(Rm 8:14-16) O Testemunho do Espírito Santo

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Romanos 8.14 “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”
Guiados. Ser guiado é ser conduzido, orientado, controlado. Essa pessoas que são guiadas pelo Espírito são as que fazem morrer sua natureza terrana, os feitos do corpo, a carne. São os que lutam para serem santos. Esses recebem a orientação e o poder do Espírito Santo. Não há poder, não há orientação, instrução, sem santidade, sem a mortificação da carne.
Então essas pessoas, os filhos de Deus, tem uma relação íntima com o Espírito Santo, de caminhar junto, de se submissão, a evidência disso, não é visão, nao é falar em linguas, não é sentir arrepio, a evidência dessa relação e experiência com o Espírito Santo é SANTIDADE de vida. É odiar aquilo que Deus odeia e amar aquilo que Deus ama. Então você não entristece o Espírito, você se submete à vontade dele, você busca a sua orientação, o seu controle e a sua presença.
Se o Senhor nos adota como seus filhos com a condição de que nossa vida seja uma representação de Cristo, o vínculo de nossa adoção, então, a menos que nos dediquemos e nos devotemos à justiça, não apenas, com a maior traição, nos revoltaremos de nosso Criador, mas também renunciaremos ao próprio Salvador.
João Calvino
Romanos 8.15 “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.”
Escravidão… Adoção. O Espírito, dentre tantos nomes que recebe, aqui ele recebe o nome de Espírito de Adoção. A doutrina da Adoção é pouco conhecida como uma doutrina, mas tão importante pra entender qual é o nosso verdadeiro e como ocorreu essa mudança. Nós, antes de sermos crentes, éramos filhos do diabo, filhos da ira e filhos da desobediência. Apenas em Cristo Jesus, ao crer no seu nome e na sua obra é que nós nos tornamos filhos de Deus.
Pensamos no Juiz que não só perdoa a pena, mas também cancela a culpa do infrator, e ainda o adota como seu próprio filho. A graça traz paz. Esta é tanto um estado de reconciliação com Deus, quanto uma condição, a convicção interior de que, em conseqüência, agora tudo está bem.
William Hendriksen
Essa tranformação ocorre em duas etapas: primeiro, legalmente, nós somos adotados por ele, e somos recebidos na família fé; depois, organicamente, nosso coração é tranformado em um coração de filho, e nós passamos a amar cada dia mais e a nos submeter cada mais ao nosso Pai.
2Coríntios 6.17–18 “Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.”
Devemos perceber aqui como aquela nova vida de santidade está intimamente associada à nossa adoção. Vivemos uma nova vida, vida de filhos de Deus.
Antes disso, nossa relação com Deus era uma relação servil, e de rebeldia e medo. Muitas pessoas “obedecem” a Deus apenas por medo de ir pra o inferno. Esse é o espírito de escravidão. Não amam ao Senhor. Será que você está aqui hoje nessa condição?! Está apenas com medo de Deus? Como medo do que vai acontecer com você se você não vier a igreja, ou nao der o dízimo etc...
Se você foi adotado por Deus verdadeiramente, o amor lançou fora o medo. Nós vivemos pra o Senhor porque ele nos ama.
2Coríntios 5.14–15 “Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.”
1João 3.1 “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.”
Romanos 8.16 “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”
Testifica. É verdade que mesmo depois de convertido, verdadeiramente crente, você ainda pode passar por momentos de incerteza sobre o amor de Deus. Talvez por causa de algum pecado que você… por causa de alguma perda, um sofrimento… por causa do passado, algum trauma, alguma dor… várias outras razões podem tirar essa certeza de que você é um filho de Deus. Então, o Espírito Santo tem uma missão importantíssimo, que é nos converncer de que nós somos filhos de Deus.
