Aula Curso mananciais

Quem é Deus e o pecado da humanidade   •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 7 views

No principio criou Deus os céus e a terra

Notes
Transcript

Efésios (A igreja a noiva gloriosa de Cristo)

Proposito, ocasião e contexto
Essa carta provavelmente foi escrita como uma carta circular para as outras regiões e a copia que permaneceu foi a copia que estava nas mãos da igreja de efeso, no capitulo 3 parece que paulo não conhece as pessoas para quem esta escrevendo.
Não há ocasião específica ou problema que tenha inspirado a carta, embora Paulo mencione que desejava que os efésios soubessem como ele estava se saindo na prisão.
A carta tem instruções gerais nas verdades a respeito redentor de Deus em Cristo para o mundo todo; a unidade da igreja entre os diversos povos; a conduta da unidade da igreja entre, em casa e no mundo. Unidade e amor no elo da paz marcam o trabalho salvador, bem como a resposta agradecida dos cristãos pela sua graça gratuita em suas vidas.
A região antiga de Efeso tinha uma fascinação pelo ocultismo e magia. Por isso a ênfase de Paulo no poder de Deus sobre todas as autoridades celestiais e na ascensão triunfante de Cristo como cabeça sobre toda a igreja e sobre todas as coisas nessa epoca e naquela que há de vir. Eles precisavam ser lembrados dessas coisas para permanecer firmes em sua fidelidade a Cristo como o supremo poder no mundo em suas vidas.
A carta possui dois temas principais
Cristo reconciliou toda a criação consigo mesmo e com Deus
Cristo uniu pessoas de todas as nações a si e uns aos outros em sua igreja
Essas grandes açoes foram cumpridas por meio do trabalho voluntario, poderoso e soberano do triúno Deus são reconhecidas e recebidas pela fé por meio de sua graça.
A luz dessas grandes verdades, os cristãos devem viver a vida como um tributo de gratidão ao seu grandioso Senhor.
As benções espirituais em Cristo
Paulo começa a carta entoado uma adoração ao Deus soberano que derramou seu amor sobre nós, mas antes de seguir com suas orações e expõe quem é esse Deus e o que ele fez, e por que ele deve ser adorado e admirado.
A RESPOTA PODE PARECER REPETITIVA, MAS ELA ESTÁ NA PONTA DOS LABIOS DO APOSTOLO: “O PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, O REI, O MESSIAS.
“Nos abençoou com todas as bençãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo…”
O QUE ELE FEZ:
1. Nos abençoou no Rei (o representante de todo o povo ex: assim como foi com Davi)
2. Ele nos escolheu nele
Carta aos Efésios 1. A tônica: louvor pela vocação divina: Ef 1.3–14

“Escolher” significa selecionar de uma multidão maior, ligando com esse ato o aspecto da dignificação: ele nos escolheu. Essa escolha de Deus ocorreu “antes da fundação do mundo” e sucedeu “em Cristo”. Isso não deve ser de forma alguma interpretado como preexistência das almas no Cristo preexistente. Pelo contrário, o plano de salvação de Deus por meio de Cristo, estabelecido antes da criação, já engloba os que crêem em Cristo. Essa escolha alcança os crentes quando estes são chamados pelo evangelho (cf. Ef 1:13), contempla-os como um “sorteio” (Ef 1:11) e é lacrada por intermédio do Espírito Santo, o penhor da herança eterna (Ef 1:13s).

3. Elegeu-nos por meio de Jesus, para sermos santos.
Em momento algum a magnitude dessa eleição autoriza uma confortável atitude de autocomplacência e superioridade. Em momento algum há especulação acerca dos “outros”, os eventuais rejeitados e seu destino. Pelo contrário, a copiosa abundância da bênção divina move aqueles que ouviram, viram e degustaram “a exaltação de Deus e o empenho ético; da vocação decorre o compromisso para uma vida condizente com Deus e adequada a Cristo neste mundo”:63 “para sermos santos e irrepreensíveis diante dele
4. Foi nele que derramou graça sobre nós
5. Foi nele que deu a redenção
6. Nele que estabeleceu seu plano
COMO UMA INTENÇÃO: FAZER CONVERGIR TODAS AS COISAS EM CRISTO
Aqui precisamos ter uma compreensão da grande história que está sendo contada, a do que Deus o soberano fez para entendermos a nossa própria história de fé. As pequenas histórias só poderão ser compreendidas se compreendermos a grande história.
O que paulo esta contando é uma historia maior do que a nossa de forma particular e individual. O plano de Deus é redenção do cosmo a salvação do crente é apenas um estagio do proposito maior que é: Fazer convergir em cristo todas as coisas.
Antes das graça de Deus estávamos mortos, não podíamos levantar um dedo para nos salvar; o resgate que precisávamos tinha de vir de Deus.
Aqui paulo faz alusão ao Exodo, onde Deus liberta um povo para si e logo depois caminha para terra prometida.

