Um cântico de gratidão (Lc 1:67-80)

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 23 views
Notes
Transcript
INTRODUÇÃO: De que maneira você agradece pelas bênçãos de Deus que recebe em sua vida? Existe alguns que agradecem ao comprar um carro novo, uma casa nova, a cura de uma doença… Mas, será que é somente por isso que devemos demonstrar gratidão?
CONTEXTUALIZAÇÃO: Zacarias provou disso em sua vida. Este não é o profeta Zacarias, mas sim, o esposo de Izabel, e esta tem parentesco, possivelmente prima, com Maria, mãe de Jesus.
Ao saber que teria um filho, no início, Zacarias duvida. Acompanhe comigo:
Lucas 1.18–23 ARA
18 Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias. 19 Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas. 20 Todavia, ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão. 21 O povo estava esperando a Zacarias e admirava-se de que tanto se demorasse no santuário. 22 Mas, saindo ele, não lhes podia falar; então, entenderam que tivera uma visão no santuário. E expressava-se por acenos e permanecia mudo. 23 Sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para casa.
Ou seja, porque duvida, agora deve ficar mudo até o nascimento do filho. Depois veremos que sua dúvida se transformará em grande alegria quando nasce João Batista.
E é assim que ele registra seu cântico de gratidão. Este cântico é conhecido também, com um termo em latim “O Benedictus”, indo de acordo com a primeira palavra do cântico na versão em latim: Beneditus esto Dominus Deus Israelis, que significa: “Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel”.
É sobre este cântico que eu quero falar nesta noite, e como sua expressão de gratidão traz importantes ensinos para nós. UM CÂNTICO DE GRATIDÃO.
Dobradiça: Quais são as características importantes para alguém que louva a Deus para agradecer?
1. COMEÇA COM A AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO (v. 67)
Lucas 1.67 ARA
67 Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou, dizendo:
Explicação: O cântico de Zacarias nada mais é do que uma inspiração divina, é o Espírito Santo no seu coração o levando a declarar estas palavras de gratidão tão importantes.
Nesta época, o Espírito Santo ainda não está acessível a todos os crentes em Jesus Cristo, visto que a condição para o que haja o derramamento do Espírito nos corações é o próprio Cristo enviar o Espírito. Jesus promete várias vezes sobre a descida do Espírito Santo. Primeiro como um pedido dEle mesmo ao Pai:
João 14.16–17 ARA
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, 17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
Jesus promete que o Espírito, como Consolador, ou Conselheiro, como fala em outra versão, vem para estar sempre com todos aqueles que recebem que tem seus corações convertidos. Veja o que Ele também declara:
João 15.26–27 ARA
26 Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; 27 e vós também testemunhareis, porque estais comigo desde o princípio.
Jesus promete que a vida dos Seus discípulos viria a ser um testemunho fiel da presença do Espírito entre o povo de Deus. Depois, Ele explica o motivo de o Espírito Santo ainda não estar entre eles:
João 16.7 ARA
7 Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.
Os discípulos recebem o Espírito Santo para glorificarem a Deus ao lembrarem que Ele merece toda a adoração e louvor pela Sua grandeza, pelos Seus feitos maravilhosos.
Isso também acontece aqui com Zacarias. Ele é o personagem sobre o qual estamos estudando hoje. Zacarias, anteriormente, não crê na promessa de que sua esposa Izabel teria um filho. Aquele homem inseguro dá lugar a alguém cheio do Espírito, totalmente confiante no poder e na obra divina. Jesus diz que os discípulos receberiam o Espírito para testemunharem, e já vemos Zacarias fazendo isto:
Lucas 1.64–66 ARA
64 Imediatamente, a boca se lhe abriu, e, desimpedida a língua, falava louvando a Deus. 65 Sucedeu que todos os seus vizinhos ficaram possuídos de temor, e por toda a região montanhosa da Judeia foram divulgadas estas coisas. 66 Todos os que as ouviram guardavam-nas no coração, dizendo: Que virá a ser, pois, este menino? E a mão do Senhor estava com ele.
Aplicação: Sem a ação do Espírito, nossas orações, nossa adoração e nossa leitura da Bíblia são vazias, pois é indispensável que Ele esteja em nós para que possamos expressar nossos atos de louvor de uma maneira que glorifique a Deus e não seja uma mera tentativa de ser visto e admirado por outras pessoas como alguém muito espiritual.
Mas o Senhor não quer que a gente viva de aparências, não quer que usemos máscaras. Um coração vazio de Deus até pode fazer sua oração e cantar, mas nunca será a mesma coisa. Um coração vazio tem dificuldade de reconhecer as bênçãos de Deus em sua vida, tem dificuldade em expressar gratidão.
Hoje a presença de Deus está disponível a nós, não precisamos mais esperar. E, se alguém aqui ainda não provou dessa maravilhosa presença em seu coração, este pode ser um dia especial para você, então não espere mais. Hoje pode ser um dia inesquecível do seu encontro com o Salvador da humanidade, o grande transformador dos corações, Jesus Cristo.
