Vivendo Fora de Sodoma, mas com a Sodoma dentro.

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 9 views

No inicio do capitulo, podemos ver Ló e sua família sendo arrastados para fora por dois anjos enviados por Deus.

Notes
Transcript
No inicio do capitulo, podemos ver Ló e sua família sendo arrastados para fora por dois anjos enviados por Deus. Em um ato de misericordia de Deus por amor a Abraao uma vez que a cidade ia ser destruida juntamente com seus moradores.
Deus então por misericordia envia dois anjos a eles, resgatam Ló, sua mulher e as suas duas filhas daquela cidade que era simbolo do pecado e da rebelião contra Deus.
A cidade seria destruida por conta de todos os seus pecados, os anjos permitiram que Ló e suas filhas se refugiassem numa das cinco cidades das campinas chamada Bela, que mais tarde vai ficar com o nome de Zoar, porque este foi o argumento de Ló para ir para lá e não para as montanhas como Deus tinha dito. Diz que era uma cidade pequena era um vilarejo.
Como se Deus não fosse prestar atenção e não incluisse a cidade na destruição que se aproximava.
Veremos sobre a destruição de Sodoma, Gomorra, Admà, Zeboim, as cidades das campinas do Jordão e com tudo que havia nelas e o triste fim da historia desse homem, Ló que é chamado de justo no novo testamento, que ao mesmo tempo não encobre os seus erros e as suas falhas.
A expectativa é que Deus nos abençoe na compreenção desta mensagem.
São duas partes a destruição de Sodoma e na segunda o Fim de Ló. Ele desaparece na historia biblica a partir daqui, primeiro a destruição de Sodoma do Vs 23 ao 29, façamos a leitura.
Aqui nos lemos quando Ló e sua familia entram na cidade de Zoar, sãos e salvos, o sol já estava nascendo e tinha sido uma noite muito longa, a noite tinha começado com Ló recebendo dois homens na sua casa para hospeda-los e em seguida a casa foi atacada pelos moradores de Sodoma e Gomorra, que queriam abusar dos visitantes de Ló. Ele tenta convencer os seus genros a fugir da cidade uma vez que aqueles dois homens eram anjos destruidores que Deus havia mandado para executar o juizo sobre as cidades, ele se demora durante a noite na cidade tentanto convencer seus genros a fugir, finalmente ele é arrastado para fora da cidade com sua familia e corre pela campina na direção da cidade de Zoar e o dia ja estava amanhecendo quando ele entra na cidade, foi de fato uma longa e dificil noite.
AQUI PODEMOS VER COMO É TRABALHOSO TAMBEM A SALVAÇÃO DE PECADORES, o trabalho que nosso Deus executa, isso tudo foi para salvar Ló da destruição da mesma forma nosso Deus age hoje, Ele usa meios para nos arrancar do inferno que se aproxima da destruição eterna.
Ló e sua familia estão seguros na cidade de Zoar, Deus então destroi Sodoma e Gomorra, Vs 24 e 25, diz que o Senhor fez chover enxofre e fogo sobre aquelas cidades, campina e todos os moradores da terra e o que nascia dela.
A palavra DESTRUIR em hebraico significa virar, como quem vira uma carne, na versão Almeida diz que Deus subverteu as cidades da Campinas.
Deus havia suportado a arrogancia deste povo por muito tempo, por 400 anos que o pecado de Sodoma e Gomorra subiam ate o céu, clamando por justiça e vingança da parte de Deus, mas agora Chegou a hora e Deus traz ao chão todas estas cidades. Não sobrando nada vivo, foram destruidos, homens, mulheres, jovens, crianças, velhos, animais, plantação, foi um juizo completo da parte de Deus sobre aqueles cananeus.
A mulher de Ló olhou para traz e virou uma estatua de sal, isso ocorre durante a corrida para Zoar, uma curiosidade, muitos estudiosos acreditam que ela era uma habitante de Sodoma, pois esta atitude revela o apego do seu coração pela cidade.
