TEMA: PEÇA, BUSQUE A BATA
Peça, Busque e Bata • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 12 viewsO que devemos pedir, o que devemos buscar para que a porta se abra.
Notes
Transcript
TEXTO
TEXTO
Mateus 7.7–8 (NAA)
— Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, a porta será aberta.
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃO
ILUSTRAÇÃO
Meus irmãos, o sermão de hoje é sobre saber o que pedir, o que buscar para que a porta certa seja aberta.
Saber o que pedir e o que buscar é essencial para que tenhamos exito na nossa caminhada cristã.
A bíblia inclusive nos narra um fato onde Jesus, após sair da cidade de Jericó com seus discipulos e uma grande multidão, pelo caminho um homem chamado Bartimeu, que era cego e estava mendigando, começou a clamar por Jesus, e Jesus vendo aquele homem, e a obviedade da sua situação, ainda assim perguntou “o que você quer que eu faça”?, e o homem disse que gostaria que sua visão fosse restaurada, e aconteceu que a visão foi restaurada e passou a seguir Jesus.
Veja irmãos, a importância de ser preciso no que vamos pedir a Deus.
NARRAÇÃO
Mas voltando ao nosso texto, Jesus percorria toda a região desde a galileia até a Judeia curando, ensinando e pregando sobre o arrependimento para o recebimento do Reino (Mt. 4.16).
Na região da galileira, quando viu uma grande multidão que lhe seguia, subiu a um monte e passou a ensinar muitas coisas.
Estes ensinamentos ficaram conhecidos como sermão do monte, ou da bem aventurança, que significa exatamente o ensinamento daquele que é feliz.
Jesus falou a uma multidão, então o ensinamento é para todos nós e não somente aos apostolos.
A primeira coisa que observamos nesse sermão de Jesus é que o padrão de Deus é elevado. As exigencias de Deus confrontam o que achamos que é certo.
É impossível a um homem realizar qualquer daqueles ensinamentos sem que o proprio Deus nos ajude. Eu estou falando de amar os inimigos, entregar o que é seu a todo que lhe pedir, fazer o bem sem qualquer recompensa. É uma bondade impossível ao ser humano. Mas que é possível para Deus.
E neste sermão Jesus nos ensina o que devemos pedir, o que devemos buscar para que a verdadeira porta se abra.
Pode parecer que o que pedir e o que buscar são a mesma coisa, mas você só pede o que não consegue alcançar, o que não tem...e você só busca o que esta a sua disposição.
Se esta pregação fosse dita por um coach, ele diria que este ensinamento que vou passar para vocês hoje é a chave para um relacionamento com Deus, o código para salvação da sua alma.
E então Jesus nos ensinou dizendo:
PEÇA E SERÁ DADO.
PEÇA E SERÁ DADO.
O que você tem pedido para Deus?
A sua resposta provavelmente vai ser como a de todos nós, temos pedido muitas coisas.
O mundo acaba nos ensinando a pedir dinheiro, que os boletos sejam pagos, que não falte nada em nossa mesa. E não são pedidos ruins, são pedidos necessários.
Mas também pedimos coisas horríveis, como o mal de uma pessoa que acabou nos ferindo.
Pedimos coisas apenas para impressionar outras pessoas, como uma casa bem maior, um carro bem melhor, mesmo sabendo que o que temos já tem sido uma benção em nossas vidas e já é suficiente.
Temos pedido dons que não são necessários, porque o dom é entregue para a boa obra.
A verdade, meus irmãos, é que não sabemos o que pedir, estamos perdidos.
Mas Jesus nos ensina o que pedir.
Eu gostaria que você abrisse sua biblia novamente em Mt 7.7-11
Mateus 7.7–11 (NAA)
— Peçam e lhes será dado; busquem e acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, a porta será aberta. Ou quem de vocês, se o filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem?
