Filipenses 4.1-3

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Permaneça Firme!

Filipenses 4.1–3 “Portanto, meus amados irmãos, de quem tenho muita saudade, vocês que são a minha alegria e coroa, sim, meus amados, permaneçam, deste modo, firmes no Senhor. Peço a Evódia e peço a Síntique que, no Senhor, tenham o mesmo modo de pensar. E peço também a você, fiel companheiro de jugo, que auxilie essas mulheres, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho, juntamente com Clemente e com os demais cooperadores meus, cujos nomes se encontram no Livro da Vida.
Introd.:
Quantos aqui participam do coral da igreja?
Eu já participei por um tempo, hoje não consigo mais por conta das datas, porém algo me chama muito à atenção quanto assisto as apresentações, diversas pessoas diferentes, alguns instrumentos diferentes, porem todos formam um conjunto incrivel com uma harmonia impressionamente. Claro, cada pessoa tem uma voz diferente, baixos, tenor, soprando, mas todos unidos conseguem entoar uma melodia incrivel.
Agora, imagine se tiver um desentendimento no coral. Um quer cantar de um jeito, outra pessoa uma musica diferente, cada musico toca o instrumento da sua maneira e nao seguindo a partitura. Que confusao seria!
A Igreja também é um coral. Ela é formada por diferentes vozes, diferentes músicos, com diferentes instrumentos. Mas, juntos formam um só coral entoando harmonicamente música de louvor a Cristo.
Acontece que aqui e acolá acontecem conflitos. Como tratá-los?
-Ignoramos e esperamos o tempo tratar?
-Desistimos? Deixamos a igreja, ou a família?
Mensagem
Permaneça firme no Senhor, resolva os conflitos
No último texto (Filipenses 3.12-21), vimos a perspectiva de Paulo enquanto cristão: Servo de Cristo, você está rumando para a pátria celestial.
v. 1 - Na Igreja de Cristo somos amados e encorajados a permanecer firmes no Senhor
Ele exortou os crentes filipenses a que também tivessem essa perspectiva.
“Portanto”
Sendo assim, podemos entender o “Portanto” do cap. 4.1:
“permanecei assim, firmes no Senhor.”
Ou seja, permaneçam firmes rumando para a pátria celestial. Não desanimem, não parem, ou desvie a rota. Permaneçam firmes.
Amados
Paulo os chama de irmãos, diz que tem saudades, diz que eles são sua alegria e coroa e cita que os ama.
Aplic.:
Você está se sentindo solitário? Ninguem me entende, venho na igreja, venho nos jovens, porém ninguem me dá atencao, ninguem sabe pelo o que estou passando.
Ao invés de culpar tudo e todos ao seu redor por isso, talvez seja um bom momento para você refletir qual é a sua atitude que provoca essa situação:
isolamento;
Crítica;
Descontentamento.
Permaneça
Por que essa exortação? Essa não foi a 1a vez que Paulo exortou os filipenses a que permanecessem firmes.
Filipenses 1.27 NAA
Acima de tudo, vivam de modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo até aí para vê-los ou estando ausente, eu ouça a respeito de vocês que estão firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé do evangelho;
Diante de tantas dificuldades que acontecem sobre nós, a fim de nos tirar do caminho da pátria celestial, devemos permanecer firmes! Quer provas?
Externas - Paulo estava preso
internas - Paulo estava chorando por causa dos maus obreiros.
Aplic.:
Você já desanimou da igreja por conta de pessoas da igreja?
Não estou falando de mimimi. Existe uma cultura hoje que não se pode falar nada que as pessoas se magoam.
Falo de pessoas que tem o coração cheio de amargura e descontentamento e tudo o que sai de sua boca é crítica. Crítica o louvor, crítica a iluminação, crítica os jovens, crítica a pregação, etc.
