Famílias a serviço de um milagre

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Famílias a serviço de um milagre
2Reis 4.1–7 (BSAS21)
Uma das mulheres dos seguidores dos profetas gritou a Eliseu: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia o Senhor. Agora o credor acaba de chegar para levar meus dois filhos para serem escravos.
Eliseu lhe perguntou: Que farei em teu favor? Dize-me o que tens em casa. Ela disse: Tua serva não tem nada em casa, a não ser uma vasilha de azeite.
Ele lhe disse: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Depois, entra com teus filhos e fecha a porta; coloca o azeite em todas essas vasilhas e separa a vasilha que estiver cheia.
Então ela se foi, entrou em casa com seus filhos e fechou a porta. Eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
Quando as vasilhas ficaram cheias, ela disse ao filho: Traze-me mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
Então, ela foi contar ao homem de Deus. Ele lhe disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivereis do que sobrar.
Quando eu era criança, morava em ADN, eu me lembro que em várias casas em sua cozinha existiam prateleiras feitas de madeiras com vários ganchos onde as panelas ficavam penduradas. (Alguns chamavam de bateria de panelas). Ainda podemos encontrar, mais hoje em dia é menos comum. Era mais difícil ter armários, ou algo modulado para colocar as vasilhas. É interessante que as panelas ficavam expostas, então quando você chegava você via as panelas, e era conhecida a mulheres caprichosas (tinha panela que dava para pentear os cabelos). E é interessante, porque se existe algo que é peculiar de casa de família neste contexto da intimidade, são as panelas, são as vasilhas de uma casa, tanto que as mulheres não gostam de emprestar as suas vasilhas, normalmente a dona da casa tem um ciúme da suas vasilhas, elas tem ciúme dos seus utensílios, que elas tão caprichosamente foram adquirindo, elas têm orgulho das suas tupperware que ficam empilhadas lá uma em cima da outra (e não peçam emprestado por favor). Você quer magoar o coração de uma irmã é levar uma tupperware e não devolver.
Mas entenda uma coisa: Sem as vasilhas emprestadas esse milagre aqui não acontece.
Os três pilares para que o milagre acontecesse são: A palavra liberada pelo profeta. O Azeite na casa da mulher, ainda que fosse apenas uma vasilha, fosse uma quantidade irrisória, tanto que é irrisório que ela diz: Eu não tenho nada, a não ser (então ela considera que até o pouco que ela tem é nada). Mais é aquele pouco que Deus estabelece como um dos pilares, a palavra profética o azeite e as vasilhas emprestadas.
Se você tirar qualquer um desses itens o milagre não acontece, não da maneira que ele precisa acontecer. Observem bem: Se o profeta declara, e a mulher usa as vasilhas que tem em casa, o azeite iria se multiplicar, mais não na proporção em que ela precisava para pagar a dívida e viver o resto dos seus dias, como foi o milagre no final. Se você tirar a palavra profética: Ela tem o azeite, mais não teria a multiplicação. Então as vasilhas emprestadas aqui, elas, são de fundamental importância. Tire as famílias que abençoaram a vida daquela viúva, que tinha acabado de perder o marido, que tinha perdido o marido que ainda que temente a Deus, morreu devendo, morreu deixando uma dívida que ele não teve como pagar ainda em vida. Se tirar as famílias também não teria sucesso a multiplicação.
O Senhor estabelece na vida do profeta Eliseu que ele vai fazer um milagre na vida daquela mulher, que ele vai visitar o lar e a família, que ele vai multiplicar o azeite, ou o pouco que ela tem e vai ser tanto a multiplicação, que ela vai ser abençoada e vai vender aquele azeite de maneira que ela consiga pagar a dívida. Deus estabelece que ele vai fazer esse milagre, o profeta liberou a mensagem, liberou a palavra, tanto que ele diz: “Vá pedir emprestadas vasilhas”, vá nos vizinhos, vá a todos os vizinhos possíveis e ele termina no versículo 3 dizendo; “mas peça muitas vasilhas”.
PRESTA ATENÇÃO NESTA PALAVRA. “Muitas vasilhas”. Então para quem tem dificuldade para emprestar, escute nesta noite: “Peça muitas vasilhas”.
