Aula Curso mananciais
No principio criou Deus os céus e a terra
Efésios (A igreja a noiva gloriosa de Cristo)
“Escolher” significa selecionar de uma multidão maior, ligando com esse ato o aspecto da dignificação: ele nos escolheu. Essa escolha de Deus ocorreu “antes da fundação do mundo” e sucedeu “em Cristo”. Isso não deve ser de forma alguma interpretado como preexistência das almas no Cristo preexistente. Pelo contrário, o plano de salvação de Deus por meio de Cristo, estabelecido antes da criação, já engloba os que crêem em Cristo. Essa escolha alcança os crentes quando estes são chamados pelo evangelho (cf. Ef 1:13), contempla-os como um “sorteio” (Ef 1:11) e é lacrada por intermédio do Espírito Santo, o penhor da herança eterna (Ef 1:13s).
A herança e o Espírito
VIVENDO DE ACORDO COM O SEU CHAMADO 4:1-10
a) Exortação à unidade: Ef 4:1–6
1 – Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,
2 – com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor;
3 – esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz:
4 – [há somente] um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação,
5 – [há um] só Senhor, uma só fé, um só batismo,
6 – um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
Despindo-se do velho homem e vestindo o novo (4:17-24)
Cristo, por meio de sua morte, ressurreição e glorificação, tirou as correntes do cativeiro satânico; isto é, a humanidade cativa a Satanás passou a ser o espólio de Cristo. Assim, fomos transferidos do império das trevas e de sua escravatura e tornamo-nos escravos de Cristo e de sua justiça. Cristo ascendeu ao céu como o supremo vencedor. A figura aqui é de um conquistador militar conduzindo seus cativos e distribuindo o espólio entre seus seguidores. Aqui, entretanto, os cativos não são os inimigos, mas seu próprio povo. Os pecadores que estiveram sob o domínio da carne, do mundo e do diabo, agora, são cativos de Cristo. Quando Cristo veio à terra, foi ao mais fundo da humilhação. Quando ascendeu ao céu, ele alcançou o máximo da exaltação. A seguir, ele deu dons aos homens.
16 A sabedoria na conduta também se refere ao trato com o tempo de que uma pessoa dispõe. O verbo “remir” só torna a ocorrer no NT em Cl 4:5. O sentido é “comprar intensivamente”, comprar de forma a esgotar as possibilidades existentes. “As possibilidades contidas no tempo… devem ser ‘cabalmente aproveitadas’, apropriadas, mediante o empenho de ‘custos’, de esforços.” Em Cl 4:5 a convocação provavelmente se refere aos esforços missionários em favor daqueles “que estão de fora” (ibidem). A vida de Paulo é um exemplo impressionante para o desafio de usar totalmente as possibilidades dadas a cada um. Dia e noite ele se encontra incansavelmente engajado no evangelho e no cuidado de suas igrejas (cf. 2 Ts 3:8; 2 Co 11:24–28).
A ARMADURA DE DEUS
Colossenses (A suprema grandeza de Cristo, o cabeça da igreja)
A centralidade e supremacia de Cristo
O tesouro escondido de Deus – O Rei Jesus (2:1-7)
Advertência contra o engano dos impostores (2:8-12)
A LEI E A CRUZ
ROUPAS VELHAS E ROUPAS NOVAS
Amor, paz e ações de graça
Filemon
Um grande desafio
O “inútil” tornando-se útil (o poder transformador do evangelho)
O comportamento de Onésimo
O MEDIADOR
COMBATA O BOM COMBATE E MANTENHA A FÉ
1 TIMÓTEO 1.18–20
Paulo faz Timóteo se lembrar do relacionamento especial entre pai e filho que os unia e das circunstâncias de sua ordenação. Paulo não especifica o “combate”. Timóteo é chamado a “[combater] o bom combate”. Certamente, defender a verdade revelada de Deus contra aqueles que a negam ou a distorcem é se engajar em um combate perigoso e difícil que exige armas espirituais. Em particular, Timóteo deve “[manter] a fé e a boa consciência”.