Deus tem o controle da História (Daniel 8 - parte 1)
Notes
Transcript
O capítulo continua a ideia do capítulo 7
Daniel vê e Daniel ouve
A partir desse trecho, Daniel volta a usar o hebraico e continua até o final do livro.
LEITURA DO TODA A VISÃO
No ano terceiro do reinado do rei Belsazar, eu, Daniel, tive uma visão depois daquela que eu tivera a princípio. Quando a visão me veio, pareceu-me estar eu na cidadela de Susã, que é província de Elão, e vi que estava junto ao rio Ulai. Então, levantei os olhos e vi, e eis que, diante do rio, estava um carneiro, o qual tinha dois chifres, e os dois chifres eram altos, mas um, mais alto do que o outro; e o mais alto subiu por último. Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte, e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir, nem havia quem pudesse livrar-se do seu poder; ele, porém, fazia segundo a sua vontade e, assim, se engrandecia.
Estando eu observando, eis que um bode vinha do ocidente sobre toda a terra, mas sem tocar no chão; este bode tinha um chifre notável entre os olhos; dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres, o qual eu tinha visto diante do rio; e correu contra ele com todo o seu furioso poder. Vi-o chegar perto do carneiro, e, enfurecido contra ele, o feriu e lhe quebrou os dois chifres, pois não havia força no carneiro para lhe resistir; e o bode o lançou por terra e o pisou aos pés, e não houve quem pudesse livrar o carneiro do poder dele. O bode se engrandeceu sobremaneira; e, na sua força, quebrou-se-lhe o grande chifre, e em seu lugar saíram quatro chifres notáveis, para os quatro ventos do céu.
De um dos chifres saiu um chifre pequeno e se tornou muito forte para o sul, para o oriente e para a terra gloriosa. Cresceu até atingir o exército dos céus; a alguns do exército e das estrelas lançou por terra e os pisou. Sim, engrandeceu-se até ao príncipe do exército; dele tirou o sacrifício diário e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo. O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou. Depois, ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército, a fim de serem pisados? Ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.
VAMOS ENTENDER A VISÃO ?
No ano terceiro do reinado do rei Belsazar, eu, Daniel, tive uma visão depois daquela que eu tivera a princípio. Quando a visão me veio, pareceu-me estar eu na cidadela de Susã, que é província de Elão, e vi que estava junto ao rio Ulai.
O terceiro ano de Belsazar (filho mais velho de Nabonido) foi entre 550-547 a.C .
Comentário Histórico-Cultural da Bíblia: Antigo Testamento 8.1–27: A Visão do Carneiro e do Bode
O canal Ulai ficava nas proximidades de Susã, a capital do território do Elão, a cerca de 320 quilômetros de Babilônia
Provavelmente Daniel não foi fisicamente para este local, foi em visão
Então, levantei os olhos e vi, e eis que, diante do rio, estava um carneiro, o qual tinha dois chifres, e os dois chifres eram altos, mas um, mais alto do que o outro; e o mais alto subiu por último. Vi que o carneiro dava marradas para o ocidente, e para o norte, e para o sul; e nenhum dos animais lhe podia resistir, nem havia quem pudesse livrar-se do seu poder; ele, porém, fazia segundo a sua vontade e, assim, se engrandecia.
A Explicação do Anjo
Aquele carneiro com dois chifres, que viste, são os reis da Média e da Pérsia;
A HISTÓRIA CONFIRMA
Ciro derrotó a Astiages de Media en 553 ó 550 a. C. Sin embargo, los medos no eran tratados como inferiores o como nación subyugada, sino más bien como confederados
547 a.C - conquita a Lídia
539 a.C - Conquista a Babilônia
O Império se estendia da Índia ate à Etiópia
Estando eu observando, eis que um bode vinha do ocidente sobre toda a terra, mas sem tocar no chão; este bode tinha um chifre notável entre os olhos; dirigiu-se ao carneiro que tinha os dois chifres, o qual eu tinha visto diante do rio; e correu contra ele com todo o seu furioso poder. Vi-o chegar perto do carneiro, e, enfurecido contra ele, o feriu e lhe quebrou os dois chifres, pois não havia força no carneiro para lhe resistir; e o bode o lançou por terra e o pisou aos pés, e não houve quem pudesse livrar o carneiro do poder dele.
A EXPLICAÇÃO DO ANJO
mas o bode peludo é o rei da Grécia; o chifre grande entre os olhos é o primeiro rei;
A HISTÓRIA CONFIRMA
Alexandre, O grande
490 a.C - batalha de Maratona - Atenienses derrotam os Persas
331 a.C - Alexandre derrota Dario e domina a Babilônia
O bode se engrandeceu sobremaneira; e, na sua força, quebrou-se-lhe o grande chifre, e em seu lugar saíram quatro chifres notáveis, para os quatro ventos do céu.
O ANJO EXPLICA
o ter sido quebrado, levantando-se quatro em lugar dele, significa que quatro reinos se levantarão deste povo, mas não com força igual à que ele tinha.
A HISTÓRIA CONFIRMA
Alexandre morre aos 33 anos de uma Febre grave no auge do seu poder
O reino se dividiu entre seus 4 generais (Cassandro, Ptolomeu, Seleuco e Lisímaco)
O império grego perdeu força
De um dos chifres saiu um chifre pequeno e se tornou muito forte para o sul, para o oriente e para a terra gloriosa.
NAA traduziu melhor
Daniel 8.9 (NAA)
De um deles saiu um chifre pequeno, que se engrandeceu na direção do sul, do leste e da terra gloriosa.
“De uma deles” - De uma dos ventos do verso 8
império (O Império Romano) surgiu de um dos pontos cardeais
Cresceu até atingir o exército dos céus; a alguns do exército e das estrelas lançou por terra e os pisou. Sim, engrandeceu-se até ao príncipe do exército; dele tirou o sacrifício diário e o lugar do seu santuário foi deitado abaixo. O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou.
O ANJO EXPLICA
Mas, no fim do seu reinado, quando os prevaricadores acabarem, levantar-se-á um rei de feroz catadura e especialista em intrigas. Grande é o seu poder, mas não por sua própria força; causará estupendas destruições, prosperará e fará o que lhe aprouver; destruirá os poderosos e o povo santo. Por sua astúcia nos seus empreendimentos, fará prosperar o engano, no seu coração se engrandecerá e destruirá a muitos que vivem despreocupadamente; levantar-se-á contra o Príncipe dos príncipes, mas será quebrado sem esforço de mãos humanas.
A HISTÓRIA CONFIRMA
Quando o império macedônico se enfraqueceu, roma foi surgindo
Roma imperial (pagã) e Roma papal
Roma Perseguiu seus opositores com muita força
DEUS PREVALECE A TODOS OS PODERES
Almeida Revista e Atualizada Capítulo 8
será quebrado sem esforço de mãos humanas
O poder que se levantou aqui existirá ate que o próprio Cristo o destrua em seu retorno
Roma imperial perseguiu os cristãos
Pedro, João e os outros discípulos foram perseguidos e mortos pelo império romano
Paulo foi morto pelo império romano
Roma Papal perseguiu os cristãos bíblicos durante a idade média
Mas essa perseguição um dia terá um fim
então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.