Davi, um exemplo de como é o verdadeiro arrependimento
Notes
Transcript
Introdução
Introdução
Meus irmãos o arrependimento não é algo fácil. Mesmo nós cristãos temos dificuldade em viver uma vida diária de arrependimento. De modo que, é comum você ver em nossos dias, pessoas chamarmos os pecados de um nome que não seja tão feio. EXEMPLO:
Se eu guardo dinheiro, sou econômico. Mas se você quer guardar dinheiro, é mão de vaca
Ou aqueles que dizem: eu tenho um mau hábito na minha vida. Fugindo de falar pecado.
O arrependimento é algo difícil, em nossos dias as pessoas tem ainda mais dificuldade para isto. Porém, nós precisamos saber o que é um verdadeiro arrependimento. Preicsamos chamar de pecado o que Deus chama de pecado. Preicamos saber o que é um arrependimento que agrada o coração de Deus.
Contextualização
Contextualização
Para isto, temos o salmo 51. Em que vemos um exemplo de alguém verdadeiramente arrependimento.
TEMA: O que acontece com uma pessoa quando está verdadeiramente arrependida dos seus pecados?
TEMA: O que acontece com uma pessoa quando está verdadeiramente arrependida dos seus pecados?
Para entendermos a respeito disso, temos Davi como exemplo.
1- A sua maneira de ver o pecado é mudada. (v1-5)
1- A sua maneira de ver o pecado é mudada. (v1-5)
Davi usa TRANSGRESSÃO, INIQUIDADE E PECADO, que são três palavras diferentes. No português dá a ideia de apenas três palavras diferentes que descrevem a mesma coisa. Porém, no livro do salmos, é comum vermos palavras diferentes sendo usadas, que tem o mesmo significado. Pois, o intuito dos salmistas era reforçar uma ideia ou aprofundar uma ideia.
EXEMPLO de um reforço de ideia: a sua palavra é lampada para os meus pés e luz para os meus caminhos.
Neste salmo temos essas palavras diferentes usadas por Davi, pois ele quer descrever o quão profundo foi o seu pecado. De modo que, cada vez que você vai lendo os versos, você percebe a tristeza dele diante daquele pecado cometido.
v5 - Davi reconhece a profundidade do seu pecado.
Davi não só entendi a profundidade do seu pecado, mas senti os efeitos do seu pecado:
a) Davi senti tristeza pelos seus pecados - v8; 12
b) Davi senti uma tortura pelo pecado. Como se a conciência dele sempre fosse acusada - v3b
c) Davi senti medo de como Deus vai reagir diante do pecado dele. Por isto pedi tal coisa no v11.
Isto só aconteceu porque a maneira de Davi ver o seu pecado foi mudada. Portanto, a primeira cosia que acontecerá com uma pessoa, a primeira coisa que deve acontecer em nossa vida, se estamos arrependidos dos nossos pecados, é ter uma mudança na maneira de ver o pecado. Você começa a sentir tristeza pela pecado. Começa a olhar para si e ver o quão é pecador. Começa a dar nome as seus pecados.
2- A maneira de ver a si mesmo é mudada.
2- A maneira de ver a si mesmo é mudada.
- Davi em nenhum momento transferi a culpa do seu pecado. Pelo contrário, ele deixa claro que a iniquidade foi dele. Fui eu que pequei contra ti, somente eu. É importante entendermos isto. Pois, quando pensamos em Davi, vem a mente ele como grande guerreiro, vencendo batalhas e o gigante golias. Davi sabia que ele era tudo isto. Mas reconhece neste salmo, que para o seu maior inimigo, ele foi derrotado.
O maior inimigo de Davi não estava fora dele. Não era golias. Mas ele mesmo.
- Davi reconhece que merece a justiça de Deus pelo seu erro. Ele olha para si, vê o quão errou contra Deus, e reconhece merecer o castigo desse erro (V4)
- Davi pedi para Deus mudá-lo, para que ele não faça novamente o mesmo que fez com Urias (v14)
3 - A maneira de ver a Deus é mudada.
3 - A maneira de ver a Deus é mudada.
- Davi entende quem Deus é. Ele é alguém puro. De modo que todo pecado é contra Deus. Ele não diz que pecou contra beseba, Urias ou qualquer outro, mas diz eu pequei contra ti, Deus. Davi começa a olhar para Deus de uma maneira diferente, entendendo que todo pecado é primeiramente uma ofensa contra Deus.
-Davi também vê Deus como perdoador (v1-2)
-Davi vê Deus como purifacador de todo pecado (6;7; 10)
Um verdadeiro arrependido, vê Deus de outra forma. De modo que, ele não só quer o perdão de Deus, mas também a purificação do Senhor. Que Deus o ajude a não fazer para aquilo.