A herança e o Espírito

A herança de um mundo convergido em Cristo
O Espírito Santo assim como a nuvem e a coluna de fogo no deserto são a presença de Deus em meio ao seu povo, guiando-os em sua jornada pelo a peregrinação no deserto.
A nova vida em Cristo (escrever mais)
A nova humanidade em Cristo
O começo do capitulo 2 paulo fala sobre a condição de toda a humanidade e os propõe uma nova vida a partir da ressurreição
Importante considerar que tudo que paulo fala sobre jesus é referente aqueles que estão nele, se ele foi ressucitado, isso serve para todos, se foi colocado em gloria nas regiões celestiais e eles também foram, Essa é a verdade secreta da vida de todos os que pertecem a Jesus.
2:15 (“anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças.”)
Essa expressão usada por Paulo aponta para a junção dos dois povos em um só, já que os preceitos da torá tinham como um dos principais objetivos manter judeus e gentios longe uns dos outros.
O objetivo disso tudo foi criar uma humanidade e dos dois povos fazer um só. Hoje vivemos uma realidade bem diferente, não precisamos apaziguar as diferenças entre judeus e gentios, mas se olharmos para as diferenças que criamos entre as próprias comunidades perceberemos o quanto desconsideramos o sacrifício de cristo e com a nossas próprias mãos partimos e mutilamos o corpo.
2:17 Uma família em paz e um novo templo
Paulo discorre sobre como agora judeus e gentios podem viver em paz na mesma família. Isso foi desafiador e ao mesmo tempo revigorante, imagine o que foi para os judeus piedosos ouvir e como os gentis que se sentiam atraídos pelo Deus do judeus se sentiram motivados.
Isso nos leva a bondade de Deus expressa na parábola do filho prodigo.
E logo em seguida a imagem descrita por Paulo deixa de ser uma família e passa a ser um novo Templo. O antigo templo tinha sido rejeitado pelo próprio Jesus e agora Deus faria morada em cada um de seus filhos.
"As paredes de uma estrutura não podem ser chamadas de templo, na vdd ela recebe o “templo” de Deus que é o seu próprio povo."
GENTIOS E JUDEUS AGORA SÃO MEMBROS DE UMA SÓ FAMILIA E COHERDEIROS COM CRISTO

VIVENDO DE ACORDO COM O SEU CHAMADO 4:1-10

Aqui temos o manual básico para vivermos uma vida cristã e precisamos recorrer a ele regularmente.
“vivam de maneira digna da vocação que receberam”
Aqui Paulo não está falando de vocação pessoal e particular, mas é um chamado a esperança cristã. Como Jesus conquistou a própria morte, todos que lhe oferecerem sua fiel obediência estarão seguros de que a mesma vitória também será deles.
- PROTEGENDO A UNIDADE PRESTEM ATENÇÃO COMO ESTÃO VIVENDO
Sabendo que agora todos temos um senhor um Rei e pertencemos a uma mesma família por isso a unidade pelo vínculo da paz é tão importante.
Carta aos Efésios 1. A obra milagrosa do corpo de Cristo: Ef 4.1–16

a) Exortação à unidade: Ef 4:1–6

1 – Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,

2 – com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor;

3 – esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz:

4 – [há somente] um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação,

5 – [há um] só Senhor, uma só fé, um só batismo,

6 – um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.

