Não quebre sua aliança com Deus

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript
Juízes 14.1–9
Sansão pediu que seus pais o auxiliassem na busca por uma esposa em meio ao povo Filisteu, seus pais questionam acerca deste pedido, talvez com base na palavra de Deus que proibia o casamento misto, mas Sansão faz questão de que seja uma moça em especifico, pois ele se agradará dela, e o texto da continuidade dizendo que tal atitude era uma estratégia para Sansão atacar os Filisteu que subjugavam o povo de Israel.
Porque Deus pediu que Sansão usasse de uma estratégia que seria contraria a sua palavra? Deuteronômio 7.1–11
Sansão deveria mesmo se casar com a Filisteia ou a estratégia seria só um meio de chegar até os Filisteus e Sansão não iria se casar com a moça?
Não creio que nenhum destes dois questionamentos são válidos, pois o Senhor jamais incitaria alguém a cair no pecado e quebrar a aliança que ele mesmo estabeleceu, o Senhor não compactua com a decisão de Sansão em nenhum aspecto, porém aqui podemos observar o primeiro erro de Sansão que foi divido em etapas que são elas:
​Eu acredito que aqui começa de fato a quebra de aliança de Sansão, que consequentemente resultaria na sua queda.
1- A quebra de aliança faz com que se deixe levar pelo que vê.
Viu e se sentiu atraído, cobiçou-a desejando para si, anulou a razão, foi tomado pela emoção, ignorou a vós de Deus e de seus pais e sem pensar nas consequências decidiu consumar seu ato.
2- A quebra de aliança faz com que erros cometidos sejam ignorados.
Sansão mata o leão com suas próprias mãos, é óbvio que a força obtida para tal feito veio do Espirito Santo que ao apossar-se dele lhe dava uma força descomunal, o ato de Sansão matar o leão que ferozmente iria lhe atacar não era o erro, mas ao se proteger e também proteger sua família, ele se contamina e não se importa de fazer uma purificação, mas segue seu caminho rumo a seu propósito e ao chegar lá se agradou da moça.
Sansão segue sua vida achando que poderia obter sucesso negando os erros cometidos lá atrás.
3- A quebra de aliança faz com que desviemos do caminho atrás do que pode nos matar
Ao voltar para oficializar seu matrimonio ele sente curiosidade de desviar-se do caminho para ver o leão morto, toca no animal, pega o favo que estava com mel no leão e come e dá a seus pais. A curiosidade em sair do caminho o fez quebrar o voto de Nazireu, a não importância em tocar e tomar do mel também.
Aplicação:
O fator de Deus cumprir seus planos apesar dos erros de Sansão não quer dizer que Deus aprova tal atitude.
Porém aqui aponta para uma verdade, de que os planos de Deus não são frustrados através das escolhas erradas de Sansão.
2. Juízes 14.10–19
1- A quebra de aliança faz com que se naturalize o pecado tendo a necessidade de chamar a atenção para ser notado?
Acho estranho a forma que sansão apresenta este enigma, ainda não sei se era um costume da época propor tais enigmas em festas, porém me chama muito a atenção é que Sansão usa o exemplo de uma situação que deveria ser algo negativo, algo que de fato foi um erro cometido, não se tratava de algo que sua exposição deveria ser feita assim, ainda que ele não deixou claro para os ouvintes, mas eu me refiro ao ato em si que é uma quebra de aliança para com o Senhor, é como se Sansão naturalizasse o erro e pouco se importasse com ele.
2- A quebra de aliança faz com que problemas sejam levadas para a família
Um problema foi gerado aqui, o descontentamento dos homens gerou uma ameaça contra a mulher de Sansão e sua família, era como se a mulher de Sansão estivesse dizendo: Você nos trouxe problemas, ainda que o texto não diz que ela confessou a ele as ameaças e o filisteus já eram perseguidores de Israel, a questão aqui é, os Filisteu não gostaram, entenderam como uma afronta e por não quererem perder a aposta feita usaram de uma ameaça para com a família da esposa de Sansão.