Em um contexto de mentalidade em que nós vivemos hoje, todos nós infelizmente, somos enredados a quando lermos um texto como esse, nós nos voltarmos para o contexto daquela família onde o milagre aconteceu. Nós queremos ser aquela família onde o azeite se multiplica. Nós queremos ser aquela casa aonde Deus, o Deus da provisão, o Jeovah Jiré, ele nos abençoa quando nós não temos o recurso para resolver as nossas situações. Nós queremos ser essa casa onde o milagre é rotineiro. Mais eu queria nesta noite como família SERMOS AQUELES QUE EM VOLTA VAMOS SER CANAL PARA QUE O MILAGRE ACONTECE NA CASA AO LADO. Para que nós entendemos que já de maneira suficiente, ou ainda que de maneira parcial DEUS TEM NOS DADO AS VASILHAS, DEUS TEM NOS DADO A OPORTUNIDADE DE SERMOS O LUGAR ONDE ALGUÉM VAI PROCURAR VASILHAS. PARA QUE A GENTE SEJA ESSE INGREDIENTE ADICIONADO PARA QUE O MILAGRE POSSA ENFIM ACONTECER.
E observe, vou repetir mais uma vez: SE NÃO TEM AS VASILHAS DOS VIZINHOS, NÃO TEM MILAGRE. Se os armários dos vizinhos não ficam vazios, aquela mulher não tem como resolver a situação pela qual ela esta passando. SE NÃO TEM MÃOS ESTENDIDAS PARA ELA, crendo no que Deus vai fazer na vida dela, mesmo sem entender.
Imagina comigo: Quando esses meninos que são enviados pela mãe, quando eles chegam nos vizinhos pedindo vasilhas emprestadas porque tenha uma palavra profética para a casa deles e eles precisavam de muitas vasilhas e mesmo sem entender nada os vizinhos emprestaram. Talvez até no íntimo deles possam ter pensado. (Nossa essa mulher enlouqueceu, acabou de perder o marido e parece que perdeu o juízo também) . Há se fosse nós, teríamos pensado assim kkk
Mas a verdade é que o milagre era exatamente isso, esse era o contexto: As famílias em volta eram que iriam proporcionar o ambiente para que o milagre acontecesse.
Amados, a nossa família, a minha família e a sua família ela será, ou ela esta sendo e ela já foi e ainda será tantas e tantas vezes a casa onde a porta se ouvirá o barulho de alguém batendo em busca dessas vasilhas, do empréstimo, de uma assessoria de última hora, de um investimento de último momento, dizendo assim: Olha lá em casa tem algo para acontecer, não não pode acontecer sozinho e Deus está dizendo que é através de você, através da sua casa, através da sua família, através dos seus utensílios que ele vai fazer na minha casa.

1. SUA CASA SERÁ ACIONADA PARA QUE O MILAGRE ACONTECE NA CASA DE OUTRAS PESSOAS.

Precisamos lembrar da situação dessa mulher. Existia uma dívida e ela não tinha como pagar, os credores chegaram em sua casa, deu um prazo, estipulou um prazo, e se ela não pagasse naquele prazo, eles iriam levar os seus dois filhos para serem escravos. Pensa comigo no desespero dessa mulher. Já tinha perdido o marido, agora estava prestes a ficar sem os filhos. Essa é a situação daquela pobre mulher, daquela viúva, e ela precisa urgentemente de um milagre. Ai o profeta diz: Vai acontecer um milagre, mais eu vou trazer pessoas que vão emprestar vasilhas, você precisa procurar por esses que vão emprestar as vasilhas, para que o milagre possa acontecer, porque a quantidade de azeite para pagar a dívida, para custear a sua vida posteriormente, tem que ser uma quantidade grande.
