Sermão de Casamento

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 52 views
Notes
Transcript

ORAÇÃO
Senhor Deus Todo-Poderoso, que instituíste o matrimônio para a felicidade do gênero humano, nós te suplicamos que nos auxilies com tua presença, e concedas graça aos teus servos que vêm pedir a tua bênção para o seu casamento, a fim de que compreendam o ensino da tua santa Palavra a respeito de seu novo estado, e se compenetrem dos deveres que aí ensinas a cada um deles e os executem. Concede-nos isto, ó Deus e Pai, por amor de Cristo. Amém. Terminada a oração, o ministro dará ao novo casal as seguintes...
INSTRUÇÕE
O magistrado civil já vos declarou casados, segundo as leis desta República. As leis obrigam, em consciência, a todos os cristãos naquilo em que não contrariam a revelação divina, e o magistrado civil é o ministro de Deus, encarregado de administrá-las. Estais casados, portanto. Como, porém, vindes pedir a bênção de Deus sobre o vosso casamento, ouvi o ensino do mesmo Deus a respeito do vosso novo estado...
4 Verdades que devem conduzir o casamento: 1) Criação 2) Queda 3) Redenção 4) Consumação
Gênesis 2.21–25 “Então, o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam.”
CRIAÇÃO: A maneira como Deus criou vocês deve ajudar vocês a lembrarem de que vocês são.
Primeiro, Deus fez vocês criaturas, significa que vocês sempre vão precisar de ajuda. Vocês não são Deus. Por isso, a coisa que mais danifica o casamento aos poucos é o orgulho - o orgulho é quando a gente acha que é Deus, quando a gente acha que só temos direitos e não tem deves, e que a culpa dos problemas sempre é do outro e nunca é minha.
Segundo, Deus fez vocês homem e mulher, significa que Lorran deve honrar a sua casa como um homem, e a Larrisa deve honrar sua casa como uma mulher. Um dos problemas que tem causado a destruição da nossa sociedade é a inversão desses papéis. Por mais que o homem ou a mulher seja capaz de fazer quase tudo que o outro faz, Deus fez com que algumas coisas fossem organizadas de tal forma, que cada um tem o seu papel definido. Por exemplo, o homem é o líder, o provedor principal, e o principal guia espiritual do lar. A mulher pode ter dons que superem o homem, mas o homem precisa honrar o seu papel. Assim também a mulher, é a auxiliadora idônea, aquela que determina o tom do lar. A mulher pode trabalhar em algum momento, se necessário, se não tiver filhos, se conseguir conciliar com seu lar, mas jamais abandonar suas prioridades; assim também o homem pode ajudar na casa, pode e deve ouvir bastante sua esposa, mas jamais poderá abandonar a liderança e a proteção do lar; se isso acontecer, vocês estarão caminhando pra longe do que Deus ordenou, e pra longe um do outro. Vocês vão sentir o casamento de voces enfraquecer.
Terceiro, Deus fez de dois, um. Isso quer dizer que vocês são diferentes em várias coisas, e devem sempre lembrar disso: da personalidade, do temperamento, dos gostos etc. Deve haver respeito e consideração por essas diferenças. Mas agora vocÊs também são um: uma só carne, uma só mente e um só coração. Isso quer dizer que vocês vão cooperar um com outro, serão melhores amigos. O melhor amigo do lorran não vai ser ninguém do trabalho, nem mesmo da igreja, mas será sua esposa; da mesma forma com a larissa. Vocês vão agir em conjunto, colocando um ao outro pra cima, e buscando sempre pensar em harmonia. Duas coisas importantes que vão ajudar nessa unidade: cada um trabalhe pra que o outro seja feliz. Sua alegria Lorran vai ser fazer a larissa feliz, e a alegria da Larrissa será a alegria do Lorran. Outra coisa que deve ajudar vocês nessa unidade é que existe uma vontade suprema acima da de vocês, e se você trabalharem pra fazer essa vontade, a vontade de Deus, então vocês sempre estarão unidos em um único propósito.
