Tomando decisões segundo a Vontade de Deus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

Introdução:

CONFUSÕES EVANGÉLICAS
Como cristãos, nós desejamos tomar decisões segunda a vontade de Deus. Este deveria, pelo menos, ser o nosso alvo e busca. Porém, muitos cristãos mesmo tendo esse desejo, ainda estão confusos em relação a este assunto. Muitos ficam com dúvidas quando falamos em uma tomar uma decisão que agrada a Deus ou não.
EXEMPLO: Você sabe qual é a vontade de Deus para a sua vida? (alguns até mesmo acham que não tem como sabermos a vontade de Deus para nós)
Nós deveríamos saber responder essas perguntas. Deus quer que a gente compreenda qual é a sua vontade, para assim tomarmos corretas decisões diante Dele.
Efésios 5.15–17 (NAA)
15 Portanto, tenham cuidado com a maneira como vocês vivem, e vivam não como tolos, mas como sábios, 16 aproveitando bem o tempo, porque os dias são maus. 17 Por esta razão, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.
Só que nós precisamos saber como fazer isto. Pois, tem muita confusão hoje quanto essa compreensão de algo é da vontade de Deus ou não. Tem aqueles que buscam compreender a vontade de Deus atráves de sonhos, visões e revelações. Só que esse tipo de compreensão da vontade de Deus, é muito subjetiva. Você pode ter um sonho muito bom, como também um péssimo sonho. Isto te deixará inseguro, em tentar decifrar os sonhos.
-Certa vez eu ouvi uma história de uma irmão que chegou no pastor e disse: eu estava no monte orando, até que veio uma irmã profetizando, dizendo que Deus estava preparando uma varoa para mim. Que essa varoa estava ali mesmo, na minha cara. Eu só deveria abrir os olhos e enxergar. Então, ele prosseguiu dizendo que: não sei o que faço pastor. Pois, eu me converti depois de já ter me casado. Minha esposa não é crente, nem gosta dessas coisas. Será que Deus quer que eu termine o casamento para me casar com essa varoa prometido por Ele a mim?
Também existem aqueles, que buscam compreender a vontade de Deus através das circunstâncias. Isto é, se estiver dando tudo certo, é Deus, se Deus tudo errado, Deus não está nisso.
-Abri um negócio, que não para de crescer, é só lucro aumentando. Certamente Deus está nesse negócio.
Ou temos aqueles que buscam compreender a vontade de Deus através da paz no coração.
-Eu virei a cara a 10 anos para o meu irmão, mas estou em paz no coração. Então, deve ser da vontade de Deus.
O pior conselho que podemos dizer e ouvir ao tomar uma decisão é: segui teu coração.
Tem aqueles também fazem joguinhos com Deus, do tipo: se acontecer isto, é porque é da vontade de Deus.
-Certa vez um irmão, estava conhecendo uma moça, e ele queria confirmação de Deus nessa relação. Então, ele estava próximo de um lago, e lá ele fez um jogo com Deus, para saber se era da vontade de Deus ele se casar. Ele viu um pedaço de madeira que estava afundado no lago, e só a ponta aparecendo e disse: Deus se eu acertar esse pedaço de madeira é porque é da tua vontade eu me casar com ela. Então, ele pegou três pedras.
ESTOU DIZENDO TUDO ISTO PARA TE MOSTRAR COMO EXISTE CONFUSÃO EM NOSSO MEIO EM COMO TOMAR DECISÕES SEGUNDA A VONTADE DE DEUS. NÓS DESEJAMOS ISTO, MAS ESTAMOS CONFUSOS EM COMO FAZER ISTO. DE MODO QUE ACABAMOS USANDO MEIOS ERRADOS, QUE DESAGRADAM A DEUS. SENDO ASSIM, PRECISAMOS COMPREENDER COMO TOMAR DECISÕES SEGUNDA A VONTADE DE DEUS.
ATENÇÃO: Eu não vou esgotar todo o assunto, do tipo que você sairá daqui com todas as suas dúvidas respondidas. Nem mesmo vou aprensetar aqui um conjunto de regras, do tipo que se você seguir esses três passos você tomará uma decisão que agrada a Deus. O que veremos nessa aula é inicialmente uma distinção de termos. Pois, a bíblia faz uma distinção entre a vontade a Deus, sendo uma que Deus revelou e a outra que é secreta. Uma Ele quer que nós saibámos. A outra é oculta.
Deuteronômio 29.29 (NAA)
29 — As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e aos nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
Nós geralmente gostamos de descobrir a vontade encoberta de Deus, aquele que é secreta. Temos uma obecessão em querer saber sobre o nosso futuro. O jovem é: Com quem vou casar? Que faculdade vou cursar? O adulto é: Vou investir nesse ou naquele negócio? Será que esse é um bom empreendimento? Essa ou aquela casa?
O que nós geralmente queremos é que Deus mostrasse um trailer da nossa vida. Já viu quando tem um grande público esperando o lançamento de um filme, então eles lançam no youtube o trailer. Em poucos dias já deu milhões de vizualizações. Isto porque nós gostamos de saber, pelos menos um pouco, de modo será o futuro. Como será esse filme que irá lançar. Em nossa vida é assim também, queremos que Deus dê um trailer de como será a nossa vida. Do tipo que Ele mostrasse, pelo menos um pouquinho: se é aquela pessoa que eu vou casar! ou se é aquele negócio que será bem sucessido!.
Não bem assim que acontece as coisas. Portanto, inicialmente focaremos em entender essa distinção na vontade de Deus, fazendo algumas considerações importantes de cada uma dela. Por fim, fazer algumas aplicações para nossa vida.

