Pregação Salmo 13 - Não esqueça de mim, Senhor.
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 41 viewsNotes
Transcript
Sermão pregado pelo Pastor Marcelo Rebouças na Congregação de Bagé-Rs no dia 28/04/2024
Texto: Salmo 13 Não esqueça de mim, Senhor.
INTRODUÇÃO
Não esqueça de mim, Senhor; Por favor Olha pra mim!
Você já passou por uma experiencia da sua vida que parece que Deus esqueceu de você? E nós devemos entender que somos seres emocionais também. Nós choramos, nós ficamos desanimados em nossa caminha, nós ficamos prostrados diante de várias lutas que passamos nesse mundo quebrado. Precisamos considerar também nossas emoções Certo autor diz: ““Nossas emoções são a linguagem da nossa alma. Eles são o grito que dá voz ao coração. Para compreender as nossas paixões e convicções mais profundas, devemos aprender a ouvir o clamor da alma”
Contudo, nossas emoções não determinam a nossa vida, elas são reais, mas não deve nos guiar. Você já passou momentos que parece que Deus te esqueceu ? William Cooper, sim.
A história de William Cowper é marcada por depressão metal, melancolia e dúvida espiritual, contudo em meio essas experiencia de dor, Deus o fortalecia, e dava esperança a Cowper e diante disso inúmeros poemas e canções saiam nesse contexto.
Em sua jornada conheceu homens piedosos que o aconselhava em meio sua crise. Homens como Dr. Nathaniel Cottons, que visitava Cowper no asilo e sempre mostrou a esperança no evangelho. Homens como Reverendo John Newton, o autor do hino Maravilhosa Graça , que foi o seu pai espiritual, orientado como superar a depressão.
Certa vez William Cowper, lendo o livro do profeta Zacarias afirmou: “ há uma fonte cheia de sangue tiradas das veias de Emanuel e pecadores mergulhados nesta inundação perderam todas as suas manchas de culpas.
Apesar da dor de Cowper, Deus trabalhou em seu coração e isso gerou louvor a Deus, como por exemplo hinos como DEUS SE MOVE DE FORMA MISTERIOSA, cantamos aqui em outra versão, e em certo momento o hino diz:
Não julgue o Senhor com débil entendimento,
Mas confie nele por sua graça.
Por trás de uma providência carrancuda,
Ele oculta uma face sorridente
Seus propósitos amadurecerão rapidamente,
Desvendando-se a cada hora;
O botão pode ter um gosto amargo,
Mas a flor será doce.
Cowper sabe o que é sair da dor para o louvor. Davi também sabia. Os Salmos nos lembram que, embora Deus não se importe com nossas repetições sem sentido, ele ama nossas emoções honestas. Ele os acolhe. Ele os ouve. E ele nos mostra como uma maior honestidade com ele cultiva uma maior intimidade com ele.
O Salmo 13 é um lamento. É um grito de angústia. É uma expressão honesta do coração quando parece que Deus nos esqueceu. Sai do “até quando” para “Cantarei ao SENHOR, por quanto me tem feito muito bem.” O Salmo 13, nos ensina que...
Ideia central: Diante da angústia do seu coração tenha esperança no Deus da tua salvação
I. DOR: Diante da dor leve o seu clamor a Deus.v.1-2
II. ESPERANÇA: O Deus da Palavra ilumina os seus olhos para completar as promessas divinas.v.3-4
III. LOUVOR: Confie no Deus da tua salvação. V.5.6
I. DOR: Diante da dor leve o seu clamor a Deus. v1-2
A) A dor do salmista. Ao voltar a exposição dos salmos temos visto a dor do salmista. No salmo 11 vimos os ímpios querendo destruir os fundamentos que o Senhor estabeleceu. No Salmo 12 vimos Davi diante da língua falsa, da língua bajuladora e do coração fingido. Agora a angústia da alma de Davi, “Até quando, Senhor”.; Até quando, Senhor’
.1 Até quando - Como se Deus o estivesse ignorando e como se Deus tivesse permitido que seus inimigos triunfassem sobre ele
2. Até quando – é como Deus virasse o rosto para o salmista.
3. Até quando – revela a tristeza do coração
4. Até quando - O inimigo está prevalecendo. Quem inimigo é esse? A primeira coisa que você precisa perceber é que está no singular e a segunda é que esse inimigo é descrito no próprio Salmo, a saber a morte.
Veja o final do verso 3. “Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte” - O INIMIGO DO SALMO é angústia que nos leva a morte.