Jesus está nos dizendo que mesmo sendo pessoas ruins, nós damos bons presentes aos nossos filhos. Ele usa como referencia dois alimentos (pão e peixe) e duas coisas que não são alimentos (pedra e cobra). Ele esta querendo dizer, que quando seu filho tem fome, é alimento que ele prrecisa, e não qualquer outra coisa.
E assim Jesus nos diz que se nós, sendo pessoas más, sabemos dar bons presentes, Deus que é muito melhor que nós, nos dará algo muito melhor, algo que realmente precisamos. O texto que acabamos de ler diz que ele dará coisas boas ao que lhe pedires.
Agora eu gostaria que você abrisse sua bíblia no livro de Lucas 11.13.
E vamos ler o mesmo texto que lemos em Mateus, mas agora escrito por Lucas.
Lucas 11.13 (NAA)
Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai celeste dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!
Olha que maravilha meus irmãos, que mistério revelado, o bom presente, a coisa boa que Deus quer lhe dar é o Espirito Santo.
Não há qualquer regra, qualquer exceção, não há distinção entre pessoas, a palavra está dizendo que basta pedirmos e nos será dado. Deus quer nos dar seu Espirito!
Eu conheço um homem que estava num hotel sozinho e ele conta que lendo esta passagem fez uma oração pedindo o Espirito Santo, e quando terminou e dormiu, segundo ele conta, ele acordou com uma voz audível perguntando pra ele “você quer meu Espirito”, e ele disse que acordou tropeçando em tudo até ascender a luz do quarto, mas dizendo, “eu quero Senhor”.
Este é o melhor presente que você pode pedir ao Pai: o Espirito Santo.
E se você já pediu e já recebeu, se alegre por essa bem aventurança, mas se você ainda não pediu está mensagem é pra você.
E depois de ter pedido o Espirito Santo, estaremos preparado para saber o que buscar, porque é o proprio Espirito quem lhe ajudará (Romanos 8.26).
E então Jesus nos ensinou dizendo:
BUSQUE, E ENCONTRARÁ
BUSQUE, E ENCONTRARÁ
O que você tem buscado na sua vida? Qual tem sido seu proposito, sua ambição, o que tem buscado?
Eu me lembro quando era mais novo eu escrevi numa agenda uma lista de desejos. Um guia das coisas que eu precisava focar, e nesta lista estava alguns items, e eu me recordo de alguns deles: cuidar do espiritual, cuidar do fisico, cuidar do profissional.
Até que não são buscas ruins, se você parar para analisar, mas todos os meus pedidos estavam centrados em mim mesmo.
Nossas buscas diárias estão centradas em alimentarmos o nosso proprio “eu”, a nossa vaidade.
E nossos desejos estão sempre focado nas glorias deste mundo. Caimos na rede de mentiras deste mundo, que nos convence que precisamos de mais e mais e mais.
Se olharmos para a vida podemos perceber como esse mundo tem nos escravizado, nos enganado como se realmente dependessemos desse mundo onde o dinheiro reina. Nossa dependência está em Deus, apenas!
E neste sermão Jesus nos ensina para não ajuntarmos riquezas nesta terra, porque são comidos pela traça e pela ferrugem , e os ladrões roubam. Jesus nos diz para ajuntarmos riquezas no céu (Mt. 6.19-20).
Meus queridos, você pode construir a casa que quiser, pagar o melhor engenheiro, utilizar os melhores e mais caros materiais, trincaduras vão aparecer com o tempo.
Você pode comprar o carro que quiser, o melhor, o mais caro, o mais seguro, ele vai riscar vai se envelhecer e desvalorizar.
Até mesmo sua aparencia vai envelhecendo, e quando você olhar no espelho você saberá está de passagem neste lugar.
Queridos, entendam, os tesouros dos homens não trazem paz ao coração do homem. Os tesouros de Deus sim.