AQUELE QUE SUBIU AOS CEUS E DESCEU DANDO DONS AOS HOMENS
- PRESTE ATENÇÃO NA COMPARAÇÃO COM A PESSOA DE MOISES QUANDO SOBE AO SINAI DE DESCE COM AS TABUAS DA LEI, LIBERTANDO O SEU POVO DA ESCRAVIDÃO.
- PORÉM ELE AGORA SOB E AO INVES DE DESCER COMO MOISÉS DESCE NA PESSOA DO PROPRIO ESPÍRITO, POR MEIO DE QUEM OS DONS SÃO AMPLAMENTE DISTRIBUIDOS A SUA IGREJA.
Dessa maneira Jesus estabeleceu sua igreja oferecendo a si mesmo e sua presença através do Espírito, dando-nos sua plenitude.
- Apesar dos diversos dons dados a igreja, o mesmo Senhor em quem age em todas as demandas.
ISSO É UMA CITAÇAO DO SALMO 68
-Nos tempos de Paulo a igreja, principalmente as jovens igrejas corriam um risco devidos as diversas doutrinas contrarias as verdades cristãs e as ferramentas dadas para edificação tinham a função de conduzir os jovens cristãos a maturidade para não fossem levados como barcos a deriva pelas doutrinas divergentes do Evangelho.
Os cinco dons devem ser em primeira mão olhado pela ótica da igreja primitiva para termos uma clareza sobre como eles devem funcionar atualmente. Eles não são uma lista esgotada, mas como Paulo está falando de uma edificação que está sendo construida ele cita cinco ferramentas de extrema importancia.
Eles eram cruciais para o estabelecimento da primeira geração da igreja
1. Os apóstolos foram testemunhas da ressurreição. Já que a ressurreição é o fundamento da igreja, o testemunho dos que viram o Jesus ressurreto foi a primeira pregação cristã.
2. Os profetas estrem os primeiros cristãos falavam em nome do Senhor, orientando e direcionando a igreja, especialmente nos tempos que antecederam o texto do novo testamento
3. Os evangelistas anunciaram o mundo surpreso que o jesus crucificado havia ressuscitado dos mortos, e era o messias de Israel como verdadeiro Senhor do mundo.
4. Os pastores cuidavam das novas igrejas
5. Os mestres desenvolviam e treinavam a compreensão que as igrejas tinham. definindo as diversas maneiras pelas as quais a lealdade obediente a Jesus vinculava os cristãos a toda historia e a toda a vida de Israel, construindo sobre os fundamentos do Antigo Testamento.

Despindo-se do velho homem e vestindo o novo (4:17-24)

Paulo em boa parte de suas cartas chamava as igrejas a uma mudança de mente que produziria um novo comportamento.
Quando Paulo diz que não foi isso que eles aprenderam de Cristo, ele recorre aos ensinamentos básicos ao fundamento. Jesus sempre advertiu que se deixasse a mentalidade passada abandonando os velhos pensamentos para que compreendessem as verdades do Reino.
Só há mudança de comportamento se houver mudança de mentalidade, aos refletirmos sobre nossa conduta cristã antes de pensarmos em nossos hábitos devemos pensar em nossa mente.
LUZ E TREVAS NAS QUESTÕES SEXUAIS
Efésios: Igreja, a Noiva Gloriosa de Cristo Os Dons da Unidade (4.7–11)

Cristo, por meio de sua morte, ressurreição e glorificação, tirou as correntes do cativeiro satânico; isto é, a humanidade cativa a Satanás passou a ser o espólio de Cristo. Assim, fomos transferidos do império das trevas e de sua escravatura e tornamo-nos escravos de Cristo e de sua justiça. Cristo ascendeu ao céu como o supremo vencedor. A figura aqui é de um conquistador militar conduzindo seus cativos e distribuindo o espólio entre seus seguidores. Aqui, entretanto, os cativos não são os inimigos, mas seu próprio povo. Os pecadores que estiveram sob o domínio da carne, do mundo e do diabo, agora, são cativos de Cristo. Quando Cristo veio à terra, foi ao mais fundo da humilhação. Quando ascendeu ao céu, ele alcançou o máximo da exaltação. A seguir, ele deu dons aos homens.

Remindo o tempo
Carta aos Efésios 3. Vida comunitária cristã: Ef 5.15–6.9

16 A sabedoria na conduta também se refere ao trato com o tempo de que uma pessoa dispõe. O verbo “remir” só torna a ocorrer no NT em Cl 4:5. O sentido é “comprar intensivamente”, comprar de forma a esgotar as possibilidades existentes. “As possibilidades contidas no tempo… devem ser ‘cabalmente aproveitadas’, apropriadas, mediante o empenho de ‘custos’, de esforços.” Em Cl 4:5 a convocação provavelmente se refere aos esforços missionários em favor daqueles “que estão de fora” (ibidem). A vida de Paulo é um exemplo impressionante para o desafio de usar totalmente as possibilidades dadas a cada um. Dia e noite ele se encontra incansavelmente engajado no evangelho e no cuidado de suas igrejas (cf. 2 Ts 3:8; 2 Co 11:24–28).