Com Jesus no seu coração, o Espírito também fará morada, e se te falta uma vida de gratidão, Ele vai de dar muitos motivos para expressar louvor e adoração ao reconhecer que, se não fosse Ele, você estaria perdido. A maior e mais excelente bênção você já pode receber, que é a salvação de sua alma. Não há conquista neste mundo que seja melhor do que esta.
Dobradiça: Toda expressão de gratidão dos nossos corações deve começar com a ação do Espírito Santo. Depois disso:
2. PASSA PELA LEMBRANÇA DAS BÊNÇÃOS DO PASSADO (v. 68-75)
Lucas 1.68a (ARA)
68a Bendito seja o Senhor, Deus de Israel...
Explicação: O cântico de gratidão de Zacarias começa reconhecendo que Deus merece ser louvado por Seus grandes feitos. Expressar louvor a Deus dizendo que Ele é bendito por causa do que faz pelo Seu povo, isto é algo muito comum já desde os Salmos:
Salmo 72.18–19 ARA
18 Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só ele opera prodígios. 19 Bendito para sempre o seu glorioso nome, e da sua glória se encha toda a terra. Amém e amém!
Zacarias ele dá os motivos pelos quais o Senhor merece ser adorado:
Lucas 1.68b–70 (ARA)
68b porque visitou e redimiu o seu povo, 69 e nos suscitou plena e poderosa salvação na casa de Davi, seu servo, 70 como prometera, desde a antiguidade, por boca dos seus santos profetas,
Zacarias se lembra das grandes bênçãos do passado, da restauração prometida por Deus ao Seu povo. Muitas vezes Deus visitou Seu povo para anunciar o que estava para realizar diante deles.
Um povo desanimado, escravizado no Egito, depois liberto quando liderado por Moisés, sustentado no deserto quando não morriam de calor durante o dia, visto que a nuvem de Deus pairava sobre eles para os proteger, durante a noite, o fogo do Senhor os visitava para os aquecer.
Este mesmo povo reclamão e idólatra recebe perdão de Deus ao se arrepender. Este povo recebe a bênção do acesso à terra prometida aos antepassados.
Como não louvar a um Deus que realiza obras sobrenaturais? Como não reconhecer que somente Ele é capaz de coisas tão grandiosas?
Zacarias, o pai de João Batista, faz isto de uma maneira admirável, pois, como falei no primeiro ponto, foi inspirado pelo Espírito Santo.
Ele explica a finalidade de Deus visitar, redimir e trazer salvação ao Seu povo. De que todos precisam ser libertos? Vemos nos vv. 71 a 75:
Lucas 1.71–75 ARA
71 para nos libertar dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam; 72 para usar de misericórdia com os nossos pais e lembrar-se da sua santa aliança 73 e do juramento que fez a Abraão, o nosso pai, 74 de conceder-nos que, livres das mãos de inimigos, o adorássemos sem temor, 75 em santidade e justiça perante ele, todos os nossos dias.
Deus age para dar libertação dos inimigos, ter misericórdia, recordar sobre a aliança firmada e sobre o juramento feito a Abraão, nosso pai na fé, além de dar a todos a oportunidade de adorá-Lo sem medo, pois agora são separados para viverem uma vida santa e de justificação perante Ele mesmo.
Aplicação: Temos dificuldade de lembrar das bênçãos do passado. Concorda comigo? É mais fácil reclamarmos dos tempos difíceis em que houve muito sofrimento.
João 14.26 ARA
26 mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
Para qualquer coisa na vida, nos tornamos ingratos quando não agradecemos como deveríamos quando ganhamos vários algo diferente, talvez porque o que ganhamos não é exatamente o que mais esperávamos.
Imagine que, por exemplo, certa vez te deram um remédio e recomendaram que você utilizasse quando estivesse com determinada enfermidade, mas você desprezou. Daí você contraiu uma doença que seria mortal, e foi este remédio que livrou sua vida de uma grande tragédia.
Jesus é este maior presente, como também o melhor remédio que poderíamos receber, que foi desprezado por muitos e que livra Seu povo da maior de todas as tragédias: a morte, a condenação eterna. Se alegre, pois, se não fosse a salvação em Cristo Jesus, o seu destino já estaria traçado, seria a perdição.
Ser grato pela salvação em Cristo nos torna pessoas mais agradecidas pelas bênçãos que recebemos nesta vida, desde as menores bênçãos até as maiores.
Quando sabemos que Deus é por nós, cada fôlego de vida é um motivo para demonstrar gratidão. Ter uma família, comida na mesa, uma cama quentinha para dormir, tudo é bênção.
Um novo emprego ou uma promoção no trabalho, um aumento, dinheiro na conta, passar na faculdade, se formar, alcançar uma validação na sua área de formação, isso é motivo de levantarmos as mãos para o céu e reconhecermos que somente conquistamos as bênçãos quando Deus nos permite alcançarmos.
Não espere perder para dar valor. Geralmente essa é uma frase de nossas mães: “Quando eu morrer, vocês vão dar valor!”. Mas elas têm razão. O arrependimento de não agradecer e valorizar as pessoas que amamos não irá trazer de volta aqueles que perdemos. Não sabemos como será o dia de amanhã.
