A Criação da Família
Família que Glorifica a Deus • Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 5 viewsNotes
Transcript
Handout
Introdução
Introdução
Nos dias atuais existem muitas famílias, muitas pessoas formando famílias. Mas por outro lado, existem muitas famílias sendo destruídas e muitas pessoas que não desejam formar uma família, ou seja, se casar e ter filhos.
No meio do povo de Deus muitos dizem que a família é:
Projeto de Deus;
Família é um grupo que tira da solidão;
Os pais são os pilares;
Família representa afeto e união.
Todas essas afirmações estão corretas, mas veremos o que a Bíblia diz a respeito da família.
Contexto
Contexto
O livro de Gênesis relata o começo do universo e de todas as coisas. O propósito é revelar Deus como Criador e como o Redentor, aquele que escolheu o povo de Israel para ser o seu povo exclusivo. Nesse livro é relatado as coisas que Deus criou de forma perfeita.
Ideia Central
Ideia Central
Deus criou a família para que o seu nome fosse glorificado.
Transição
Transição
Veremos três propósitos de Deus ao criar a humanidade.
Desenvolvimento
Desenvolvimento
1° É para o ser humano representar Deus (Gn 1.26-27)
1° É para o ser humano representar Deus (Gn 1.26-27)
O ser humano representa a Deus de três maneiras:
1ª Refletindo os atributos de Deus (v. 26 a)
1ª Refletindo os atributos de Deus (v. 26 a)
26 a Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.
Deus criou o homem diferente dos animais, ele está em nível mais alto. Deus o criou o ser humano “a sua imagem” e “a sua semelhança”, isso significa que o homem representa a Deus, pois ele tinha um relacionamento profundo com Deus, ou seja, ele tinha uma comunhão com Deus, o Criador conversava com o Adão.
Adão comunicava os atributos de Deus, ou seja, as características que pertencem ao caráter de Deus. Toda a humanidade herdou os atributos que Deus comunica com o homem, por exemplo, amor, bondade, compaixão, misericórdia e dentre outros.
2ª Dominando sobre a terra (v. 26 b)
2ª Dominando sobre a terra (v. 26 b)
26 b Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.
Deus criou o homem para governar a terra, ou seja, exercer autoridade sobre os animais que Deus havia criado. O homem era uma criatura inteligente, ele deu nome a todos os animais que Deus criou. Adão era digno de confiança para cuidar da terra.
19 Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. 20 Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.
3ª Se relacionando (v. 27)
3ª Se relacionando (v. 27)
27 Criou Deus o homem à sua imagem,
à imagem de Deus o criou;
homem e mulher os criou.
Deus o criou o homem e a mulher “a sua imagem” e “a sua semelhança”, isso significa que Adão e Eva eram seres viventes e que tinham habilidades dada por Deus para se relacionarem com Deus e com as pessoas, assim como Deus se relaciona com o homem. Adão e Eva eram capazes de raciocinarem, eles tinham vontades e sentimentos. E na vida moral, eles eram perfeitos e sem pecado, assim como Deus.
Somos criaturas morais feitas com um sentido inato do certo e errado - esse é um reflexo do perfeito senso de Deus sobre certo e errado. Além disso, não somos meramente criaturas físicas; somos também criaturas espirituais, o que significa que somos um pouco como Deus, que é espírito. Wayne Grudem. As Bases da Fé Cristã. p. 67
2° É para o ser humano povoar a terra (Gn 1.28)
2° É para o ser humano povoar a terra (Gn 1.28)
O plano de Deus desde o princípio é para que o ser humano pudesse se reproduzir e governar a terra. Por isso Deus deixou três ordens que está no texto bíblico:
1ª Sejam férteis e multipliquem-se (v. 28)
1ª Sejam férteis e multipliquem-se (v. 28)
28 Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se!
Deus abençoou Adão e Eva, com a bênção da fertilidade. Por isso, Deus deixou a ordem para que o casal pudesse povoar a terra, ou seja, eles deveriam se multiplicar e ter filhos. O propósito de Deus ao criar a família é para que tenham filhos, que refletem a imagem e a semelhança do Criador.
2ª Encham a terra (v. 28)
2ª Encham a terra (v. 28)
28 Encham e subjuguem a terra!
Deus enfatizando a ordem para que o casal encham a terra de filhos, para que a humanidade pudesse ter uma continuidade. Deus fez o homem e a mulher, para realizar o seu propósito na obra da criação, onde a terra estaria cheia de pessoas a imagem e semelhança de Deus.
3ª Dominem sobre a terra (v. 28)
3ª Dominem sobre a terra (v. 28)
28 Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.
Deus criou o homem para ser um governante dos animais, abaixo de Deus.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
Diante dessa obra da criação, satanás tem buscado destruir a criação perfeita de Deus. Ele formou o reino das trevas, para levar as pessoas para longe do Criador. E o foco principal dele é destruir as famílias.
A estratégia do diabo é tentar impedir as crianças de virem ao mundo, porque ele sabe que o bebê é criado a imagem e semelhança de Deus, e faz parte do plano de Deus.
1. Através do aborto;
Se a gravidez não foi planejada, pode abortar.