A ARMADURA DE DEUS

· CINTO DA VERDADE – O ASPECTO FUNDAMENTAL DA VERDADE CRISTÃ É O FATO DE SER VERDADEIRA. Ela não é verdadeira porque funciona; ela funciona porque é verdadeira. Nunca desista da verdade absoluta do evangelho.
· Couraça da Justiça – confiem no Deus único juiz, que pretende endireitar o mundo todo. O processo já teve inicio quando Deus vindicou Jesus, e nos justificou nele.
· Evangelho da Paz
· Escudo da fé – A fé em Jesus como o Senhor ressurreto e a total lealdade e a ele vão protegê-lo
· O Capacete da salvação – vai nos lembrar que fomos salvos do nosso pior inimigo
· A palavra
A arma final a oração.
Citação de cartas de um diabo ao seu aprendiz
Meu querido Vermelindo, Fiquei muito satisfeito com o que você me contou sobre o relacionamento desse homem com a mãe. Mas você deve tirar vantagem disso. O Inimigo irá trabalhar de dentro para fora, gradualmente corrigindo a conduta do paciente cada vez mais pelo novo padrão, e pode ser que ele mude o seu comportamento em relação à senhora idosa a qualquer momento. Seria bom que você entrasse em cena antes. Mantenha-se em contato íntimo com nosso colega Maldadiposo, que está encarregado da mãe, e construam um hábito consistente de irritação mútua, de pequenas azucrinações diárias. Os seguintes métodos são de grande ajuda:
1. Mantenha a mente dele focada na vida interior. Ele pensa que a sua conversão é algo que ocorreu dentro dele e que sua atenção, por isso mesmo, está voltada para os estados atuais do seu próprio espírito — ou, antes, para a versão muito expurgada deles, que é tudo o que você deve permitir que ele veja. Encoraje isso. Mantenha a mente dele longe dos deveres mais elementares, direcionando-a para os mais avançados e espirituais. Agrave essa característica mais humana, mais útil de todas, o horror e a negligência ao óbvio. Você deve levá-lo a uma condição em que ele possa praticar o autoexame por uma hora sem descobrir nenhum desses fatos sobre si mesmo, que são perfeitamente claros para qualquer um que já viveu na mesma casa que ele ou trabalhou no mesmo escritório.
2. Sem dúvida, é impossível evitar que ele ore pela mãe, mas temos meios de tornar essas orações inócuas. Certifique-se de que elas sejam sempre muito “espirituais”, que ele sempre se preocupe com o estado da alma da mãe, e nunca com o reumatismo dela. Há duas vantagens nisso. Em primeiro lugar, sua atenção ficará concentrada no que ele considera serem os pecados dela, pelo que, com um pouco de orientação da sua parte, ele poderá ser induzido a considerar pecado as ações da mãe que julga inconvenientes ou irritantes. Assim, você pode continuar a esfregar as feridas do dia de forma um pouco mais forte, mesmo enquanto ele estiver de joelhos; a operação é muito fácil e você vai achá-la bastante divertida. Em segundo lugar, já que as ideias dele sobre a alma da mãe serão muito rudimentares e muitas vezes errôneas, ele estará, até certo ponto, orando por uma pessoa imaginária, e a sua tarefa será tornar essa pessoa imaginária todos os dias cada vez menos parecida com a mãe real — a senhora idosa de língua afiada à mesa do café da manhã. Com o passar do tempo, a divisão que você causou entre eles será tamanha que nenhum pensamento ou sentimento de suas orações pela mãe imaginária alcançará ou servirá de ajuda à mãe verdadeira. Eu já tive tamanho controle sobre alguns de meus pacientes que era possível fazê-los levantar da oração pela alma da esposa ou do filho para ir bater na esposa ou no filho reais ou mesmo insultá-los sem o menor escrúpulo.