Logo que chegou a cidade Ló não era casado e não tinha filhos e ele se casou com uma sodomita, isso explica o porque o apego desta mulher a cidade quando receberam a ordem direta dos anjos de Deus para deixarem a cidade, fujam e não parem em momento nenhum e não olhem para traz , ela desobedece PORQUE SEU CORAÇÃO NÃO ESTAVA EM DEUS, MAS NA CIDADE, sua olhada revela o seu apego a Sodoma e mostra onde estava o seu coração. E foi transformada em estatua de sal, alçancada pelo JUIZO DE DEUS.
Por isso precisamos nos atentar a fase de namoro, casamento, para que não perverta nosso costume e principalmente aquilo que acreditamos.
Em Lucas 17.32 Jesus deixa o exemplo: Lembrai-vos da mulher de Ló, alguem que se apegou ao mundo, apesar de todos os beneficios e de toda a graça de Deus. Trocando tudo isso pelas coisa que estavam em seu coração, trocou Sodoma pela salvação de Zoar.
Por causa de Abraao que abrencoou seu sobrinho Ló, Deus se lembrou de Abraao e tirou Ló do meio da destruição das cidades que ele havia condenado.
QUE DEUS MARAVILHOSO ELE NÃO SOMENTE ABENÇOA-NOS, MAS ELE ABENÇOA NOSSO DESCENDENTES, ATRAVES DE NÓS, Deus abençoa os que estão perto de nos, dai a importancia de voce ter um casamento no Senhor, a importancia de voce CRIAR SEUS FILHOS NOS CAMINHIOS DO SENHOR, A IMPORTANCIA DE VOCE SE ASSOCIAR A UM POVO DE DEUS, porque Deus na sua misericordia costuma abençoar aqueles que estão ao redor dos que temem, daqueles que amam de todo coração.
Aqui termina a historia de Sodoma e Gomorra, mas algumas observaçoes sobre a cidade, o relato não termina, pois da origem os moabitas e os amonitas, que esta nos VS 30 ao 38 (leitura), que relatou o triste fim melancolico para este homem sobrinho de Abraao.
Ló que é chamado de Justo no NT e a biblia não encobre as suas fraquezas e suas iniquidades, algum tempo depois de ter morado em Zoar, ele resolve sair da cidade, o texto diz que ele estava com medo de ficar na cidade, talvez dos habitantes que eram semelhantes a Sodoma e Gomorra, talves ele tinha medo que Deus destruisse Zoar tambem, uma vez que a cidade era pecaminosa como as demais cidades das campinas.
Depois de algum tempo ele vai mora na caverna, com suas filhas, no monte, provavelmente as montanhas de Moabe, que ficam ao Oriente do Rio Jordão e que era o local original que Deus tinha dito para ele fugir, e ele tinha desobedecido a Deus indo para Zoar.
Reparem que ele vai para uma caverna , juntamente com suas filhas depois do Luxo e das riquezas que ele tinha.
E é la então que suas duas filhas tramam ter filhos através do pai. ELES FUGIRAM DE SODOMA, MAS SODOMA NÃO FUGIU DELES.
O problema não é a Sodoma fisica mas a Sodoma do Coração, as duas meninas pensando como sodomitas, resolvem o problema de que elas não podiam casar e ter filhos, naquela epoca a descendencia de um homem era contada através dos filhos homens que eles tinham e não das filhas, e Ló ia morrer sem filhos, portanto sem descendencia, suas filhas tinham ficado noivas mas os noivos morrerem em Sodoma, como os demais homens de toda a região.
Casamentos naquele período eram arranjados pelas famiias e a familia de Ló tinha perdido o vinculo social, e voltar a relacionar com os Cananeus depois de tudo oque aconteceu, era indesejável além de ser visto como um castigo de Deus.
