A Quem estou servindo? Deus ou os Homens?
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Separados para o Evangelhos
Separados para o Evangelhos
Gálatas 1.10-17
Contexto:
- Paulo se apresenta aos irmãos e expõe sua vocação, sendo essa confirmada por Deus e não por homem algum. Nessas palavras, Paulo demonstra sua autoridade apostólica como validada pelo céu. Noutras palavras, ele quer dizer: para o apostolado, não dependi de agir politicamente, não precisei bajular ninguém. O Deus que me chamou tem poder sobre a morte, logo, não tenho por que temer nada, não dependo de aprovação humana, somente a do céu.
- Paulo também fala do propósito de Cristo, que pela sua morte fomos desarraigados do mundo. Tudo isso porque os homens daquele tempo, e hoje também, agarrados no mundo, estão…
- Paulo nota que havia ocorrido um desvio de conduta, ou melhor, compreensão doutrinal no corpo da igreja daquele tempo. O único e verdadeiro Evangelho que ele lhes comunicara já estava se tornando esquecido dos tais. Paulo está admirado de tal cousa. Assim como eu, pastor, nesses dias me admiro muito de tantos desvios no Evangelho na igreja que é a menina dos olhos de Deus.
- Paulo visa concretizar essa mensagem dizendo: por mais que eu ou um anjo vos anuncie outro Evangelho, seja este desconsiderado.
- Em síntese, o povo de Deus, conhecedor da verdade, estava dilatando as crenças do santo Evangelho. Vendendo-se ao mundanismo do tempo presente. E nós, meus irmãos? Será que essa igreja hoje é diferente? Exemplos…
10 Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo.
- Paulo neste verso defende ataques contra sua integridade. E não fique surpreso aqueles zelosos pela causa do Senhor com tais circunstâncias; as críticas contra um verdadeiro ministro ou discípulo de Cristo são quase que normais. O livro deAtos 7:52 nos revela — Qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram os que anteriormente anunciavam a vinda do Justo […]. Diante disto, irmãos, o Evangelho de Mateus me conforta dizendo: bem-aventurado quando por minha causa vos injuriarem e vos perseguirem […].Mateus 5:11
- Tudo isso ocorrendo porque igrejas inteiras na Galácia já haviam recebido erroneamente uma imagem negativa do apóstolo; imagine por quê. Paulo não era de dar tapinha nas costas de ninguém, e muito menos de apresentar o Evangelho do Conforto, onde tudo aquilo que é confortável é comunicado e aquilo que desagrada é escondido. Diante disso, vem o tratamento duro do apóstolo, para assim rasgar as redes de mentira construídas contra esse homem de Deus.
- Aqui é perceptível, na fala do apóstolo, a realidade de muitos homens; coração dividido, ou quem sabe vendido ao desejo pelo reconhecimento terreno.
- É notável que o favor dos homens é geralmente conseguido ou conquistado quando estes que podem oferecer algo recebem algo em troca. Sendo a moeda de troca muitas vezes a bajulação, para se obter o bem esperado. Exemplos: para ... Tapinhas nas costas é valido, inclusive o sacrifício da verdade…
- Paulo, na sua fala, exorta todos os que, pelos meios errados, querem participar das glórias terrenas.
- Mas a fala dele também fala sobre seu caráter, sendo ele um homem de honrado compromisso com o SENHOR. Paulo não agia com intuito de agradar aos homens, Paulo preocupava-se em agradar a Deus.
- Quem visa agradar a homens, Paulo está dizendo, é servo dos homens. Há… meu irmão, que grande perigo é este…
- Paulo expressa em suas palavras, é Deus quem tenho em vista agradar, por ser a Ele quem sirvo, Deus é o meu SENHOR.
- O problema todo meus irmãos, é que o mundo sempre foi Antropocentrista, O HOMEM É O CENTRO DO UNIVERSO, ELE DESEJA SE VENERADO, ELE QUER QUE SEUS DESEJOS SEJAM ATENDIDOS! EIS O GRANDE PROBLEMA! OS DESEJOS DOS HOMENS SÃO MANCHADOS PELO PECADO!