E eu olho para essa palavra e para o nosso momento aqui hoje, dando início ao mês da família, a gente vem para um culto como esse, na verdade pela nossa família, pela nossa casa, pelos nossos filhos, pelo nosso casamento. Mais eu sei que não viemos somente pela nossa família. É inquestionável que assim que eu seja abençoado, Deus vai transferir benção através de mim. Eu não vou andar todos os dias da minha vida olhando somente para a minha botija de azeite. O próprio Deus fez isso com Abraão “Sê tu uma benção”. E Deus disse: “Vou multiplicar a sua herança, seus filhos, você vai ser uma bênção sobre a terra” e Deus abençoou a vida de Abraão”. Mais o que Deus disse que faria através da família de Abraão? Através de você e da sua casa todas as famílias da terra serão abençoadas.
Então eu sei que quando eu venho para cá buscando para a minha família, Deus já está olhando para minha família com interesse, porque tem alguém do lado, tem uma família do lado, tem alguém lá no meu local de trabalho que a família dele está só com uma botija de azeite, e ele precisa de uma multiplicação, ele precisa de uma visitação sobrenatural na família dele.
Então nessa noite eu desejo que você possa ter esse entendimento de que por muitas e muitas vezes Deus vai pegar a minha casa, a sua casa, a minha família, a sua família, o meu casamento, o seu casamento, os meus filhos, os seus filhos, e Deus vai inserir a gente num contexto de milagre na vida do outro, na vida de outra família. É FAMÍLIA ABENÇOANDO FAMÍLIA, até que todas as famílias sejam abençoadas. Jesus disse: “Se nós vermos alguém necessitado e não estendermos a mão, nós pecamos”.
Agora olha só. Entenda uma coisa: Não é casual. É o próprio Deus que nos insere nesse contexto de milagres. A gente pode achar que é: Bateram na minha porta, me acharam, alguém veio me procurar. Não! A palavra do profeta para aquela mulher é: “Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os seus visilhos”. Ela está sendo orientada, direcionada pela palavra do Senhor. Entende isso? Então as pessoas que estão lá e que vão ser visitadas por ela e por seus filhos à procura das vasilhas, estão ali dentro de uma direção divina. A eternidade de Deus está direcionando o profeta dizendo: Aquele vilarejo será hoje visitado por um grande milagre e todos lá vão participar daquele milagre. QUEM NÃO TEM NADA HAVER COM A HISTÓRIA, TAMBÉM TERÁ VASILHA VISITADA PELO AZEITE DAQUELA MULHER. E é Deus que está gerando isso, é Deus que está movendo isso.
Então muita das vezes Deus vai nos inserir num contexto de milagre que vai acontecer na casa ao lado, é Deus que vai colocar a gente na história de alguém que precisa ser alcançado pelo poder de Deus para que algo sobrenatural aconteça.
Agora pensa comigo nesses filhos que estão buscando vasilhas. Tiveram que talvez de repente arrumar carroça, algum meio de trazer essas vasilhas. Esses meninos aqui, dentro algumas horas, alguns dias, tinha a possibilidade de serem escravos. A mulher que tinha perdido o marido, e agora está prestes a perder os filhos. Como você acha que está o coração dessa mulher? Qual o nível de desespero de 0 a 10? Como estão as noites dessa mãe? As pessoas do lado talvez não imaginam, na verdade, nós não sabemos irmãos, às vezes alguém vem nos contar o seu desespero, a sua aflição, e a gente fala por cordialidade, “eu sei”, mais na verdade não sabemos. Nós não sabemos, nós não temos como mensurar, nós não sabemos até onde a alma se afligiu, em que poço, em que profundidade essa alma está. Então esses meninos que estão ajuntando as vasilhas, são os meninos que estão prestes a serem levados. Agora imagina a mãe vendo eles com todo esforço trazendo vasilhas (porque as pessoas estão oferecendo os seus utensílios).
Então entenda, por quantas e quantas vezes pessoas batem à nossa porta, não vieram por acaso, foram enviadas. PORQUE O QUE ESTÁ PARA ACONTECER NA VIDA DELAS, Deus nos fez co participantes, e Deus nos enviou essas pessoas porque Deus sabe que NÓS TEMOS VASILHAS PREPARADAS E PRONTAS PARA SEREM OFERECIDAS PARA QUE O MILAGRE ACONTEÇA NA VIDA DELAS.

