia e ilumina tudo!

2- Quando Jesus chega vem a solução pela a FÉ: v. 20-24

Marcos 9.20–24 (BSAS21)
Então eles o trouxeram. Ao ver Jesus, o espírito imediatamente provocou-lhe uma convulsão, e o endemoninhado, caindo ao chão, rolava, espumando pela boca.
Jesus perguntou ao pai dele: Há quanto tempo isso lhe acontece? Ele respondeu: Desde a infância.
E muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para destruí-lo. Mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.
Ao que lhe disse Jesus: Se podes? Tudo é possível ao que crê.
Imediatamente o pai do menino clamou: Eu creio! Ajuda-me na minha incredulidade.
O pai do jovem reconheceu sua fraqueza diante de Jesus e declarou sua fé no Senhor, o único que tinha a solução para seu problema.
O mundo só apresenta resultados apontando o problema e não a solução do mesmo. Jesus não aponta o problema e sim a solução. Ele mesmo é a solução como “caminho, verdade e a vida” (João 14.6).
Você se lembra de algum momento momento em sua vida que a sua fé mudou o cenário que você estava vivendo e passando?
Outras situações que Jesus mostrou a solução quando todos apontavam o problema foram:
- a transformação de água em vinho João 2.1–8 “Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galileia. E a mãe de Jesus estava ali; Jesus e seus discípulos também foram convidados para o casamento. E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Jesus lhe respondeu: Mulher, que tenho eu contigo? A minha hora ainda não chegou. Então sua mãe disse aos atendentes: Fazei tudo o que ele vos disser. Perto dali havia seis talhas de pedra, usadas para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam entre oitenta e cento e vinte litros. Jesus lhes ordenou: Enchei de água as talhas. E eles as encheram completamente. Então lhes disse: Tirai agora um pouco e levai ao responsável pela festa. E eles assim fizeram.”
- a cura do servo do centurião Mateus 8.5–13 “Assim que Jesus entrou em Cafarnaum, um centurião aproximou-se dele rogando: Senhor, o meu servo está em casa, deitado, paralítico e sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei e o curarei. O centurião, porém, lhe respondeu: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu teto; mas somente dize uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito à autoridade e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele faz. Ouvindo isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que não encontrei ninguém com tamanha fé em Israel. Também vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no reino do céu; mas os cidadãos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Então disse Jesus ao centurião: Vai, e te seja feito conforme creste. E naquela mesma hora o seu servo foi curado.”
- a cura da mulher siro-fenícia Lucas 7.24–30 “E, quando os mensageiros de João se retiraram, Jesus começou a dizer às multidões a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Mas, que fostes ver? Um homem trajado de roupas finas? Os que se vestem com pompa e vivem no luxo estão nos palácios dos reis. Mas, que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo, muito mais que profeta. Este é aquele sobre quem está escrito: Estou enviando à tua frente o meu mensageiro, que preparará adiante de ti o teu caminho. Pois eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, não há outro maior que João; mas o menor no reino de Deus é maior que ele. E todo o povo que o ouviu, até mesmo os publicanos, reconheceram a justiça de Deus e receberam o batismo de João. Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o plano de Deus para si mesmos, pois não foram batizados por João.”
- a cura do leproso em Cafarnaum Marcos 1.40–45 “Aproximou-se dele um leproso, que lhe suplicou, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me. Jesus, movido por compaixão, estendeu a mão, tocou-o e disse: Quero; fica purificado. Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou purificado. E, advertindo-o severamente, Jesus logo o mandou embora, dizendo-lhe: Olha, não digas nada a ninguém. Mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para que lhes sirva de testemunho. Ele, porém, saindo dali, começou a tornar público o que havia ocorrido e a divulgá-lo por toda parte. Desse modo, Jesus já não podia entrar abertamente numa cidade, mas ficava fora, em lugares desertos. Mesmo assim, as pessoas iam até ele, vindas de todos os lugares.”
Jesus deu a solução que é a fé, mas estas pessoas tiveram que exercer o que acreditavam, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” Hebreus 11.6.
A solução é Jesus!

3- Jesus mantém a bênção através da oração: v. 25-29

Marcos 9.25–29 (BSAS21)
Vendo que a multidão, correndo, aglomerava-se, Jesus repreendeu o espírito impuro, dizendo: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele e nunca mais entres nele.
Então o espírito saiu, gritando e agitando-o muito. O menino ficou como se estivesse morto, de modo que muitos diziam: Ele morreu.
Mas Jesus, tomando-o pela mão, levantou-o, e ele ficou em pé.
Quando entrou em casa, seus discípulos lhe perguntaram em particular: Por que não conseguimos expulsá-lo?
Ele lhes respondeu: Essa espécienão sai a não ser pela oração [e jejum].
Não adianta Jesus chegar e arrumar tudo e depois voltar a piorar. É como uma pessoa que arruma uma casa e vêm várias outras e bagunçam. Através da oração mantemos tudo bem deixando de ser fracos na fé Tiago 4.8 “Achegai-vos a Deus, e ele se achegará a vós. Pecadores, limpai as mãos, e vós, que sois vacilantes, purificai vosso coração.”
Outras pessoas que Jesus ensinou a manter a bênção através da oração são:
- Pedro no Getsêmani Mateus 26.40 “Voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Vós não pudestes vigiar comigo nem uma hora?”
- Paulo e Silas na prisão Atos dos Apóstolos 16.25 “Por volta de meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.”
- a Igreja no pentecostes (Atos 2).
Deus não quer que vivamos de forma volúvel e inconstantes Tiago 1.6–8 “Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois quem duvida é semelhante à onda do mar, movida e agitada pelo vento. Tal homem não deve pensar que receberá do Senhor alguma coisa, pois vacila e é inconstante em todos os seus caminhos.” . O propósito de Deus para nós e uma restauração permanente em nossas vidas. Depois que conhecemos a Jesus, não precisamos voltar atrás nunca mais.
Persevere na presença de Jesus!

Deixe Jesus transformar sua vida.

CONCLUSÃO
Quando Jesus chega acaba a confusão, vem a solução e continuamos em oração crendo que a vitória é certa em nome de Jesus.

Jesus está chegando em sua vida para transformar tudo!

APLICAÇÃO
Como é precioso, sem medidas o amor de Jesus.
Realmente uma graça incalculável que enfrenta tempestades, lugares, situações adversas para fazer o impossível e o extraordinário por uma pessoa, não medindo esforços, nem tempo.
Quando Jesus chega o que parece morte, Ele da vida. Foi assim com Lazaro, quando já estava quatro dias no túmulo, João 11.39-44, e assim também foi na cidade de Naim, quando uma mãe já estava indo para o cemitério enterrar seu filho e Jesus a encontra no caminho ressuscitando o jovem, Lucas 7.11-17.
Quando Jesus chega, tudo muda, tudo se transforma, mediante seu poder extraordinário.
Não tem tempestade que Jesus não possa acalmar. Ele é aquele que dá a paz para aqueles que o buscam.
Hoje, Jesus pode devolver sua história, restaurando seus sonhos e propósitos em sua vida, então volte e recomece, testemunhe tudo que Jesus fez. Venha para os seus braços de amor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more