A COMPAIXÃO DE JESUS
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 2 viewsNotes
Transcript
JESUS TEM COMPAIXÃO DAQUELES QUE SOFREM E VÃO A ELE EM FÉ.
JESUS TEM COMPAIXÃO DAQUELES QUE SOFREM E VÃO A ELE EM FÉ.
O Evangelho de Mateus começa descrevendo que Jesus é o filho de Abraão, filho de Davi, ou seja, Jesus é o rei tão esperado pelo povo, aquele que iria libertar Israel da escravidão.
após o batismo e a tentação Jesus sobe para o monte e uma grande multidão estava com ele e ele então expõe o sermão do monte, onde ele trás ensinamentos importantes e ao descer do monte Mateus registra uma serie de milagres, alguns comentaristas chamam esses milagres de “Evidências do reino”.
o poder do rei era visto nos seus ensinos e nos seus milagres. Jesus é um Rei poderoso que se compadece da humanidade caída em miséria.
no nosso texto nós temos o Senhor descendo do monte onde ele acabará de pregar o maior sermão já visto e ouvido na era da igreja cristã e um leproso se encontrando com ele e prostrando ante a seus pés lhe fez um pedido.
lendo assim parece ser algo tão simples mas não é, esta história narrada por Mateus tem implicações importantes para nós outros e eu gostaria de te convidar para analisarmos essa história narrada por Mateus e aprender as lições que ela nos ensina.
esse homem não tinha qualquer enfermidade, ele era um leproso.
lepra era uma doença que tirava do homem tudo o que ele possuía, na verdade, um leproso era considerado como alguém morto.
um leproso era alguém da mais alta repulsa, em ao menos três aspectos segundo comentaristas.
1º NO ASPECTO FÍSICO, sua pele ficava esbranquiçada com pústulas escorrendo sobre a carne, aquilo se aprofundava e chegava aos ossos e estes eram carcomidos. a pessoa tinha febres altas, insônia, pesadelos terríveis, era uma doença que não tinha cura e por isso a pessoa era um cadáver vivo, ela contava os dias para morrer.
2º ASPECTO SOCIAL. por ser uma doença altamente contagiante a pessoa era excluída do convívio social, perdia contato com a família, ficava limitado a contato com pessoas também já infectadas. o leproso tinha o dever de anunciar quando alguém estava se aproximando, ele tinha que gritar: impuro, impuro. ou seja, fique longe, estou infectado, sou um excluso. se um leproso se aproximasse de um povoado era apedrejado.
3º ASPECTO RELIGIOSO. ele não era somente impuro ou o que ele tocasse se tornava impuro, o lugar onde ele estivesse era impuro, somente sua presença era suficiente para contaminar todo o local, o resultado era que ele tinha que se considerar alguém amaldiçoado por Deus e deserdado por Deus.
essa era a situação deste homem narrado por Mateus, mas veja que este homem tem algumas atitudes que nos chama atenção:
1º ESTE HOMEM TEVE CORAGEM DE EXPOR.
como vimos acima, um leproso não podia viver em sociedade e nem se aproximar de outras pessoas.
Jesus vem descendo do monte com uma enorme multidão o seguindo e mesmo diante de um perigo eminente este homem se aproxima de Jesus.
ele ouviu falar de Jesus e acreditou, ele creu que Jesus poderia restaurar a sua vida.
2º O RECONHECIMENTO QUE O LEPROSO TEM SOBRE JESUS.
o texto nos diz que ele adorou, estamos falando de um judeu, o judeu não se prostrava para adorar qualquer coisa ou diante de homens.
esta atitude de se prostrar, de adorar é um reconhecimento de que Jesus era o Messias esperado, de que Jesus é o Filho de Deus, de que Jesus é Deus.
3º A PETIÇÃO QUE O HOMEM FAZ.
“se quiseres, podes limpar-me”.
observe que ele não faz exigências, ele sabe que Jesus sendo quem é tem poder de limpar sua pele e o tornar puro.
no entanto, como Deus que é, é a sua vontade que deve ser feita e não a do homem.
por isso ele não faz exigências, ele pede de forma humilde. eu sei que tens poder Senhor, eu sei quem és Senhor, portanto, se quiseres podes limpar-me.
A RESPOSTA DE JESUS É SURPREENDENTE.
Jesus se compadece daquele homem e:
ESTENDE A MÃO E TOCA NELE DIZENDO: QUERO, SEJA LIMPO.
a ação de Jesus de tocar aquele leproso deve ter chocado a multidão ou parte da multidão.
tudo o que tocasse um leproso se tornava impuro, ninguém deveria se aproximar de um leproso, se se aproximasse se tornava impuro e tinha que fazer todo um ritual de purificação.
Jesus não só se aproxima, mas como nos diz Marcos, ele se compadece do leproso, ele estende a mão, ele da a destra da comunhão, ele puxa o leproso para perto de si.
ele olha aquele homem moribundo e tocando nele diz: quero, se limpo.
o texto diz que na mesma hora a lepra sumiu, o homem se tornou piro no mesmo instante.
JESUS NÃO FERE OS PRINCÍPIOS ESTABELECIDOS PELA LEI.
ele ordena que o homem se apresente ao sacerdote e faça a oferta que Moisés ordenou.
o sacerdote tinha a ação de um medico e examinava para ver se o individuo estava limpo ou não. era o sacerdote que recebia ou excluía o individuo leproso.
QUAIS LIÇÕES ESTE TEXTO NOS ENSINA.
a lepra é simbolo do pecado, se não veja, aquilo que a lepra causava o pecado também causa e em grau pior.
o pecado destrói famílias, quantas país estão vivendo separados de seus cônjuges por culpa do pecado.
o pecado nos afasta da sociedade, quantas pessoas são excluídas da sociedade por conta de suas ações.
o pecado nos tira trabalho, por causa de vícios, quantos não estão desempregados.
mas acima de tudo, o pecado nos separa de nosso criador, e não tem outra maneira de se chegar ao criador sem que passamos por Jesus (Atos 4.12)
o pecado faz separação entre nós e o nosso Deus (IS 59.2) e somente Cristo pode nos reconciliar com ele.
portanto, nos acheguemos a Cristo com humildade, reconhecendo que somos pecadores, expondo nossa vida a ele sem reservas, reconhecendo que só ele pode se assim quiser nos socorrer.
Cristo é a unica saída, é o único socorro para essa humanidade pecadora, impura em seus pecados, só Cristo pode nos trazer purificação.
creia em Cristo, confie nele, clame a ele com coração humilde, e ele o socorrerá segunda a vontade dele.