As consequências do pecado

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Quem já colou na prova? (Vai crianças, podem confessar)
Essa é uma atitude feia. Pois, quando colocamos na prova. Estamos pegando a resposta de outra pessoa, e não há nossa resposta. Copíar e color do outro na prova é feio. Você não aprende nada com isto. Além de ser uma atitude feia, é também errada. A única cola que podemos usar na prova é a que está na nossa própria cabeça. No seu cerebro você pode copiar e colar. Alunos que colam do próprio cerébro não estão fazendo algo errado. A professora jamais irá xingar você se perceber você colondo do que está aqui.
Por este motivo, ninguém poderia acusar de Davi de ter feito algo errado. Pois, ele copiou e colocou dele mesmo. Não em uma prova, mas em salmo. Deus inspirou Davi a escreveu um salmo, enquanto era jovem. Depois mais avançado em idade, Davi escreveu outro salmo, igualzinho a este. Mas não é errado, pois ele cópiou dele mesmo, daquilo que o próprio Deus tinha ensinado a ele.
O salmo 53 é o copia e cola do salmo 14. Tem apenas uma pequena modificação. Não é que Davi esqueceu que já tinha escrito isto lá no salmo 14, então escreveu novamente. Deus ao usar Davi, inspirando o seu servo, para escrever dois salmos iguais tem um propósito com isto. O propósito dessa repetição, provavelmente é: Enfatizar.
No português, quando queremos enfatizar alguma palavra ou frase do texto que escrevemos, podemos colocar em negrito, ou uma letra maior, etc. Porém, no idioma que a bíblia foi escrita não é assim. No lingua hebraica quando eles querem enfatizar algo no texto, acontece repetição de palavras. Por exemplo, quando em Isaías 6 seria descrito da santidade de Deus, para enfatizar o quão santo Deus é, o texto sagrado está santo, santo, santo.
Neste salmo nós temos uma repetição. Mas não de algumas palavras. Temos a repetição de praticamente um salmo todo. Isto porque Deus quer deixar muito claro a verdade aqui descrita. O que o salmo 14, este salmo 53 e outras partes da bíblia, como romanos 3, querem nos ensinar ao enfatizar essas palavras é o quão o homem é pecador. O quão o pecado nos afetou.
Para isto, neste salmo especificamente, veremos a descrição daquilo que o pecado nos trouxe. Veremos uma enfatiza de Deus em mostrar para nós as consequências do pecado e a unica solução que existe para ele.

TEMA: Quais são as consequências do pecado?

1 - O pecado trouxe insasatez ou tolice (v1)

v1 - O tolo diz no seu coração: Não há Deus. Quem diz não existir Deus é um tolo, pois está recusando reconhecer uma verdade. Está recusando reconhecer algo que é claro. Como uma criança, que coloca as mãos no ouvido para não querer ouvir as outras pessoas. Assim, o pecado nos deixou. O homem passou a recusar reconhecer algo muito claro de se ver.
Imagem - Existe um famoso ditado que diz: as vezes, é melhor desenhar para a pessoa entender. Nesta imagem, vemos a tolice.
Você percebe a tolice de um ateu? Ele nega algo que está claro. Nem mesmo os demônios chegaram a esse ponto.
OBS - Perceba, o texto não diz que o diz pela boca: não há Deus. O tolo diz isto no coração. É o coração o centro no nosso ser, onde estão os nossos pensamentos, sentimentos e atitudes. Sabe o que isto quer dizer, o tolo aqui, não é simplesmente alguém que diz ser ateu e vive sem Deus, essa pessoa também é tola, mas também é tolo quem diz pela boca que existe Deus, que creem em Deus, mas no coração essa pessoa nega a Deus. Como isto é possível? Quando dizemos pela boca que existe Deus, que cremos em Deus, mas nossas atitudes demonstram outra coisa. Se em nossa atitudes, vivemos como se Deus não existe, então também somos tolos.
Também somos tolos, se nos lembramos de Jesus apenas no domingo, quando se vem para a igreja. Mas no restante da semana, esquecemos completamente de Jesus. Somos tolos se agimos assim.