Com o pai velho para casar de novo e ela com a cabeça de sodomitas, resolvem embebedar o pai. Esta relação com ele é o resultado da influencia do tempo que eles tinham morando em Sodoma, a cidade não tinha padroes moraes, na cidade valia tudo, era um festival de imoralidade. Como disse sairam de Sodoma mas Sodoma não sairam delas, e tramaram para embebedar o pai, pois ele jamais concordaria com isso, apesar de ter morado em Sodoma ele mantinha alguns principios do tempo que morou com Abraao.
O vinho provavelmente tinha vindo de Zoar durante o tempo que moravam la, Ló ficou tão bebado diz o texto que ele não viu quando a filha se deitou com ele.
Mesmo ele sendo passivo neste caso ele tem culpa pela embreagues.
A embreagues tem sido a raiz de muitos outros pecados familiares que começa pela bebida, e ele faz de novo no outro dia sem perceber movido pelo alcool.
No VS 36 diz que o resultado do esquema deu certo, ambas ficam gravidas, a falta de vergonha era tão grande que colocaram o nome nos filhos que refletiram o esquema pecaminoso e os incestos desta relação se tornariam os Moabitas inimigos constantes da Nação de Israel.
Encerra de maneira melancolica a historia desse homem, ele não aparecemais no restante da historia de Abraao, e fica como exemplo um homem justo mas que se acomodou ao mundo que criou sua familia, num mundo imoral e pervertido, onde ele havia escolhido viver e finalmente colhe os frutos de suas decisoes erradas.
Este epsodio marca o fim das escolhas erradas de Ló , ele se separou de Abraao, foi morar em Sodoma, casou com uma mulher de la, criou suas filhas naquele ambiente, apesar de não concordar com a maneira de viver dos dodomitas, ele se abituou a viver com aquilo.
Agora as próprias filhas atuam como mulheres de Sodoma.
Quão importante é o exemplo dos pais, como é importante que os pais, maridos cuidem da sua familia, que seja um sacerdote espiritual, que façam o que puder para instruir seus filhos nos caminhos do Senhor.
Que entendam a necessidade de educa-los no caminho de Deus, traze-los à igreja, encina-los a participar das programaçoes. Envolvam seus filhos com boas amizades na igreja, porque a sociedade corrompe os coraçoes, precisamos conviver nela é claro nao estamos em mosteiros, não podemos isolar do mundo, MAS AGENTE PODE ESTAR NO MUNDO E NÃO PERTENCER A ELE.
A palavra de Deus não proibe mel, danone, mas a biblia é muito clara quando adverte a respeito dos perigos e das consequencias do abuso, não são poucos os crentes que abusam da bebida alcoolica, ficam em um estado de euforia, dizem e fazem muitas coisas que depois se arrependem, é uma porta de entrada para outros males e pecados, alem da causa de escandalos, pelo risco de não se controlar.
Pedro afirma que Ló era justo, Ló era justo no sentido de que ele conhecia o Deus verdadeiro, ele queria andar nos caminhos de Deus o coração era apegado a Deus, contudo era um homem crente que fez escolhas erradas, que não sobe separa deste mundo, cujo coração se apegou , e o resultado é que o mundo o corrompeu nas suas decisoes, corrompeu sua familia.
A historia de Ló é um chamado a santidade, Deus nos mostrando sobre os riscos que corremos aqui, Deus nos oferece Graça e perdão mediante o Senhor Jesus Cristo e por meio dele nos podemos obter a salvação e a libertação.
E a pergunta é como esta voce neste dia com relação a isso?
Que Deus nos guarde, para que nós não sejamos como este homem, que não sejamos como aqueles que se deixaram corromper pelo mundo que deus nos guarde e nos prepare para a vinda do Senhor Jesus quando ele vier buscar o seu povo e exercer o juizo de Deus sobre a toda humanidade.
Related Media
See more
Related Sermons
See more