2. PRECISAMOS TER DISPONIBILIDADE DE EMPRESTAR AS VASILHAS

Escute queridos: Se aquelas pessoas, se os vizinhos não tivessem as vasilhas, o profeta não tinha dito para procurarem vasilhas com eles. Entende? SE DEUS ESTÁ MANDANDO ATÉ VOCÊ É PORQUE VOCÊ TEM PARA OFERECER. Se não Deus mandaria para outro lugar. QUE NESTA NOITE POSSAMOS VENCER DE UMA VEZ POR TODAS O NOSSO EGOÍSMO, E OFERECERMOS O QUE DEUS TEM COLOCADO EM NOSSAS VIDAS, AS NOSSAS PANELAS. Olha o que essas simples vasilhas estão fazendo. Estão livrando uma mulher de uma dívida que ela não tinha como pagar e estão livrando os filhos dessa mulher de serem levados escravos.
QUANTO VALE ESSAS PANELAS? QUANTO VALE ESSAS VASILHAS? Não, não vou emprestar porque é da minha coleção preferida. O que nós temos que vale mais do que o resgate de uma família?
Em Atos 10 Cornélio mandou chamar Pedro, lembram? E Cornélio era um homem de oração, homem temente a Deus. E o Espírito Santo ministrou no coração dele dizendo: Olha eu vou fazer um milagre aqui na sua casa, mas Pedro tem que vir aqui. E ele mandou os servos e os servos foram a Jope e encontram Pedro e chamaram Pedro e Pedro relutou de primeiro momento, mais ele não tinha como, porque é Deus que estava mandando esses servos, eles não foram por acaso.
Irmãos, Deus não bate em porta errada, Deus não manda ninguém bater em porta errada. Se bateu, a porta é certa. E Pedro era um dos apóstolo de Jesus que mais tinha dificuldade de lidar com os Gentios "entre aspas" tanto que essa foi a resistência dele. Mas o Senhor confirmou a palavra e a bíblia diz que Pedro foi e pregou a palavra para a família de Cornélio e todos foram batizados, aceitaram a Jesus, se converteram ao evangelho. E tem dias que a nossa família será essa canal para que outras famílias sejam abençoadas. Porque todas as famílias da terra, a promessa dada a Abraão, que passa por Jesus Cristo, e chega até nós, é que todas as famílias da terra sejam abençoadas. Então se naquela vila onde essa mulher mora, tem pessoa que tem o que ela precisa para expansão do azeite, é ali que Deus vai fazer, é através daquele lugar. E aquelas pessoas foram incluídas no contexto de milagre dessa mulher. E QUANTOS MILAGRES DEUS JÁ NÃO FEZ EM OUTRA CASA ATRAVÉS DA SUA CASA? Quantos milagres Deus ainda vai fazer em outra família, através da sua família? Quantos casamentos não serão abençoados através do seu casamento? Entende? Quantos filhos não serão abençoados através dos seus filhos.

3. NOSSAS VASILHAS LIMITAM O MILAGRE

Nós precisamos pensar em algo aqui. No versículo 6, então Deus vai nos colocar nesse caminho do milagre, ele vai inserir a gente na história de pessoas que não dizem respeito a nossa história, que não faz parte. De repente alguém bateu na porta e era os meninos daquela mulher. "O que a gente tem com isso? Não, a gente não tem nada com isso. O problema não é nosso". No primeiro momento não é, mais assim que Deus coloca a gente na história, aí o problema se torna nosso. O que Jesus disse para os seus discípulos diante da multidão que não tem o que comer? Eles disseram: Senhor, isso não é com a gente, despede a multidão. Ai Jesus disse: Não, eles estão aqui, agora o problema é nosso. Nós vamos dar a eles o que comer, eles serão servidos por nós, eles serão abençoados por nós.
Irmãos, deixa eu falar uma coisa aqui: A igreja precisa entender que a sua missão é cuidar de gente, de famílias. Tem muitas igrejas querendo multiplicar os rendimentos da conta, quer que entra, mais não quer investir em vidas. Dinheiro vai ficar tudo ai… porém sobre as vidas, nós teremos que dar contas delas. Se elas vieram até nós é porque Deus deseja que sejamos família para elas. Não é isso que diz nosso Slogan? UMA FAMÍLIA PARA PERTENCER.
