A PREEMINÊNCIA DE CRISTO NA CRIAÇÃO

Colossenses  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

De onde nós viemos? Como todas as coisas surgiram? Viemos de uma evolução? Do macaco? Qual é o propósito da Criação? Por que eu existo? Para onde iremos após a morte? Existe um mundo físico e um mundo espiritual?
Paulo buscar refutar, nesses versículos, algumas teorias, até mesmo mais recentes:
Teoria da Evolução
Evolução Teísta
Perenidade (eternidade) da matéria
Cristo, a imagem do Deus Invisível
Deus se “tornou” invisível por conta da queda
Embora ninguém nunca viu ou verá a Deus ( Jo 1.18 , mas Seu Filho sempre o representou aqui na terra ( Gênesis 3.8 “Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.”
A invisibiliade de Deus leva o homem “às religiões”
Através de Cristo, que o Deus invisível se tornou visível
Cristo é a imagem exata de Deus
Hebreus 1.3 “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,” João 10.30 “Eu e o Pai somos um.” João 14.9 “Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”
Cristo, o primogênito de Deus
Cristo não foi criado
De maneira alguma Cristo foi criado, visto que Ele, o Pai e o Espírito Santo subsistem eternamente.
Cristo herdou o mundo, como um filho
Cristo está acima de tudo e todos na criação. O texto se refere a Cristo como o cabeça e soberano da criação.
Salmo 89.27 “Fá-lo-ei, por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da terra.”
Hebreus 1.1–2 “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
Cristo está acima de tudo e todos e tudo foi criado para Ele. Romanos 11.36 “Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!”
Como primogênito, tudo foi criado inspirado nele
Cristo é o autor da criação “Jesus Cristo não é uma emanação de Deus, como ensinavam os gnósticos. Não é um espírito iluminado como ensinam os espíritas. Não é o primeiro ser criado como ensinavam os arianos e ainda ensinam os testemunhas de Jeová. Ele é o criador do universo” HDL.
Cristo é o ponto de refência, tanto das coisas visíveis quanto das invisíveis
Cristo não é somente a fonte de inspiração, mas o objetivo da criação existir: Ele é o Senhor soberano.
Toda adoração deve ser direcionada a Cristo
Como fonte de inspiração, autor da criação e soberano sobre todas as coisas, somente Cristo deve ser adorado
os anjos existem, mas para glórificar a Cristo.
Nenhuma criatura deve receber a adoração que é devida a Cristo
O universo louva a Cristo Salmo 19.1–4“Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo”.
Cristo é a fonte de Inspiração, autor da criação e soberano da criação porque é antes da criação V. 17
Tudo teve um início Gênesis 1.1 “No princípio, criou Deus os céus e a terra.” Cristo estava antes do princípio
Cristo é o alfa e ômega, o grande Eu sou, aquele que habita de eternidade em eternidade. Aquele que, juntamente com o Pai e o Espírito Santo são uno, completos, se amam, se glorificam, se bendizem e não necessitam de nada, de nenhuma criação para Serem Completos.
Cristo é o sustentandor de todas as coisas V.17b
Além de ser a fonte de todas as coisas, de todas as leis da física, química, biologia etc., Cristo ainda as susntenta.
Atos dos Apóstolos 17.28 “pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.”
Se Cristo é a fonte de toda criação e sustentador de todas as coisas, podemos ter certeza que o mundo está em perfeita harmonia e ordem.
CONCLUSÃO
Cristo é a fonte de inspiração na qual o Universo foi criado, seja as coisas vísiveis, aqui na terra quanto as invisíveis.
Sendo Cristo o soberano, a fonte de inspiração, o autor do universo, somente a Ele devemos dar honra, glória e louvor. Todo o mais, sejam até mesmo os anjos, devem se curvar diante dEle em reverência e adoração.
Portanto, podemos descansar no autor e sustentador de todas as coisas, pois nada pode nos separar do amor de Cristo
Romanos 8.31–39 “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do …”
Related Media
See more
Related Sermons
See more