VOLTANDO AO PRIMEIRO AMOR

7 IGREJAS DA ÁSIA  •  Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 6 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

A igreja de Éfeso pode ser chamada de igreja-mãe da Ásia. Muito provavelmente, Judeus daquela região, voltando do dia de Pentecostes, de At 2, tenham sido os primeiros crentes daquela região.
Era a cidade mais importante da Ásia menor da época, onde tinha um dos portos mais importantes da Ásia, onde todos que desejam viajar para algum lugar da Ásia, Éfeso era a porta de entrada.
Na época, tinha cerca de 200mil pessoas. Era chamada de “a luz da Ásia”, mas também era chamada de “feira das vaidades”.
Tinha nessa importante cidade comercial romana um centro à deusa Diana Atos dos Apóstolos 19.35 “O escrivão da cidade, tendo apaziguado o povo, disse: Senhores, efésios: quem, porventura, não sabe que a cidade de Éfeso é a guardiã do templo da grande Diana e da imagem que caiu de Júpiter?”
Nesse templo havia diversas sacerdotisas que eram prostituras sagradas, tornando Éfeso, berço da promiscuidade. Naquela cidade imperava as obras de satanás: misticismo, supertições, idolatria, imoralidade e perseguição aos cristãos.
Éfeso teve seu apelido mudado futuramente para “a porta dos márties”
Paulo esteve nessa cidade em sua segunda e terceira viagem missionária. Houve grandes indícios de avivamento em Éfeso, com pessoas se convertendo e queimando seus livros de magia e ocultismo At 19
Em sua primeira prisão, Paulo escreve à essa igreja, agradecendo seu profundo amor. Timóteo é enviado para ser pastor da igreja e mais tarde, o apóstolo João pastoreia aquela igreja.
Agora, aproximadamente 40 anos, em uma segunda geração de crentes, o Senhor Jesus, aquele que não somente é o centro da igreja, mas que anda através dela, que sabe cada detalhe de suas obras, que conhece cada coração e cada direção que a igreja, envia uma carta à essa igreja que era fiel a doutrina, mas que se esqueceu do primeiro amor.
Precisamos ter em mente que Cristo vive entre nós. Ele não somente está acentando à destra de Deus Pai, mas Ele está no meio de nós essa noite. Sua presença é real, sua presença invade nosso coração. Não podemos ficar preso em nossa teologia, em nossa ortodoxia e ser apático à presença de Cristo em nossoas vidas.
Isso não quer dizer que vamos nos arrepiar, vamos pular, rodopiar, falar em línguas, mas que nossos corações e mentes serão transformados e desejos de estar na sua presença e cumprir sua Palavra.
O Senhor Jesus direciona essa carta ao anjo da igreja. Não um ser celestial ou algo do tipo, mas ao pastor daquela igreja, dando-lhe a certeza da segurança, pois Cristo esta segurando, protegendo o candeeiro. Estamos seguros em Cristo Jesus.
O noivo zela por sua noiva. O noivo orienta sua noiva. O noivo ama sua noiva, por isso, ele envia essa carta tão preciosa para os nossos dias.
Elógios à noiva
Era uma igreja fiel à doutrina v.2, 3, 6
algum que se diziam apóstolos tentaram se infiltrar na igreja, mas ela logo os confrontou com a verdade
provou os espíritos 1João 4.1 “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.”
Discernimento de espírito
poz à prova certos homens
descartou toda heresia
Os nicolatias pregavam um falso evangelho, liberal, sem exigências e proibições. O crente poderia viver as bençãos da igreja e os prazeres do mundo. Não tinha problema comer carnes sacrificadas, sexo antes ou fora do casamento, entre outras imoralidades.
A igreja brasileira: novidades, sonhos, revelações, amuletos, milagres, mas não querem o Deus que pode fazer tudo isso.
Estamos vivendo um pragmatismo. Um crescimento numérico, mas não saudável. Queremos o que enche igreja, não o evangelho que confronta. Fazemos campanhas, quebras de maldição etc, mas não levamos as pessoas a se arrependerem de seus pecados.
Estamos absorvendo qualquer tipo de doutrina. Não estudamos. Não recorremos mais as escrituras. Não somos mais como os bereanos. (livro de bereanos)
Era uma igreja que trabalhava v.2
Trabalho árduo, exaustivo.
Os crentes era engajados
Era uma igreja perseverante à tribulação
Ser crente, verdadeiro, convertido, não é muito popular no nossos dias
Exortações à noiva
Tinha muita ortodoxia, mas pouca prática do amor
Apocalipse: O Futuro Chegou, as Coisas que em Breve Devem Acontecer O Noivo Repreende a Sua Noiva pelo Esfriamento do Seu Amor (Ap 2:4)

Este era um fracasso que atacara sua vida cristã pelas bases. O Senhor tinha ensinado que o amor mútuo devia ser a marca que identificasse a comunhão dos cristãos (Jo 13:35). Os convertidos de Éfeso tinham experimentado este amor nos primeiros anos de sua nova existência; mas a luta contra os falsos mestres, e seu ódio por ensinos heréticos parece que trouxeram endurecimento aos sentimentos e atitudes rudes a tal ponto que levaram ao esquecimento da virtude cristã suprema que é o amor. Pureza de doutrina e lealdade não podem nunca ser substitutos para o amor.

Como abandonamos nosso primeiro amor?
Quando buscamos somente teologia e trabalho: “uma esposa pode ser fiel ao marido, mas sem ama-lo. Pode cumprir seus deveres, mas sem o profundo amor” Hendriksen
Sem amor, nossos dons, tranbalhos, ortodoxia, teologia não irrelevantes, insignificantes. O amor é a marca do Cristão João 13.34–35 “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”
Odiar o erro e o mal, não é o mesmo que amar a Cristo. O trabalhar pra Deus não pode tomar o lugar de Deus em nossos corações. Precisamos, acima de tudo, ter relacionamento com Ele.
Se a teologia não nos leva a Deus, a conhece-lo e ama-lo e amar ao nosso próximo, ela nos levará a um esfriamento. Seremos crentes fiéis, mas sem amor. Crentes que conhecem a Bíblia, mas não amam como o Deus da Bíblia.
Abandonamos o amor também, quando olhamos mais para o outro do que para nós mesmo. Somos capazes de reconhecer hereges e falsos mestres, mas não somos capazes de olhar para dentro de nós mesmo e fazer uma auto reflexão. Identificamos o erro nos outros, mas não somos capazes de ver nossa frieza.
O noivo dá uma nova chance
Volte ao ponto da queda v.5
não é lembrar da queda, mas voltar ao lugar da queda
o filho pródigo voltou para a casa do Pai
Arrependimento
Não uma emocionalismo, mas uma decisão, uma atitude de mudança.
O que tem te esfriado? Quando você começou a se afastar de Deus?
Volte a praticar
Se arrependa e volte: atitude
É tempo de se voltar para Cristo. É tempo de voltar ter aqueles momentos de oração, de leitura da Palavra, de Jejum.
Caso não mude, seremos removidos
Caso não mude, não poderemos nos alimentar da árvore da vida
Mas essa é a grande vitória que teremos: comer da árvore da vida, que nos dará vida eterna em Cristo Jesus
CONCLUSÃO
O que tem te afastado da presença de Cristo?
Como anda sua vida espiritual?
Você tem meditado de dia e de noite na Palavra de Deus?
Você tem buscado conhecer mais à Palavra de Deus?
Você tem confrontado ou dado ouvido a falsos mestres?
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.