Diante dessas pessoas, somos tentados a desanimar. Talvez vc esteja sendo tentado a pensar: “melhor ficar em casa”. “talvez seja verdade o que essa pessoa está falando, talvez seja melhor eu nem ir no culto hoje”
Mas a recomendação bíblica é: permaneça.
Como?
d. Permaneça firme no Senhor
Para entendermos o “no Senhor” precisamos voltar ao texto anterior:
Filipenses 3.20–21 NAA
Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.
Sendo assim, a exortação de Paulo é que devemos nos manter firmes esperando pelo dia em que Jesus, o Nosso Salvador, virá transformar o nosso corpo em glória e nos levar para a pátria celestial.
O Senhor Jesus é a fonte de poder para permanecermos. É dEle que vem a alegria, a paz, a força necessária para permanecermos até o fim.
2. 2,3 - Enfrente as discórdias
De que modo permanecer firmes? Paulo explica mais especificamente nos versículos seguintes (v.2-9). No estudo de hoje vamos nos deter nos vs. 2 e 3.
Não existe nada mais desastroso para um grupo de pessoas do que o conflito:
-Ela tira a equipe do foco,
-traz desânimo a todos,
-destrói o rendimento e a alegria.
É por isso que Paulo foca tanto na comunhão nessa carta. Vejamos:
-1.5 Paulo afirma que se alegrava com a cooperação dos filipenses na causa do Evangelho.
-1.27 ele os exorta a “permanecer firmes num só espírito, combatendo juntos, com uma só alma, pela fé do Evangelho”.
-2.2 os exorta a ter o “mesmo modo de pensar, o mesmo amor, o mesmo ânimo, pensando a mesma coisa”, assim como Cristo (v. 5).
-2.14 instrui os filipenses a “fazer todas as coisas sem queixa e discórdias”.
-2.25, Paulo menciona com veemência Epafrodito, enfatizando sua comunhão com ele e de Epafrodito para com os Filipenses.
-3.2, Paulo adverte sobre os maus obreiros. Estes causam divisões por introduzir na igreja a confiança nas obras para a salvação, por isso são inimigos da cruz.
4.2- É nesse contexto então, que Paulo menciona duas mulheres: Evódia e Síntique. Quem eram?
v. 3- Eram colaboradoras de Paulo no Evangelho, mas que, por algum motivo que não sabemos, estavam em conflito.
Nesses poucos versos podemos aprender coisas profundas sobre a comunhão:
1) Esteja disposto.
O conflito é um fantasma que assola a Igreja e precisa ser enfrentada, por mais dolorido que possa ser;
Então no momento que vemos algum amigo nosso, outro adolescente que estão brigados um com o outro, devemos ajudar-los a se resolver e se entender novamente.
2) Pode ocorrer entre crentes maduros
“Trabalharam comigo no Evangelho”;
3) O enfrentamento se dá às claras.
Paulo as cita pelo nome. Algumas sensibilidades hoje detestariam isso. Mas a estratégia das trevas é o oculto, o sorrateiro, o coxixo, fofoca, tudo que seja no escondido. Mas a luz denuncia a obra das trevas pela luz. Deixando tudo às claras. Então:
Não mande recados em redes sociais. Aquelas famosas indiretas, quando vc está irritado com alguma pessoa, posta algo na internet falando sobre essa pessoa.
Esses dias, um casal de amigos estão passando por uma dificuldade, eles são namorados. Certo dia, eles brigaram por algo que o menino fez, e a menina postou assim no close friends dela “o amor tudo cre, tudo suporta, tudo espera”
Não trate com terceiros;
Se alguém for falar de outro pra vc, instrua essa pessoa a tratar diretamente com aquele. E cobre-o.
Resolvam seus problemas, resolvem seus conflitos com algum amigo seu, ou até um irmão da igreja.
4) Se esforce.
“Suplico” - A comunhão não é mantida de forma natural, uma vez que somos pecadores. Assim, é preciso esforço consciente e intencional para mantê-la.