O Plano não sai como previsto, uma tensão é gerada aqui, não era isto que Sansão esperava que viesse a acontecer
Se Sansão estava com raiva, aqui a raiva é multiplicada ainda mais.
3- A quebra de aliança faz com que papéis sejam invertidos
Sansão declara a sua esposa que ela não deveria indaga-lo o fator dele não ter contato a ela, porque afinal de contas nem aos pais ele havia contado, Sansão não compreende que deixara pai e mão e uniser-a a sua esposa e serão uma só carne, a sua fala declara que em uma escala de valores os pais dele é mais importante que a esposa.
3. Juízes 15.1-7
1- A quebra de aliança faz com que se venhamos reagir impulsivamente as ações sofridas
A ira, o ódio, o sentimento de vingança tomam conta de Sansão, me parece que a direção da ira está mudando de rumo, o propósito que é celestial e direcionado por Deus começa a tomar características pessoais, a vingança agora não é pela libertação de seu povo que está subjugado nas mãos dos inimigos, a vingança toma nuances diferente.
Me parece que a ira de Sansão foi porque ele perdeu sua mulher por consequência dos Filisteus que souberam do enigma.
Ação e Reação
Sansão uma vez mais toca em um animal morto, parece que ele está sujo e ao invés de obter a purificação ele se suja mais ainda.
4. Juízes 16.1–28
1- A quebra de aliança faz com que nos tornemos insensíveis ao Espirito Santo
Mais uma atitude pecaminosa e impulsiva de sansão ele desce a gaza e encontra uma prostituta e com ela tem relações, como estava o coração de Sansão naquele momento, será que ele perderá todo o temor de Deus, será que o ódio o cegou e atitudes que eram contrárias a vontade de Deus para ele era irrelevante?
Depois desta ocasião parece que o diabo dá o xeque-mate nele, um abismo chama outro abismo, sansão vai descendo as mais baixas condições de um indivíduo, neste momento ele se apaixona por Dalila, que de tanto insistir o persuade a contar o segredo de sua força, Sansão não sabe qual seu lugar, não entende seu papel, não compreende sua função, ele senta na mesa dos escarnecedores, ele goza de comunhão com o inimigo que espera o momento oportuno para solapar os planos de Sansão, o coração de Sansão ao invés de ser descoberto para Deus foi descoberto para Dalila que o vende em troca de dinheiro para os Filisteus o matarem, a sua força se vai e umas das coisas que para mim é mais triste é que ao sair para lutar Sansão não percebeu que o Espirito Santo já havia se retirado dele.
4. Juízes 16.28
1- Por mais que quebremos a aliança ele ainda permanece fiel
Este final é muito revelador, é sincero é verdadeiro é como se em um lapso de segundo passasse um filme na cabeça de Sansão que talvez gritava em sua alma dizendo, será que Deus ainda me ouve??? Será que se eu pedir ele me atenderá??
...peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só está vez, ó Deus - Jz 16.28.
Será que seu pedido foi tarde demais? Não sei, mas Deus o atende a sua força volta e apesar de que nos versículos anteriores relata que seu cabelo começou a crescer novamente ele não cresce de forma instantânea e momentânea e a sua força não voltou quando começou a crescer, mas sim quando ele ora e pede a Deus, a força de Sansão durante todo o texto fica claro que é liberada quando o Espirito santo se apossava dele, o Nazireado tinha um proposito e ele se cumpre, a questão é que houve uma oportunidade dada para que uma vida fosse vivida na plenitude e no querer do Senhor, porém os prazeres o fez perder o foco e Sansão talvez achou que o fator de Deus lhe usar representava a aprovação de Deus em relação a sua vida, isto aponta para a verdade de que o plano de Deus sempre irá se cumprir, porém as consequências dos nosso erros serão expostas e poderão trazer dor e sofrimento não só para nós mesmo, mas para quem estiver ao nosso redor.
Related Media
See more
Related Sermons
See more