QUEM E VOCÊ EM TEMPOS DE CRISE?

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 30 views
Notes
Transcript
Texto Áureo: 2 Reis 6:24 - 7:2

24Depois disto, ajuntou Ben-Hadade, rei da Síria, i todo o seu exército, subiu e sitiou a Samaria.

25Houve grande fome em Samaria; eis que a sitiaram, a ponto de se vender a cabeça de um jumento por oitenta siclos de prata e um pouco de esterco de pombas por cinco siclos de prata.

26Passando o rei de Israel pelo muro, gritou-lhe uma mulher: Acode-me, ó rei, meu senhor!

27Ele lhe disse: Se o SENHOR te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar?

28Perguntou-lhe o rei: Que tens? Respondeu ela: Esta mulher me disse: Dá teu filho, para que, hoje, o comamos e, amanhã, comeremos o meu.

29Cozemos, pois, o meu filho e o comemos; mas, dizendo-lhe eu ao outro dia: Dá o teu filho, para que o comamos, ela o escondeu. j

30Tendo o rei ouvido as palavras da mulher, rasgou as suas vestes, quando passava pelo muro; o povo olhou e viu que trazia pano de saco l por dentro, sobre a pele.

INTRODUÇÄO
Uma crise esta instalada em Samaria, a cidade esta cercada por uma potencia bélica, preparada para varrer do mapa a cidade de Samaria, as chances de vencer são zero, quando leio esta passagem bíblica vejo aqui o retrato de muitos momentos de nossa jornada, os altos e baixos de uma caminhada com Cristo, sim, isto porque nossa vida e feita de altos e baixos, dias de crise e dias de gloria.
O que eu quero compartilhar com vocês hoje e que todas crise e composta por personagens, e quero aqui destacar pelo menos 4, possivelmente tenham mais, porem quero destacar somente 4 tipos de pessoas que estão presentes nas crises, e na medida que compartilho com vocês algumas ideias sobre o texto, vamos tentar nos identificar nesses quatro personagens.
Houve uma grande fome em Samaria (II Reis 6.25), quando a cidade foi cercada pelos Sírios (II Reis 6.24). Não havia o mínimo de alimento para o povo trancado dentro da cidade. Com isso, o povo estava atordoado e fazendo qualquer coisa para sobreviver (II Reis 6.26-29). O próprio rei de Israel estava apavorado (II Reis 6.30). Quando passamos por crises muitas vezes revelamos quem realmente somos. As crises em todos os sentidos revelam sentimentos dentro de nós. Nossas reações são inesperadas quando surpreendidos por dificuldades indesejadas. Por isso precisamos refletir quem somos diante das crises da vida.
Quando estamos no meio de uma crise, é como se estivéssemos em uma aula que nunca quisemos frequentar. No entanto, é nessas aulas que aprendemos lições profundas sobre perseverança, fé e confiança em Deus. Nossas crises podem nos preparar para um futuro de maior confiança e esperança. Como reagir em tempo de crise? Vamos aprender através de uma comparação com os personagens:
o rei, o profeta, o capitão e os leprosos: 1º PERSONAGEM - Rei: II Reis 6.31 e 7.12 O rei Jorão, mesmo sabendo que Eliseu era um profeta de Deus, que tinha sido usado para salvar o seu povo (II Reis 6.8-23), ainda assim culpou o profeta por todo o mal que estava acontecendo.
E aí se você já percebeu que nossas vidas podem ser entendidas como a navegação de um barco o barco em que você está dentro representa a sua situação de vida o seu sonho seu objetivo é o destino que deseja alcançar, é claro que você não tem controle sobre alguns fatores como as correntezas os ventos e as tempestades mas se você não assumir o controle deste barco e ficar à Deriva deixando que as circunstâncias comandem a navegação é praticamente impossível que você consiga chegar onde quer e muitas pessoas fazem isso elas apenas deixam que a vida as leve e então dizem que são vítimas dos acontecimentos vivem criticando o mundo inteiro e culpam os outros pela sua situações o fato é que elas estão mais próximas de um naufrágio do que da Terra Firme então assim como o Capitão de um navio se você quer chegar ao destino Você precisa assumir a responsabilidade sobre a sua vida e o controle sobre o barco talvez você tenha que arrumar um mapa ajustar as velas enfrentar tempestades alterar as rotas a Remar e um caso de emergência Além disso se você aprenderá a admirar o oceano e amar a jornada a viagem se tornar era muito melhor essa é a única maneira de chegar à Terra Firme você precisa ter Auto responsabilidade.