2 - O pecado trouxe a reprovação de Deus (v2-3)

Algumas pessoas que lerem na bíblia, textos como este que diz: não há quem faça o bem, nem um se quer, logo essas pessoas pensam: “pera ai, acho que a bíblia está exagerando um pouco.” A bíblia não está exagerando, ela só está dizendo algo que nós não gostamos de aceitar. Porém, não deixa de ser verdade por isto.
O grande fato é, ainda que venhamos a fazer algum bem, sem Jesus, Deus não aceita nada do que fazemos. Pois, tudo está manchado pelo pecado. Logo, quando Deus olha do céu para ver se alguém faz o bem, Ele não encontra ninguém. Pois, todos são pecadores, todos fazem coisas manchadas pelo pecado.
Não só não há quem faça o bem, também não há quem busque a Deus. Você logo pode dizer: ué, mas eu busco a Deus. Como a bíblia diz que não existe quem busque a Deus. Deixa eu te explicar, depois do pecado, o nosso coração se afastou complementamente de Deus, nós morremos espiritualmente. Todos nós já nascemos desse jeito, mortos espiritualmente. O problema é que um morto, não consegui vir a vida sozinho. Ele precisa que outro traga ele a vida, mas o morto em si não consegui dar a vida a si mesmo. Logo, nós que estavámos mortos em pecado, não buscariamos a Deus. Jamais faríamos isto, há menos que o própria Deus nos buscasse primeiro.
É neste sentido que a Bíblia diz: não há quem busque a Deus. O coração de pedra do homem em pecado, não busca a Deus, não quer saber de Deus. Se você busca a DEUS, entenda que antes de você buscá-lo, Deus é que te buscava. Se hoje nosso coração deseja a Deus, ama a Deus, é porque Deus nos amou, a ponto de mudar nosso coração de pedra e nos dar um novo coração.
É por isto que 1Jo 4.19 diz que: somos o amamos, porque Ele nos amou primeiro.
Mas precisamos nos lembrar, que se não fosse o Senhor vindo ao nosso encontro para nos mudar, nós jamais iríamos buscar a Ele. Pois, devido o pecado, não há quem busque a Deus, não há quem ame ao Senhor.

3 - O pecado trouxe juízo (v4-5)

Existem povos se levantando contra o povo de Israel, querendo comer eles como uma criança come bisnaguinha. Então, Davi questiona, será que esses povos ainda não entenderam que todos nós somos pecadores e que ninguém é melhor do que outro. Esses povos deveria ficar tomados de grande pavor, porque Deus é contra eles. Deus reijeita a maldade que esses outros povos fazem.
Por Deus rejeitar, Deus um dia trará juízo a todos os povos. Ninguém escapará do juízo de Deus.
Tudo isto foi o que o pecado trouxe. É muito triste, sim. Davi até mesmo anseia pela solução desses problemas trazidos pelo pecado. De modo que diz no verso 6: “Quem me dera que de Sião viesse já o livramento de Israel!” A boa notícia é que Deus ouviu a oração de Davi. Se quer antes de Davi orar com um profundo anseio pela solução do problema do pecado, Deus já tinha em seus planos essa solução. Como quarto e última lição, veremos que, apesar do pecado ter trazido a nós, tolice, reprovação e juízo, Deus trouxe a solução.

4 - Deus trouxe a solução do pecado (v6)

Através de Cristo Jesus temos a solução do pecado. Davi anseava pela vinda do Messias. Este Messias prometido, que Davi ansiava, veio a este mundo. Cristo trouxe a solução do pecado. Em Cristo não somos mais reprovados por Deus, mas aceitos por Ele. Em Cristo não somos mais condenados e julgados, mas salvos por Deus.
Porém, mesmo salvo em Cristo, ainda vivemos em um mundo de pecado, ainda somos pecadores. De modo que infelizmente, ainda pecamos contra Deus. Ainda erramos contra o Senhor. Ainda por vezes, agimos como tolos e insensatoz. Ainda vivemos em um mundo cheio de pessoas que nos odeiam. Como cristãos, precisam ansear a vinda de Cristo. Não a sua primeira vinda, pois isto já aconteceu. Precisamos ansear a sua segunda vinda, que será gloriosa.
Related Media
See more
Related Sermons
See more