Pregação Salmo 12 O Deus da Verdade dissipa a língua mentirosa
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 109 viewsNotes
Transcript
Pregação pelo Pastor Marcelo Rebouças na Congregação Presbiteriana de Bagé no dia 21/04/2024
Texto: Salmo 12 O Deus da Verdade dissipa a língua mentirosa
INTRODUÇÃO
Pinóquio – Quem nunca ouviu ou leu a história dessa Clássico? Afinal, não há quem não conheça a história do menino de madeira que, quando mente, o nariz cresce. Crianças já imaginaram se isso acontecesse com vocês? Toda vez que você mentisse o seu nariz crescesse, será que estava enorme? Mas qual é a moral da história do boneco de madeira que sonha em ser um menino de verdade?
Os principais personagens da história antes de ler o resumo:
Pinóquio: personagem central da história, é um boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade.
Gepeto: velho solitário que trabalha como entalhador e sonha em ter um filho. Ele cria Pinóquio a partir de um pedaço de madeira e se torna pai dele.
Grilo Falante: grilo que está sempre com Pinóquio o aconselhando. Muito inteligente e corajoso, está sempre pronto para ajudar o seu amigo de madeira.
Fada Azul: ser mágico que concede vida a Pinóquio e o ajuda nos momentos de necessidade. É ela quem toma a decisão se o boneco de madeira deve se tornar um menino de verdade.
A moral da história: A moral da história de Pinóquio é que a mentira tem perna curta e sempre acaba por ser descoberta. Pinóquio aprende que a honestidade é um valor importante e que, ao mentir, não apenas ele se prejudica, mas também aqueles ao seu redor.
Será que nós vivemos em um mundo de verdade ou de mentira? Exemplo:
Vendedores: que mentem para venderem o produto da loja? Você já viu algum vendedor que tem a coragem de dizer que a roupa que você experimentou não está boa ?
Contratos: Que tem letras bem pequenas para de alguma forma burla a lei.
Mecânicos: Que muitas vezes dão orçamento falso.
Pastores: Que usam a Palavra para deturbar o ensino, e assim, engana os fieis.
E poderia dar vários exemplos de mentiras em nosso mundo. Vivemos em um mundo de mentira.
João 8.44: Cristo afirma que satanás é o Pai da mentira. Ele foi assassino desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
Provérbios 12.22: Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite.
O que fazer diante de um mundo cheiro de engano e de mentira? O que fazer quando estamos diante de falsidade, língua bajuladora? O salmo 12 nos ensina nessa noite que ...
Ideia central: Devemos clamar pelo SENHOR dar verdade que dissipa a língua mentirosa
I. Clame por socorro ao SENHOR da verdade diante língua mentirosa. v.1-4
A) O salmo anatomia da nossa alma. Alguns domingos atrás voltamos a exposição dos salmos. Conhecido como a anatomia da alma. Porque o livro dos Salmos mostra o lamento, a dor, a esperança, o cântico, a confissão dos salmistas em diferente aspecto. De forma mais específica os salmos 1-40, fala do confronto, o salmista sendo oprimido, e Deus dando refúgio, livramento ao seu povo. No último salmo, a saber o salmo 11, vimos o que devemos fazer quando o ímpio tenta destruir os fundamentos estabelecidos por Deus. (Salmo 11.3) O verso 4 do salmo 11 responde:
O SENHOR está no seu santo templo;
nos céus tem o SENHOR seu trono;
os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens.
Deus é santo, o seu governo é eterno e ele julga retamente. Por isso o salmo 11 terminar afirmando que Deus é Justo.
B) O salmo de lamento. E cá estamos no Salmo 12.
Estrutura do salmo pode ser vista dessa forma: Davi ora por libertação v.1-4// Deus fala verso 5-6// o salmo termina com uma oração de Davi. V.7-8.
O salmo não apresenta o contexto, só afirma que é um Salmo de Davi para instrumentos de oito cordas, há duas opiniões entre os intérpretes. Segundo alguns, ela significa um instrumento musical; enquanto que outros são antes inclinados a crer que ela encerra uma melodia. Independente disso, o teor do salmo mostra o clamor de Davi pedindo ajuda.
O texto começa dizendo: Socorro, SENHOR. Me ajuda. Podemos lembra das lutas que Davi teve com Saul. Por exemplo: 1 Samuel 18.8-9:
8 Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão o reino? 9 Daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos.
Ou quanto Absalão, o seu filho, se rebelou contra seu pai ficando na entrada da cidade o texto de 2 Samuel 15.3-6:
3 Então, Absalão lhe dizia: OLHA, a tua causa é boa e reta, porém não tens quem te ouça da parte do rei. 4 Dizia mais Absalão: Ah! Quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça! 5 Também, quando alguém se chegava para inclinar-se diante dele, ele estendia a mão, pegava-o e o beijava. 6 Desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo e, assim, ele furtava o coração dos homens de Israel.