Se você é como o rei na hora da crise: - Você se sente incapaz (II Reis 6.30); - coloca a culpa nas pessoas (v.31); - fica nervoso e faz ameaças (v.31); - desconfia de tudo e todos (II Reis 7.12).
lembra o que a mulher pediu, para o Rei, ela buscou uma solução porem o Rei deixou na mão de outro. Em tempos de crise não adianta encontrar culpados. É preciso encontrar soluções para os problemas. Estamos acostumados a ser reis de nossas vidas e decidir tudo, mas quando perdemos o controle da situação apavoramos. Não adianta culpar as pessoas, brigar nem fazer ameaças. É preciso encontrar saídas para a crise. Não seja como o rei na hora da crise! 2º PERSONAGEM - Profeta: II Reis 7.1 Eliseu era o profeta da época. A sua tarefa como profeta foi anunciar a Palavra de Deus. A mensagem do Senhor era que haveria um tempo de bênção e fartura. Se você é profeta na hora da crise: - Você abençoa; - Ministra bênçãos (v.1); - Anuncia a Palavra de Deus;
- Assume responsabilidade - Avisa sobre as consequências da incredulidade (v.2). O profeta na hora da crise abre a boca para profetizar a mudança o milagre a vitoria, mesmo sem garantia e mesmo que o cenário era outro, o que e uma palavra profética? senão uma palavra para o futuro, mesmo que o hoje esteva em crise mas amanha sera melhor, amanha sera diferente, amanha viveremos o melhor de Deus. Seja profeta na hora da crise! 3º PERSONAGEM - Capitão: II Reis 7.2 O capitão estava na porta de Samaria era uma pessoa de confiança do rei, em que “cujo braço o rei se apoiava” (v.2).
2 Porém o capitão a cujo braço o rei se apoiava respondeu ao homem de Deus: Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poderia suceder isso? Disse o profeta: Eis que tu o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.
Sociedade Bíblica do Brasil. (1999). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (2Rs 7.2). Sociedade Bíblica do Brasil.
Se você é capitão na hora da crise: - Acha que sabe tudo; - Pensa que é forte; - Duvida da Palavra de Deus. Infelizmente muitos capitães são usados para mandar e desmandar, pensando que sabem tudo e que são fortes, não seja o capitão no dia da crise achando saber tudo ou se achando muito forte que não precisam de ninguém, e jamais duvide da palavra e da direção que o Senhor pode te dar. Na hora da crise, não seja como o capitão, mas deixe Deus ser o general em sua vida. Não seja arrogante achando que manda em todos. Você pode estar perdendo a oportunidade de experimentar providência de Deus. Não seja capitão na hora da crise! 4º PERSONAGEM - Leprosos: II Reis 7.3-9 Os leprosos foram usados por Deus para salvar o povo de Samaria que estavam morrendo de fome. Na Bíblia Sagrada, a lepra é um símbolo do pecado (Levíticos 13.1-9). Se somos todos pecadores, todos podemos ser comparados com estes leprosos (Romanos 3.23) e estamos condenados à morte (Romanos 6.23). Se você é como os leprosos na hora da crise: -sabe que é um pecador condenado à morte; -busca oportunidade sem medo de arriscar (v.4 e 10); -tem temor de Deus e pensa no seus próximo (v.9); -compartilha as boas novas aos que precisam (v.10). Como aqueles leprosos devemos reconhecer que não somos dignos, mas devemos permanecer fiéis ao Senhor e crer no seu poder. Quando surge uma oportunidade não devemos temer nem ser egoístas ficando com a bênção somente para nós. Seja como os leprosos na hora da crise! Seja fiel na hora da crise e receba a vitória! CONCLUSÃO: II Reis 7.14-20 A diferença acontece quando vem a vitória. Dependendo de quem você foi na hora da crise será sua condição na hora da bênção. -O Rei: Perdeu a oportunidade. Deus manda o profeta Eliseu ungir Jeú no lugar de Jorão que morre perdendo o seu reinado pouco tempo após (II Reis 9.1-3). -O Profeta: foi honrado porque se cumpriu sua palavra (v.18); -O Capitão: foi atropelado pelo povo e não pode experimentar (v.17, 19,20). -Os Leprosos: experimentaram abundância e tiveram a honra de salvar seu povo (v.8 e 15). Seja profeta em tempos difíceis anunciando a vontade de Deus e também como os leprosos que foram solidários. Não seja como rei que culpou os outros nem como o capitão que não acreditou na provisão de Deus. A crise passa e Deus te dará a vitória!
Related Media
See more
Related Sermons
See more