A Piedade pela Graça

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript

A Piedade pela Graça

Captação:
Você já imaginou viver na maior cidade do mundo sem ter que pagar nada por 5 anos utilizando-se de um artifício legal?
Pois então, um viveu por 5 anos de graça em Nova York sem pagar absolutamente nada.
26 de março de 2024
Brasileiro é preso após viver 5 anos de graça em hotel em Nova York
O brasileiro Mickey Barreto, de 48 anos, foi preso após viver 5 anos em um hotel de Nova York sem pagar. O gaúcho conseguiu achar uma brecha na lei dos anos 60 do estado de Nova York. As informações são do The New York Times, Associated Press e O Globo.
De acordo com a legislação, as pessoas podem morar de aluguel em quartos de hotéis antigos com preços mais acessíveis. Ao longo dos últimos 5 anos, ele fez várias manobras legais e usou brechas na lei para conseguir convencer as autoridades americanas de que era dono do hotel.
Durante sua estadia, Mickey e seu companheiro Matthew discutiram uma seção da Lei de Estabilização de Aluguéis de 1969 e descobriram que a legislação permitia alugar um quarto de hotel desde que custasse menos de 88 dólares por semana.
Devido a essa legislação, Mickey requisitou moradia no hotel por seis meses, mas foi despejado por não pagar a estadia e levou o caso à Justiça. Após analisar o caso, um juiz responsável pelo caso concedeu-lhe residência no hotel, baseando-se em códigos locais, leis estaduais e precedentes anteriores. Poucos dias depois, Mickey retornou ao quarto 2565 como morador do edifício New Yorker.
Mas será que nossa noção do que é graça e acima disso, do que é a graça de Deus está correta a luz da palavra?
Vejamos o que a palavra de Deus fala sobre o que é graça e mais do que isso, como devemos viver de graça (uma vez que graça é um favor imerecido) e devemos viver pela graça que é justamente o tema de nossa pregação hoje
Proposição: A graça de Deus nos ensina a renunciar e a viver de maneira sensata ensinando outros a fazerem o mesmo.
Tito 2.11-15
Sinopse: Aprendemos com a graça de Deus a termos uma vida, sensata, justa e piedosa, praticando as boas obras, ensinando, exortando e repreendendo a todos a viverem dessa forma até que o nosso Senhor Jesus volte.
Contexto: Tito inicia o texto dando uma orientação clara a respeito de como devemos ter uma vida SENSATA de acordo com a sã doutrina. V.1. Orientações para:
· Homens mais velhos
· Mulheres mais velhas
· Mulheres mais jovens
· Jovens
· Líderes
· Escravos/servos
A causa que nos leva a termos esse estilo de vida que é retratada nos versos anteriores é apresentada à partir do verso 11:
1ª parte – A GRAÇA NOS ENSINA A RENUNCIAR E VIVER
11 Porque (Conj. subordinativa Causa) a graça (da bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento, afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs) de Deus se manifestou (mostrar, trazer à luz, aparecer, tornar-se visível, tornar claramente conhecido, revelar-se) salvadora a todos os homens.
12 Ela nos ensina (pai ensinado o seu filho) (Se a graça nos ensina) a:
renunciar (ato deliberado de nossa parte) à impiedade (falta de reverência a Deus) e às paixões mundanas (desejo pelas coisas do mundo, secularismo) (vivíamos assim)
e a viver de maneira sensata (moderada e sóbria) (v.2-10)
, justa (honestamente) e
piedosa (seriedade com as coisas de Deus) nesta era presente,
A bondosa misericórdia de Deus foi demonstrada através do Sacrifício do Senhor Jesus nos ensinando a de forma deliberada e voluntário renunciarmos a falta de reverência a Deus e ao secularismo.
Porque pela Graça dois salvos. E justamente essa salvação nos libertou desse estilo de vida e nos ensina a termos uma vida que seja moderada, honesta e que leva com seriedade as coisas de Deus.