QUEDA. Lembrem-se que sem Jesus nós somos inimigos de Deus. E se somos inimigos de Deus, também somos inimigos uns dos outros. O pecado nos separa de Deus e nos separa uns dos outros, e isso vale pra o casal. O que prejudica o nosso casamento não é a doença, ou os parentes, ou os gostos do outro - mas é o pecado. Sem Jesus, casar é como dormir é como dormir com o inimigo. Então o melhor tratamento para o casamento é a santificação. Não é autoajuda nem terapia de casal, nem 5 passos para um casamento feliz - mas é lutar contra aquilo que me separa da minha esposa ou do meu marido - isso é o pecado que está dentro do meu próprio coração. Então lutem pra serem pessoas cada dia mais santas, mais puras. Progridam no amor, na paz, alegria, fidelidade, mansidão, domínio próprio, benignidade, humildade, bondade. Existem alguns pecados que são muito comuns no casamento e vocês devem se atentar pra eles:
Primeiro, o egoísmo. Como eu falei antes, um dos segredos práticos do casamento é trabalhar pra fazer o outro feliz, e os dois precisam ta engajados nisso. Então um grande problema do casamento é quando eu quero sempre que o outro me sirva, e até as coisas boas que eu fizer serão como uma moedade de troca, pra que ele ou ela me pague de volta. Isso é muito feio em uma coisa maravilhosa como o casamento. Não viva pra si mesmo. O amor é lbertador, e uma das coisas de que ele nos liberta, é de nós mesmos. Vocês podem percebecer que uma das grandes razões das pessoas hoje serem tão infelizes é porque são muito autocentradas, pensam demais nelas mesmas. Elas precisam viver mais pra o outro. Isso é ainda mais especial no casamento.
Segundo pecado, o orgulho. “Eu não aceito que estou errado, que o problema seja eu” etc. Vocês vão perceber como é fácil a gente cair nisso. Sempre numa disputa os dois vão estar certos, não tem ninguem errado na história - aí vocês vao perceber que alguém vai ter que ceder, e só a humildade pode fazer isso. Vocês vão aprender no casamento a abrir mão do direito de vocês, a reconhecer muitos erros e vícios que vocês trouxeram pra nova vida de vocês, vão aprender que as críticas devem ser feitas com amor, não pra magoar, mas pra salvar. Vão aprender que não adianta ficar brabo(a), na verdade isso piora, e no final das contas todo mundo perde, e vocE, que ficou cheio de orgulho e brabeza foi quem mais perdeu. A gente tem a tendência de achar que certos erros quando cometidos por nós não são tão graves assim, mas se for o outro fazendo, aí a coisa é mais séria. Então lembrem disso: vocês, pessoalmente, devem se enxergar como o pior dos pecadores, e vocês devem estar abertos a toda mudança que for necessária pra o bem do casamento. Então vocês vão e devem aprender a ouvir um ao outro e a falar um com o outro.
Tercerio, a infidelidade. É óbvio que o adultério é destruidor, isso todo mundo sabe. Mas eu quero falar de algo mais sutil. Da desonra ao nome do meu conjuge. A falta de respeito e consideração pelo meu amado ou pelo amor, especialmente com outras pessoas. Quando eu falo mal ou dou mais de mim pra outras pessoas do que pra o meu amor. Isso é infidelidade. Por isso, honrem o nome um do outro, mais do que o dos outros; e o serviço e o tempo um do outro, mais do que o dos outros; atenuem os defeitos e ressaltem e reconheçam as qualidades um do outro.
REDENÇÃO. A terceira verdade sobre o nosso casamento é que esses pecados são tratados pela cruz de Cristo Jesus. Se vocês leem a Bíblia vocês apredem que a Bíblia conta uma grande história de Amor, de um herói, um guerreiro-Salvador, que veio buscar sua noiva, e veio savá-la se sacrificando por ela. Todos aqueles filmente que mostram o mocinho se sacrificando pela mocinha é baseado nessa história, a história do Messias morrendo pela Igreja. Esse é o principal modelo para o nosso casamento
Efésios 5.24–25 “Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,”
Essa relação profunda é a base do casamento de vocês. O verdadeiro amor só será possível se vocês entenderem e honrarem isso, ou seja, que Cristo morreu por vocês, pra salvar vocês dos seu pecados. Por isso um casamento só poderá ser de fato resgatado, restaurado, ou o perdão só poderá ser ministrado de verdade, se cada invíduo crer no Evangelho. Por isso Paulo continua e diz assim: Efésios 5.31–32 “Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu me refiro a Cristo e à igreja.”