C) A língua mentirosa. Davi está sofrendo o peso da Língua dos seus adversários. A primeira coisa que ele diz: É que estão desaparecendo os piedosos. Poderiam ser traduzidos Santo, fiel. Essa palavra já apareceu no Salmo 4.3 e no Salmo 116.10
Aplicação: A dor é porque estão desaparecendo os piedosos, homens fieis, santo. Não sei quantos dos irmãos, lembra da Histórias de Elias – 1 Rs 19 quando Jezabel jura Elias de morte e ele foge para o monte Horebe e Deus fala com ele, para voltar para sua missão, e no verso 14 desse mesmo capitulo,
Elias responde: Tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos , porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.
v.18 o texto afirma: Conservei em Israel sete mil todos os joelhos que não se dobraram a baal, e toda boca que o não beijou
O pedido de Davi, provavelmente não da mesma forma que Elias fez: onde estão os verdadeiros adoradores? Onde estão os eleitos? No contexto de Davi que clama por ajuda, é que os homens piedosos estão desaparecendo como se a erva daninha da maldade se espalhasse, contudo creio que há uma conexão. Parece que existe mais homens maldosos do que homens piedosos. E consequentemente o desespero pode dominar o nosso coração.
Quanto maior caos, mais Deus se apresenta como o ajudador, como aquele que está com o seu povo. Paulo, diante da morte, diz: combate um bom combate, completei a carreira guardei a fé. Diante da maldade desse mundo Deus sempre socorre o seu povo. Deus guardou a fé de Paulo, logo ele conseguiu completar a carreira, Paulo combateu o bom combate e Deus o ajudou. Clame cristão, por homens piedosos:
1. Deus me faz mais santo.
2. Deus me faz amar as tuas coisas.
3. Deus diante da maldade desse mundo me faz obedecer aos teus mandamentos.
Charles H. Spurgeon diz, comentando o veros 1: Quando a santidade se vai, a fidelidade inevitavelmente a segue; sem o temor de Deus, os homens não têm amor pela verdade. Davi, em meio ao desgoverno generalizado, não recorreu a alguma trama insurgente, mas a solenes petições; nem se uniu à multidão para praticar o mal, mas tomou os braços da oração para resistir aos ataques contra a virtude.
D) V.2: A Davi apresenta A fralde dos homens no falar: - Observe que a língua é o agente, contudo ela obedecer a um coração Fingido, ou coração divido. E diante disso eles falam com falsidade, tem língua bajuladora e o reflexo dessa verdade atitude orgulhosa, veja mais um vezes o verso 4: ... O proposto de um coração orgulhoso, segundo o verso 2 é o engano: Falam falsamente e falam de forma bajuladora e o propósito maior é a destruição. Quando satanás deturbou a comunicação entre Deus e a humanidade, ele tinha um proposito:
Gn 3.4-5 Então a serpente disse à mulher:
— É certo que vocês não morrerão. 5Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerem, os olhos de vocês se abrirão e, como Deus, vocês serão conhecedores do bem e do mal.
Em Provérbios 5 o sábio Salomão nos orienta sobre a mulher adultera, dizendo:
Filho meu, ATENDE a minha sabedoria; à minha inteligência INCLINA os ouvidos para que conserves a discrição, e os teus lábios guardem o conhecimento; porque os lábios da mulher adúltera destilam favos de mel, e as suas palavras são mais suaves do que o azeite; mas o fim dela é amargoso como o absinto, agudo, como a espada de dois gumes. Os seus pés descem à morte; os seus passos conduzem-na ao inferno. Ela não pondera a vereda da vida; anda errante nos seus caminhos e não o sabe. (Pv 5.1-6)
O fim é a destruição.
APLICAÇÃO:
C. H. SPURGEON - Elogios e bajulação são detestáveis aos homens honestos; eles sabem que se os aceitarem deverão também os dar, e desprezam qualquer uma destas atitudes. Falam com lábios bajuladores e coração fingido. Aquele que infla o coração de outro não tem em si nada melhor que o vento.
O bajulador ele elogia para alcançar o seu objetivo, o seu desejo. – Algumas pessoas acham que porque eles estão oferecendo algo a Deus, Deus vai abençoar.
Ex: um homem que ganha um dinheiro de forma desonesta, ele acha, se ele oferta Deus, Deus não há de tratar o seu pecado. Ou como vimos homens receberam suborno e depois oraram agradecendo a Deus pelo dinheiro.
Socorro, Senhor os santos estão desaparecendo e os lábios dos infiéis que são falsidade, bajulação e engano tem aumentado.
