O Itinerário ou O Guia
Sermon • Submitted • Presented
0 ratings
· 7 viewsNotes
Transcript
O Itinerário ou O Guia
O Itinerário ou O Guia
Introdução
Introdução
Numa declaração poético-filosófica, meramente humana, todos estamos numa “viagem” que se iniciou no nosso nascimento e terminará no dia da nossa morte.
Se pensarmos com a mente renovada que o contacto com a Palavra de Deus e a libredade à operação do Espírito Santo (pois é Ele que nos guia a toda a Verdade [João 16:13]) então essa viagem começou (patentemente) no nosso nascimento e num determinado momento nos intruduzirá na eternidade.
É suposto neste tempo que medeia o nosso inicio patente e efetivação da nossa eternidade (nas duas prespectivas) que cresçamos, desenvolvamos e nos reproduzamos.
Texto: Êxodo 33.12-17
Texto: Êxodo 33.12-17
1. Definindo posição.
1. Definindo posição.
Na contextualização desta pequena porção que relata um momento histórico-espiritual marcante na viagem do povo de Israel liberto da escravidão egípcia encontramos apontamento muito importantes no que respeita ao posicionamento diverso na viagem.
a) Definição proposta de Deus
a) Definição proposta de Deus
Êxodo 19.3–6 (NTLH)
E Moisés subiu o monte para se encontrar com Deus.
E do monte o Senhor Deus o chamou e lhe disse:
— Diz aos descendentes de Jacó, os israelitas, o seguinte:“Vocês viram com os vosso próprios olhos o que eu, o Senhor, fiz com os egípcios e como vos trouxe para perto de mim como se fosse sobre as asas de uma águia. Agora, se me obedecerem e cumprirem a minha aliança vocês serão o meu povo. O mundo inteiro é meu, mas vocês serão o meu povo, escolhido por mim.Vocês são um povo separado somente para mim e me servirão como sacerdotes.” É isso o que você dirá aos israelitas.
b) A definição adoptada por Moisés
Moisés determinou defenir-se pela sua aproximação a Deus e na assunção responsavel e comprometida que isso implicava.
E Moisés subiu o monte para se encontrar com Deus.
E do monte o Senhor Deus o chamou e lhe disse:
— Diga aos descendentes de Jacó, os israelitas, o seguinte:
Moisés subia à presença de deus e descia à presença do povo para falar o que Deus lhe ordanava que dissesse.
A obediêna a Deus levou-o a maiores responsabilidades
Ele disse a Moisés:
— Eu vou falar com você numa nuvem escura para que o povo possa ouvir a nossa conversa e para que, daqui em diante, sempre confie em você.
Moisés contou a Deus, o Senhor, o que o povo havia respondido,
Mas acima de tudo levou-o a comunhão mais intima com Deus.
O Senhor Deus falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com um amigo. Depois Moisés voltava para o acampamento. Porém Josué, filho de Num, o moço que era o auxiliar de Moisés, ficava na Tenda.
c) A definição adotada pelo povo
c) A definição adotada pelo povo
O povo anuiu com a definição proposta, mas a sua disposição à responsabiliadde assumida era muito limitada à satisfação dos seus intentos humanos básicos.
E disseram a Moisés:
— Se você falar, nós ouviremos; mas, se Deus falar conosco, nós seremos mortos.
Êxodo 20.21 a (NTLH)
E o povo ficou em pé de longe,
No capítulo 15 eles murmuraram por causa da água amarga e no capítulo 16 por causa da fome no capítulo 17 por causa da falta de água.
No capítulo 32 rejeitaram Deus por substitução
O povo viu que Moisés estava demorando muito para descer do monte. Então eles se reuniram em volta de Arão e lhe disseram:
— Não sabemos o que aconteceu com Moisés, aquele homem que nos tirou do Egito. Portanto, faça para nós deuses que vão à nossa frente.