Essa salvação não é apenas uma salvação pra alma, uma salvação do inferno, é também uma salvação pra toda a vida vivida debaixo do céu - é uma salvação pra o casamento, é uma salvação pra o meu estilo de vida. Quer dizer que se um marido incrédulo que desonra a sua esposa, ou uma esposa que não cre em Jesus e é uma má esposa, se ele ou ela passarem a crer verdadeiramente em Cristo, de verdade, o coração deles vai mudar, eles passarão a honrar um ao outro. Só o evangelho faz isso. Só o evangelho salva alma, corpo e vida.
Aqui eu destaco duas coisas especiais sobre os papéis do marido e da esposa relacionados a essa grande verdade da Redenção. Ambos devem crer em Jesus, na morte dele, ambos devem amar e fazer parte da igreja, mas de um modo especial o marido deve se identificar com Cristo, e a esposa deve se identificar com a igreja. E assim, o marido deve se sacrificar, Lorran, morrer pela sua esposa. A imagem do herói do cristianismo pra agora não é exatamente a imagem de viking, é a imagem de um salvador que morre no lugar de quem ele ama. E isso é mais do que entrar na frente da bala. Às vezes o homem se dispõe ou pelo menos diz que tem coragem de entrar na frente de uma bala pela esposa, mas não tem coragem de trata-la com carinho, e falar com amor quando ela ta errada. Isso também é sacrifício. Então de um modo especial, você precisa morrer todos os dias por sua esposa. Lembre do titanic, quando o Jack deixa a Rose ficar em cima da placa de madeira e morre congelada pra ela sobreviver. Então faça isso. Apesar de o mundo tá tão confuso hoje, as pessoas acham isso bonito, porque sabem que o certo. Assim também, Larrisa, você deve se identificar com a igreja de um modo especial, em submissão e respoito à liderança do seu marido. Liderança sacrificial do seu marido. Respeitando as decisões que ele vai tomar, e quando ele tiver errado, falando com amor, com respeito, como uma auxilidadora sábia, uma mulher virtuosa, você vai aconselhar o seu marido e ele vai ouvir você, mas a palavra final será dele. Diante de Deus, em essência, vocês são iguais, mas aqui, na missão que vocês têm, o papel de vocês é diferente, vocês se complementam. E a maravilha disso é que vocês vão estar apresentando o evangelho aos olhos das pessoas. As pessoas devem aprender como Cristo ama a igreja e como a igreja ama a Cristo olhando pra o amor de vocês um pelo outro. Isso é uma missão.
E uma exortação sobre esse amor: não pensem como alguns casais de crentes pensam erroneamente: “eu só vou amar assim a minha esposa se ela me respeitar”; ou a esposa diz: “eu só vou respeitar assim o meu marido e ele me amar”. Lembrem-se do orgulho ou do egoísmo que a gente falou. Nosso serviço não é uma moedade troca. Simplesmente amem um ao outro, façam o que tem de fazer, o que Deus quer que voces façam, honrem a ele, façam como que pra o Senhor. E se seu marido ou esposa estiver errado, é esse amor que pode falar ao coração e mudar ele ou ela.
CONSUMAÇÃO. No final de tudo, quando Jesus voltar, o livro de Apolipse diz que esse momento, a volta de Cristo será chamada as bodas do Cordeiro, e a grande Noiva, a igreja, será apresentada ao seu marido irrepreensível e perfeita. E nesse dia, quando esse grande casamento for consumado o casamento aqui da terra terá fim. O casamento de vocês dois, lorran e larrisa, vai acabar, porque vocês estarão agora completamente casados com Cristo. Por isso Jesus diz que no céu seremos como os anjos, que não se dão em casamento, porque o casamento não será mais necessário. Não haverá mais reprodução de filhos, o nosso prazer um no outro vai ser completo em Cristo, e a nossa missão de apresentar o Evangelho através do casamento vai ter chegado ao fim, não será mais necessário o ensino do evangelho. Deus encherá todas as coisas, Cristo será tudo em todos, e nele seremos completos.
