QUANDO A ESPERANÇA SE VAI
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 3 viewsNotes
Transcript
QUANDO A ESPERANÇA SE VAI
LUCAS 7:11-17
Esse texto ela aqueceu o meu coração.
Quando a esperança se vai, quando a esperança se esgota, quando a esperança decide ir embora para longe da nossa caminhada.
Antes de habitar propriamente dito da porção que o Senhor tem para encorajar a nossa fé, eu quero destacar alguns fatos curiosos, por exemplo: Segundo alguns comentaristas do Novo Testamento, este evangelho de Lucas, o próprio evangelista Lucas é o único entre os 4 evangelistas a registrar os acontecimentos de Jesus em ordem cronológica.
Lucas é considerado como um dos historiadores mais preciso de seus dias. Apesar de Lucas ser um médico, a sua visão ou o seu registro é considerado o que segue a ordem dos acontecimentos. É impressionante porque eu olho para o evangelho de Lucas, eu percebo por exemplo Lucas apresentando Jesus como sendo homem perfeito, Lucas apresentando Jesus como sendo o filho de Deus. Ler o evangelho de Lucas é perceber que não existe um exemplo mais divino de liderança se não o exemplo dado pelo Senhor Jesus, cada palavra que Jesus disse, cada ato que Jesus realizou, cada ação que Jesus manifestou, tudo isso serviu de modelo no seu tempo. Em cada ação, em cada palavra, em cada atitude de Jesus registrados no evangelho de Lucas, somos capazes de aprendermos lições que trazem ensinamentos para a vida, lições que nos fazem crescer espiritualmente, lições por exemplo que nos motivam a adquirir maturidade, e um episódio de Jesus registrado somente no evangelho de Lucas, um episódio que me chama a atenção é exatamente a ressuscitação do filho de uma viúva da cidade de Naim na Galiléia. Abro um parêntese aqui… “Certa vez pegando nesse texto após o culto uma irmã chegou perto de mim rindo, mais rindo mesmo, ela é bem extrovertida, mais esse dia ela estava além da conta, eu pensei, o que será que falei de errado hoje na mensagem? Ela disse assim: Hoje que eu percebi que a viúva de Naim se trata de uma cidade e não de uma pessoa, porque sempre que se prega nesse texto, fala: Viúva de Naim”. Você riu, mais talvez você também pensasse assim, a partir de hoje você já sabe que não é a viúva de Naim e sim da cidade de Naim.
O encontro de Jesus com essa viúva está registrado apenas no evangelho de Lucas, e é interessante porque: “de acordo com os relatos bíblicos, esse foi o primeiro milagre de ressurreição feito por Jesus e ocorreu logo no início do seu ministério.
Quando olhamos para o texto encontramos a oposição entre a tristeza daqueles que sem esperança sofriam com a morte de um conterrâneo, em contraste com a alegria daqueles que não obstante sofrera perseguições e tribulações e seguiam a Jesus com alegria.
Sem dúvidas naquele dia, duas multidões se encontraram, duas multidões motivadas diferentemente estiveram frente a frente, isso está claro no texto bíblico. Os sentimentos que pairavam sobre cada uma das multidões eram bem diferentes, por exemplo: “DE UM LADO ESTAVA O CHEIRO DA MORTE E A DESESPERANÇA, DO OUTRO A VIDA ETERNA E A FÉ. DE UM LADO O SEMBLANTE ABATIDO E FÚNEBRE, DO OUTRO A EXPRESSÃO CONTAGIANTE DE ALEGRIA”. Duas multidões e realidades completamente diferentes.
TEM OUTRA COISA QUE ME CHAMA A ATENÇÃO AQUI NO TEXTO, algo que salta aos meus olhos: “A posição da viúva em relação a Jesus”.
A posição da mulher que o evangelista se sequer cita o nome, merece destaque. Sabe porque? Porque aquela mulher não era discípula de Jesus, aquela mulher não estava entre aqueles que seguiam a Jesus em sua caminhada pela Galiléia. Até porque Jesus estava iniciando o seu ministério, Jesus estava começando a ficar conhecido pelo povo galileu, aqui no texto está uma mulher que tinha perdido o seu marido, não sabemos o seu nome, a sua idade, a única informação que temos é que ela era uma viúva.
E por causa da sua viuvez o seu valor enquanto mulher tinha diminuído, até porque quanto valia uma mulher sem marido naquela época?