Entenda, meu irmão:
1. A Palavra bajulação deriva de uma palavra divisão. A bajulação no seio da igreja, a falsidade no seio da igreja, gera o que? DIVISÃO. (Absalão fazia isso). Há um programa antigo em uma emissora cearense conhecida como As garras da patrulha, existem dois personagens, a saber: Doquinha e o Coxinha (Explicar o bajulador coxinha na frente é um coisa e nas costas outra.)
2. Usamos bajulação para autopromoção – Quantas pessoas negam a verdade que crê, para ter uma promoção? E aí chefe?
3. Saiba a diferença entre elogio e bajulação; Deus elogiou a Atitude de Jó. No verso 8 do capitulo, Deus elogia Jó, dizendo: porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto que, temente a Deus e que se desvia do mal. Ou seja, elogio não bajulação. A bajulação tem motivações erradas
E) V.3-4:Pedido por Justiça: Veja irmãos, Davi em sua oração pede a Deus que corte, no texto original é mais forte, Davi pede o “extermine” todos os lábios bajuladores, porque eles quebram a lei do Senhor. Eles quebram o nono mandamento, vocês observaram o que é exido no NONO MANDAMENTO? (leia mais uma vez CMW 144). Os lábios bajuladores, os lábios falsos têm em sua consciência que eles são senhores da sua vida. E ainda diz que serão vitoriosos.
v. 4 diz: Com a língua triunfamos, os lábios são nossos quem é o é senhor sobre nós?
Aqueles que quebram o nono mandamento, afirmam que vai ser conquistadores com o poder da língua. Eu falo o que quero, por que a língua é minha? Será irmãos?
ILUSTRAÇÃO– Moisés argumenta com Deus dizendo que não pode falar com o faraó. Ah Senhor, eu nunca fui eloquente, eu sou pesado e boca e pesado de língua. Qual é a resposta de Deus? v.11 do capítulo 4 de Êxodo: Quem fez a boca do homem? Ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?
Deus é o dono do teu corpo, Deus é o dono da tua boca, Deus é o dono da tua língua.
APLICAÇÃO:O que você tem falado diante desse mundo? Socorre, Senhor pois tem desaparecido os piedosos ou sua língua é usada para bajular, falar mal, usa a linguagem para destruir. Tiago 3 nos ensina que a língua é como fogo e que a domina é um perfeito FARÃO.
Meu irmãos, controle a sua língua. A fofoca, a linguagem bajuladora no falar dividi a igreja, solapa a paz e promove a rebelião.
Filipenses 4.8 diz: “8Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês. 9O que também aprenderam, receberam e ouviram de mim, e o que viram em mim, isso ponham em prática; e o Deus da paz estará com vocês.
II. O SENHOR da verdade nos guardará dissipando a língua mentirosa.v.5-8
A) Deus fala. Se nos versos 1 a 4 Davi, orou. Agora a poesia tem um aspecto profético, Deus vai falar. Diante da língua mentirosa, o Deus da verdade falará. Essa é a característica do salmo de lamento, apesar da dor o salmista busca o consolo no Senhor. O consolo é que Deus vai se levantar pela causa daqueles que estão sendo oprimido.
O Senhor atende ao clamor dos necessitados, assim como prometeu. Ele ouve seus gemidos, ele ouviu o gemido do povo em
Êx 2:24 Deus ouviu o gemido deles e lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó
O salmo
Sl 79:11:Chegue à tua presença o gemido dos prisioneiros; com o teu grande poder, preserva os que estão condenados à morte.
Sendo assim, Deus vai agir em favor do seu povo. A linguagem aqui se assemelha à promessa de Deus em
Isaías 33:10: “‘Agora me levantarei’, diz o Senhor. ‘Agora serei exaltado; agora serei elevado.’” A exaltação de Deus deve trazer o rebaixamento e a remoção dos ímpios
APLICAÇÃO: Quem são esses pobres? Será que o texto está se referindo só aqueles que não tem condições financeiras? O sermão do monte nos ajuda a entender, que a primeira bem aventurado, Mateus 5.3 é: Bem-aventurados os humildes de espírito(em outra outra tradução os pobres de espíritos), porque deles é o reino dos céus. Esse mundo com a sua língua oprimi os pobres, vc sabe disso?
Ilustração da irmã MARIA comprando seu móvel. (parcelinha de 52 reais)
Mas também, os pobres de espírito no sentido espiritual sofrem nesse mundo, por causa da língua bajuladora, a língua falsa. Isso acontece no trabalho, na faculdade. Nossa esperança é saber que o Deus da verdade vai agir. E o meu desejo é que você suspire por homens piedosos. Final do versos 5 diz:....