Simone de Beauvoir (mãe do feminismo) diz: "A sociedade tão encarniçada na defesa dos direitos do embrião se desinteressa da criança a partir do nascimento". Ela está dizendo que as pessoas que é contra o aborto, se preocupa mais com o feto do que com o corpo feminino e depois a criança não tem um acompanhamento próximo.
2. Através do pensamento feminista, que se a mulher deseja ser mãe, dona de casa, ela está sendo oprimida.
Esse pensamento tem tirado o desejo das mulheres de querer ser esposa, de ser mãe e dona de casa, ou seja, de constituir famílias.
3. Através do pensamento feminista, onde diz que a mulher deve priorizar a sua própria vida e a profissão.
A feminista advogada Linda Hirshman afirma que é um grande erro as mulheres deixar o emprego para cuidar dos filhos e do lar. Carolyn McCulley. Femilidade Radical.
3° É para o ser humano formar o matrimônio (Gn 2.18, 20-24)
3° É para o ser humano formar o matrimônio (Gn 2.18, 20-24)
O casamento é uma bênção de Deus e Ele criou para que o homem e a mulher pudessem viver juntos e refletir a imagem de Deus na terra. O texto mostra duas razões para Deus instituir o casamento:
1ª O homem não poderia ficar sozinho (v. 18, 20-23)
1ª O homem não poderia ficar sozinho (v. 18, 20-23)
18 Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
20 Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.
Deus havia criado todas as coisas e viu que era bom (Gn 1.31), mas ao olhar para o homem sozinho, Deus viu que não era bom, por isso decidiu fazer a mulher para ser a auxiliadora idônea.
21 Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne.
22 Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele.
23 Disse então o homem:
“Esta, sim, é osso dos meus ossos
e carne da minha carne!
Ela será chamada mulher,
porque do homem foi tirada”.
Deus fez o homem cair no sono profundo e tirou a costela do homem para fazer a mulher. E depois de criar a mulher, o Criador levou para o homem.
A reação de Adão ao receber Eva como esposa, foi dizer em forma poética, que Eva era carne da sua carne e ossos dos seus ossos, demonstrando a alegria por ter uma companheira.
2ª A mulher completa o homem (v. 24)
2ª A mulher completa o homem (v. 24)
24 Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.
Deus estabeleceu a aliança do casamento entre o homem e a mulher. Onde o homem irá deixar a casa dos seus pais, para se unir a sua mulher, para se tornar uma só carne com ela, isso quer dizer uma união completa e permanente. Isso mostra que o homem é completo com a mulher, agora a criação de Deus estava completa e tudo que Ele criou é bom.
Deus estabeleceu o casamento, onde o divórcio não deve ser cogitado. Porque Deus abomina o divórcio.
15 Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade.
16 “Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel, “e também odeio homem que se cobre de violência como se cobre de roupas”, diz o Senhor dos Exércitos.
Por isso, tenham bom senso; não sejam infiéis.
Jesus deixou claro que o propósito de Deus desde o princípio e que o marido e a mulher vivem unidos até que a morte os separe.
3 Alguns fariseus aproximaram-se dele para pô-lo à prova. E perguntaram-lhe: “É permitido ao homem divorciar-se de sua mulher por qualquer motivo?”
4 Ele respondeu: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’5 e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’? 6 Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe”.
APLICAÇÃO
APLICAÇÃO
O diabo tem buscado destruir as famílias, isso incluí o casamento.
O número de divórcio e casais que moram juntos sem ser casados tem crescido cada vez mais no meio cristão. O Barna Group que é um centro de pesquisa, que estuda o ambiente cristão, diz que o percentual de 25% dos casos de divórcios são iguais entre evangélicos, católicos e outras religiões. E 41% dizem que é bom morar juntos antes do casamento.
Existe a distorção do padrão de Deus em relação a união de pessoas, onde o homossexualismo tem crescido cada vez mais.
Conclusão
Conclusão
Conclui-se que Deus criou a família para a glória do seu nome. E o propósito de Deus em criar o homem e a mulher a sua imagem e semelhança, é para que o casal refletisse a imagem do Criador, também para que eles pudessem ter filhos e povoasse a terra. Deus criou a família perfeita e estabeleceu a aliança do casamento, mas satanás tem buscado destruí a criação de Deus, levando-as para mais longe do criador.
A igreja precisa se posicionar diante dos pensamentos diabólicos e feministas, que tem tentado distorcer o padrão de Deus. Por isso é necessário buscar sempre ensinar a verdade bíblica, porque a Bíblia é a palavra de Deus e a família é algo precioso e lindo, que Deus estabeleceu.
Aplicação
Aplicação
Busque refletir a imagem do Criador diante desse mundo perdido nas trevas do pecado. Não fique envergonhado de se posicionar quando você vê um posicionamento contrário ao padrão de Deus.
Você que está casado não deixe o pensamento atual te influenciar, ao ponto de você não querer ter filhos. Porque ter filho faz parte do plano de Deus e filhos são herança do Senhor.
Você moça solteira ou mulher solteira, não caia no erro do pensamento feminista, de que ter filhos e se casar é um peso para a mulher. Ser mãe e esposa é uma bênção de Deus.