Quer a resposta, eu dou. Não valia nada, absolutamente nada. Uma mulher sem marido segundo a tradição da época, ela ficava jogada e jogada na expectativa de que algum parente do marido pudesse resgatá-la, jogada na expectativa de que algum parente do marido pudesse se casar com ela. E se um parente casasse com ela, esse novo casamento então devolveria a dignidade. Quando você lê o livro de Rute você percebe isso acontecendo.
NINGUÉM HAVIA RESGATADO AQUELA MULHER, aquela mulher estava viúva, nenhum parente do falecido havia resgatado, aquela mulher estava jogada, sem valor, sem dignidade - para ela restava uma esperança, e sabe qual era a esperança? Ela tinha um filho! E no filho que ela possuía se concentraram todos os seus sonhos e esperança.
Eu vou explicar porque! A história conta que aquela mulher, depositou esperança, depositou expectativa no filho homem, porque era exatamente o seu filho que poderia fazer por ela o que nenhum outro homem foi capaz de fazer.
A história diz que aquele menino repentinamente morreu, e morrendo o único filho daquela mulher, morria também todo o sonho daquela mulher, morria os seus planos, morriam os seus projetos. O filho morrendo significava também morte do seu futuro, da sua dignidade, do seu valor. Estava morrendo tudo na vida daquela mulher e Jesus chega exatamente no momento em que uma procissão que acompanhava o caixão que continha o corpo daquele jovem. A procissão esta carregando, carregando não apenas um corpo, mais carregando os sonhos daquela mulher. “NÃO ERA SOMENTE O CORPO DO SEU FILHO NAQUELE ESQUIFE, NAQUELE CAIXÃO. ALI TAMBÉM ESTAVA O FUTURO DAQUELA VIÚVA”. A Partir daquele momento aquela mulher não mais viveria, ela tentaria sobreviver, porque? Porque ela dependia do seu filho. Nos dias da viúva de Naim, era a verdadeira aposentadoria dos pais. Não havia seguridade social naquela época, não havia previdência privada, não havia qualquer espécie de investimento.
A Bíblia diz que aquele filho morreu. Aos filhos cabia cuidar dos seus progenitores, quando os seus progenitores não estivessem mais em condições de trabalhar.
Ela não tinha mais o marido, então essa responsabilidade passou para o filho uma vez que ela não foi resgatada por nenhum parente do falecido.
Imagina a situação daquela mulher. Não tinha esposo e agora o seu único filho morreu. A partir daquele momento ela teria que sobreviver de ajuda.
E é justamente quando eu chego aqui que me surge a pergunta: O QUE FAZER QUANDO A ESPERANÇA SE ESGOTA? QUE COMPORTAMENTO TER QUANDO A ESPERANÇA SE VAI? Meu marido morreu, nenhum parente do meu parente me resgatou, mais eu tenho uma esperança, eu tenho um filho. Mais agora o meu filho morreu. QUE COMPORTAMENTO TER QUANDO A ESPERANÇA SE VAI?
Quero olhar para o texto e destacar três expressões no texto que na minha opinião nos ajudará a recuperar a esperança nesta noite:
Primeira expressão início do versículo 13
LOGO QUE A VIU, O SENHOR SE ENCHEU DE COMPAIXÃO POR ELA.
O verbo ver no Novo Testamento recebe algumas conotações. Por exemplo, existe o verbo ver no sentido de voltar a face para alguém. Existe o verbo ver no sentido investigativo, revelando para essa pessoa que ela nunca foi quem ela pensava que era.
Mais me permita, entre as possibilidade de interpretação no Novo Testamento para o verbo ver, poderíamos destacar pelo menos duas: O verbo ver numa função contemplativa, e o verbo ver numa função ativa.
O verbo ver numa função passiva, contemplando. Mais o verbo ver numa função ativa, agindo.
O texto nos deixa claro as evidências de que quando Jesus olhou para aquela mulher, Jesus não apenas contemplou o sofrimento daquela mulher, Jesus não apenas observou o sofrimento daquela mulher, mais acima de tudo, Jesus ativamente se envolveu, Jesus se interessou pela dor, Jesus se interessou pela realidade, Jesus se envolveu com a situação, Jesus assumiu uma função ativa ao ponto do texto bíblico dizer que ele SE MOVEU DE COMPAIXÃO.
O verbo que o versículo Bíblico mostra Jesus se movendo de íntima compaixão. O que significa compaixão?
“COMPAIXÃO SIGNIFICA LITERALMENTE “SOFRER COM”, ASSUMIR A DOR DA OUTRA PESSOA, IDENTIFICAR-SE COM ELA, SOFRER JUNTAMENTE COM ELA A DOR”
Aqui esta uma excelente afirmação para trazer de volta a nossa esperança nesta noite. Qual é a afirmação que pode trazer de volta a esperança para mim e para você nesta noite? JESUS AO OLHAR O NOSSO SOFRIMENTO, ELE NÃO APENAS CONTEMPLA, MAIS ELE SE INTERESSA E SE ENVOLVE ATIVAMENTE PELA NOSSA DOR.