ENTENDENDO OS TERMOS:

Começaremos com a vontade que geralmente todos querem saber, que a vontade secreta de Deus:

VONTADE DECRETIVA:

Definição: Essa vontade envolve aos decretos de Deus, isto é, seus planos escritos antes se quer no mundo ser criador. A bíblia diz no Salmo 139 que todos os nosos dias foram escritos por Deus. Antes de nascermos, nossa vida já estava escrita como seria. Antes de nascermos, o dia que morreriamos já estava determinado por Deus. Nesse período de tempo, Deus tem um plano para cada um de nós. Este plano vai acontecer. O que for da vontade de Deus para a minha e sua vida, irá acontecer. Ele já determinou tudo isto, mas não revelou para nós. Essa é uma vontade secreta dele.
Que bom que essa vontade decretiva de Deus seja secreta. Pois, nós não temos estrutura para saber das coisas futuras que irá acontecer conosco. Por exemplo: como você viveria que soubesse o dia exato da sua morte? Ou como você viveria sabendo o dia da morte da pessoa que você tanto ama? - Deus sabe que nós não temos estrutura emocional e psicologica para aguentar isto. Então, que bom que Elle ocultou de nós. Dessa vontade decretiva, temos apenas uma pequena fatia revelada. Exemplo: nós sabemos que os nossos dias estão contados e escritos por Deus. Só que Deus não revelou como seria esses nossos dias. Ele não falou em quais teríamos alegria, em quais teríamos tristeza.
-TEXTO BÍBLICO PARA ENTENDERMOS SOBRE ESSA VONTADE DE DEUS:
Isaías 46.9–11 (NAA)
9 Lembrem-se das coisas passadas, das coisas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim. 10 Desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade revelo as coisas que ainda não sucederam. Eu digo: o meu conselho permanecerá em pé, e farei toda a minha vontade. 11 Chamo uma ave de rapina desde o Oriente; de uma terra longínqua vem o homem do meu conselho. Eu o disse e também o cumprirei; fiz este plano, também o executarei.”
Jó 42.1–2 (NAA)
1 Então Jó respondeu ao Senhor e disse: 2 “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Jó olha para trás, vê tudo o que passou e entendi: agora eu sei Deus, tudo isto fazia parte da tua vontade. Estava tudo nos teus planos. É por isto que no livro do Heber cita um autor que diz assim: “essa vontade (decretiva) pode, frequentemente, ser percebida em retrospecto.”
1Pedro 3.17 (NAA)
17 Porque, se for da vontade de Deus, é melhor que vocês sofram por praticarem o bem do que praticando o mal.
Tiago 4.13–15 (NAA)
13 Escutem, agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucros.” 14 Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. 15 Em vez disso, deveriam dizer: “Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.”
Romanos 1.9–10 (NAA)
9 Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como nunca deixo de fazer menção de vocês 10 em todas as minhas orações, pedindo que, em algum momento, pela vontade de Deus, surja uma oportunidade de visitá-los.