Já vimos antes, que o Espírito derrama o amor do Pai no nosso coração (Romanos 5.5 “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”). Agora aqui Paulo diz que o Espírito Santo tetemunha COM nosso Espírito que nós somos filhos de Deus. Quem melhor explicou isso foi John Owen:
Você sabe de quem somos filhos pela natureza - filhos de Satanás e da maldição, ou da ira. Pelo Espirito, somos colocados em outra esfera e somos adotados como filhos de Deus, visto que, ao receber o Espírito de nosso Pai, nos tornamos os filhos de nosso Pai. Por isso, ele é chamado de "espírito de adoção” (Rm 8.15). Algumas vezes, a alma se questiona se é ou não uma filha de Deus, em razão do que restou nela do caráter que existia em sua antiga condição. Decorrente disso, como algo da maior importância, declara sua reivindicação, com todas as evidências que tem para suportar seu título. O Espírito vem e dá testemunho nesse caso. É uma alusão aos procedimentos judiciais quanto a títulos e evidências. Tendo o juiz sido escolhido, a pessoa interessada faz sua reivindicação, apresenta suas evidências e faz seu pleito; seus adversários usam tudo o que têm para invalidar as evidências, anular seu argumento. No meio do julgamento, uma pessoa (o Espírito) de reconhecida e aprovada integridade comparece à corte e dá testemunho completo em favor do reclamante. Isso silencia todos os seus adversários e enche o reivindicante de alegria e de satisfação.
Assim é nesse caso da dúvida da alma: ela, pelo poder de sua própria consciência, é levada diante da lei de Deus. Ali, faz seu pleito - de que é uma filha de Deus, de que pertence à família de Deus. Para esse fim, reúne todas as suas evidências, tudo o que a fé lhe assegura quanto à participação em Deus. Enquanto isso, Satanás se opõe com toda a sua força; o pecado e a lei o assistem. Muitas falhas são achadas nas evidências e sua veracidade é questionada. A alma fica em suspense quanto ao veredicto. No meio dessa argumentação, vem o Consolador e, por uma palavra da promessa ou de outro modo, sobrepuja o coração com uma convicção reconfortante (derrubando todas as objeções) de que sua reivindicação é correta e de que a pessoa é filha de Deus.
Quando nosso espírito está reivindicando direitos e privilégios, ele intervém e testifica a nosso favor; ao mesmo tempo capacitando-nos a produzir atos de obediência filial, afáveis e dóceis; e isso se chama "clamar: Aba, Pai" (Gálatas 4.6 “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!”).
CFW 12.I: “A todos os que são justificados, é Deus servido, em seu único Filho Jesus Cristo e por ele, fazer participantes da graça da adoção. Por essa graça, eles são recebidos no número dos filhos de Deus e gozam a liberdade e os privilégios dele, têm sobre si o nome dele, recebem o Espírito de adoção, têm acesso, com confiança, ao trono da graça, e são habilitados a clamar: “Abba, Pai”; são tratados com comiseração, protegidos, pro-vidos e por ele corrigidos, como por um pai; nunca, porém, abandonados, mas selados para o dia da re-denção, e recebem as promessas como herdeiros da eterna salvação.
Efésios 1.5 “nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,”
João 1.12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome;”
2Coríntios 6.18 “serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.”
Efésios 3.12 “pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele.”
Salmo 103.13 “Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem.”
Provérbios 14.26 “No temor do Senhor, tem o homem forte amparo, e isso é refúgio para os seus filhos.”
Hebreus 12.6 “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.”
Lamentações de Jeremias 3.31–32 “O Senhor não rejeitará para sempre; pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias;”
Efésios 4.30 “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”
Hebreus 6.12 “para que não vos torneis indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé e pela longanimidade, herdam as promessas.”
