O trono de Deus (Ap 4.2,3; 5.1-7)
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 8 viewsNotes
Transcript
Neste texto, temos uma visão de João. Há um trono situado no céu, e alguem se sentou nele (v.2). A cena é o céu aberto e o trono de Deus revelado. Esta cena aconteceu duas vezes em outros lugares da Bíblia: Primeiro - em Is 6.1 e o Segundo - em Ez 1-3. Isaías, Ezequiel e Apocalipse têm os mesmos elementos: o Trono, Deus sentado no Trono, anjos ao seu redor (especialmente, as criaturas vivas com 6 asas). Essas criaturas angelicais adoram dia e noite, cantando: SANTO, SANTO, SANTO é o SENHOR…(Is 6.3; Ap 4.8). O que João viu é o mesmo que Isaías e Ezequiel viu, e não apenas a mesma visão, mas o mesmo contexto histórico: - Quando Isaías viu o Trono de Deus, ele recentemente perdera o rei; - Quando Ezequiel viu o Trono de Deus, ele tinha recentemente perdido a sua esposa e todos os seus ambigos no exílio babilônico; e - Quando João via o Trono de Deus, ele perdera sua liberdade e fora preso em Patmos “por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus” (Ap 1.9). Aplicação:
1 - Quando estamos em apuros (luto, dor, sofrimentos, tribulações, prisões…) presisamos olhar para o céu e ver o Trono de Deus.
1 - Quando estamos em apuros (luto, dor, sofrimentos, tribulações, prisões…) presisamos olhar para o céu e ver o Trono de Deus.
O que isso significa?
a) Primeiro: a situação pode ser dificil. mas Deus ainda está no seu Trono.
O rei Uzias morrera, a esposa de Ezequiel morrera, João estava preso. Mas, Deus ainda está em seu Trono.
Em At 7.55, Estevão diante de sua iminente morte “fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus”.
b) Segundo: Deus reina sobre a história (ainda que no caos).
Não há possibilidade de ele perder o seu Reino;
Não há sorte, ou coincidência, porque Ele é o governador da história. Ou seja, Ele tem sob o seu trono o controle de tudo!
Esta certeza faz com que Paulo diga que ele era um prisioneiro de Cristo Jesus, e não dos romanos (Ef 3.1) .
c) Terceiro: ele senta no Trono sozinho.
Ele não precisa de niguém, nem coisa alguma para ajudá-lo a reinar.
Ele é o único que tem o poder de governar o universo, ele é o Pantocrator (Todo Poderoso).
2 - Para se aproximar do Trono, é preciso adorar aquele que está no Trono e ao Cordeiro (Ap 4.8, 5.8,13,14).
2 - Para se aproximar do Trono, é preciso adorar aquele que está no Trono e ao Cordeiro (Ap 4.8, 5.8,13,14).
A adoração aqui no Apocalipse tem 2 temas:
1) O que está sentado no Trono, Deus-Pai, é adorado porque criou todas as coisas, e por sua vontade, ele as sustenta até agora (Ap 4.11); e
2) O que está em pé junto ao Trono, o Cordeiro é adorado por causa da redenção com sua morte (Ap 5.6-10).
Este texto tem uma mensagem especial: os romanos entendiam que o Imperador e muitos outros deuses eram dignos de adoração. Em Apocalipese, apenas Deus (o Pai) e o Cordeiro, e mais ninguém (o cap. 4 é dedicado à adoração a DEUS-PAI e, o cap. 5 é dedicado à adoração ao CORDEIRO). Todos os seres que são apresentados no céu estão participando do culto.
A cena se passa no céu (lugar em que Deus habita, a realidade celestial). João subiu para lá por uma “porta aberta no céu” (Ap 4.1) - o céu é um lugar de culto, a principal atividade no céu é a adoração.