Jesus está intimamente ligado às nossas lágrimas.
Jesus não se comporta de forma indiferente.
Jesus não fica inerte enquanto eu estou sofrendo.
Quando eu estou guerreando, a Bíblia diz que Jesus entra no cenário, ele entra no ringue, ele assume o meu lugar no combate, ele luta a minha luta para que eu alcance a vitória que vem dele.
Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. 2 Coríntios 10:3-4
Você precisa acreditar. Isso é graça, isso é favor benevolente, isso é bondade de Jesus. Jesus se interessa pela nossa dor.
“Um filho pode ser abandonado pelo seus pais, mais o discípulo jamais será pelo seu mestre” ELE ESTÁ VENDO VOCÊ.
O QUE FAZER QUANDO A ESPERANÇA SE VAI?
Não apenas se lembre que ele está vendo você. Mais a segunda expressão que me chama a atenção é a continuação do 13… Quando Jesus se enche de compaixão por aquela mulher e diz:
E DISSE-LHE: Não chores.
Eu confesso que ao ler esse texto eu fico um pouco impressionado em um primeiro momento com esse imperativo de Jesus.
Pense comigo: Como pode uma mãe não chorar pela morte do seu filho, ou como pode na situação da época essa viúva não chorar pela morte do seu único filho, filho que representava a sua estabilidade.
Como é possível? Como é possível não derramar lágrimas pela morte de alguém que nós tanto amamos?
Jesus está ordenando àquela mulher cujo filho havia morrido, mulher: Não chore!
Num primeiro momento isso me inquietou, mais depois de uma análise mais profunda, eu percebi que essa expressão de Jesus: Mulher, não chore! Não foi uma expressão cujo significado fosse uma proibição do derramamento de lágrimas.
Quando Jesus disse para aquela mulher, NÃO CHORE! “O NÃO CHORAR, SEGUNDO A EXPRESSÃO DE JESUS, NÃO ESTAVA LIGADO A UMA INSENSIBILIDADE COM A DOR DO PRÓXIMO, OU COM UMA FRIEZA DIANTE DO QUADRO DA MORTE. JESUS DISSE PARA QUE AQUELA VIÚVA NÃO CHORASSE NO SENTIDO DO DESESPERO, NO SENTIDO DE PERDER O EQUILÍBRIO”.
É como se Jesus estivesse falando com aquela mulher: Pode chorar, mais chore um choro regado de esperança. É como se Jesus estivesse dizendo: Derrame lágrima, mais não entre em desespero.
Derrame lágrima, mais não perca a esperança - EU ESTOU AQUI.
O seu filho está morto e com ele está morrendo todos os seus sonhos e todos os seus projetos, mais não perca o equilíbrio, não perca a esperança, PORQUE EU REPRESENTO A SUA VERDADEIRA E SUPREMA VITÓRIA.
O QUE É QUE VOCÊ DESEJA QUE JESUS DEVOLVA PARA VOCÊ HOJE?
Ei ainda não acabou, ainda não terminou. Não é o fim dos seus sonhos, hoje não é o sepultamento dos seus projetos, não perca a esperança, porque o mesmo Jesus que estava quando essa mulher mais precisava, esse Jesus está aqui nesta noite. EU ESTOU AQUI… VOLTE A SONHAR.
Nós não podemos pensar que tudo esta acabado.
Não podemos aceitar a ideia de que não existe mais luz no túnel.
Não podemos aceitar a ideia que de pensar que tudo que tinha que ser feito já foi feito.
Não podemos acreditar no sussurro de satanás dizendo que agora não tem mais jeito.
PRECISAMOS SERMOS REVESTIDOS DE ESPERANÇA, DE CONVICÇÃO - JESUS É A NOSSA VITÓRIA. “Agindo Deus, ninguém poderá impedir”.
BASTA UMA PALAVRA DELE…
JESUS É A NOSSA VITÓRIA.
O que fazer quando a esperança se vai?
Lembrar que Jesus está vendo.
Regar os nossos sofrimentos com a esperança de que ele está presente. Ele é o Jeová Shamah “Deus presente”. Ele é o Emanuel “Deus conosco”.
Mas a terceira expressão que eu destaco no texto, final do versículo 14…
MOÇO, EU TE DIGO: LEVANTA-TE.
Olha só que interessante: No Início do versículo o texto diz que Jesus tocou no caixão.
