Em Cristo, suporte e perdão uns os outros
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 10 viewsNotes
Transcript
Exposição do texto de Colossenses 3:1–15 - A santificação evangélica
Seu Fundamento
1 Portanto, se vocês foram ressuscitados juntamente com Cristo, busquem as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
2 Pensem nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra.
3 Porque vocês morreram, e a vida de vocês está oculta juntamente com Cristo, em Deus.
4 Quando Cristo, que é a vida de vocês, se manifestar, então vocês também serão manifestados com ele, em glória.
O fundamento da santificação do cristão está na realidade da sua união com Cristo, pois tanto morreu quanto ressuscitou juntamente com Cristo.
Pensamento e ação voltados ao Cristo ressurreto, que vive assentado à direita de Deus
Existe uma ação poderosa do Deus Trino na vida do cristão, que o atrai para sua vontade, que o atrai pelo caminho da santificação: é a ação poderosa do Espirito Santo de Deus, a ação do Deus Espírito Santo.
Essa realidade, da união com Cristo e da ação santificadora do Espirito, que é o fundamento para a vida em igreja. É o firme fundamento para quaisquer mandamento mútuo que vamos receber da escritura, amai-vos uns aos outros, exortai-vos uns aos outros, suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos uns aos outros, essas práticas vem à existência a partir da realidade de estamos unidos ao nosso Senhor Cristo Jesus, assim como da realidade do Espirito Santo que atua em nós, nos guiando pela jornada cristã de arrependimento e fé.
Sua execução
5 Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria;
6 por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7 Vocês também andaram nessas mesmas coisas, no passado, quando viviam nelas.
8 Agora, porém, abandonem igualmente todas estas coisas: ira, indignação, maldade, blasfêmia, linguagem obscena no falar.
9 Não mintam uns aos outros, uma vez que vocês se despiram da velha natureza com as suas práticas
10 e se revestiram da nova natureza que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que a criou.
A partir do fundamento da nossa santificação, a saber a nossa união com Cristo: uma ordem, façam morrer! Mas o tempo verbal no original é diferente da primeira idéia que nos vem a mente, Matai! Façam morrer! mas antes, é um imperativo que faz referência a algo concuído no passado. Assim, a vida concreta da santificação não é esforço rumo a um alvo, mas sim, um agir a partir do alvo. A realidade da nossa união com o Cristo ressurreto é a fonte da nossa santificação. A partir dessa realidade, a natureza terrena já não pode mais nos escravizar.
v6 mostra a seriedade dessas coisas, pois elas ofendem a santidade de Deus, e não são portanto compatíveis com aqueles que estão unidos a Cristo
v8 começa com um AGORA, abandonem igualmente...
A união do cristão com Jesus, ainda oculta, vai se tornando visível através de ações contrárias à natureza terrena, ou seja, através da santificação
Pela ação do Espírito Santo, essa ações se tornam hábitos (vestimentas, identidade) através de disciplinas espirituais que renovam a natureza do cristão, segundo a imagem de Cristo.
11 Aqui não pode haver mais grego e judeu, circuncisão e incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre, mas Cristo é tudo e está em todos.
Cristo é tudo, e está presente na igreja de cristãos revestidos pela nova natureza, nessa nova natureza não há distinção de etnia, condição social ou econômica, condição intelectual.
Cristo e tudo e está em todos que estão revestidos da nova natureza, no processo de santificação, na vida comunitária dos cristãos, Cristo vai sendo revelado através do amor mútuo e das transformações derivadas da realidade desse amor.
12 Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência.
eleitos pela graça
santos, separados
amados, o amor de Cristo, que se entregou pelos seus
revestir-se - no grego, entrar numa (roupa), vestir, vestir-se
profunda - no grego, entranhas, intestinos, (coração, pulmão, fígado, etc.)
Portanto, como vocês já são eleitos e amados, revistam-se… e não o contrário… a realidade gloriosa de sermos eleitos pelo Senhor e Amados por Ele, de termos reconhecido isso na vida e obra do nosso Senhor Jesus Cristo. É nesse preâmbulo que o mandamento seguinte é apresentado: cristãos “vestidos” da nova natureza, eleitos, santos e amados, expressando compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência, segundo a imagem do próprio Cristo. Essa é a realidade do novo ser humano
13 Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros.