Até quando é a dor do Salmista. Você já se sentiu assim? Essa é a experiente de várias pessoas. Esse salmo revela a realidade que você passou. Ah! Você já passou por esse experiencia? Se não, não é praga, mas vai passar. O até quando, mostra que a momentos em nossa vida que Deus vira o rosto, mas esse salmo também vou vivenciado por Cristo, parece que Deus virou o rosto para Cristo: Deus meu, Deus meu por que me abandonaste.
Davi, não está revoltado nesse salmo. Leia o salmo sentindo a dor do salmista e não a rebeldia do salmista. Não é: ATÉ QUANDO,SENHOR?(ira) Mas sim, até quando, Senhor? Parece que o Senhor esqueceu de mim. Olha pra mim, Senhor.
APLICAÇÃO: Você já foi desprezado? ( ser desprezado neste mundo) Ou Você já ficou em silencio ao invés de falar. Tal verdade é comum dentro dos relacionamentos conjugais. O marido ou a esposa deixa de falar dentro do lar, será que tem coisa pior? Ah pastor, eu não falo porque eu não quero briga, mas pior ainda é ficar calado, enquanto o outro queria pelo menos uma resposta. E a única coisa que a pessoa ver, é um homem calado com um coração AMARGURADO. Até quando, Senhor o meu casamento vai ficar assim?
Ou você vira o rosto para não falar com a pessoa. Você já virou o rosto para não olhar: para balconista, para a diarista, para uma pessoa que não está a sua altura, já que você se considera muita coisa. Essa é a dor do salmista em relação a Deus. Você já orou e sua oração não foi respondida? Qual foi o seu sentimento? “Não esqueçamos dos sentimentos” , da nossas emoções:
Nossas emoções são a linguagem da nossa alma. Eles são o grito que dá voz ao coração. Para compreender as nossas paixões e convicções mais profundas, devemos aprender a ouvir o clamor da alma”
B) Até quando, como fruto da paciência. Mas também o até quando, até quando, até quando, até quando, é fruto da paciência do salmista. A dor e a angústia da alma são reais no mundo caído, mas o desespero, não deve dominar o coração daqueles que creem em Deus. Por isso que o Até quando de Davi, não é de um coração rebelde, mas de um homem que expressa a sua dor, de forma de clamor ao seu Deus.
Paciência em meio a dor. Me parece que isso é um ingrediente fundamenta para um crente. Deus não esquece o seu povo, logo devo ter paciência em meio a dor.
Jó 8.20. “Eis que Deus não rejeita o íntegro, nem toma os malfeitores pela mão.
Dt. 31.8 O SENHOR é quem irá à sua frente. Ele estará com você, não o deixará, nem o abandonará. Não tenha medo, nem fique assustado.
Isaías 40.28-31 é lindo: Será que você não sabe, nem ouviu que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? A sabedoria dele é insondável. 29 Ele fortalece o cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços, de exaustos, caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
Você crê nessa verdade? Se sim, Você precisa aprender a ter paciência na hora da dor. Se não, eu não sei o que falar.(talvez sua tristeza vai aumentar, porque a sua esperança é você mesmo) O problema é que no dia que passamos por momento de aflição, nós não queremos trazer a memória aquilo que pode nos dar esperança. Veja se não é assim:
Ilustração – Criança no momento da diversão x Criança no momento das obrigações. E compare você no momento da diversão e você no momento da aflição
A paciência só tem perseverança se ela tem esperança, vejamos o que o Salmista faz para sair da dor para o louvor. ESPERANÇA.
II. ESPERANÇA: O Deus da Palavra ilumina os seus olhos para completar as promessas divinas.v.3-4
A) A Esperança. ESPERANÇA A confiança na experimentação plena da bondade divina no presente e no futuro, resultante da integração dos atos redentores de Deus no passado às respostas humanas de fé no presente. A fé bíblica baseia-se na confiabilidade de Deus para cumprir suas promessas. A esperança é aguardar com grande expectativa. Se no primeiro momento, o salmista expressar a dor, sua angústia e paciência, agora a sua paciência é fundamenta na esperança por meio de pedidos.
Três vezes o salmista pede, revelando ainda mais a sua dor que vai mudar para esperança: Atenta ( ou olhar contempla), Responde-me e por fim Ilumina-me ( me faz brilhar). Davi faz três pedidos. Ele pede a Deus que ouça, pede a Deus que restaure e pede a Deus que abençoe. Quando Davi diz: “Considera-me e responde” (v. 3). Olha a aminha dor, por que tanta presença? Qual é a dor de Davi?