Algumas considerações importantes sobre a vontade decretiva:

a) A vontade decretiva sempre é cumprida. Seja por crente, como por descrentes.
Atos dos Apóstolos 4.27–28 (NAA)
27 — Porque de fato, nesta cidade, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, se juntaram contra o teu santo Servo Jesus, a quem ungiste, 28 para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram.
O plano de Deus em enviar Jesus seria cumprido, ninguém conseguiria impedir isto. Todos aqueles que se ajuntaram com Jesus, para matá-lo, achavam estar fazendo o certo. Os fariseus achavam que matando Jesus, faria com que acabasse essa história dele em dizer que é o Messias. Porém, ao matarem Jesus, os planos de Deus não foram frustados. No sentido de Deus colocar a mão na cabeça e dizer: olha só o que fizeram com meu filho, eu não imaginava isto. Simplesmente tudo o que aconteceu, aconteceu conforme Deus queria. Era ncessário Jesus morrer para sermos salvos. Tudo aconteceu conforme os propósitos de Deus. Portanto, a vontade de Deus foi feita, incluvise com a maldade dos romanos e judeos da época. Deus em sua soberania, sempre cumpre a Sua vontade decretiva.
b) A vontade decretiva é secreta.
Deus revelou apenas uma fração da sua vontade decretiva. Por exemplo, sabemos que um dia Jesus voltará. Ninguém consegui impedir isto de acontecer. Porém, não sabemos quando é, nem exatamente como será a experiência naquele momento. Deus não revelou para nós isto.
Se Deus não revelou para nós todos os seus planos, devemos nos esforçar em tentar descobrir? Não. Se tentarmos descobrir os planos futuros de Deus estaremos tentando algo que Ele não quer que saibámos. Por isto é errado darmos aquela olhada no horoscopo do dia, para sabermos como será. Isto é pagão. Tem algumas coisas que Deus não quer que saibámos. Isto envolve os planos futuros dele para nós.
Precisamos entender que na bíblia vemos que Deus é um Deus revelador. Se ele esconde algo, e manda que a gente tente conhecer, ele se torna um deus mau. Pois, nós só conseguimos conhecer algo com a revelação dele. Então, como ele mandar a gente descobrir alguma coisa, sendo que Ele esconde de nós? Seria como alguém mais alto querendo zombar de uma criança pequena, dizendo: pega aqui o brinquedo! Só que quando olhamos para Escritura, vemos que Deus não é desse jeito.
c) A vontade decretiva mostra bem quem é nosso Deus.
Pois, ao entendermos que Deus, não só nos deu uma ordem que é a sua vontade preceptiva, mas também que Ele tem uma vontade soberana, isto mostra o quão Ele é grande. Apesar de não sabermos como será o nosso amanhã, como será o restante da nossa vida aqui na terra. Podemos descansar que Deus sabe muito bem como será, pois Ele foi quem escreveu a nossa história.

VONTADE PRECEPTIVA:

Definição: É aquilo que Deus ordenou a nós, é um preceito. Diz a respeito de regras e leis. O texto mais claro da vontade preceptiva de Deus para nós são os 10 mandamentos, lá em Ex 20.
QUEM LEMBRA DE ALGUM DOS 10 MANDAMENTOS, CITA PARA A GENTE.
Agora nós veremos que em alguns textos da bíblia que, fazer a vontade de Deus, envolverá fazer aquilo que Deus ordenou. Este é um aspecto de como podemos fazer a vontade de Deus.
Salmo 40.8 (NAA)
8 agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; a tua lei está dentro do meu coração.”
1Tessalonicenses 5.18 (NAA)
18 Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.
Sem grato não é uma opção para o cristão. Ser grato com tudo ou com pouco é mandamento de Deus. A bíblia não ordena darmos graças por tudo, mas em tudo. Tem coisas que acontece em nossa vida que são difiícies e tristes, mas em meio a todas as coisas que passamos precisamos agradacer a Deus ao saber que Ele está conosco, independente do que passamos. Paulo entendeu bem isto ao dizer: “tudo posso naquele que me fortalece”.
1Tessalonicenses 4.3 (NAA)
3 Pois a vontade de Deus é a santificação de vocês: que se abstenham da imoralidade sexual;
Deus quer que sejamos santos, que envolve uma vida separada do pecado para viver para Deus.
Portanto, todas as decisões que tomamos precisa levar isto em conta, tanto na area sexual como em qualquer outra area da vida.