14 Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
Suportem-se - no grego, levantar, manter-se ereto e firme, sustentar, carregar, suportar
perdoem-se - no grego, fazer algo confortável ou agradável (a alguém), fazer um favor a, agradar, mostrar-se generoso, bom, benevolente, conceder perdão, perdoar, dar graciosamente, dar livremente, entregar, perdoar graciosamente, restaurar alguém a outro, cuidar de uma pessoa em perigo para alguém
A chave para o perdão mútuo está no próprio perdão recebido e experimentado. A chave para o amor mútuo está no próprio amor recebido e experimentado. É aqui na igreja que se mostra a verdadeira santificação: através do amor, do suporte e do perdão.
a partir da nova natureza, a imagem de Cristo que vai sendo renovada em nós, nós somos instrumentos de suporte uns aos outros, somos instrumentos de perdão uins aos outros.
A nossa união com Cristo, ainda oculta, vai sendo revelada através dessa nova identidade, essa nova vestimenta: o amor expressado pelo suporte e pelo perdão uns aos outros.
Qual o objetivo disso tudo? a renovação da imagem de Cristo em cada um de nós, formando o corpo do próprio Cristo na terra, a igreja.
15 Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês, pois foi para essa paz que vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos.
árbitro - somente uma ocorrência do NT, no grego, atuar como árbitro, decidir, determinar, dirigir, controlar, ordenar
em Cristo temos paz com Deus, a paz mais profunda que podemos experimentar, a reconciliação com o Pai
em Cristo, paz e gratidão.
Precisamos do corpo, da comunidade para experimentar essa paz.
Próxima exposição: Em Cristo, instrução e conselho uns aos outros
16 Que a palavra de Cristo habite ricamente em vocês. Instruam e aconselhem-se mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus com salmos, hinos e cânticos espirituais, com gratidão no coração.
17 E tudo o que fizerem, seja em palavra, seja em ação, façam em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ensinos
O firme fundamento da vida de igreja é a união do cristão com Cristo, expressa através de uma vida de santificação sob o poder do Espirito Santo. Essa é a nova natureza real para aqueles que crêem em Cristo.
Pela fé em Cristo, como aqueles que já morreram e ressuscitaram com Ele, somos habilitados a expressar o que dele recebemos, a saber, o amor de o perdão.
Os mandamentos mútuos, como o “suportai-vos uns aos outros” e o “perdoai-vos uns aos outros”, são expressão da realidade da união dos crentes com Cristo, a fim de produzir paz e gratidão nos corações dos irmãos. Isso se torna uma marca distintiva da Igreja, a paz derivada da reconciliação entre pecadores que outra forma seriam inimigos, mas que através do dom da fé, foram aceitos pelo Pai e transformados, agora, colocados lado a lado, como irmãos, são capacitados para suportar/incentivar e perdoar uns aos outros.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aplicações
Falando do fundamento que vimos nessa manhã: pare para refletir durante alguns instantes, o que você tem buscado? o que tem ocupado sua mente? as coisas do alto? ou as distrações da nossa época? Pare para refletir se as coisas que vc tem buscado, e que tem ocupado sua mente, passam pela prova da morte. Essas coisas passarão para a eternidade?
Agora, falando da sua natureza, comportamentos, pensamentos, como você tem percebido a sua natureza nesses dias, sinais de Graça? sinais da nova natureza se renovando em você, sinais do fruto do Espírito? Ou sinais da natureza terrena e suas paixões? Essa reflexão é fundamental em nossa caminhada cristã, e devemos fazê-la sempre em arrependimento e fé. Essa reflexão também fruto da Graça que nos alcançou. Nunca estamos sozinhos ao fazê-la: contamos com o amor do Pai, com a intercessão do Filho e com o poder e atuação do Espirito em nós. Ore em arrependimento e creia no perdão. Seja renovado pelo Espírito santo.
Aqui também encontramos o lugar da comunidade de fé em nossa vida: igreja é o lugar propício para o florescimento da nova natureza e da santidade de Cristo. Amai-vos, exortai-vos, suportai-vos, perdoai-vos… a quem precisamos amar? a quem precisamos exortar? a quem precisamos suportar? Ore intencionalmente pedindo ao Pai que te guie nessa jornada, que ele te dê oportunidades de perdoar, pedir perdão, suportar e incentivar, exortar… Peça isso, busque isso, como quem busca as coisas do alto, porque é lá, no alto, que está a fonte de todo o nosso amor.
