Lição 12 - O Segredo da Oração da Fé
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
“Tendes fé em Deus”
“Tendes fé em Deus”
Marcos 11.22–24 “Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.”
-“Como adquirir a fé que sabe que recebe tudo que pede?”.
-Antes de dar essa maravilhosa promessa a Seus discípulos, Cristo disse outra palavra que mostra a origem da fé na resposta à oração e onde encontra sua força. Tende fé em Deus: essa palavra precede a outra. Tenha fé na promessa de resposta à oração. O poder para crer numa promessa depende inteiramente, para não dizer somente, da fé naquele que faz a promessa. A confiança na pessoa gera confiança em sua palavra. É apenas quando vivemos unidos com Deus em comunhão pessoal e amorosa, quando o próprio Deus é tudo para nós, quando todo nosso ser está constantemente aberto e exposto para Sua poderosa influência, quando Sua presença santa é revelada, que será desenvolvida a capacidade para crer que Ele dá tudo que pedimos.
A ligação entre fé em Deus e fé em Sua promessa se tornará clara para nós se considerarmos o que a fé realmente é. É sempre comparada com a mão ou a boca, os membros que usamos para pegar e nos apropriamos do que nos é dado. Mas é importante que entendamos que fé também é o ouvido pelo qual ouvimos o que nos é prometido, e o olho pelo qual vemos o que nos é oferecido. É disso que depende o poder para receber. Tenho de ouvir a pessoa que me dá a promessa. O próprio tom de sua voz me dá a promessa. O tom de sua voz me dá coragem para crer. Eu tenho de vê-lo. Na luz de seu olhar e de seu semblante todos os temores sobre meu direito de receber são dissipados. O valor da promessa depende daquele que faz a promessa. É pelo conhecimento de quem é ele que a fé na promessa se baseia.
É por essa razão que Jesus diz, antes de dar esta maravilhosa promessa de oração: “Tende fé em Deus”. Isto é, que os olhos se abram para o Deus vivo e se fixem n’Ele, vendo Aquele que é invisível.
-A fé também é o ouvido pelo qual a voz de Deus é sempre ouvida e a comunhão com Ele é mantida. O Pai fala a nós pelo Espírito Santo. O Filho é a Palavra – a essência do que Deus diz – e o Espírito é a voz viva. É disso que o filho de Deus precisa para guiá-lo e dirigi-lo.
-As palavras de Deus não serão somente as palavras de um Livro, mas, quando procedem da boca de Deus, serão espírito e verdade, vida e poder. Elas produzirão obras e experiências de vida, não apenas meras ideias. Através do ouvido aberto a alma permanece sob a influência da vida e poder do próprio Deus.
-A fé é simplesmente uma entrega: eu me rendo às impressões que as informações que ouço provocam em mim. Pela fé eu me rendo ao Deus vivo. Sua glória e amor enchem meu coração e têm o domínio de minha vida. Fé é comunhão: eu me entrego à influência do amigo que faz uma promessa e me uno a ele por meio disso. É quando entramos nessa comunhão viva com o próprio Deus, por meio de uma fé que sempre O vê e O ouve, que se torna fácil e natural crer em Sua promessa sobre oração. Fé na promessa é o fruto de fé naquele que promete: a oração da fé tem sua raiz na vida de fé. E dessa forma a fé que ora com eficácia é de fato uma dádiva de Deus. Não como algo que Ele concede ou implanta de uma vez, mas com um significado muito mais profundo e verdadeiro, como uma bendita disposição ou hábito da alma que se desenvolve e cresce em nós através de uma vida de comunhão com Deus.
-É porque muitos filhos de Deus não entendem essa ligação entre a vida de fé e a oração de fé que sua experiência de poder na oração é tão limitada. Quando desejam sinceramente obter uma resposta de Deus, eles concentram todo seu coração na promessa e tentam ao máximo agarrar a promessa em fé. Quando não conseguem, estão prontos para perder a esperança. A promessa é verdadeira, mas está além de seu poder de recebê-la em fé. Ouça a lição que Jesus nos ensina hoje: Tenha fé em Deus, no Deus vivo. Deixe que a fé olhe mais para Deus do que para a coisa prometida.
-Nós buscamos as dádivas de Deus: Deus quer dar-Se a nós primeiro. Pensamos na oração como o poder de trazer até nós boas dádivas do céu: Jesus vem como o meio de nos levar a Deus. Queremos permanecer na porta e clamar: Jesus deseja que primeiramente entremos e compreendamos que somos amigos e filhos. Que aceitemos o ensinamento. Que toda experiência da pequenez de nossa fé em oração nos incentive em primeiro lugar a ter e exercitar mais fé no Deus vivo, e nessa fé nos render a Ele. Um coração cheio de Deus tem poder para fazer a oração da fé. A fé em Deus gera fé na promessa, incluindo a promessa de resposta à oração.
Portanto, filho de Deus, gaste tempo, gaste tempo, para prostrar-se diante d’Ele, para esperar n’Ele para revelar-Se a Si mesmo. Separe tempo, e que sua alma, em santa adoração, exercite e expresse fé no Deus infinito, e enquanto Ele transmite a Si mesmo e toma posse de você, a oração da fé coroará sua fé em Deus.
-“SENHOR, ensina-nos a orar.”
Ó meu Deus! Eu creio de fato em Ti. Eu creio em Ti como o Pai, infinito em Teu amor e poder. E como o Filho, meu Redentor e minha Vida. E como o Espírito Santo, meu Consolador, meu Guia e minha Força. Deus Trino, eu tenho fé em Ti. Eu sei e tenho certeza de que cumprirás tudo que Tu és para mim e tudo que Tu prometeste.
Senhor Jesus! Aumenta minha fé! Ensina-me a separar tempo, a esperar e adorar a Presença santa até que minha fé absorva tudo que há em Deus para mim. Que ela O veja como a Fonte de toda Vida, operando Sua poderosa força para realizar Sua vontade no mundo e em mim. Que ela O veja em Seu amor ansiando para me encontrar e realizar meus desejos. Que tome posse de meu coração e vida até que Deus somente permaneça ali. Senhor Jesus, ajuda-me! Quero de todo meu coração crer em Deus. Que a cada momento eu fique cheio da fé em Deus.
Ó meu bendito Salvador! Como pode Tua Igreja glorificar-Te, como pode realizar a obra de intercessão para que Teu reino venha, a menos que toda nossa vida seja de fé em Deus. Bendito Senhor, fala tua Palavra “tende fé em Deus” no profundo de nossa alma. Amém.