Esta definição de si próprios provocou a ira de Deus sobre eles
Agora não tente me impedir, pois vou descarregar a minha ira sobre esta gente e vou acabar com eles. Depois farei de você e dos seus descendentes uma grande nação.
d) A nosso definição adoptada hoje
A definição de Deus
Mas vocês são a raça escolhida, os sacerdotes do Rei, a nação completamente dedicada a Deus, o povo que pertence a ele. Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.Antes, vocês não eram o povo de Deus, mas agora são o seu povo; antes, não conheciam a misericórdia de Deus, mas agora já receberam a sua misericórdia.
A nossa adoção dessa definição
Pois, como dizem as Escrituras Sagradas: “Vocês já descobriram por vocês mesmos que o Senhor é bom.”
Cheguem perto dele, a pedra viva que os seres humanos rejeitaram como inútil, mas que Deus escolheu como de grande valor.Vocês, também, como pedras vivas, deixem que Deus os use na construção de um templo espiritual onde vocês servirão como sacerdotes dedicados a Deus. E isso para que, por meio de Jesus Cristo, ofereçam sacrifícios que Deus aceite.
Ou a nossa rejeição dessa definição
Essa pedra é de muito valor para vocês, os que crêem. Mas, para os que não crêem, “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas.”E em outra parte as Escrituras Sagradas dizem:
“Esta é a pedra em que as pessoas vão tropeçar,
a rocha que vai fazê-las cair.”
Essas pessoas tropeçaram porque não creram na mensagem, de acordo com a vontade de Deus para elas.
Como é que as pessoas que abandonaram a fé podem se arrepender de novo? Elas já estavam na luz de Deus. Já haviam experimentado o dom do céu e recebido a sua parte do Espírito Santo.Já haviam conhecido por experiência que a palavra de Deus é boa e tinham experimentado os poderes do mundo que há de vir.Mas depois abandonaram a fé. É impossível levar essas pessoas a se arrependerem de novo, pois estão crucificando outra vez o Filho de Deus e zombando publicamente dele.
Mantenhamos com diligência e firmeza aquilo que temos e intentemos em crescer na nossa comunhão intima com Deus.
Porém, ainda que falemos dessa maneira, meus queridos irmãos, estamos certos de que vocês têm as melhores bênçãos que vêm da salvação.Deus não é injusto. Ele não esquece o trabalho que vocês fizeram nem o amor que lhe mostraram na ajuda que deram e ainda estão dando aos seus irmãos na fé.O nosso profundo desejo é que cada um de vocês continue com entusiasmo até o fim, para que, de fato, recebam o que esperam.Não queremos que se tornem preguiçosos, mas que sejam como os que crêem e têm paciência, para que assim recebam o que Deus prometeu.
2. Itenerário ou o Guia
2. Itenerário ou o Guia
Moisés sabia do itenerário que lhes havia sido proposto, sabia da sua posição e também da posição do povo, mas a Sua proximidade com Deus fê-lo saber que o itenerário ou a sua finalidade não tem valor seo io Guia não estiver nele.
Então Moisés respondeu:
— Se não fores com o teu povo, não nos faças sair deste lugar.
Tudo aquilo que fazes, projetas, almejas. Tudo aquilo que desejamos e sonhamos como igreja, não terá valor, validade, efetividade e eficácia se O Guia não estiver connosco.
A carreira será influênciadora, genuínamente atrativa, inabalavelmente motivadora e esperançosamente realista únicamente pela presença de Deus nela.
Como é que os outros povos poderão saber que estás contente com o teu povo e comigo, se não fores conosco? A tua presença é que mostrará que somos diferentes dos outros povos da terra.
Palavras de Jesus continuam com o mesmo poder realizador
Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem.E a natureza gloriosa do meu Pai se revela quando vocês produzem muitos frutos e assim mostram que são meus discípulos.Assim como o meu Pai me ama, eu amo vocês; portanto, continuem unidos comigo por meio do meu amor por vocês.
Conclusão
Conclusão
Perante a proposta de Deus para o teu posicionamento na viagem o que é que escolheste hoje?
O Guia ou o Itenerário?
Apelo
Apelo
Sé o guia aproximate mais dele, assume o compromisso aceita as responsabilidades.
Se é o itenerário arrepende-te da escolha e diz hoje ao Senhor se tu não estás cmigo neste itenerário eu paro aqui e só me movo se tu fores comigo.