- Estou muito certo de que agora estou falando para seres assim, Antropocentristas, são o centro do universo e logo querem ser agradados.
- O Antropocentrismo não surge no século XV como prega a história, ele sempre existiu.
- Paulo se faz um modelo para cada um de nós. A VERDADE ERA INFINITAMENTE MAIS IMPORTANTE DO QUE A POPULARIDADE.
11 Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem,
12 porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.
- Paulo verbaliza aqui o seguinte: saibam vocês que O EVANGELHO que vos preguei não o preguei por causa de homem algum, pois nem por estes fui instruído, aquilo que recebi por revelação direta do céu vos dei. Ou seja, isso não é fruto do meu pensamento.
- Tão verdade é tal fato que uma série de textos nos afirma, tal confissão: Atos 16:9-10 —
Atos 22:17 — Romanos 8:27. Paulo está implicitamente falando, EU PREGUEI, mas não o inventei.
- Paulo, ao ditar tais palavras, apresenta algo que feria o motivo de orgulho de muitos, que eram instruídos por grandes mestres daquele tempo. Mas, o único Grande Mestre do apóstolo foi O Próprio Cristo e o Deus Espirito Santo.
- Paulo comprometido com Deus e sua Palavra, até porque, de outra forma, não há compromisso verdadeiro com alguém, se não há fidelidade para com o ensino do Ser Superior.
- Quantos de nós hoje somos assim? Ou a nossa fidelidade tem limites? Sendo esses definidos pelo que querem os homens?
- Fidelidade, meus irmãos, à Palavra de Deus, eis nossa maior necessidade. Já existem muitas igrejas e líderes espirituais por aí, barganhando com a verdade, mercadejando o evangelho, não cometam tão grande traição ao SENHOR dos senhores.
13 Porque ouvistes qual foi o meu proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a igreja de Deus e a devastava.
14 E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.
- Os versos lidos nos permitem compreender que Paulo nunca foi fiel a dois senhores, pois quando no judaísmo, pode-se perceber que ele fazia suas ações de maneira que objetivava agradar a Deus, por mais que equivocado estivesse.
- Quando ele diz - “ouvistes”, mostra que Paulo era um homem de fama, pelo sua conduta irreprovavel, Paulo era tema central quem sabe das muitas rodas de conversa naquele tempo.
- Paulo também sempre foi um homem que se destacava entre os demais, pois sua vida era pautada pelo zelo. Paulo não vivia uma desgraça chamada mediocridade. O zelo de Paulo não era um qualquer, o texto diz — extremamente zeloso; tudo o que fazia empregava toda sua energia e intelecto para fazer O MELHOR.
- EIS A MAIOR NECESSIDADE DA IGREJA DE DEUS.
- O cenário atual pinta um quadro desastroso, homens medíocres:
1. Homens que não querem assumir sua responsabilidade para com Deus.
2. Homens que a fidelidade a Deus não está nos seus planos.
3. Homens que não têm compromisso e fidelidade para com as coisas do SENHOR, não servem para muita coisa.
4. Os homens de hoje não querem mais liderar a igreja de Deus, DE ACORDO COM A VONTADE DELE, isso é quando aceitam a liderança.
5. Os homens de hoje, nem os seus próprios lares, não querem mais liderar, a grande maioria embriagados com a ideologia satânica do feminismo, entronizam as mulheres onde Deus os colocou para função de liderança.
6. Geração de homens fracos, sem ideal, sem compromisso.
7. Repito, um homem que não tem fidelidade e compromisso com o SENHOR, não serve para muita coisa. #SofrimentoDasMulheres…
15 Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve
16 revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios, sem detença, não consultei carne e sangue,
17 nem subi a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco.
- Estes versos falam do passado de Paulo e, ao mesmo tempo, do seu presente.
- Se fui zeloso no passado, pense agora, muito mais serei, pois de maneira miraculosa fui separado por Cristo. Isso mesmo antes de meu nascimento. Fui separado pela graça, não tenho méritos para tão elevada obra.
- Paulo está dizendo: fui separado para revelar a Cristo, Ele somente! O Próprio evangelho em carne. De tal modo que não precisei consultar ninguém; parti direto para o cumprimento da missão.