Glorificação

Ordo Salutis  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented   •  51:06
0 ratings
· 6 views
Files
Notes
Transcript

Introdução

Desde o princípio, Deus fez a humanidade várias promessas.
Fez através de Adão e Eva, quando criou a humanidade;
Fez através de Abrão, quando formou o seu povo;
Fez através dos profetas, quando nos deu a Sua Palavra.
Mas todas essas promessas se cumprem em Jesus.
Por isso que Jesus é a plenitude dos Tempos, a partir de Jesus já estamos vivendo os últimos dias.
Por que últimos dias? Porque as promessas se encerraram em Jesus, a partir de Jesus não há nenhum nova promessa, e Jesus as revelou aos seus apóstolos que assim nos transmitiram. Após Jesus são os cumprimentos dessas promessas.
Por isso o encerramento do Cânon Bíblico é o livro de Apocalipse, que foi o último livro escrito por João, um apóstolo e testemunha de Cristo.
Desta maneira se torna fácil identificar uma seita. Toda seita tem um novo Profeta ou uma nova Profetisa, com novas revelações, com novas promessas.

Promessa da ressurreição

Daniel 12:2 NVI
2 Multidões que dormem no pó da terra acordarão: uns para a vida eterna, outros para a vergonha, para o desprezo eterno.
Isaiah 26:19 ARA
19 Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos.
Psalm 49:15 ARA
15 Mas Deus remirá a minha alma do poder da morte, pois ele me tomará para si.
John 11:25 NVI
25 Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
1 Corinthians 6:14 NVI
14 Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará.
John 5:28–29 NVI
28 “Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz 29 e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados.
Deus não é homem para que minta. Deus cumprirá todas as suas promessas.
Deus prometeu que pelo descendente de Abraão todas as famílias seriam abençoadas, coloca Jesus dentro da sua casa para ver se sua família não é abençoada!
A ressurreição é uma promessa feita por Deus e será cumprida em Jesus.
Todos os mortos serão ressuscitados, uns para vida eterna outros para a condenação eterna. Qual destino você você quer?

Porque temos que crer nesta promessa?

1 Corinthians 15:31–32 NVI
31 Todos os dias enfrento a morte, irmãos; isso digo pelo orgulho que tenho de vocês em Cristo Jesus, nosso Senhor. 32 Se foi por meras razões humanas que lutei com feras em Éfeso, que ganhei com isso? Se os mortos não ressuscitam, “comamos e bebamos, porque amanhã morreremos”.
Se não cremos nesta promessa, para que vivermos em santidade? para que serve uma vida justa?
A vida se torna algo sem sentido algum, somos um fruto do acaso, frutos de um loteria proteica, que, por pura sorte, juntou uns aminoácidos em uma sopa ácida e escaldante, e contra as leis fisico-químicas conhecidas, formou umas proteínas que gerou vida e evoluiu para um corpo complexo como o nosso. E a morte é o fim. Não há nada lá.
Como é triste viver assim, sem esperança, sem crer nas promessas de Deus.
Crer na promessa da ressurreição do corpo dá sentido a vida. Para os que crê, a morte não é o fim, mas o começo. A vida terrena não é algo sem sentido, apenas comer e beber, mas passa a ser uma expressão de adoração a Deus.
Paulo entendeu isso quando disse ao jovem Timóteo:
2 Timothy 4:7–8 NVI
7 Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 8 Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

Como ressuscitam os mortos? Com que espécie de corpo virão?

Paulo responde isto, alguns irmãos da igreja de Corintos não estavam crendo nesta promessa da ressurreição dos corpos. E mais, se houvesse a ressurreição, este corpo não envelheceria e morreria novamente? Paulo chama estes irmãos de insensatos.
1 Corinthians 15:35–39 NVI
35 Mas alguém pode perguntar: “Como ressuscitam os mortos? Com que espécie de corpo virão?” 36 Insensato! O que você semeia não nasce a não ser que morra. 37 Quando você semeia, não semeia o corpo que virá a ser, mas apenas uma simples semente, como de trigo ou de alguma outra coisa. 38 Mas Deus lhe dá um corpo, como determinou, e a cada espécie de semente dá seu corpo apropriado. 39 Nem toda carne é a mesma: os homens têm uma espécie de carne, os animais têm outra, as aves outra, e os peixes outra.
Exemplo semente de soja => contem o pé de soja, mas não é => só vai ser quando for colocada na terra e morrer
Nosso corpo atual é uma semente daquilo que há de ser => O Corpo Glorificado!
Corpo a imagem e semelhança do corpo atual de Jesus => primogênito => o primeiro de muitos
Corpo imperecível
Corpo com poder
Corpo espiritual, mas físico
Corpo incorruptível

Quando a glorificação acontecerá?

1 Corinthians 15:51–52 NVI
51 Eis que eu lhes digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.
1 Thessalonians 4:16–17 NVI
16 Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.
Aqui há várias interpretações teológicas para dizer quando haverá a ressurreição e a glorificação, mas podemos observar que alguns eventos estão intrinsecamente ligados: arrebatamento e a ressurreição e a segunda vinda;
Ressurreição será antes do arrebatamento. Seremos arrebatados já em corpo glorificado.
Paulo nos dá uma informação importante, que é a última trombeta de Deus, e não a de anjos que aparece no Apocalipse (7 trombetas)
No ressoar da última trombeta. Se há última, há também a primeira.
Exodus 19:14–17 NVI
14 Tendo Moisés descido do monte, consagrou o povo; e eles lavaram as suas vestes. 15 Disse ele então ao povo: “Preparem-se para o terceiro dia, e até lá não se acheguem a mulher”. 16 Ao amanhecer do terceiro dia houve trovões e raios, uma densa nuvem cobriu o monte, e uma trombeta ressoou fortemente. Todos no acampamento tremeram de medo. 17 Moisés levou o povo para fora do acampamento, para encontrar-se com Deus, e eles ficaram ao pé do monte.
Deus tinha dado instruções para que quando a trombeta tocasse, Deus desceria ao monte, encoberto por nuvens (nuvens da glória), e o povo seria retirado do acampamento, arrebatado do acampamento e estaria ao pé do monte Sinai.
Porém o próprio Deus tinha pedido para Moisés (Lei) colocasse limites para que o povo não ultrapasse e subissem o monte, ou então seriam mortos.
Porque eles seriam mortos? Porque eles tiveram as suas vestes lavadas pelo sacerdócio de Arão.
Mas nós teremos as nossas vestes lavadas pelo sacerdócio de Cristo, pelo seu próprio sangue, e assim no terceiro dia, no ressoar da última trombeta, nós finalmente nos encontraremos com o Senhor nas nuvens, porque esses limites não mais existirão, pois estaremos justificados pelo sangue do cordeiro.
Termino citando Paulo no final do capítulo 15:
1 Corinthians 15:55–58 NVI
55 “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?” 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. 57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 58 Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.
Related Media
See more
Related Sermons
See more