Colossenses (A suprema grandeza de Cristo, o cabeça da igreja)

Uma igreja que despertou bons sentimentos e tem características verdadeiras de uma comunidade de fé enraizada no evangelho. O ponto a ser destacado pelo apostolo Paulo sobre essa igreja não foi sua sabedoria, nem sua santidade ou seu código moral. Epafras ao se encontrar com Paulo em Roma fala sobre uma característica fundamental e poderosa o “amor que o Espírito deu a vocês”. Essa comunidade estava unida apesar das diferenças de classe social, das dificuldades na contramão da sociedade daquele tempo e Paulo estava extremamente empolgado com isso.
Esse comportamento é fruto da semente chama por Paulo palavra da verdade.
- Conexões
-Parábola do semeador
- A ordenança de Deus na criação para crescer e multiplicar (Gn 1:28)

A centralidade e supremacia de Cristo

Não podemos negar que boa parte da nossa religião boa parte das vezes coloca cristo de lado, se cristo não for entendido como deve ser não poderemos compreender a Deus.
Paulo escreve esse poema com a intenção de ensinar a igreja de colossos sobre a supremacia de Cristo. Cristianismo não é sobre um sistema particular de santidade. Cristianismo é sobre Jesus Cristo.
Três coisas destacadas pelo poema:
· Olhando para Jesus descobrimos quem Deus é, ele é a imagem de Deus, o invisível
· Jesus está no controle do velho mundo e do novo mundo
· Ele é o modelo de uma verdadeira humanidade que nos é ofertada através do evangelho

O tesouro escondido de Deus – O Rei Jesus (2:1-7)

A carta aos colossenses trata estritamente da supremacia de Cristo frente a todas as outras coisas. O tema todo é o Rei Jesus, O Rei Jesus. Ele é o plano secreto; ele é o tesouro; ele é o único “em quem” todos serão capazes de afastar o perigo.
No começo do cap 2 Paulo desafia os novos irmãos a permanecerem firmes na fé em Cristo e não cederem aos argumentos aparentemente persuasivos e falsamente convincentes.
- Assim como receberam
- Continuem a viver nele enraizados, edificados e firmados na fé
- Como foram ensinados (a importância de ensinar sobre Cristo)
Ele adverte: Tenham cuidado com as vãs filosofias
Cuidado, pois, a nossa religião pode conter muitos pecados
Ser um cristão é como andar de bicicleta e se não pedalar para frente vc cairá. Andar para frente significa seguir a Cristo.
SERÁ QUE NOSSA FÉ, PRÁTICA E RELIGIOSIDADE ESTÁ PAUTADA E EMBASADA EM CRISTO?
O QUANTO DE PECADO HÁ EM NOSSA PROPRIAS ORAÇÕES?
O coração de toda a carta
“PORTANTO, ASSIM COMO VOCÊS RECEBERAM CRISTO JESUS, O SENHOR, CONTINUEM A VIVER NELE, ENRAIZADOS E EDIFICADOS NELE, FIRMADOS NA FÉ, COMO FORAM ENSINADOS, TRANSBORDANDO DE GRATIDÃO.”

Advertência contra o engano dos impostores (2:8-12)

Parece que a igreja de colossos sofre um pouco das ameaças que as igrejas da galacia. Por ser perto Paulo toma o cuidado de advertir os irmãos contra os falsos ensino.
Qualquer comportamento religioso que não está alinhado com a proposta do Rei Jesus e seu governo não é nada melhor do que o paganismo e suas filosofias.
O que acontecia na galacia?
Eles diziam que ao se converterem eles tinham alcançado apenas parte do precisavam e para se completarem deviam ser circuncidados e guardarem a Lei.
Paulo diz que, porque se você já tem o messias, como seu Senhor, não precisa ser COMPLETADO por nenhum outro SISTEMA.
NOSSA COMPLETUDE ACONTECEU EM CRISTO, QUANDO FOMOS COM ELE SEPULTADOS ATRAVÉS DO BATISMO.
“QUER ENCONTRAR A DEUS? APENAS OLHE TOTALMENTE PARA JESUS”
ELE É O CABEÇA DE TUDO E DE TODOS. PRECISAMOS RESGATAR ESSA VISÃO DA SUPREMACIA DO REI JESUS SOBRE TODA E QUALQUER AUTORIDADE.