B) V.6: O Deus da verdade. Você confia no Deus da verdade? Você acredita nesse pedaço de papel que está suas mãos chamado, Bíblia? Você acredita que essa Palavra tem poder para transformar? Eu como pastor, espero que sim. Essa Palavra não é um amuleto onde você trás no domingo para a igreja, e durante a semana você vive com base nas suas falsas filosofias. O verso6 mostra a pureza da Palavra, ela foi por assim dizer testada.
C. H. SPURGEON, diz:
A Bíblia passou pela fornalha da perseguição, crítica literária, dúvida filosófica e descoberta científica e nada perdeu além dessas interpretações humanas que a ela se apegam como liga ao metal precioso.
Aplicação: A palavra do homem, não é totalmente confiável. Jeremias que o coração do homem é enganoso, como você saber se a pessoa está falando a verdade? Mas a PALAVRA DE DEUS é totalmente confiável. Provérbios 30.5 diz: “Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam” ; como o ouro puro que não sofre perda alguma pelo fogo, assim as promessas de Deus não sofrem perda alguma quando testadas, mas permanecem diante de nós em nossas maiores aflições. —THOMAS MANTON
E essa verdade se cumpri na Palavra encarnada, Jesus. Cristo falou a verdade, nunca usou de linguagem bajuladora, ele não enganou, ele não deu falso testemunho, ele é o ungido do Senhor. E o pior, ele sofreu desse engado. O que falar de Judas? O que falar do Julgamento religioso de Cristo? O que falar do julgamento político de Cristo? Todos recheados de mentiras e enganos. 1 Pedro nos ajuda a entender, algo para nos consolar:
1Pe 2.21–25.
21Porque para isto mesmo vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando exemplo para que vocês sigam os seus passos. 22Ele não cometeu pecado, nem foi encontrado engano em sua boca. 23Pois ele, quando insultado, não revidava com insultos; quando maltratado, não fazia ameaças, mas se entregava àquele que julga retamente, 24carregando ele mesmo, em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Pelas feridas dele vocês foram sarados. 25Porque vocês estavam desgarrados como ovelhas; agora, porém, se converteram ao Pastor e Bispo da alma de vocês.
A esperança de Davi estava no messias, por isso que agora ele termina o salmo de lamento termina confiante
C) A confiança de Davi no Deus da verdade. V.7-8. – Não esqueça vivemos em um mundo quebrado. Mentira, maldade, engano, bajulação, faz parte desse mundo. Mas se você é crente em Cristo a sua esperança não está naquilo que acontece nesse mundo, mas sim, naquilo que a Palavra de Deus diz, e a nossa esperança segundo esse Deus nesse texto é: Que o Deus da verdade dissipa a mentira e guarda os seus.
V. 8 diz: em todos os lugares andam os perversos e v.7 diz: o SENHOR A de nos guarda desta geração perversa.
Provavelmente todos nós queremos viver no ambiente livre de língua falsa. E eu te digo que isso vai acontecer. É difícil andar nesse mundo? Salmo nos ensina:
1. Que temos um Deus da verdade.
2. Clame a Deus da verdade.
3. E espere no Deus da verdade.
Conclusão
Pinóquio entrou em várias em rascada quando começou a mentir, até que foi para onde no ventre da baleia. ( eu acho que isso te lembra de uma outra história real). Se na história de pinóquio, mentira da perna curta, na história de Jonas a desobediência tem consequência. Deus tratou o seu profeta ele pregou a verdade, ele voltou para a missão. Missão essa de falar a verdade, Missão essa de proclamar a verdade. Faça isso, na certeza que a história de Jonas, a ponta para Daquele que ressurgiu dentre os mortos.
1. Você fala parecido com o Pinóquio ou com Cristo? Os piedosos são conhecidos pelo modo que falam, da mesma forma, os impiedosos, os ímpios são conhecidos pelo modo que falam. Como você tem usado sua língua como Pinóquio ou como Cristo?
2. O que nos precisamos na igreja? De mulheres ativas que servem a igreja de homens desrolhados que sabem usar os princípios da administração para melhor geri a igreja, de pessoas que tem capacidade de gestão humana. NÃO. O que precisamos é de homens piedosos que confiam na PALAVRA DE DEUS como inerrante e infalível. Por que você não confia na palavra de Deus?
3. Deus é o SENHOR da igreja.
A uma canção Estrela da Manhã. Que diz:
És a nossa Estrela da manhã
Cordeiro Santo que nos trouxe a paz
Em Tuas mãos está todo o vencer
Resposta a todo aquele que clamar
A verdade é a Tua palavra que não pode mentir, por isso estamos aqui
Te louvamos oh Senhor
Pelo seu imenso amor
Manifesta o Teu perdão e poder
E assim vamos te adorar para sempre
Pra sempre oh meu Deus
