#82 RESSURREIÇÃO DE JESUS: APARIÇÃO À MARGEM DO LAGO DE TIBERÍADES (João 21,1-14)

82  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

NÃO CORRIGIDO

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.

Anúncio do Evangelho Segundo São João 21.1-14

GLÓRIA A VÓS SENHOR!

PALAVRA DA SALVAÇÃO. GLÓRIA A VÓS SENHOR.

Meu querido irmão e minha querida irmã, amados!

Os discípulos estão de volta aonde tudo começou, pelo menos para Pedro, Thiago e João, o Lago de Tiberíades ou Lago de Genesaré ou Mar da Galiléia. Onde após uma pesca milagrosa narrada no capítulo 5 do Evangelho de São Lucas eles seguiram a Jesus que lhes disse que faria deles pescadores de homens.

Desta vez, temos cinco discípulos os quais sabemos a identidade: Pedro, Tomé, Natanael, Thiago Maior e João; e dois, discípulos os quais não sabemos a identidade. Quem são esses dois discípulos? Sou eu e você.

Cinco mais dois é igual a sete. O número sete na bíblia singnifica a plenitude e aqui representa a totalidade da Igreja, os cinco apóstolos representam os ministros ordenados e os dois discípulos todos os demais batizados.

Pedro diz: “Vou pescar”, os outros seis dizem: “Também nós vamos contigo”. Pedro, o primeiro Papa, representa portanto, a Cátedra de Pedro, ou seja, Pedro e seus sucessores; a pesca, representa a missão da Igreja que foi dada por Jesus: “Pescar almas para Deus”.

“Partiram e entraram na barca”; a barca é figura da Igreja e o mar, figura do mundo. Partiram, pois, a Igreja deve estar em constante movimento de busca das almas perdidas para levá-las a Deus, é aquilo que o Papa Francisco diz da Igreja em saída, Igreja em missão.

E a responsabilidade de partir para pescar almas não é somente de Pedro, mas de todos os batizados, por isso os outros seis discípulos vão juntos pescar com Pedro, em comunhão com a Cátredra de Pedro , em comunhão

Estaremos nós discípulos de Jesus destinados ao fracasso, condenados à frustração? Para animar-nos ressoa a palavra do Senhor: Sem mim nada podeis fazer (15,5). O que a capacidade humana não consegue, nem nossas exíguas forças, pode-o o Senhor. O que é impossível para os homens é possível para Deus (Lc 1,37).

Os discípulos mostram-se obedientes à palavra do Senhor e lançam a rede. O resultado é inimaginável para eles. Já não podem arrastar a rede devido à multidão de peixes que ela contém

A missão da Igreja não deve guardar nada para si, mas arrastar todos para Jesus. Jesus quer continuar atraindo a humanidade. Para tornar efetivo esse projeto conta conosco, seus discípulos. Fixemos-nos com atenção nas maravilhas de nosso relato evangélico. O verbo atrair ou arrastar mostra a conexão entre a obra missionária da Igreja e o poder de atração de Jesus sobre a cruz: Quando eu for levantado da terra, atrairei todos os homens a mim (Jo 12,32). A Igreja missionária realiza a vontade de Jesus: lança a rede segundo sua palavra. Também se pode afirmar que lança a rede da palavra de Jesus e recolhe uma enorme quantidade de peixes, tantos que já não podem os discípulos arrastar. A função da Igreja não é conservá-los em suas próprias redes, mas atraí-los para Jesus. Ele continua nos dizendo: Trazei-os para mim.

Jesus é o verdadeiro pão que se imola, aquele que dá a vida eterna (6,32–35). Essa interpretação eucarística traz consigo necessariamente a criação de uma plena comunhão entre Jesus e os discípulos. Comunhão que permanece viva depois da ressurreição.

SEJA LOUVADO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO,

PARA SEMPRE SEJA LOUVADO! AMÉM.

Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.