A LEI E A CRUZ

Na cruz Deus despojou as autoridades humanas, pois Paulo vai sempre se alegrar com “a fraqueza de Deus” vencendo os poderes humanos; o grande paradoxo da cruz a loucura de Deus vencendo a sabedoria humana.
E tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo publico
A lei mosaica que impedia gentios de se tornarem judeus e condenava judeus por não cumprirem a lei mosaica. Esses preceitos foram cravados na cruz.
PRECISAMOS ACREDITAR PROFUNDAMENTE NO PERDÃO DE DEUS
AQUI UMA ADVERTENCIA A NOSSA RELIGIÃO MODERNA, E NOSSA TENTATIVA DE ALGUM ESTILO DE DEVOÇÃO E PIEDADE PARTICULAR. CUIDADO COM TODO OS SISTEMA QUE NÃO TENHA CRISTO COMO O PONTO DE PARTIDA.
VOCÊ CONSEGUE SENTIR O ALÍVIO QUE OS COLOSSENSES DEVEM TER EXPERIMENTADO COM A GARANTIA DE QUE JÁ SÃO COMPLETOS EM CRISTO E NÃO PRECISAM DE MAIS NADA, ALÉM DO QUE JÁ TÊM?

ROUPAS VELHAS E ROUPAS NOVAS

Poucas pessoas prestam atenção no significa as vestes brancas do Batismo.
O que significa pensar nas coisas do alto?
O pensar nas coisas do alto, significa refletir em como o novo Reino deve influenciar em nossa vida como um todo, como nossa pureza e comportamento deve ser transformado, não em tons meramente legalistas e orgulhosos, mas, por termos uma nova vida e uma nova oportunidade de sermos imagem e semelhança nos tornando humanos genuínos.
Pensar corretamente e conhecer a verdade fazem parte do que significa ser verdadeiramente humano, o tipo de ser humano que o evangelho pretende criar.

Amor, paz e ações de graça

Se houvesse duas cidades, uma com os maus comportamentos citados por Paulo
e outra como os bons citados logos após, onde você gostaria de morar?
Reflexão sobre a características citadas por Paulo
· Compaixão
· Bondade
· Humildade
· Mansidão
· Paciência
O quando há disso em nós?
Atenção para imagem usada por Paulo. Você deve perdoar porque o Rei Jesus te perdoou, isso é o que deve te dar força e vitalidade.
INSTALE UM CODIGO EM SEU CORAÇÃO
TUDO OQ VOCÊ FIZER SEJA EM PALAVRAS OU AÇÕES FAÇA EM NOME DO SENHOR JESUS ISSO FARÁ DE VOCÊ UM HUMANO GENUINO.

Filemon

A carta a Filemom é a carta mais curta de Paulo, endereçada a esse homem que provavelmente era possuidor de muitas terras, junto de sua esposa Afia e seu filho Arquipo chamado por Paulo de companheiro de lutas. Filemom se mostrou um homem receptivos ao evangelho e tornou-se um homem amoroso e cheio de generosidade.
Paulo escreve para tratar de um problema naquele mundo, um dos escravos de Filemom havia fugido e isso era uma ofensa capital e muitos donos puniriam severamente a quem o fizesse.
Onésimo que significa “útil”, o que ele não deva ter sido para Filemom, fugiu para uma grande cidade como os fugitivos de seus senhores faziam. Onésimo agora esta sob influencia do A.P Paulo, o mesmo abraçou a fé e tonou-se um discípulo e companheiro fiel.

Um grande desafio

Atenção para o versículo 6 o motivo da oração de Paulo
“Oro para que a comunhão que procede da sua fé seja eficaz no pleno conhecimento de todo o bem que temos em Cristo”.
A oração de Paulo é para que a parceria que ele e Filemom compartilham no evangelho seja produtiva, que tenha efeito que precisa ter.
Paulo desafia seu irmão na fé a seguir um caminho contrário ao da sociedade daquele tempo. Tomar a decisão orientada por Paulo, proposta pelo evangelho era estar disposto as colocar como chacota. Recompensar um fugitivo com a liberdade? Todos os demais desejariam a mesma coisa.
O desafio de Paulo para Filemom era: Através do evangelho você pode superar, a mensagem do evangelho de Jesus, o Rei, o Senhor diante de quem ele, Filemom, Onésimo e todos os outros eram, servos de sua casa.
A posição de Paulo é que ele e Filemom são parceiros de um negócio, e devem ser colegas leais. Quando as pessoas creem no evangelho, são unidas em uma parceria com outros que também creem nele.
ESSA PARCERIA DEVE TER UM EFEITO PODEROSO
Juntos testemunhamos que vivemos sob um novo governo e ela faz com que coisas impossíveis aconteçam.

