Lição 12 - O Segredo da Oração da Fé

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

Tendes fé em Deus”

Marcos 11.22–24 “Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.”
-“Como adquirir a fé que sabe que recebe tudo que pede?”.
-Antes de dar essa maravilhosa promessa a Seus discípulos, Cristo disse outra palavra que mostra a origem da fé na resposta à oração e onde encontra sua força. Tende fé em Deus: essa palavra precede a outra. Tenha fé na promessa de resposta à oração. O poder para crer numa promessa depende inteiramente, para não dizer somente, da fé naquele que faz a promessa. A confiança na pessoa gera confiança em sua palavra. É apenas quando vivemos unidos com Deus em comunhão pessoal e amorosa, quando o próprio Deus é tudo para nós, quando todo nosso ser está constantemente aberto e exposto para Sua poderosa influência, quando Sua presença santa é revelada, que será desenvolvida a capacidade para crer que Ele dá tudo que pedimos.
A ligação entre fé em Deus e fé em Sua promessa se tornará clara para nós se considerarmos o que a fé realmente é. É sempre comparada com a mão ou a boca, os membros que usamos para pegar e nos apropriamos do que nos é dado. Mas é importante que entendamos que fé também é o ouvido pelo qual ouvimos o que nos é prometido, e o olho pelo qual vemos o que nos é oferecido. É disso que depende o poder para receber. Tenho de ouvir a pessoa que me dá a promessa. O próprio tom de sua voz me dá a promessa. O tom de sua voz me dá coragem para crer. Eu tenho de vê-lo. Na luz de seu olhar e de seu semblante todos os temores sobre meu direito de receber são dissipados. O valor da promessa depende daquele que faz a promessa. É pelo conhecimento de quem é ele que a fé na promessa se baseia.
É por essa razão que Jesus diz, antes de dar esta maravilhosa promessa de oração: “Tende fé em Deus”. Isto é, que os olhos se abram para o Deus vivo e se fixem n’Ele, vendo Aquele que é invisível.
-A fé também é o ouvido pelo qual a voz de Deus é sempre ouvida e a comunhão com Ele é mantida. O Pai fala a nós pelo Espírito Santo. O Filho é a Palavra – a essência do que Deus diz – e o Espírito é a voz viva. É disso que o filho de Deus precisa para guiá-lo e dirigi-lo.
-As palavras de Deus não serão somente as palavras de um Livro, mas, quando procedem da boca de Deus, serão espírito e verdade, vida e poder. Elas produzirão obras e experiências de vida, não apenas meras ideias. Através do ouvido aberto a alma permanece sob a influência da vida e poder do próprio Deus.
-A fé é simplesmente uma entrega: eu me rendo às impressões que as informações que ouço provocam em mim. Pela fé eu me rendo ao Deus vivo. Sua glória e amor enchem meu coração e têm o domínio de minha vida. Fé é comunhão: eu me entrego à influência do amigo que faz uma promessa e me uno a ele por meio disso. É quando entramos nessa comunhão viva com o próprio Deus, por meio de uma fé que sempre O vê e O ouve, que se torna fácil e natural crer em Sua promessa sobre oração. Fé na promessa é o fruto de fé naquele que promete: a oração da fé tem sua raiz na vida de fé. E dessa forma a fé que ora com eficácia é de fato uma dádiva de Deus. Não como algo que Ele concede ou implanta de uma vez, mas com um significado muito mais profundo e verdadeiro, como uma bendita disposição ou hábito da alma que se desenvolve e cresce em nós através de uma vida de comunhão com Deus.
-É porque muitos filhos de Deus não entendem essa ligação entre a vida de fé e a oração de fé que sua experiência de poder na oração é tão limitada. Quando desejam sinceramente obter uma resposta de Deus, eles concentram todo seu coração na promessa e tentam ao máximo agarrar a promessa em fé. Quando não conseguem, estão prontos para perder a esperança. A promessa é verdadeira, mas está além de seu poder de recebê-la em fé. Ouça a lição que Jesus nos ensina hoje: Tenha fé em Deus, no Deus vivo. Deixe que a fé olhe mais para Deus do que para a coisa prometida.
-Nós buscamos as dádivas de Deus: Deus quer dar-Se a nós primeiro. Pensamos na oração como o poder de trazer até nós boas dádivas do céu: Jesus vem como o meio de nos levar a Deus. Queremos permanecer na porta e clamar: Jesus deseja que primeiramente entremos e compreendamos que somos amigos e filhos. Que aceitemos o ensinamento. Que toda experiência da pequenez de nossa fé em oração nos incentive em primeiro lugar a ter e exercitar mais fé no Deus vivo, e nessa fé nos render a Ele. Um coração cheio de Deus tem poder para fazer a oração da fé. A fé em Deus gera fé na promessa, incluindo a promessa de resposta à oração.
Portanto, filho de Deus, gaste tempo, gaste tempo, para prostrar-se diante d’Ele, para esperar n’Ele para revelar-Se a Si mesmo. Separe tempo, e que sua alma, em santa adoração, exercite e expresse fé no Deus infinito, e enquanto Ele transmite a Si mesmo e toma posse de você, a oração da fé coroará sua fé em Deus.
-“SENHOR, ensina-nos a orar.”
Ó meu Deus! Eu creio de fato em Ti. Eu creio em Ti como o Pai, infinito em Teu amor e poder. E como o Filho, meu Redentor e minha Vida. E como o Espírito Santo, meu Consolador, meu Guia e minha Força. Deus Trino, eu tenho fé em Ti. Eu sei e tenho certeza de que cumprirás tudo que Tu és para mim e tudo que Tu prometeste.
Senhor Jesus! Aumenta minha fé! Ensina-me a separar tempo, a esperar e adorar a Presença santa até que minha fé absorva tudo que há em Deus para mim. Que ela O veja como a Fonte de toda Vida, operando Sua poderosa força para realizar Sua vontade no mundo e em mim. Que ela O veja em Seu amor ansiando para me encontrar e realizar meus desejos. Que tome posse de meu coração e vida até que Deus somente permaneça ali. Senhor Jesus, ajuda-me! Quero de todo meu coração crer em Deus. Que a cada momento eu fique cheio da fé em Deus.
Ó meu bendito Salvador! Como pode Tua Igreja glorificar-Te, como pode realizar a obra de intercessão para que Teu reino venha, a menos que toda nossa vida seja de fé em Deus. Bendito Senhor, fala tua Palavra “tende fé em Deus” no profundo de nossa alma. Amém.
Related Media
See more
Related Sermons
See more