1Pedro 1.3–4 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros”
LIÇÕES
Busque a orientação do Espírito Santo. Ser guiado pelo Espírito significa buscar conhecer qual é a sua vontade e se submetar a ela. Conhecer a vontade do Espírito, que é Deus, é ler a Sua Palavra. A Palavra de Deus, as profecias, são chamadas Palavras do Espírito. Foram escritas pelo Espírito de Deus. Foi o Espírito que teve a missão de inspirar os escritores bíblicos. Então se você quiser saber qual é a vontade do Espírito pra sua vida, leia a sua Palavra e se submete à ela. De que adiantar saber, se não vive. O que adianta ler a Bíblia ou ouvir a pregação, se você não tem aplicado isso à sua vida. E a desobediência leva à mais desobediência, leva cada vez mais a um coração endurecido e pra mais longe do Senhor. Então seja guiado pelo Espírito, lendo a Bílbia e se subemtendo a ela.
Busque a ousadia do Espírito Santo. Ser liberto do medo servil, da relação fria com Deus, é um dos benefícios da adoção. Você agora pode ir até ele com confiança, sabendo aquele que ouve você é seu próprio Pai. Ele ama você, e quer o melhor pra sua vida. Então use aquilo que o seu Pai deu pra você, use as ferramentas, os privilégios que só os filhos de DEus tem. Quando o filho pródigo retornou pra casa ele recebeu muitos presentes: um novilho cevado, a melhor roupa, um anel no dedo, e sandália nos pés. Você também, se você é um filho de Deus. Deus te deu presentes, te deu dons, dádias, benefícios. use; use a bíblia, use a unção, use a oração, use a igreja, use o culto, use a ceia, use o pastor, use os irmãos, use seus presentes, seus privilégios.
Busque o testemunho do Espírito Santo. Além de tudo o que o Espírito faz pra nós, nos santificando, combatendo o nosso pecado, ele nos dá a certeza da salvação. Ele faz aumentar em nós a certeza daquilo que nós somos em Cristo Jesus. Você precisa buscá-lo dessa forma, em oração. Você prece crescer na certeza e na segurança da salvação. Ser salvo é maravilhoso, mas pode acreditar que existe algo ainda melhor do que ser salvo: a saber que está a salvo. Ser salvo, é você saber que vai pra o céu um dia, mas saber que está a salvo, é ter o céu na terra agora. É ser liberto do inferno na consciência e ter o paraíso na consciência. Imagine que o jardim do éden foi plantado no seu coração, na sua conciência - isso é a certeza da salvação. Não é um certeza arrogante, de algumas pessoas que acham que estão salvas por causa do que fazem, isso é falsa segurança; mas é uma certeza plantada pelo próprio Espírito baseado naquilo que o Espírito já tem feito na sua vida, dentro e fora de você. A igreja católica diz que um crente não pode ter certeza da sua salvação. Isso é mentira. Nós não apenas podemos ter certeza de que nós estamos salvos, como devemos ter certeza. Paulo diz, 2Coríntios 13.5 “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” e Pedro ordena também 2Pedro 1.10 “Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum.” Então busquem saber se vocês são crentes de verdade, e cresçam nessa certeza. A certeza traz grandes benefícios. Aquele que tem plena certeza da sua salvação é mais obediente e ativo pra Deus. Thomas Goodwin disse que uma pessoa que tem plena segurança da sua salvação é 10 vezes mais útil do que uma pessoa que não tem certeza se é salva. Uma pessoa que tem certeza tem mais consolo e paz no coração. Mas pra ter certeza você precisa olha bem pra sua vida e ver se você realmente está espiritualmente. E quanto melhor você estiver espiritualemnte, mais certeza você terá de que está salvo; e quanto pior você estiver espiritualmente, menos certeza você terá. Aquele que tem certeza da salvação, nao teme o mais terrível e mais monstruoso inimigo dos homens, que é amorte. O que é a morte praquele que tem certeza da vida?! Podemos sorrir e cantar na ora da morte. Por isso, cultive essa certeza, busque esse testemunho do Espírito com uma vida de santidade e uma vida de oração. Amém!
Related Media
See more
Related Sermons
See more