Então quando Deus insere a gente a gente precisa ter essa consciência que agora o problema é nosso. De que agora a gente também fazemos parte dessa história. E aí queridos nós precisamos estar atento, porque o versículo 6 diz assim: 2Reis 4.6 "Quando todas as vasilhas estava cheias, ele disse a um dos filhos, traga-me mais uma. Mais ele respondeu: Já acabaram. Então o azeite parou de correr".
O que aprendemos aqui? Que nossas vasilhas, elas limitam o milagre. Quando acabou a vasilha, acabou o azeite. É por isso que o profeta diz: Vai lá e peça vasilhas, mais peça muitas vasilhas. É possível que alguém possa não ter enviado vasilhas? Sim! É possível que alguém possa ter se recusado a emprestar? Com certeza! É possível que alguém tenha apenas parte? Sim. Leva essas aqui, porque essas aqui eu tenho ciúmes delas, são as minhas tupperware, essas aqui eu não posso emprestar. Então quando acabou as vasilhas, acabou o azeite. Então, a NOSSA DISPONIBILIDADE INTERFERE DIRETAMENTE, A NOSSA DOAÇÃO, A NOSSA OFERTA PARA O MILAGRE NA VIDA DO OUTRO, ELE INTERFERE DIRETAMENTE NA PROPORÇÃO DESSE MILAGRE.
Nós entendemos aqui que quando acaba as vasilhas acaba também o azeite, de que se Deus nos colocou na história de alguma família, na casa de alguém para que o milagre aconteça na casa dela, da família dela, na vida deles! Nós precisamos oferecer o máximo. Porque? Porque nós não sabemos o quanto de azeite eles precisam. Quanto de azeite é preciso para pagar a conta e viver do resto? Nós não sabemos. Então se nós não sabemos, nós precisamos entregar o máximo que nós temos. Por alguma razão esse azeite vai parar de correr? Claro! Ainda que se pegue todas as vasilhas. Mas é possível que ele tenha parado antes do tempo, ou antes da possibilidade daquilo que seria possível.
Preste atenção: Vasilha é algo comum em casa, não é verdade? Toda casa tem, e a gente acaba se acostumando com elas. Entenda: Existe algo que é completamente corriqueiro, comum para nós, mais que será o instrumento para que o milagre aconteça na vida do outro. Pode ser que na hora que os filhos dessa viúva foram à procura de vasilhas, eles tenham chegado em alguma casa pedindo emprestado e as pessoas tenham falado. Pode levar, não precisa devolver, essas vasilhas eu nem uso mais. Talvez estava jogada na dispensa toda cheia de teia de aranha. Mais elas foram instrumentos de benção na casa da viúva, instrumento para multiplicação.
Então existem coisas que vão ser essencialmente e fundamentais, para que o milagre na vida do outro. Coisas que nem consideramos mais como de valor para nós.
As nossas vasilhas podem ser até comuns para nós, mas que vão servir de ambiente do milagre na vida do outro.
Sabe um princípio que eu aprendo aqui. Preste atenção. Essas vasilhas eram comuns. Sim ou não? Sim! Certamente ela teve que devolver várias delas. Porém essas vasilhas nunca mais serão vasilhas comuns, entende? Porque por elas passou o milagre de Deus, e essas vasilhas vão voltar para as casas de origem e elas não voltam mais como vasilhas comuns, elas voltam como vasilhas que um dia foram emprestadas para Deus manifestar o seu poder. TUDO AMADOS, QUE NÓS DISPÓMOS PARA QUE DEUS POSSA MANIFESTAR O SEU PODER, AQUILO QUE TORNA ALGO DE CONEXÃO ENTRE NÓS E DEUS. E o interessante é que o que foi emprestado para Deus se manifestar, voltou para o lugar de onde saiu. O QUE VOCÊ FAZ VOLTA PARA VOCÊ - Pois quem semeia para a sua carne, da carne colherá ruína; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. Gl 6.8

CONCLUSÃO:

Então o milagre acontece, o azeite acaba, não tem mais vasilhas. A mulher volta no profeta, ela volta lá claro para agradecer, a gratidão nunca pode ser deixada de lado. E ela voltou lá e contou tudo para o homem de Deus como tinha acontecido. Olha, foi exatamente como o senhor falou. Eu voltei para casa, pegamos vasilhas, e eu fui entornando aquela botija de azeite e ela não parava de entornar. A gente pegava uma vasilha, pagava outra, e o azeite não acabava, parecia uma fonte inesgotável, uma torneira aberta. Então ela vai contando para ele. Aí ele tem uma estratégia para ela: Vai e vende o azeite e pague as sua dívidas e você e seus filhos poderão viver do que sobrar.