Veja o verso 3: ... Davi fala de um INIMIGO, no singular, ele está diante de vários inimigos no verso 4 que se alegra com a maldade. Vimos adversários de Davi, no Salmo 10.8 dizendo:
Jamais serei abalado; de geração em geração nenhum mal me sobrevirá,
No Salmo 11 vimos os inimigos de Davi, armando o arco preparando as flechas para nas ocultas, despearem contra os retos de coração. E no Salmo 12 vimos, a língua bajulado, o falar falso e o coração fingindo, usando o poder da língua para destruir. A gora no Salmo 13, a dor de Davi era tão grande que ele afirma o INIMIGO, a saber a morte está prevalecendo, Senhor. Até quando, Até quando, Até quando. Olha para mim , responde
APLICAÇÃO: Temos inimigos nesse mundo? A bíblia nos afirma que o mundo, satanás e nos mesmos somos inimigos de Deus. Contudo, Davi é específico no inimigo que está tirando a sua esperança, a saber a morte. A perseguição talvez de Saul tem levado Davi pensar: Até quando? E agora a Morte está batendo em sua porta, por causa da ação dos inimigos ( no plural do verso 4)
Como a Morte pode tirar a nossa paz?
1. Quando você não tem em seu coração aquele que venceu a morte. A morte é o fim para muito, para os crentes a morte é o começo da vida eterna. Cristo Jesus venceu a morte.
1 Coríntios 15. 54–58. Tragada foi a morte pela vitória. 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. 58 Portanto, meus amados irmãos, SEDE firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.
Então surgi uma segunda pergunta: Como enfrentar a morte com esperança?
1. Pratique o morrer e viver todos os dias. Ou seja, pergunte: para que estou vivendo? Pv. 11.7 diz: Morrendo o homem perverso, morre a sua esperança, e a expectação da iniquidade se desvanece. Nós vivemos nesse mundo para glória de Deus.
2. Acredite na realidade da morte. Isso é obvio, contudo apesar de ser algo obvio a forma que vivemos nesse mundo, mostra que isso não é obvio. Você vai morrer. “Porque o salário do pecado é a morte. (Rm 6.23)
3. Olhe para Cristo. Veja a obra de Cristo, sua obediência, sua morte ressureição. E ele diz, no evangelho de João 11. 25: Eu sou a ressureição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra viverá. Que bela esperança temos no evangelho. É pedida por Davi. Ilumina os meus olhos
B) A esperança dos olhos iluminar. Então Davi pede ao Senhor que “devolva o brilho aos meus olhos” (v. 3). Ele está pedindo ao Senhor que enxugue as lágrimas e devolva o brilho. Esta é a mesma palavra usada em 1 Samuel 14:27 quando Jônatas, filho do rei Saul, comeu mel e isso iluminou seus olhos.
Significa: restaura minha vida, me dar ânimo para prosseguir. Davi entende o custo físico que a tensão emocional pode causar, ele anseia que Deus o restaure espiritual e fisicamente. Finalmente, Davi pede a bênção do Senhor. Deus havia prometido abençoar Davi, mas parece que a bênção de Deus foi para seus inimigos (v. 4). Eles parecem estar prevalecendo enquanto Davi sofre. Davi deseja que a bênção do Senhor se volte para ele.
Assim, a oração de Davi é esperanço, ele ora ao um Deus que conhece. A palavra Senhor, está em caixa alta mostra que Davi está orando ao Deus pactual, ele sabe das promessas divinas, Ele sabe da ação do Senhor em favor do seu povo, foi ele mesmo que diz: “ Ilumina os meus olhos para eu não pecar contra a Ti. “
Salmo 19.8 diz: Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração;
o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.
APLICAÇÃO: A esperança é eliminada pelas verdades da Palavra, pelas promessas da PALAVRA. O que é a PALAVRA DE DEUS PARA VOCÊ, ô crente?
Deus escreveu um Livro -John Piper
Essa realidade me deixa de queixo caído, sempre que eu paro para pensar. Páginas e mais Páginas de Deus – e seus pensamentos, suas palavras, seu coração; a somente alguns centímetros de distância. Eu posso levar comigo para onde eu for e ler quando eu quiser. O quando abrimos a Bíblia o que nós vemos? Nós vemos o próprio Deus no livro. Se não encontrarmos aqui, não encontraremos em outro maneira – Não com alguma esperança de amizade. Ler a Bíblia é uma das coisas mais importantes que podemos fazer. É mais valioso do que qualquer outra coisa que nós temos e mais doce do que qualquer outra coisa que já comemos. É literalmente mais importante do que o respirar. Mas não é isso que sempre vemos e sentimos quando abrimos a Bíblia. Nossos olhos fracos, cansados e distraídos só conseguem enxergar um retrato maçante na parede. Mas não é um retrato. É UMA JANELA. Não é algo sem vida que fica pendurado em uma moldura velha na parede. É algo que atravessa a parede e dá acesso a outro mundo. – um mundo real, o mundo duradouro, o melhor mundo.