· Moderada – significa não exagerar em nada, ou seja, ter um equilíbrio no que pensamos e fazemos
· Honesta – Ter a verdade como um princípio em nossos negócios e em nossas decisões
· Piedosa – Levando as coisas de Deus a sério e não de forma leviana ou secundária
Para os cristãos daquela época que viviam debaixo da opressão de Roma era particularmente difícil e complicada ter uma vida moderada, honesta e piedosa, porque a pressão e opressão eram tremendas. Nero incendeia Roma em 64 d.C. que foi o mesmo período em Paulo escreve essa carta, ou seja, existia uma tremenda perseguição religiosa e é nesse contexto que Paulo nos exorta sobre termos este estilo de vida.
2ª parte – A GRAÇA NOS ENSINA A AGUARDAR
13 enquanto (Conj. Subordinativa PROPORCIONAL) (até que) aguardamos:
a bendita esperança
a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
Esse estilo de vida deve fazer parte de nossa vida até a volta de Jesus, e não apenas em momentos específicos ou quando estamos rodeados das pessoas da fé. Devemos sim, tomar esses ensinamentos como algo a ser incorporado ao nosso estilo de vida.
3ª parte – A GRAÇA NOS ENSINA A PRATICAR
14 Ele se entregou por nós a fim (locução prepositiva – finalidade) de:
nos remir (libertar pelo pagamento de resgate, redimir, liberar através do pagamento de resgate, liberar, tornar-se livre pelo pagamento de+ um resgate, redimir, livrar: de qualquer tipo de maldade, interno e externo) de toda a maldade
e purificar para si mesmo um povo particularmente seu (nós os crentes),
dedicado (zeloso) à prática de boas obras.
Jesus se entregou de livre e espontânea vontade com o propósito de nos tornar livres pelo pagamento de um resgate. Ele fez isso para que pudéssemos ser completamente livres de toda maldade – Ato deliberado de fazer tudo aquilo que é contrário a palavra de Deus e nos purificar nos livrando de toda a culpa do pecado e assim nos tornamos um povo exclusivo de Deus. (1 Pe 2.9).
Observe a palavra particularmente – Nós somos propriedade exclusiva de Deus. Ninguém pode nos retirar dele.
Ser dedicado é ser zeloso em defender e sustentar a prática das boas obras. Isso quer dizer que devemos lutar para que as boas obras de Deus sejam realizadas.
4ª parte – A GRAÇA NOS ENSINA A ENSINAR
15 É isso que você deve:
Ensinar (laleo) (você deve ensinar), exortando-os e repreendendo-os com toda a autoridade.
Ninguém o despreze.
Diferentemente da forma como a graça nos ensina que é como um pai ensina o seu filho, aqui a orientação é que Tito ensina-se a outros através da palavra falada.
Dessa forma a orientação que recebemos é que é nossa responsabilidade:
· Ensinar – transmitir a outros
· Exortar – corrigir, instruir, consolar e encorajar
· Repreender – admoestando, reprovando, trazendo a luz as coisas erradas
Com autoridade dada por Deus para tal coisa e através de um estilo de vida irrepreensível que dá a Tito autoridade para ensinar, exortar e repreender.
CONCLUSÃO:
Teremos autoridade para ensinar quando aprendermos como viver de maneira sensata, justa e piedosa, praticando as boas obras e adotando essa maneira de viver um estilo de vida permanente.
APLICAÇÃO:
Tome hoje a decisão de renunciar tudo aquilo que hoje está em seu coração que esteja relacionado com as coisas do mundo e busque um estilo de vida moderado, honesto e sério com as coisas de Deus.
Lembra do homem do início de nossa mensagem:
Ele viveu de GRAÇA por 5 anos utilizando de sua esperteza para desfrutar de algo que era transitório e passageiro e passará talvez muito mais anos vivendo preso sem a sua liberdade, por ter escolhido viver de errada.
A graça que não muda a minha vida não salva a minha alma. Charles Spurgeon
Related Media
See more
Related Sermons
See more