Nosso grande problema é que nós estamos estabelecendo a forma certa de Jesus agir.
Entrega a sua necessidade para Jesus e deixe ele fazer do jeito que ele quiser. Jesus não toca no moço morto, Jesus toca no caixão, parou a procissão e disse: Moço, eu te digo: Levanta-te.
A bíblia diz no versículo 15 que aquele moço que estava morto, sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe.
Eu quero fazer o seguinte levantamento:
Jesus disse assim: Jovem, levanta. Perceba o texto… Procissão indo, Jesus toca no caixão e diz para o Jovem que estava morto: Levanta.
E a Bíblia diz que aquele que estava morto, se levantou e começou a falar e Jesus entregou aquele moço a sua mãe.
Um questionamento que eu faço a você agora:
“JESUS RESSUSCITOU AQUELE MOÇO PORQUE ALGUÉM TEVE FÉ?
Responda ai:
Qualquer pessoa sensata que fizer a leitura do texto de forma equilibrada e honesta, presta atenção nisso: perceberá que a iniciativa da ação milagrosa ou miraculosa partiu de Jesus.
Sabe porque Jesus agiu independente do comportamento das pessoas? Porque a misericórdia de Jesus transcende o nosso entendimento e ai daquele que queira limitar Jesus. DEUS NÃO ESTÁ SUBORDINADO A NOSSA VONTADE, Deus jamais será manipulado pelos nossos interesses.
“O AGIR DE DEUS NÃO DEPENDE NECESSARIAMENTE DA NOSSA FÉ, MAIS SEMPRE SERÁ GERARÁ FÉ NAQUELES QUE VIVENCIAM A OPERAÇÃO DO MILAGRE”.
Entenderam ou não?
É a fé que gera o milagre ou o milagre que gera a fé?
Pare para pensar agora: Quantas coisas Deus já fez por você sem você pedir a ele…
Pense quantos cenários foram transformados por Deus, mesmo você pensando que não era possível.
Quem foi que disse para você que Deus só age se for conforme a sua vontade? Ou conforme o seu pedido?. ELE AGE COMO ELE QUISER AGIR.
FOI ELE QUE TRANSFORMOU A ÁGUA EM VINHO…
FOI ELE QUE CUROU O SERVO DO CENTURIÃO QUE ESTAVA ENFERMO.
FOI ELE QUE MULTIPLICOU PÃES E PEIXES.
FOI ELE QUE REPREENDEU A TEMPESTADE.
FOI ELE QUE DEVOLVEU VISTAS AOS CEGOS.
FOI ELE QUE ABRIU OS OUVIDOS DAQUELES QUE ESTAVAM SURDOS.
FOI JESUS COM SEU PODER, QUE LIBERTOU AQUELES QUE ESTAVAM ENDEMONIADOS.
FOI ELE QUE RESSUSCITOU AQUELES QUE ESTAVAM MORTOS.
FOI ELE QUE CUROU E FEZ ANDAR AQUELE QUE ERA PARALÍTICO.
A pergunta que eu faço para você é:
“SERÁ QUE ESSE DEUS NÃO TEM TAMBÉM PODER PARA OPERAR UM MILAGRE NA SUA VIDA E TRAZER DE VOLTA AQUILO QUE UM DIA VOCÊ PERDEU?
CONCLUSÃO:
Ainda que a esperança se vai…
Com Jesus na vida é possível voltar a sonhar.
Hoje Jesus tem poder de virar o nosso cativeiro, e fazer com que o estágio da nossa vida a partir de hoje seja mais abençoado ainda.
Para você que nesta noite possa esta se sentindo um defunto… defunto nos sonhos, defunto na família “família acabando”, relacionamento esgotado, sem perspectiva. Você que está enterrando todas e quaisquer perspectiva de vida, sua vida é só chorar às escondidas, é só pensar que não tem mais jeito. Jesus está aqui… ele está tocando no seu esquife, ele esta trazendo vida, restaurando sonhos, restaurando famílias, mudando diagnósticos, reacendendo a chama do primeiro amor no seu coração. Não é o seu fim, não acabou…
Ele esta dizendo: Não chores o choro da morte, chore o choro da esperança.
Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.
Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó,
Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta. Jó 14:7-9
Jesus esta dizendo para você nesta noite: Levanta-te
Você não foi chamado para a prostração, você foi chamado para marchar corajosamente em direção às promessas.
Jesus está agindo aqui nesta noite: Não perca a esperança filho.
Deixa Deus te tocar…
Jesus esta te chamando para perto dele nesta noite… Vem filho amado…