Início da Trajetória - Filipenses
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsNotes
Transcript
Introdução
Introdução
O Estudo que vamos começar está em Filipenses. É uma carta que o Apóstolo Paulo escreveu para a Igreja que ficava em Filipos. Mas para começarmos a aprender precisamos conhecer mais.
Será que se a gente recebesse uma carta sem remetente nós iriamos ler? Eu recebo um monte de panfleto, avisos, mas como não são direcionadas para mim, muitas vezes nem leio. Agora se chegar uma carta da “prefeitura”, do “hoippu”, “da imigração” até mesmo dos familiares, é claro que eu vou abrir e ler. Vou querer saber o que está escrito.
A verdade é que se queremos entender mais de Deus, vamos precisar aprender mais sobre a Sua Palavra. A respeito da nossa carta aos Filipenses, vamos ver quem foi o nosso remetente e para quem ele estava enviando essa carta. Eu diria que estamos em uma série *típico de um seriado*, com vários episódios, mas para mostrar apenas um enredo. Daria o nome de “Pousando na alegria”, “Uma igreja extraordinária” ou até mesmo “Uma vida de porcelana”. Claro, brincadeiras a parte, mas o que nós vamos aprender é muito mais importante que as séries que vamos assistir.
Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
A nossa história começa com o Apóstolo Paulo. Quem foi esse homem que é mencionado tantas vezes no Novo Testamento e que escreveu tantas cartas?
Paulo Antes de Cristo.
O seu nome judeu era Saulo e nasceu em Tarso na Cilícia. Ao mesmo tempo que era um cidadão romano (por isso o nome de Paulo), ele também era um judeu, da tribo de benjamim. Ele estudou aos pés de nomes renomados na época, como Gamaliel. Tinha muito conhecido e lutava por suas crenças judaicas.
A sua convicção era tamanha que começou a perseguir os cristãos. A Bíblia fala que ele parecia uma fera indomável. Nesta época houve um homem que foi apedrejado por ser cristão, seu nome era Estevão. No livro de Atos dos apóstolos, disse que ele consentia na morte de Estevão, ou seja, era favorável.
Mas a vida de Saulo de Tarso teve uma grande mudança. Ele estava indo para Damasco para prender os cristão… Até que, ele caí no chão. Jesus apareceu para ele Atos dos Apóstolos 9.3–4 “Enquanto seguia pelo caminho, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: — Saulo, Saulo, por que você me persegue?”
Atos dos Apóstolos 9.5 “Ele perguntou: — Quem é o senhor? E a resposta foi: — Eu sou Jesus, a quem você persegue.”
Saulo estava perseguindo o próprio Jesus, quando perseguia os cristãos. Ele ficou cego e teve que entrar em Damasco.
Vamos dar uma pausa aqui. Já aconteceu com vocês, fazer algo com convicção que está tudo certo, mas depois você percebe que está errado? Já aconteceu comigo. Quando comecei os estudos no seminário não tinha muita noção sobre trabalhos acadêmico. Fiz um trabalho e peguei muito material de um livro, copiei e não dei os créditos e eu pensando que tava arrasando. Depois que terminei a apresentação, o professor foi falar sobre plágio e que não devia fazer um trabalho sem dar os devidos créditos. Foi um balde de água fria.
agora imagina com Saulo. Ele tinha convicção que fazia a coisa certa, mas depois que Jesus o encontrou na estrada para damasco, ele viu que tava tudo errado! Essa é a história de Paulo antes de Cristo.
Paulo depois de Cristo