Zelando pela Fé (II)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
2Tm 1.6-17
Introdução
1. Vimos que Paulo está no corredor da morte - que Cristo o chamou e enviou - e o alicerce da fé é Cristo, que revelou a identidade divina e manifestou a promessa - a vida eterna.
2. Também vimos que Paulo tinha um coração absolutamente cheio da gratidão por ser uma das pessoas agraciadas pela revelação divina, e pelo serviço que Deus entregou em suas mãos - pregar o evangelho.
3. Vimos que o relacionamento de amigos leais precisam acontecer quando o ensino bíblico é ministrado dentro de casa - Lóide, Eunice e Timóteo - e a lembrança de Paulo, da separação entre eles provocou tristeza e a ponto de Timóteo derramar lágrimas.
I - As razões da admoestação (v.6a)
4. Tudo o que já fizemos não tem um objetivo? Quando um casal que vivia bem se separa por traição - traz um caos na vida das pessoas…Quando casaram existia um horizonte brilhante cheio de planos, mesmo que estivessem longe. Mas existia uma aliança - e a quebra de aliança produz tristeza.
5. Existia um risco - tudo o que esses dois edificaram, levando a salvação poderia ser derrubado por esse momento de dura passagem da igreja. O fracasso diante da situação, além de se demonstrar desonroso, demonstra a fraqueza no relacionamento com Deus. A fraqueza do relacionamento entre os dois discípulos de Cristo. E tudo o que foi experimentado naqueles 15 anos, como pregação do evangelho que se manifestou no poder de Cristo sobre a morte? E a esperança? acabou? e a educação moral da avó e da sua mãe?
II - As admoestações e implicações (v.6b)
6. O termo admoestação significa redirecionar alguém que está caminhando para o perigo antes que caia nele. E as vezes é necessário muita ênfase. Se vc ao chegar em casa, ela está em chamas e vc sabe que o filho está dormindo lá dentro. Qual sua reação?
*Um filho que não é admoestado, geralmente é porque o Pai/mãe não os ama como deveriam. Mas, pode ser que Bíblia não seja a base comportamental da família. Aí quem vai modelar o comportamento dos nossos filhos?
*Filho/a disciplinado/a - respeitará pai e mãe, esposa e marido quando se casarem.
7. Quem é sábio disciplina e ouve a disciplina (Pv. 10.17; 12.1; 13.18; 15.5,10,31,32; 27.5).
8. Paulo em Rm 10.17 - diz que a Fé vem pela pregação da Palavra. E se isso é verdade, então você tem um livro nas mãos que deve ser muito importante também para aprender a viver por ele. Rm12.2E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
9. A admoestação é tão importante que é por meio dessa reação que somos levados ao constrangimento do nosso comportamento errado.
III - Os dons - ministério de Timóteo (v.6c)
10. Reavives o dom que há em ti. Não sabemos quais, mas sabemos que era pastor. Talvez Paulo tivesse em mente o fracasso de Pedro, e os recentes abandonos.
11. A igreja passou por tempos piores e outros com mais descanso. A perseguição nunca parou a igreja, mesmo que existissem abandonos e sofrimentos. Porém, há perigo nesse descanso. É geralmente nesse período que o mundo começa a penetrar na igreja. Aparecem Pastores empreendedores, igreja com foco na diversão. Vive-se o hedonismo - para satisfazer-se.
12. O dons que nos é dado por Deus é sublime e imerecido. E Deus observa o que fazemos com ele. Recebemos cura, milagres que nem mensuramos. E recebemos dons por intermédio da igreja. quando essa pessoa joga pra cima o que recebeu de Deus - não se espera boa coisa. (João 5.14Mais tarde, Jesus o encontrou no templo e lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior).”
13. Se perdemos o emprego por relaxo - Vc acha que Deus que nos deu uma pérola ficará feliz?
IV - espírito de covardia? ou poder, de amor, de moderação? (v.7)
14. O que o Espírito está dizendo? se alguém é covarde a ponto de negar Jesus, ainda não se completou nessa pessoa o conhecimento e a essência do poder de Cristo em sua alma. O espírito em minúsculo significa a sede de discernimento, da sensibilidade e da vontade do homem. Isso tudo é transformado pelo poder de Deus.
15. De poder que é contrário a covardia. A bíblia fala dos covardes que não herdarão o reino dos céus. Daqueles que como cães vomitam a carniça que os alimentava, mas voltaram e comeram o que haviam vomitado. Assim eles também são comparados com a porca, que saiu da lama, ficou limpa, mas voltou para a lama novamente.
16. De amor - Como deixar de amar aquele que morreu para que vc tivesse vida? Se Deus demonstrou seu amor pelo fato de ter Cristo morrido por nós, quando nós ainda éramos pecadores, inimigos - impossível deixar que esse amor se apague.
V - Sofra comigo pelo evangelho, não se envergonhe (v.8b,12)
17. Paulo diz participa comigo dos sofrimentos. Não é para o bem de Paulo, não é somente para ser solidário a Paulo - é a favor do evangelho. Preste atenção - é melhor ter um que dê testemunho, que não negue o dom, do que mil covardes. Porque temos o evangelho hoje? Porque existiu um Paulo, que deu testemunho do amor de Cristo.
18. Saiba - é melhor ter 300 corajosos que 31.700 covardes que fujam da batalha na hora que ela ficar renhida. Existe um bom motivo para sofrer e morrer - o amor de Cristo.
VI - Salvação é graça (v.9)
19. Você só é salvo por graça. Não possuímos nada de bom para oferecer a Deus. Nossas justiças estão sujas. Mas Ele nos salvou e nos chamou, não por alguma obra que fizemos ou deixamos de fazer - mas somos salvos porque assim Ele determinou e aceitou padecer, ser moído.
20. Penso em Abraão que Deus segurou a mão que se levantou com a adaga sobre Isaque. Mas Deus segurou sua própria mão que esmagou Cristo. Porque? Era você e eu que deveríamos ser esmagados pela sua IRA.
VII - A destruição da morte (v.10)
21. A esperança dos salvos fica evidente na ressurreição de Cristo. A vitória sobre a morte é a sua. Ele apareceu para + de 500 irmãos para que eles fossem testemunhas vivas. Você pode perder dinheiro, status, honra por causa do evangelho, espancado por causa do evangelho, perder emprego. Mas se vc perder a amor a quem deu a vida e tomou-a de volta. VC perdeu tudo.
VIII - Mantêm o padrão (v13)
22. O que é manter o padrão? Não seja um cristão de duplo caráter. Tiago escreve que esses não devem pensar que alcançarão alguma coisa de Deus. Vou dar um ex: quando vc está no volante e outro carro passa em velocidade mais alta, a tendência é vc aumentar a sua velocidade. Ex: se vc está num culto com muita gente e as diaconizas passam com aquele coador, geralmente vc fica envergonhado e concretiza o ato do ofertório. Porque muitos de nós não somos constrangidos para fazer isso sem que haja constrangimento externo?
23. Manter o padrão - não seja contaminado pelo que alguém faz ou deixa de fazer. Ser fiel a Deus e à Palavra é ter consciência e convicção do amor de Cristo.
24. Vc crê num galardão que está esperando além desta vida?. Esperamos que sim, e que essa convicção seja real.
25. Guarda o que de Cristo vc já recebeu - a vida eterna
XI - O exemplo de Onesíforo (v.16)
26. Copie e cole o exemplo de Onesíforo - Esse não cedeu às pressões, e sua coragem está relatada no livro de Deus - afaste-se dos Fígelos e Hermógenes.
Related Media
See more
Related Sermons
See more