O Banquete da Sabedoria
Proverbios • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 6 viewsO convite da Sabedoria para que todos desfrutem do seu banquete
Notes
Transcript
A sabedoria lança seu convite para os moralmente ingênuos (9.1–6).
Introdução /Ilustração inicial
Imagine que você acabou de receber dois convites para jantar em restaurantes diferentes. A primeira é do melhor restaurante da cidade: comida excelente, ambiente excelente, serviço fantástico. A segunda é de um mergulho sujo quase fechado pelo inspetor de saúde com reputação de ter uma equipe mal-humorada. Qual convite você aceitará?
Pensando nessa ilustração, diríamos que ninguém rejeitaria o convite de jantar em um bom restaurante. Essa seria a escolha mais sensata.
Entretanto quanto aos assuntos espirituais nossas escolhas são muitas vezes escolha errada.
A vida é cheia de escolhas. Não há dia sem elas.
Quais tem sido as escolhas de nossa vida? Escolhas sabias ou escolhas tolas? Escolhas piedosas ou escolhas ímpias?
A quais convites você tem atendido?
O inicio do capitulo 9 temos o convite da sabedoria para o seu banquete. A partir do verso 13 temos o convite da mulher louca.
O convite da Sabedoria.
A Sabedoria, a personificação dos ensinos de Salomão, apresenta-se agora como uma nobre anfitriã preparando um banquete.
Verso Provérbios 9:1 . A sabedoria construiu sua casa – O conselho eterno de Deus moldou o universo .
Ela cortou seus sete pilares – Tudo foi construído de modo a exibir uma cena de grandeza, estabilidade e durabilidade.
O comprimento da sala e o tamanho geral da casa determinavam o número de colunas de sustentação (normalmente três). Um provérbio árabe diz a respeito de um homem rico: “Sua casa é sustentada por doze colunas”. Tendo em vista as restrições de espaço nas cidades do antigo Israel, sete colunas de sustentação indicam uma estrutura excepcionalmente ampla e imponente, própria para abrigar um grande número de convidados.
9:2–3 A sabedoria dispôs carne e vinho em abundância sobre a mesa e enviou criadas a convidar todas as pessoas desde as alturas da cidade.
Podemos lembrar do convite no livro de Isaias:(Is 55: 1, 2).
9: 4 e 5 - “Quem é simples, volte-se para aqui. Aos faltos de senso diz: Vinde, comei do meu pão
e bebei do vinho que misturei.”
Quem não simples dentre os filhos dos homens? Quem são os faltosos de senso? Se não todos nós? Ou você se ver como sábio que não precisa da comer do baquete da sabedoria?
Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que misturei.”
Vinde acrescenta urgência ao apelo.
A personificação nesse encontro pessoal, “comer do meu alimento”, refere-se metaforicamente à aceitação do ensino (cp. Is 55.1–3; Eclo 15.3; 24.19; Jo 6.35).
Assim como o alimento e a bebida dão vida física, os ensinos da sabedoria dão vida espiritual. Essa verdade é concretizada de maneira ainda mais apropriada no convite de Jesus para o banquete no reino de Deus (Lc 14.15–24)
De que fonte demos nos alimentados? De que pão temos comido?
Se um homem carece de sabedoria, se ele reconhece sua ignorância, sua fragilidade, sua loucura, se ele é, de qualquer forma, sábio o suficiente para saber que é tolo, bem o suficiente para saber que está doente, justo o suficiente sabendo que ele é pecador, deixe-o aproximar-se desta nobre mansão com seu banquete senhorial. Aqui está o pão que é realmente carne; aqui está o vinho que dá vida, o fruto da videira que Deus plantou.
2. Os convidados devem mudar a direção de suas vidas
Para desfrutarmos do banquete da Sabedoria, precisamos abandonar nossos caminhos.
“Deixai os insensatos e vivei; andai pelo caminho do entendimento.” 6
“Afastem-se dos ingênuos e vivam; andem pelo caminho do entendimento.” NAA
Abandone os tolos , .... Homens tolos e sua companhia; não homens de fracas habilidades nas coisas naturais e civis, ou que sejam considerados tolos pelo mundo; pois assim são os santos, cuja companhia não deve ser negligenciada e abandonada; mas aqueles que são perversamente tolos, que ignoram as coisas divinas e zombam do pecado e da religião; tal companhia é muito inadequada para os convidados da Sabedoria; aqueles que vão para a casa dela devem abandoná-los; é totalmente estranho que os seguidores da Sabedoria sejam companheiros de tolos; é muito inútil manter companhia com homens tão vaidosos, sim, muito pernicioso e prejudicial, e de consequências muito ruins; corrompe as boas maneiras, causa tristeza e quebra a paz, mais cedo ou mais tarde; é bastante impróprio conversar com eles; eles são chamados dentre eles por Cristo e devem obedecer: e, além disso, eles têm melhor companhia para atender. Provérbios 13:20 .
e viva ; o que pode ser considerado uma exortação, como o anterior; viva das provisões da casa da Sabedoria, do seu pão e do seu vinho; viva no próprio Cristo pela fé; viva não como os tolos, mas como os sábios; vivam não para si mesmos, nem para as concupiscências dos homens, mas para a vontade e glória de Deus; não viva no pecado, mas para a justiça; viva não para a carne, mas viva segundo o espírito.
Abandone o caminho dos insensatos e viva honrosamente, e não escandalosamente, como fazem aqueles que acompanham os tolos; confortável e deliciosamente, como fazem aqueles que se transformam na casa da Sabedoria e são seus convidados; tais vivem em comunhão com Cristo e com seu povo; eles vivem uma vida espiritual agora e viverão uma vida eterna no futuro.
“andem pelo caminho do entendimento.”
Salmos 111:10