Escola Bíblica Dominical - Estudo sobre Deus - Deus é três em um

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

Como Deus pode ser três pessoas, porém um só Deus?
Deus pode ao mesmo tempo ser conhecido e, também, ser cheio de mistérios incompreensíveis. Um desses mistérios é a natureza triúna de Deus. Nosso Deus, o Deus da Bíblia, é um Deus em três pessoas.
Apesar da complexidade da personalidade triúna de Deus, a trindade não é um risco para a fé cristã; em vez disso, seara nossa fé de outras religiões do mundo. Ela esclarece nossa compreensão do caráter de Deus, pois vemos a unidade da Trindade em sua obra de criação, salvação e santificação.
Deuteronômio 6.4–9 ARA
Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
Deuteronômio 6.14–15 ARA
Não seguirás outros deuses, nenhum dos deuses dos povos que houver à roda de ti, porque o Senhor, teu Deus, é Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do Senhor, teu Deus, se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra.
Quase todas as culturas durante aquele tempo praticavam o politeísmo (a adoração de muitos deuses) ou o henoteísmo (a adoração de um deus, mas a crença em muitos deuses). Com a declaração do versículo 4, Deus estava separando Israel das pessoas que o povo encontraria ao entrar na terra prometida. A declaração da unidade de Deus não se opõe à visão triunitária de Deus; antes, é uma declaração de supremacia, unidade e singularidade. Deus é um e não há outro.
EXPLICAÇÃO E BASE BÍBLICA-
Podemos definir a doutrina da Trindade da seguinte forma: Deus existe eternamente como três pessoas: Pai Filho e Espírito Santo, e cada uma delas é plenamente Deus, e existe só um Deus.
Revelação parcial no Antigo Testamento:
A palavra “Trindade” não se encontra na Bíblia, embora a ideia representada por ela seja ensinada em muitas passagens. Essa palavra significa “tri-unidade” ou “três em unidade”. É usada para resumir o ensino da Bíblia de que Deus é três pessoas, porém, um só Deus.
Às vezes as pessoas pensam que a doutrina da Trindade se encontra somente no Novo Testamento, e não no Antigo. Uma vez que Deus existiu eternamente como três pessoas, seria surpreendente se não achássemos indicações disso no Antigo Testamento. Embora essa doutrina da Trindade não seja encontrada de forma clara no Antigo Testamento, várias passagens sugerem ou mesmo dão a entender que Deus existe como mais de uma pessoa.
Por exemplo, segundo Gênesis 1.26 Deus disse:
Gênesis 1.26 ARA
Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.
O que a forma plural do verbo (Façamos) e o pronome no plural (nossa) querem dizer? Algumas pessoas sugerem que se trata de um plural de majestade uma forma de tratamento que o rei usaria para dizer: “Estamos felizes em conceder o seu pedido”. No entanto, no hebraico no Antigo Testamento não existem outros exemplos de um monarca utilizando verbos ou pronomes no plural sobre si mesmo em um “plural de majestade” como esse. Portanto, não existem provas que sustentem essa tese.
Outros também vão sugerir que a utilização do plural faz uma referência a participação dos anjos, mas não há evidências bíblicas que sustente também a tese de que fomos criados à imagem e semelhança de Deus e dos anjos.
A melhor explicação, quase que unanimemente sustentada pelos pais da igreja e pelos primeiros teólogos, é que, já no primeiro capítulo de Gênesis, temos uma indicação de pluralidade de pessoas do próprio Deus. Não há indicações do número de pessoas, e não temos nada que aborde uma doutrina completa da Trindade, mas está subentendido que se trata de mais de uma pessoa. O mesmo pode ser dito em Gênesis 3.22
Gênesis 3.22 ARA
Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.
Gênesis 11.7 ARA
Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro.
Isaías 6.8 ARA
Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim.
Além disso, temos outras passagens que evidenciam a pluralidade das pessoas de Deus em outros textos. Existem pasagens nas quais uma pessoa é chamada de “Deus” ou “o Senhor” e se distingue de outra pessoa que também se identifica como Deus. Em Salmos 45.6-7, o salmista diz:
Salmo 45.6–7 (ARA)
O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de equidade é o cetro do teu reino. Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros.
Nessa passagem o salmo não se limita a descrever simplesmente o que seria verdadeiro sobrbe um rei terreno: ele chama o rei de Deus. Cujo trono durará para sempre. Ainda falando com a pessoa chamada de “Deus”, o autor diz que “Deus, o teu Deus, escolheu-te (ungiu). Duas pessoas distintas são chamadas de Deus (Elohim). No Novo Testamento, o autor da carta aos Hebreus cita essa passagem e a alica a Cristo: “O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre”.
A revelação mais completa da Trindade no Novo Testamento:
Quando começa o Novo Testamento, entreamos na história da vinda do Filho de Deus à Terra. Esperava-se que esse grande acontecimento seria acompanhado de um ensino mais claro sobre a natureza trinitária de Deus, e é isso que de fato enconramos. Antes de examinar esse fato com mais detalhes podemos simplesmente relacionar várias passagens em que as três pessoas da Trindade são mencionadas juntas.
Quando Jesus foi abtizado, “os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”. (Mateus 3.16-17). Nessa passagem, em um só momento temos três membros da trindade desempenhando três atividades distintas. Deus pai está falando do céu; Deus Filho está sendo batizado; e Deus Espírito Santo está descendo do céu para pousar sobre Jesus e capacitá-Lo para o seu ministério.
No final do ministério terreno de Jesus, ele diz a seus discípulos que eles deveriam ir e fazer discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Quando percebemos que os escritores do Novo Testamento geralmente usam o nome “Deus” (Theos)gr para se referir a Deus Pai, e o nome “Senhor” (Kyrios)gr para se referir a Deus Filho, então fica claro que existe uma expressão trinitária em 1Coríntios 12:4-6
1Coríntios 12.4–6 ARA
Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.
De modo semelhante, o último versículo de 2Coríntios é trinitário em sua expressão:
2Coríntios 13.14 ARA
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.
Vemos também as três pessoas mencionadas de forma separada em Efésios 4.4-6
Efésios 4.4–6 ARA
há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
Todas as três pessoas da trindade são mencionadas juntas no paragrafo que abre a carta de 1Pedro 1.2
1Pedro 1.2 ARA
eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.
Related Media
See more
Related Sermons
See more