Essa realidade de que o nosso casamento aqui é temporário, deve despertar em vocês o sentimento de que o que vocês estão fazendo aqui agora não é simplesmente pra vocês, mas é pra glória de Deus. Tudo aqui vai passar, mas Deus permanece pra sempre. E nada importa, desde que seja feito pra Deus. O que importa no final é guardar os seus mandamentos. Por isso a glória de DEus deve ser o alvo do casamento de vocês. O casamento, irmãos, é uma sombra de algo muito maior. Voces devem manter no coração de vocês que a nossa vida não se resume a isso aqui, e esse caráter passageiro do casamento deve fazer com que eu dê o meu melhor e não o meu pior. É interessante, muitos casamentos chegam ao fim porque não sabem disso, ou porque esquecem disso, que um dia ele vai chegar ao fim, mas de um jeito certo, perfeito. Algumas pessoas podem confundir tratar o casamento como passageiro, e tratar o casamento como algo banal, fútil. Mas não é isso que a Bíblia ensina. O casamento é algo tão impressionante, tão maravilhoso, exatamente porque o significado dele está mais à frente. Porque um dia ele vai acabar, mas do jeito certo - porque aquele prazer e alegria e amor que eu senti no meu conjuge será multiplicado pela eternidade, e Deus será tudo pra mim. E aí, Lorran e Larissa, esse grande casamento não terá fim, e então naquele dia dirão:
Apocalipse 19.7–9 “Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos. Então, me falou o anjo: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus.”
UNAM AS MÃOS!
VOTOS MARIDO (DEPOIS DOS DE IMPROVISO SE HOUVER):
- Lorran... recebestes esta mulher que tendes pela mão, Larissa..., por vossa legítima mulher, com o propósito de a amar, honrar e defender, sustentá-la, cuidar dela e ser-lhe fiel em todas as coisas, por todo o tempo em que Deus for servido conservar-vos ambos com vida?
- Sim, senhor.
VOTOS ESPOSA:
- E vós, Larissa..., recebeste este homem que tendes pela mão, Lorran..., por vosso legítimo marido, para amá-lo, honrá-lo, cuidar dele, e ser-lhe submissa e fiel em todas as coisas por todo o tempo que Deus for servido conservar-vos ambos com vida?
- Sim, senhor.
Os noivos apresentarão OS ANÉIS ao ministro, que os fará trocar pelos esposos, ou entregará a cada um o que lhe for destinado, dizendo:
- Sejam para vós estes anéis símbolo do amor, da pureza e da constância de verdadeiro amor conjugal. Lembrem-vos eles, para sempre, o cumprimento dos deveres que tão solenemente acabais de reconhecer na presença de Deus e destas testemunhas.
BÊNÇÃO
- E eu, ministro de Deus no evangelho de seu Filho, vos declaro constituídos em família na relação de marido e mulher, segundo a ordenação de Deus, e invoco sobre vós a bênção do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus vos dê sua graça, para cumprirdes as promessas que acabais de fazer e abençoe o vosso casamento, não só agora, mas por todo o tempo em que vos conservar com vida. 23 "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz." (Nm 6.24-26). "O que Deus ajuntou não o separe o homem." (Mc 10.9).
JÁ SÃO LEGALMENTE CASADOS, MAS MAIS UMA VEZ EU CONFIRMO QUE VOCÊS MARIDO E MULHER…PODE BEIXAR A NOIVA!
ORAÇÃO
- O Deus, nosso Pai celeste, nós te suplicamos que abençoes, em seu novo estado, os teus servos aqui presentes. Faze que se amem por todo o tempo que lhes concederdes de vida e que seu amor não sofra mudança nem diminuição. Dá-lhes o teu Espírito Santo para que vivam segundo a tua divina vontade. Permite que sejam abençoados um no outro e ambos no conhecimento de Cristo, teu bendito Filho, para que vivam juntos, na atitude de herdeiros da graça, e da vida. Isto te pedimos pela mediação de Jesus Cristo, nosso Redentor. Amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more