Batismo

ED-Catecismo da nova cidade P.44 e P.45  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

O batismo com água

É um mandamento: - M
Dado por Jesus:
Mateus 28.18–20 “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Jesus deu-nos vários mandamentos e promessas mas, o último é muito importante que é:
Fazer discípulos:
Batizando-os” - Ou seja, depois de uma pessoa confessar o seu pecado e aceitar Jesus como Salvador, o passo seguinte é obedecer a Jesus e ser batizado. Todos aqueles que aceitam Jesus como Salvador querem agrada-lhe em tudo, se Jesus manda uma pessoa batizar-se, então, quem ama a Jesus obedece.
Ensinando-os” - depois é o que se chama também de discipulado, devemos crer, obedecer mas não esquecer, que temos uma vida inteira para aprender mais acerca de Deus através da bíblia.
É uma apresentação: - A
Para que todos saibam - Ou seja, é uma apresentação pública onde a fé que vai dentro do coração da pessoa é exposta para que todos vejam.
Atos dos Apóstolos 8.35–40 “Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? [Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo. Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesareia.”
Qualquer pessoa que passasse naquela estrada e olhasse para o rio iria testemunhar este ato.
É uma reunião: - R
Para que a igreja saiba.
Outro ponto muito importante e que marca a vida de quem se batiza é que, quem é batizado passa a fazer parte dos membros da igreja e assim:
Essa pessoa começa a ter participação ativa e envolvimento ativo nos cultos da igreja, através dos dons que o Senhor lhe dá.
A igreja passa a olhar para a pessoa como de facto um irmão na fé, que partilha as mesmas dificuldades mas também as mesma esperança de viver eternamente junto com Deus
Atos dos Apóstolos 2.41 “Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.” - depois da pregação de Pedro, três mil pessoas aceitaram Jesus como salvador, logo de seguida, batizaram-se. Assim, todo a gente ficava a saber quem se tinha convertido e a igreja ia crescendo.
É um símbolo: - S
A água que lava:
Todos nós sabemos qual o efeito da água em nós, serve para nos lavar da sujidade que vamos acumulando ao longo do dia.
Mergulhar na água expressa isso também, é entrarmos sujos na água e sairmos dela limpos.
A idéia por detrás desta ilustração é que só o sangue de Jesus nos limpa e purifica de todo o pecado, como a água limpa o nosso corpo da sujidade também o sangue de Jesus nos limpa do pecado.
A morte e o nascer de novo
Outro símbolo que acontece vem da imagem que vemos de alguém a mergulhar nas águas e a sair das águas.
Também quando aceitamos Jesus como Salvador, é como se morrêssemos para o meu velho eu, e nascêssemos de novo!

O batismo do Espírito Santo

Vimos então, algum ensino em relação ao batismo nas águas, no entanto, se o batismo nas águas não salva, existe algum batismo que salva? Sim, o batismo do Espírito Santo.
Mateus 3.11 “Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”
Quando João veio para preparar os corações para o ministério de Jesus, João avisou que apenas poderia batizar com água, mas Jesus batizaria com o Espírito Santo que é uma forma de dizer que Jesus tem o poder de nos limpar, purificar e colocar em nós o Espírito Santo e este sim, é o batismo que salva.
Evangelho - Pulseira
o - Deus ama-nos e criou-nos para termos comunhão com Deus
/ - O pecado separou-nos de Deus;
t - Jesus morreu na cruz para nos limpar do pecado
? - Qual é a nossa resposta em renlação ao nosso estado?
A obra do Espírito Santo:
Sabemos que quando aceitamos Jesus como nosso Salvador, o Espírito Santo de Deus passa a viver dentro de cada um de nós. Então, é como se o Espírito Santo nos enchesse com a Sua presença de tal maneira que ficamos submerssos Nele! O Espírito Santo:
O Espírito Santo nos convence do pecado:
João 16.8–10 “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;”
O Espírito Santo nos enche com a Sua presença;
1Coríntios 6.19–20“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”
O Espírito Santo nos sela a salvação
Efésios 1.13–14 “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.”
NTLH:
13 A mesma coisa aconteceu também com vocês . Quando ouviram a verdadeira mensagem, a boa notícia que trouxe para vocês a salvação, vocês creram em Cristo. E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido.14 O Espírito Santo é a garantia de que receberemos o que Deus prometeu ao seu povo, e isso nos dá a certeza de que Deus dará liberdade completa aos que são seus. Portanto, louvemos a sua glória.1
Morte
Sela
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.