5) Se esforce no Senhor.
O esforço intencional só é possível se for “no Senhor”. “entrem em acordo no Senhor”
Ilust.
Já que estamos falando sobre o coral
Da mesma forma que as vozes e os músicos devem seguir o regente e a partitura, somos exortados a seguir a Cristo e à Sua Palavra. Sem isso, não existe unidade.
6) v. 3 - Conte com ajuda.
Às vezes se faz necessária, até mesmo, a intervenção de auxiliadores conselheiros piedosos. Sendo assim, Paulo convoca cooperadores (v.3) para que as auxilie a entrar em acordo.
Chame alguém mais velho para te ajudar, temos os facilitadores, Edu a Katarina, eles estão aqui para ajudar vcs, caminhar juntos, entao vao ate eles pedindo conselhos e ajuda.
Aplic.:
Como temos trabalhado, um grupo de pessoas nao anda pra frente se há conflitos no meio, pense agora um pouco, no seu coração, com quem vc tem guardado rancor. “A não, aquela pessoa eu nao sente mais perto pq mentiu para mim, quero nem saber, nao quero mais essa amizade. Quantas coisas temos deixado de baixo do tapete, até que chega uma hora que iremos implodir, se tanta tristeza, dor, raiva guardada no nosso coracao.
Talvez seja em relacao aos nossos pais, eu nao consigo perdoar meu pai ou minha mae pelas atitudes dela eu nao consigo conviver com eles mais por conta das brigas, discussoes em casa, mentiras. Voce nao me entende.
“Voce nao me entende, nao sabe o que eu passo em casa, nao sabe o que eu passo com meus amigos, se voce estivesse no meu lugar faria o mesmo” Peça ajuda, nossa caminhada cristã é conjunta, como temos visto até agora na carta, comunhão, necessitamos de outras pessoas para andar conosco.
Qual tem sido a sua parte na resolução de conflitos na igreja? Você tem sido uma Evódia e Sintique, ou um Clemente?
Suplico que você sonde o seu próprio coração. Nossa igreja tem passado por mudanças. Isso é normal. Mas o descontentamento em relação a essas mudanças pode encher nossos corações de amargura uns com os outros e afetar a alegria que temos no Senhor.
Não guarde. Trate. Procure as pessoas envolvidas. Procure o pastor. Procure pessoas maduras.
Se ouvir, procure tratar. Encaminhe para a pessoa. Não guarde para você.
Conclusão
Permaneça firme no Senhor, resolva os conflitos
Como temos trabalhado hoje, precisamos resolver e enfrentar os nossos conflitos, para vivermos em unidade na nossa igreja. Porém, sozinho não conseguimos, em nós nao ha capacidade de perdoar, somos falhos, queremos a briga, queremos guardar as coisas, queremos manter a raiva. Em nós nao ha nada que possamos fazer para resolver. Porém, lembra do cinco ponto? Se esforce no Senhor. Sozinhos nao somos capazes de resolver nada, mas em Cristo, atraves da força que vem dele, podemos. Em Cristo encontramos forças para perdoar, somente em Cristo temos força para resolver os nossos confiltos. Ore a Deus, diga “Senhor, eu não consigo, preciso de ti o Pai, meu coracao teu se enchido de tristeza, me de tua força, que em ti eu possa perdoar, que em ti eu possa amar”
Basta uma palavra áspera, mal colocada ou fora de hora, e o conflito começa. Lembranças de desavenças passadas são convidadas a sentar à mesa. Em questão de instantes, o ambiente se transforma em campo de batalha: armas emocionais são sacadas e os resultados são feridas, corações partidos e relacionamentos quebrados. Já aconteceu isso em sua família? O que foi feito a respeito? Você deixou o tempo tratar?
Como permanecer firme no caminho para a nossa pátria celestial? Resolva os conflitos
Estabeleça a paz!
Related Media
See more
Related Sermons
See more