A divina luz brilha nesta janela e transforma tudo ao nosso redor. Todos sabemos que o caminho para conhecimento de Deus não é fácil: disciplina e determinação são importantes, mas só podem leva-los até certo ponto, alguns dias, uma semana, talvez um mês. A longo prazo, precisamos algo mais forte, mais persuasivo do que a disciplina e determinação. Há muitas armadilhas e obstáculos no caminho.
No fundo, a razão pela qual nós não lemos a Bíblia, é que NÓS NÃO QUEREMOS LER A BÍBLIA. Nós não enxergamos alegria, paz e vida quando vemos aquela capa de couro em nossa prateleira. Nós vemos uma parede e não uma janela.
A Bíblia o livro de Deus que nos faz enxergar a realidade da vida e a nossa esperança.
Vimos: dor, esperança e agora o LOUVOR
III. LOUVOR: Confie no Deus da tua salvação. V.5.6
A) Louvor confiante. O louvor sempre vem de um coração confiante. Me refiro ao um louvor que confia naquilo que Deus é e fez. Davi, diz: “Quanto a mim”. “Eu sei quem é esse Deus que estou orando.” Essa é uma oração de um crente maduro, que diante da tribulação, diante da dor, confia nas obras de Deus.
Davi, confia na graça, confia alegre-se na salvação. A palavra graça, é hesed, ele confia no amor pactual de Deus. Que amor é esse? Que Deus sempre estaria conosco
Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. Isaías 41:10
E Cristo na Grande comissão diz: “E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” (Mt 28.20.) A fé madura nos ajuda a confiar e a louvar o Deus da nossa Salvação.
Davi traz a memória aquilo que dar a esperança. Louvamos a Deus, por causa da esperança
AlGO INTERESANTE. O verbo do verso 6 está no futuro. “ Cantarei” a esperança de Davi estava firmado no Salvador que viria. Ele se alegra com aquilo que vira. Não sei se Davi foi liberto dos seus inimigos nesse exato momento. Mas ele confia, ele canta, ele descansa. A nossa esperança está no Cristo que JÁ VEIO. Davi esperava por aquela cruz, nós vivemos com base nessa cruz. Cruz essa que venceu os nossos inimigos.
Nós olhamos pra traz para obra de Cristo e olhamos para frente para aquilo que virá acontecer de forma plena. Mas só aqueles que tem um novo coração consegue enxergar isso.
APLICAÇÃO: Olhar com os olhos da bíblia. A vitória de Cristo é que deve motivar a cantar cânticos de louvores. Isso é confiança na Salvação. Pedro motiva os cristãos perseguidos dizendo:
1 Pedro 1.3-7: 3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4para uma herança que não pode ser destruída, que não fica manchada, que não murcha e que está reservada nos céus para vocês, 5que são guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para ser revelada no último tempo. 6Nisso vocês exultam, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejam contristados por várias provações, 7para que, uma vez confirmado o valor da fé que vocês têm, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado pelo fogo, resulte em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo
Você confia na Palavra que fala da Salvação. Onde está a sua confiança, oh crente? Nós confiamos em varias coisas e não na Palavra, por isso não louvamos em meio a dor.
Conclusão
O Cowper em meio a dor ele tinha esperança. Ele afirma em um dos seus poemas:
Deus se move por caminhos misteriosos,
Para executar suas maravilhas;
Ele estabelece suas pegadas no Oceano
E cavalga sob a tempestade.
Paulo em meio a esperança ele afirma em Romanos 8.18
18Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
Cristo para a nossa esperança, Ele diz:
Marcos 15.34: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”
Verdadeiramente o Filho de Deus foi abandonado pelo Pai para que você fosse acolhido.
Ele foi abandonado por causa dos seus pecados, para nos dar a presença de Deus e por fim para nos revelar que Jesus é Deus.
1. João 1.12 nos diz que somos filhos de Deus por causa de Cristo.
2. 1 João 3.1 fala que nós somos adotados
3. Rm 8 há um cântico que diz:
35Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo ou a espada?
Ele termina dizendo:
37Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, 39nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Rm 8.37–39.)
Uma canção antiga -Tua é a Glória Chris Durán
Tua é a Glória e o poder,
Tu és pra sempre Rei
Honra e majestade estão
Diante do Senhor
Não existe nenhum Deus
Que seja, digno como Tu
Nada vai me separar de Ti
Tu és a própria vida em mim
Não deixarei de Te louvar
Não deixarei de Ti buscar
És a razão da minha vida
Vivo pra Te adorar
Não deixarei de Te louvar
Não deixarei de Ti buscar
És a razão da minha vida
Vivo pra Te exaltar