O “inútil” tornando-se útil (o poder transformador do evangelho)

Quando um escravo fugitivo era capturado poderia ser marcado na testa ou morto e até mesmo crucificado.
Paulo constrói toda uma argumentação por conhecer seu amigo e os desafios do pedido a ser feito. O pedido para que ao ver Onésimo, Filemom não enxergue aquele que antes fora “inútil”, mas veja o próprio Paulo. O apelo é ao amor, e a reconciliação cristã. Em linhas claras Paulo desafia Filemom a colocar sua fé em prática. Paulo deixa claro que escravo antes inútil agora é um homem transformado pelo poder do evangelho. Tendo Filemon sido alcançado pelo mesmo poder libertador deve ter clareza e consciência que o Espírito que ressuscitou Jesus dos mortos, faz novas todas as coisas.
Todos nós éramos inúteis devedores que fomos reconciliados com Deus por meio de Jesus, que em sua cruz fez conexão entre céus e terra. O povo de Deus precisa seguir o mesmo padrão de reconciliação.
A CRUZ PRECISA DAR MOLDES A NOSSAS VIDAS O AMOR DE DEUS NOS CURA DE MODO QUE NÃO PODEMOS IMAGINAR.
PAULO AO ESTABELECER UMA RELAÇÃO DE PARCERIA PELO EVANGELHO COM FILEMON, ELE DIZ QUE ELES COMPRTILHAM ALGO EM COMUM E UM ESTILO DE VIDA COMUM, OBJETIVOS COMUNS. E DIZ: “VOCÊ E ONESIMO AGORA ESTÃO UNIDOS PELOS LAÇOS DO AMOR CRISTÃO”.

O comportamento de Onésimo

Ele entendeu que apesar do evangelho o ter libertado espiritualmente não o livrara dos seus deveres sociais.

O MEDIADOR

Paulo se dispõe a pagar o que Onésimo está devendo e coloca-se no lugar de risco e dor com os braços estendidos em direção ao escravo e ao Senhor.
Paulo diz que sabe que Filemom fara mais do que foi pedido o poder ser dar a liberdade ao seu escravo ao invés de castigá-lo ou matá-lo.
Reflexão-
Sobre onde podemos nos colocar como mediadores para que a graça curadora de Jesus possa trazer restauração?
Família, igreja ou trabalho....
1 Timoteo
N.t. Wrigth diz que essa carta é como um manual do professor. Porque boa parte de seu conteúdo trabalha com aquilo que o lider cristão deveria ensinar e também com aquilo que não deveria ensinar.
Paulo lembra timoteo que deixou ele em Efeso com uma tarefa especifica, que incluia ordenar a outros que não ensinassem falsas doutrinas. Doutrinas erradas ja estavam circulando nesse periodo. Em todas as epocas a verdade é desafiada e questionada por imitações.
Experiencia pessoal de Paulo com Cristo
Paulo quer que Timoteo saiba o quanto estima o seu chamado para o serviço de Cristo. Isso seria um encorajamento para ele.
Uma ordem e uma advertência para Timoteo
Paulo agora dirige uma palavra pessoal a Timoteo descrita como Este é o dever. A palavra tem um contexto de uma metafora militar.
Lendo Timóteo e Tito com John Stott Combata o bom Combate a Mantenha E Fé (1 Timóteo 1.18–20)

COMBATA O BOM COMBATE E MANTENHA A FÉ

1 TIMÓTEO 1.18–20

Paulo faz Timóteo se lembrar do relacionamento especial entre pai e filho que os unia e das circunstâncias de sua ordenação. Paulo não especifica o “combate”. Timóteo é chamado a “[combater] o bom combate”. Certamente, defender a verdade revelada de Deus contra aqueles que a negam ou a distorcem é se engajar em um combate perigoso e difícil que exige armas espirituais. Em particular, Timóteo deve “[manter] a fé e a boa consciência”.

A primeira regra oração pelo mundo
Qual a foi a ultima vez que você fez uma lista das pessoas por quem você gostaria de orar? Quais foram os primeiros nomes que você anotou?
A maioria de nós tem apenas em suas listas de orações as pessoas que mais amam.
Porém o desejo do nosso Rei é que todas as pessoas sejam salvas e ele da uma direção de como nossa oração deveria fluir começando por aqueles que lideram o mundo.
E apenas Jesus é o mediador e salvador
Related Media
See more
Related Sermons
See more