A Parábola do Rico Insensato

As Parabolas de Jesus  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 15 views
Notes
Transcript

Tema: "A Futilidade da Busca por Segurança nas Riquezas Terrenas".

INTRODUÇÃO:

Queridos irmãos e irmãs, hoje mergulharemos na parábola contada por Jesus sobre o homem rico e insensato. Este relato nos traz lições cruciais sobre a verdadeira fonte de nossa segurança e o perigo de uma vida consumida pela ganância e avareza.

1) A Insaciabilidade da Ganância (Lucas 12:13-15)

Explicação:
No texto, um homem pede a Jesus que intervenha em uma questão de herança, demonstrando preocupação com bens materiais. Jesus responde destacando que a vida de uma pessoa não consiste na abundância de seus bens, enfatizando a futilidade da busca desenfreada por riquezas terrenas.
Aplicação:
Da mesma forma, nos dias atuais, muitos são consumidos pela ganância, buscando incessantemente acumular mais e mais bens materiais, achando que nisso encontrarão verdadeira felicidade e segurança. No entanto, Jesus nos lembra que nossa identidade e valor não estão ligados àquilo que possuímos, mas sim à nossa relação com Deus e com os outros.
1 Timothy 6:7–8 ARA
7 Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. 8 Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.

2) A Incerteza da Vida Terrena (Lucas 12:16-20)

Explicação:
Jesus continua a parábola contando a história de um homem rico cujos celeiros estão cheios de colheitas. Ele planeja relaxar, comer, beber e desfrutar da vida, mas Deus o adverte sobre a futilidade de sua busca por segurança nos tesouros terrenos. Naquela mesma noite, sua vida é requerida dele.
Aplicação:
Esta história ressoa profundamente nos corações contemporâneos, pois muitos vivem como se a vida fosse eterna e como se suas posses fossem garantia de um futuro seguro. No entanto, a incerteza da vida terrena nos lembra da importância de priorizar o que é eterno sobre o que é passageiro.
James 4:13–14 ARA
13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. 14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
Psalm 39:4–6 ARA
4 Dá-me a conhecer, Senhor, o meu fim e qual a soma dos meus dias, para que eu reconheça a minha fragilidade. 5 Deste aos meus dias o comprimento de alguns palmos; à tua presença, o prazo da minha vida é nada. Na verdade, todo homem, por mais firme que esteja, é pura vaidade. 6 Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará.
Psalm 90:10 ARA
10 Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.

3) A Sabedoria da Fidelidade a Deus (Lucas 12:21)

Explicação:
Jesus conclui a parábola enfatizando a tolice de acumular riquezas para si mesmo, mas não ser rico para com Deus. O homem rico foi chamado de insensato por priorizar o bem-estar material sobre sua relação com Deus e seu próximo.
Aplicação:
Hoje, somos desafiados a buscar a verdadeira riqueza que vem de estar em comunhão com Deus e em viver em generosidade e serviço aos outros. A verdadeira sabedoria está em investir naquilo que tem valor eterno, pois é isso que realmente importará na eternidade.
Ilustração:
Imagine um viajante sedento no deserto, carregando pesadamente uma mala cheia de ouro. Ele se debruça sobre um oásis, mas nunca bebe, preocupado em proteger sua carga preciosa. Enquanto isso, o tempo passa, e sua sede só aumenta. Finalmente, exausto, ele percebe que a riqueza que carregava não pode saciar sua necessidade mais básica.
Matthew 6:21 ARA
21 porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
Matthew 6:33 ARA
33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Psalm 37:4 ARA
4 Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração.
1 Corinthians 10:31 ARA
31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
Conclusão:
Queridos amigos, assim como o homem rico na parábola, somos chamados a reconsiderar nossas prioridades e investir em coisas que têm valor eterno. Que possamos aprender com a sabedoria de Jesus e buscar a verdadeira riqueza que vem de um relacionamento íntimo com Deus e do serviço amoroso ao próximo. Que nossos corações sejam guardados da ganância e que possamos viver com a confiança de que, em Deus, encontramos segurança verdadeira e duradoura. Amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more