Deixa eu te falar uma coisa querido. Quando Deus insere a gente no milagre do outro, nós servimos para que o milagre aconteça na vida do outro sem participar dos resultados. (Ela não manda azeite para casa de ninguém, apenas as vasilhas vazias). A palavra do profeta é clara. Vende todo azeite, pague a dívida e viva do resto. A orientação dele é clara: Volte para casa e venda o azeite. Olha que coisa interessante: Quem é que comprou o azeite da mulher? O texto não diz, mas acredito que os mesmo que emprestaram foram os que compraram.
Mas o que eu terminar pensando com você nesta noite. Nós temos a mania de pensar que aquilo que a gente faz, temos que receber em troca. E quando nós entendemos realmente o que é o servir, o que é oferecer, o que é ser benção na vida do outro. É reconhecer que nós não seremos participantes do resultado. (Poxa emprestei as minhas vasilhas para fulana, olha lá, pagou a dívida, está no bem bom, e eu aqui nada).
Olha aqui para mim. Às vezes você vai emprestar, vai abençoar a vida do outro, enquanto você precisa ser abençoado. Tinha muita gente emprestando vasilhas ali que não estava na situação dela, passando pelo que ela estava passando, mais que tinha as suas lutas também.
Então quando você estiver sendo inserido na vida de alguém para abençoar a vida de alguém, deixa ela ir, deixa ela experimentar o melhor de Deus na vida dela, deixa o milagre acontecer de forma integral na vida dela, ainda que não esteja acontecendo na sua vida a recompensa imediata. Ela não tem que dar azeite para você. DEUS VAI TE RECOMPENSAR DE OUTRA FORMA, Deus vai visitar a sua família, Deus vai abençoar as suas vasilhas em outro momento. Porque às vezes a gente entra em crise: A gente está abençoando o outro, a gente está fazendo pelo outro, e aí de repente a gente volta para casa magoado (Olha Deus, estou fazendo tanto pelo outro, pela vida do outro, mais olha a minha casa, olha a minha situação). Aí nós perdemos o galardão, a recompensa. Se você vai fazer, faça e depois deixa o outro experimentar, deixa o outro ser abençoado.
SERVIMOS SEM EXPERIMENTAR DO RESULTADO.
Talvez Deus usou o seu casamento para abençoar outro casamento, enquanto o seu casamento estava em crise. MANDE FLORES PARA ELES, MESMO QUE VOCÊ NÃO ESTEJA RECEBENDO. Está conseguindo entender? Às vezes Deus tem esses propósitos para a gente e Deus vai juntar muitas famílias em favor de uma família só, para alcançar aquela casa, aquele ambiente de desespero.
TENHAMOS ESSE ENTENDIMENTO NESTA NOITE. DEUS ESTÁ NOS DANDO VASILHAS COM SOBRA. A MINHA CASA TEM VASILHAS COM SOBRA, EU TENHO PARA EMPRESTAR. É CLARO QUE EU TAMBÉM PRECISO DE MILAGRE. MAIS SE DEUS ENVIAR A MIM É PORQUE EU TENHO VASILHAS PARA ABENÇOAR.
Com certeza em algum momento você foi a família do azeite com quantidade pequena. E é possível, oramos para que não, mais é possível que em algum momento seja a sua casa que precisa da multiplicação do azeite. Mas enquanto a sua casa não seja essa, então seja a outra casa - EMPRESTE SUAS VASILHAS.
Related Media
See more
Related Sermons
See more