Olhe para nossos idosos, nossas crianças, cada dia uma doença nova. Este mundo cheio de depressão, de anciedade e parte disso é responsabilidade aos tesouros que temos acumulado em nossos corações. Tesouros de mentira, de vaidade, de ambição.
Se nosso coração estiver nas coisas deste mundo, teremos vivido para essas coisas que são perecíveis, mas se nosso coração estiver na vontade de Deus, nada nos faltará e teremos um tesouro no céu.
Jesus também nos ensina a não andarmos preocupados com o que comer, o que beber e o que vestir (Mt. 6.25)
Que ensinamento é esse difícil de ser digerido? Não devemos nos preocupar se teremos comida em nossa mesa?
Mas jesus esta dizendo exatamente isso, que não devemos nos preocupar porque Deus sabe de todas as nossas necessidades. (Mt. 6.31-32) Ele conhece nosso coração (Jr 17.10).
E jesus está nos dizendo, para olharmos para os passaros, eles não plantam, não colhem nem guardam em celeiros, mas nenhum deles passa fome. Porque você acha que Deus não irá cuidar de você?
Olhe para as plantas, uma mais linda que a outra, e foi Deus quem as fez. Porque você acha que Deus não irá cuidar de você?
Você deve estar se perguntando, o que então devemos buscar?
Abra sua bíblia em Mateus 6.33:
Mateus 6.33 (NAA)
Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.
Mas meus irmãos, busque como sendo a coisa mais importante da sua vida. Se você buscar a Deus de todo coração, certamente o encontrará conforme esta escrito em Jeremias 29.13:
Vocês me buscarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração.
Quando você buscar a Deus nada te faltará:
Salmo 34.10 (NAA)
porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará.
Quando você buscar a Deus de todo seu coração ele certamente te livrará de todos temores:
Busquei o Senhor, e ele me acolheu;
livrou-me de todos os meus temores.
Jesus nos orienta a buscarmos o reino e a vontade de Deus. Inclusive na oração do pai nosso consta: “venha nos o vosso reino e seja feita a vossa vontade”.
Voce pode perceber que o reino e a vontade de Deus estão ligadas.
Então devemos buscar o reino de Deus e sua justiça.
Mas o que isso significa? O que é o Reino de Deus e sua justiça?
O reino é o imperio de Deus, com o seu reinado as suas leis.
Já a justiça é o que é a vontade e o que é certo para Deus, é o seu reto julgamento justo, onde se encontra a condenação, a absolvição ou a misericordia.
O Cristão não é julgado por causa da Graça e misericordia de Deus.
E nós sabemos que só poderemos ser salvos com a misericordia de Deus que está em Cristo porque a justiça dos homens é corrompida, depravada, voltada para seu proprio interesse.
Mas a justiça de Deus não é como a dos homens. Na justiça de Deus o bem aventurado é aquele que chora e não aquele que ri, bem aventurado é o humilhado e não o exaltado, o último é o primeiro, o servo é o maior. É ofercer a face a outra face ao inimigo quando na verdade você deseja destrui-lo. É amar e orar por ele, mesmo quando sua razão e sua justiça te da 10 motivos para odia-lo. É fazer caridade sem qualquer recompensa física, sem ser notado. É fazer a vontade de Deus, e não a sua.
Para que você consiga fazer a justiça de Deus, ou seja, a vontade de Deus, você precisa estar com Ele, ou seja, o Espirito Santo precisa reinar em você, por isso Jesus nos ensinou primeiro o que devemos pedir, para depois saibamos o que devemos buscar.
Meus irmãos, seja la o que você buscar, sempre termine a oração como Jesus fez no getsemani “afasta de mim o calice, mas que seja feito a sua vontade e não a minha”.
Portando, querido, permita que Deus reine sobre a sua vida e procure saber qual é a vontade de Deus para a sua vida.
Agora que você já sabe o que pedir, já sabe o que buscar, poderá bater na porta que ela se abrirá.