Louve a Deus pelas pessoas que Ele te deu, pela bênção da vida, pela graça de receber as coisas boas.
Dobradiça: A ação do Espírito Santo é fundamental para um cântico de gratidão, e também a lembrança das bênçãos do passado. A última característica é que este louvor:
3. FINALIZA COM A CONFIANÇA PELAS BÊNÇÃOS DO FUTURO (v. 76-79)
Lucas 1.76 ARA
76 Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos,
Explicação: Zacarias pensou no presente, a bênção de ter um filho, mas também olhou para o futuro. Ele fala que seu filho João Batista viria para preparar o caminho do Senhor, a fim de anunciar que se cumpriria a seguinte promessa:
Isaías 40.3 ARA
3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
João Batista veio para anunciar o arrependimento, pois o Reino de Deus está chegando para o povo. Jesus está prestes a Se manifestar para iniciar Seu ministério terreno, então foi para Ele que João Batista veio preparar o caminho.
Zacarias louva a Deus por saber que seu filho seria instrumento nas mãos de Deus. De que maneira João Batista seria usado por Deus?
Lucas 1.77 ARA
77 para dar ao seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados,
Tem início através da vida de João Batista o anúncio de que a salvação está disponível a todos os povos, não apenas para os judeus, como se acreditava anteriormente.
Ele tem um papel fundamental nesta obra de Deus. Pois somente se pode compreender que precisa ser salvo aquele que entende que é pecador, aquele que precisa se arrepender dos seus pecados. Quem ignora o pecado não consegue aceitar que, para ser salvo, precisa ter arrependimento. E foi assim que ele proclamou:
Lucas 3.7–9 ARA
7 Dizia ele, pois, às multidões que saíam para serem batizadas: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? 8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. 9 E também já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
Esta salvação é possível graças a que? Ele responde:
Lucas 1.78–79 ARA
78 graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, 79 para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.
A misericórdia do nosso Deus é, por meio de Cristo Jesus, como a luz do sol que vem para iluminar todos os que estão perdidos nas trevas. Deus os liberta a fim de os levarem para o caminho da eterna paz. Jesus é o nosso Sol da Justiça, que cumpre a profecia do profeta Malaquias:
Malaquias 4.2 ARA
2 Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.
Aplicação: Parece mais difícil ser grato pelo que ainda não chegou, pelo que ainda não pudemos ver ou ouvir. Mas, para quem vive na esperança que Deus dá, vive confiante. Hebreus 11.1 nos fala sobre qual é o significado da fé:
Hebreus 11.1 ARA
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.
Caminhar pela fé é viver cada segundo como se no próximo passo vêssemos o chão sobre nossos pés, mas Deus coloca o chão antes de pisarmos. Devemos agradecer pelo presente que ainda não recebemos, mas sabemos que virá.
Precisamos pensar como muitas pessoas desejariam ter a vida com Deus que nós podemos ter aqui, onde podemos expressar através de palavras e ações a nossa gratidão.
Existe o trecho de uma música da banda Diante do Trono que diz:
“Nunca me deixes esquecer que tudo o que tenho, tudo o que sou, o que vier a ser, vem de Ti, Senhor.”
Esperar acontecer para crer em algo não é o que Deus quer de nós. Tomé, discípulo do Senhor, duvida da ressurreição de Jesus e precisa de uma prova real para crer:
João 20.26–29 ARA
26 Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. 28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! 29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.
Somos encorajados pelo Senhor a confiar nos momentos em que não podemos ver a bênção. Mais do que crer, somos levados a agradecer. Deus prova nossa fé e nos desperta para uma vida de confiança e gratidão.
PONTE CRISTOCÊNTRICA: Quem melhor do que Jesus Cristo para nos ensinar a sermos gratos?
João 11.39–41 ARA
39 Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. 40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? 41 Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.
Mateus 11.25 ARA
25 Por aquele tempo, exclamou Jesus: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos.
Jesus é a melhor prova de que uma vida de gratidão também é evangelística. Testemunhamos quando dizemos o que Deus faz. Jesus faz isso publicamente várias vezes. Ele não precisa disso, mas faz para nos ensinar.
CONCLUSÃO: Agora, para concluir… Te faço a mesma pergunta do início: Pelo que você é grato? Que seu primeiro motivo de gratidão seja a salvação de Cristo Jesus. Ele morreu por você, esta salvação não foi de graça para Ele, mas é infinita graça para nós.
Uma vida que expressa gratidão tem início quando o Espírito toca o coração. Depois, passa pela lembrança das bênçãos dadas por Deus a nós no passado, e por último demonstra confiança pelas bênçãos do futuro.
Se você ignorava esta maneira de viver, não ignore mais. Louvamos a Deus com intensidade ao reconhecermos o que Ele faz por nós. E é tudo por amor. Que o Senhor Jesus nos abençoe e nos desperte para agradecermos sempre! Que o Senhor Jesus abençoe sua vida e sua família! (chamar a família para orar).
Related Media
See more
Related Sermons
See more