Algumas considerações importantes sobre vontade preceptiva:

a) Fazer a vontade preceptiva não é uma opção, mas uma ordem.
Um cristão, tem a opção de escolher um não cristão para se casar?
1Coríntios 7.39 NAA
39 A mulher está ligada ao seu marido enquanto ele viver. Mas, se o marido morrer, ela fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor.
b) Nem tudo que foi revelado é uma ordem, mas tudo aquilo que Deus ordena esta revelado.
Nem tudo que está na Bíblia, que é a revelação de Deus, é uma ordem do Senhor para nós. Por exemplo: Lá em Gn 22, Deus manda Abraão sacrificar Isac. Isto não dizer que Deus ordena a todos os pais para sacrificarem seus filhos em um altar. Isto seria loucura. Nem tudo na bíblia é uma ordem de Deus para nós. Porém, toda a ordem de Deus para nós, está revelada na Bíblia. Isto é, Deus não exige nada de você, que ele não tenha revelado a você.
EXEMPLO - Não é pecado você escolherem morar em Itapeva do que em Itararé. Ou em morar no centro da cidade do que em outro bairro. Não um certo ou errado nisso, pois essa é uma questão que Deus não revelou para nós. Simplesmente Ele é quem vai guiando a nossa vida nisso. A questão não é a cidade que vamos escolher para morar, mas se conseguiremos servir a Deus ali.
c) A vontade preceptiva de Deus deve ser o nosso principal alvo de conhecimento
Se estivermos cheios do conhecimento da Palavra, no momentos da decisões, tal conhecimento brotará em nosso coração, ajudando-nos a tomar uma decisão segunda a vontade de Deus
João 14.26 NAA
26 Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse ensinará a vocês todas as coisas e fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse.
-Ao conhecer as Escrituras não significa que você aprenderá nos detalhes tudo o que precisa fazer. Conhecer as Escrituras significa que ela te tornará sábio para que você saiba o que fazer nos momentos de decisões.
PERGUNTA: Vimos que a vontade decretiva sempre é feita por Deus, pois os seus planos não falham, mas e a vontade preceptiva de Deus, sempre é feita?
d) A vontade preceptiva nem sempre é cumprida.
Nisso, podemos entender com mais clareza o quão precisamos de Jesus e o quão Ele é maravilhoso. Pois, apesar de nós não cumprirmos sempre a vontade preceptiva de Deus, mas cumpriu toda esta vontade em nosso lugar. Todas as ordens de Deus foram cumpridas por Jesus. Ele viveu uma vida perfeita em nosso lugar. De modo que, mesmo quando erramos em nem sempre cumprir a vontade preceptiva de Deus, ao olharmos para Cristo, temos segurança e proteção. Sabendo que Ele foi perfeito em nosso lugar. Ele sempre fez a vontade do Pai. Ele é quem nos representa diante de Deus, de modo que em Cristo temos salvação.

RECAPTULAÇÃO DAS PERGUNTAS INICIAIS:

- Você sempre cumpre a vontade de Deus?
Infelizmente, em muitos momentos que não faço a vontade revelada de Deus, pois sou um pecador. Mas de uma coisa eu sei, mesmo com meus erros, Cristo cumpriu perfeita o que Deus exigi, de modo que eu tenho salvação, além disso tudo o que acontece comigo está dentro dos planos de Deus. Porque Ele sempre faz a sua vontade soberana.
- Você sabe qual é a vontade de Deus para a sua vida?
Sim, tudo o que eu preciso saber Deus revelou para mim na bíblia. Lá eu tenho os principios que guiarão a minha vida para a vontade de Deus. Lá eu sei que a vontade de Deus para mim é a santificação, é ser grato.
Related Media
See more
Related Sermons
See more