Por isso Jesus nos disse:
BATA E A PORTA SE ABRIRÁ
BATA E A PORTA SE ABRIRÁ
Antigamente o SBT passava na televisão um programa chamado Porta da Esperança. Um programa que tinha o Silvio Santos como apresentador, e eles escolhiam uma dentre diversas cartas que chegavam no programa, e convidavam a pessoa para participar do programa. Nesta carta o convidado escrevia o que gostaria de ganhar. E na maioria das vezes os pedidos eram atendidos por algum patrocinador que dava o presente para aparecer num horário nobre da TV.
A porta que jesus esta mencionando no texto também podemos chamar de porta da Esperança, mas a esperança é de que iremos bater e ela se abrirá.
Primeiro eu queria te dizer que você precisa ter o Espirito Santo, buscar o reino e a justiça de Deus para que esta porta seja aberta.
Mas que porta é essa?
Antes de sabermos que porta é essa, precisamos saber se estamos no caminho que leva a esta porta da Esperança. Jesus nos diz que o caminho é difícil e estreito (Mt 7.13-14). Jesus nos disse que Ele é o caminho (João 14.6).
Jesus também nos disse que Ele é a porta e quem entrar por ele se salvará (João 10.9)
Mas que porta é essa, você deve estar se perguntando.
Abra sua bíblia em Mt 7.21
Mateus 7.21 (RC95)
Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Esta porta é a porta do Reino de Deus!
E veja que Jesus deixa bem claro que apenas os que fazem a vontade de Deus entrarão por ela, que é exatamente o que ele nos ensinou a buscar:“Busque em primeiro lugar o reino e a justiça de Deus”.
Jesus deixa bem claro que nem todos entrarão por ela. Muitos dirão Senhor, Senhor! Profetizamos em seu nome, expulsamos demonios e fizeram muitas maravilhas em seu nome, mas ele lhes dirá: afasta de mim que nunca vos conheci, apartai-vos de mim vós que cometeis iniquidades. (Mt. 7.22-23)
Meus irmãos, Jesus está nos dizendo que não são seus dons, que foram dados por Deus a você, que farão você entrar pela porta da salvação, mas apenas aqueles que fazem a vontade de Deus, que buscam a sua justiça.
Também não basta apenas obedecer, é necessário sermos conhecidos dele. Em apocalipse Jesus esta nos dizendo que Ele está a porta e se permitirmos que ele entre, ele entrará e ceiará conosco, e assim seremos conhecidos Dele.
Veja que aqui ele esta falando da nossa porta dos dias de hoje, do nosso coração.
Deus precisa primeiro entrar pela nossa porta, reinar em nós, para que nós sejamos conhecidos dele e assim tenhamos permissão de entrar em seu reino.
E depois daremos bons frutos, a ponto dele olhar para nós e dizer: Eu te conheço, Eis meu filho, minha filha amada, que me obedece.
Meus queridos, só entrará por esta porta da esperança aquele que é conhecido de Jesus, aquele que ouve suas palavras e as pratica (Mt. 7.24).
Só entrará aquele que é habitação do Espirito Santo conforme 1joão 3.24:
Quem guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus permanece nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.
CONCLUSÃO
CONCLUSÃO
Que você saia daqui hoje sabendo que o melhor presente a se pedir a Deus é o Espirito Santo, e que com ele saberemos o que buscar, e assim buscaremos o reino de Deus e a sua justiça, que é a sua vontade.
Que Deus reine sobre nós e que façamos a sua vontade.
E depois destas coisas, depois de abrirmos a porta do nosso coração ao Senhor nesta terra, seremos conhecidos dele, e faremos as boas obras…
E quando chegar o fim dos tempos, nos depararemos com a porta da esperança, que separa os bons dos ruins.
Nela só entrará aquele que é conhecido do Senhor, que faz a vontade de Deus este será bem aventurado. Amem.